quarta-feira, 22 de junho de 2016
Doar - pelos frutos os conhecereis
Quando penso em multidões de necessitados parece ser difícil fazer algo. No entanto, quando diante de mim está uma pessoa visível necessitada, é ai que procuro agir é por ai que se inicia a mudança, é nisso que acredito.
Parece fácil, mas quando este encontro é com pessoas alteradas, repugnantes, sem abrigo, consideradas vagabundas, viciadas, bêbadas, preguiçosas, é mais difícil ter compaixão, piedade, ver neles um irmão, parte do todo, do que visitar internos, doentes físicos ou mentais, orfanatos e asilos.
terça-feira, 14 de junho de 2016
MEIO AMBIENTE
A acepção de meio ambiente vai além de preservar a natureza, esta é uma parte de seu significado englobando o ambiente construído, as relações sociais e o corpo, primeiro espaço a ser resguardado e cuidado. Assim, os principais elementos a serem verificados se estão adequados são os seres humanos, suas relações com outros e seus locais de habitação.
Ter bons hábitos alimentares que favoreçam a saúde, estar sempre buscando conhecimentos sobre melhoria da condição de existência e, se necessário mudar a forma que se pensar e conter a precipitação consumidora são caminhos valiosos para iniciar a modificação na relação com o meio ambiente. Deste modo iniciando, a transformação terá mais possibilidade de ser ampliada, gradualmente, ao relacionamento com as pessoas e com à natureza.
Algumas alterações que podem começar em casa como o de adquirir produtos sem ou com menos embalagem, economia de água e energia elétrica, a separação de objetos dos restos de alimentos para serem aproveitados e reciclados na produção de outros artigos são atitudes que só dependem do querer.
Reduzir e reaproveitar um dos bens mais necessários a vida, a água potável, é algo simples e extremamente necessário. Tudo deve começar na hora de escovar os dentes, fechando a torneira enquanto os esfrega e estender-se ao banho. Substituir a lavagem de objetos, do piso e do carro, pela limpeza com pano úmido, ao invés de jogar água varrer a calçada somente levemente molhada, em vez de empurrar a sujeira com a água, reaproveitar água da chuva e do enxague de roupas, dar descarga com água do banho, são atitudes simples que reduzirão o consumo desnecessário de tão precioso bem que está ameaçado e diminuindo cada vez mais.
A conscientização ambiental, com tais iniciativas, como também a participação em eventos focados na temática ambiental com jogos cooperativos, arte-educação com materiais reaproveitáveis, são meios que auxiliam as pessoas na melhoria em suas relações entre si e com o meio ambiente.
terça-feira, 7 de junho de 2016
segunda-feira, 6 de junho de 2016
Assinar:
Postagens (Atom)
09 DE JANEIRO: DIA DO FICO
“O Dia do Fico foi um evento histórico que ocorreu em 9 de janeiro de 1822, quando o Príncipe Dom Pedro I decidiu permanecer no Brasil, con...
-
Por que teatro? Porque é uma das mais extraordinárias formas de construir conhecimentos de fixar saberes. Os missionários católicos já usav...
-
Todos nós vivemos momentos inesquecíveis. Resolvi escrever parte do que vivi, algumas passagens são hilariantes. Todos nós precisamos apren...
-
Selecione e ir até: https://drive.google.com/file/d/1dD5khgM7MITK7btisHPu4-UZzqoR5rmC/view?usp=sharing Obs.: alguns capítulos em vídeos -...