quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

EDUCAÇÃO – VERDADE E AMOR

Sabemos que a busca e as conquistas culturais e espirituais conseguidas são excepcionais... no entanto, o íntimo, o interior do ser humano ainda é terra por conquistar...
Educar é buscar o íntimo, a dignidade, o direito a vida, formar mentes e corações. Cada vez mais as “pessoas em crescimento” estão em risco, ameaçados...... são tantas excitações, tantas ambigüidades...
Educadores: pais, mães, professores, instituições como escolas, igrejas, jamais podem ser medíocres... educar deve ter como meta, missão, objetivo: colaborar para um futuro de paz.
Mais que nunca é necessário rever mentalidades, concepções, práticas, paradigmas, valores, e mais que tudo a sensibilidade, para uma nova percepção, e postura pessoal adaptados ao novo tempo. É tarefa difícil!... mudar cultura, costumes...
Embora ninguém tenha receita, pois em se tratando de educação ela não existe, os estudiosos e experientes podem dar “dicas”, sugestões.
1. RESPEITAR A FASE DE DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO, FALAR SEMPRE A VERDADE COM AMOR, ALÉM DE FALAR E MOSTRAR, É PRECISO AGIR CORRETAMENTE.
Observar sempre a idade de desenvolvimento da criança, buscando por meio de estímulos adequados, evitar a aprendizagem precoce e a queima de etapas. Estruturar o ambiente, evitado-se esquemas rígidos de conduta, com respostas prontas, preferir atividades simples e material básico, com múltiplas possibilidades de manejo e inventividade. A vida, a socialização, a construção do conhecimento, não param. Assim, toda prática educativa deve ser confrontada com a fase de formação, de desenvolvimento.
A escola ideal é um espaço de formação e informação, onde os conteúdos devem buscar favorecer a aquisição de um maior universo cultural e o educando, inserido nas questões sociais como indivíduo participativo deve compreender a realidade atuando na sociedade com competência e dignidade, respeitando e sendo respeitado, ouvindo e sendo ouvido, cumprindo e reivindicando direitos.
2. AO INVÉS DE ATACAR O LADO OU AS OCORRÊNCIAS NEGATIVAS EXPLORE O POSITIVO E TERÁ SURPRESAS AGRADÁVEIS.
O educando é submetido e “precisa” aprender o que os outros selecionaram como sendo útil para ele mesmo que não vê nas atividades que lhe são impostas utilidade ou significado e as conseqüências são desastrosas: indisciplina, repetência, evasão, falta de adaptação... o aprender, ao invés de ser algo gostoso, prazeroso... para a maioria, é algo imposto, difícil, ruim...
A verdadeira condição da realização humana é encontrar o verdadeiro significado da vida. E a aprendizagem na escola acontece de forma a ameaçar esta descoberta.
O sentimento positivo que o educando recebe desenvolve-se e faz crescer o seu senso de respeito próprio. Valorize as atividades do educando. Quando ele percebe que o que faz tem sentido, valor e significado ele se esforçara para melhorar cada vez mais. Utilize de entusiasmo e persuasão, acenda a chama da mente dos educandos que lhe são confiados, transmita-lhes vibração, para que construam seus conhecimentos e sejam cidadãos que façam algo por si e contribuam para uma sociedade melhor que a nossa.

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...