quarta-feira, 12 de outubro de 2022

O QUE É INTELIGÊNCIA?

Somos bilhões de seres humanos, mas somos únicos. Cada um é diferente, possui experiências distintas e pensa diverso dos demais. Desde que fui nomeada professora, aos treze anos de idade, ao observar como ocorriam os processos individuais de aprendizagem eu já ficava inquieta com a tal inteligência. Todo ser humano, possui aéreas do conhecimento, as quais domina e retém com mais facilidade. É essa diversidade de inteligências que possibilita aos seres do mais alto nível de complexidade da escala evolutiva da Terra, desenvolver em múltiplas áreas o que traz inumeráveis benefícios ao todo. Assim, todo tipo de inteligência possui o seu próprio valor, propósito e importância, embora algumas competências vêm sendo mais apreciadas pelo senso comum. Assim, cientificamente, é incorreto afirmar que alguém é o mais inteligente da família, por exemplo. Quando soube dos tais testes de QI - Quociente Intelectual, dissenti, por considerar inconcebível um teste único para tantas diferenças, bem como, da predominância de um lado do cérebro, na teoria do Cérebro Trino que é uma teoria considerada incorreta pela neurociência, atual adotada pelo marketing como um modelo didático para explicar o funcionamento do cérebro humano e é comercializada, como um dos embasamentos do Neuromarketing. Ao conviver com tais teorias, na minha escola, especialmente quando foi usada como base de pesquisa por um doutor em Antropologia Social, atinei ser uma incoerência ter o cérebro reptiliano, que é o sistema dos répteis (nossa consciência irracional); o cérebro límbico, que é o dos mamíferos, (nossa consciência emocional); e o neocórtex, que nos diferencia de todas as outras espécies da natureza (nossa consciência racional). E vemos profissionais do marketing persistindo nesta teoria superada e que induz a erros científicos, desvirtuando como hoje é compreendido a conduta humano. Dificilmente se encontra livro ou artigo neurocientífico atual que utilize o modelo para explicar o funcionamento do mais complexo órgão humano. É necessário romper com esse mito da neurociência. As pessoas às vezes me pedem para convencê-los da questão de que não existe somente Inteligência Lógico Matemática e Comunicação e Expressão. Para convencê-las é necessário que elas estudem porque é ciência ao invés de ser opinião. As neurociências vêm comprovando o quão diferente somos em todos os aspectos, possuímos diferentes dons e está comprovado que as inteligências são múltiplas. Como escutar é diferente de ouvir, pois tem surdo que escuta e tem quem ouve, mas não escuta, pessoas têm dificuldade de escutar mesmo ouvindo. Somente estudando elas entenderão e passarão a descrer de tais proposições. Mamãe dizia que se dissermos que algo está errado, ou que discordamos de algo, devemos indicar o certo para que o outro concorde com você. Neste caso é bem complicado, são anos de estudo, atualização e experiência. O que explica pessoas que parece que já nascerem sabendo algo? Eu mesma com poucas dicas, em uma semana já sabia ler, https://youtu.be/IcGMa5DDYVw, aprendi a costurar como autodidata, (mamãe dizia: olha no outro e faz igual, tudo que as pessoas fazem eu também posso fazer) porém, não consigo distinguir uma nota musical de outra e a música chega mesmo a incomodar-me e até irritar. Quando ouço uma música pela primeira vez, fico sem entender a letra e para mim é apenas um batido repetitivo que me enfada. Meus vizinhos me incomodavam muito com música estridente. É difícil para meu cérebro concatenar movimento de dança e música. Falta-me também senso de direção e noção de espaço, este é um dos motivos porque eu sempre titubeei em dirigir. Já me perdi em shoppings, mercados, hospitais e às vezes estou em uma condução e, embora eu saiba exatamente para onde estou indo, sinto como se estivesse indo ao contrário. Quando saio de uma loja, esqueço da direção em que estava andando quando entrei. Sou um desastre como informante se alguém me pergunta sobre algum local, até da rua onde moro. Quando estou perdida tento me relaxar, concentrar, encontrar algum ponto de referência. Lembro-me de ver um dia um cantor, dos mais famosos do Brasil sem conseguir responder quanto era 5 × 8, disse que o negócio dele era música que tocava e cantava, desde criança. As heterogeneidades de habilidades e interesses é uma grande dificuldade na construção do conhecimento. Foi analisando diferentes conceitos sobre o que é inteligência que encontrei a resposta adequada na teoria das Inteligências Múltiplas, diversas aptidões humanas. A significação de inteligência pode ser definida como uma habilidade intelectual supina, ou seja, o que cada um tem, particularmente, para interpretar os estímulos do ambiente decidindo o próprio comportamento. São as capacidades mentais e cerebrais imperiosas para a aquisição de saberes sobre o mundo tais como competência de resolução de dificuldades, criatividade, linguagem, memória, pensamento e raciocínio. Para tanto, se faz necessário o aprendizado atualizado, constante e crescente. Daí a importância de sempre buscar novos conhecimentos e aceitar desafios para que a mente se mantenha reorganizando as informações inferindo novos conhecimentos. É o constante capacitar, desenvolver e aperfeiçoar. O ser humano possui nove tipos de inteligência. Porém, a maioria das pessoas possui uma ou duas inteligências mais desenvolvidas. São raras as pessoas que conseguem desenvolver todas elas. Isto explica porque um indivíduo é muito bom com cálculos matemáticos, porém não tem muita habilidade com expressão artística ou em desenvolvimento de um texto. Já ouvi de um sobrinho que é bamba em matemática, dizer que tem certa barreira para produzir um texto. Por outro lado, para eu e meu filho que somos prolixos o texto escrito flui mais espontaneamente. Um exemplo de alguém que pode ter apresentado todas as inteligências seria o gênio Leonardo da Vinci, pois ele foi anatomista, arquiteto, botânico, engenheiro, escultor, inventor, matemático, músico, pintor e poeta. Nota-se que as inteligências mais desenvolvidas são: musical, intrapessoal, interpessoal e corporal-cinestésica. As inteligências lógico-matemática, verbal-linguística e naturalística são as habilidades menos desenvolvidas. As habilidades mais valorizadas em nossa sociedade são lógico-matemática e verbal-linguística. É claro que as diferenças sociais e culturais influenciam e devem ser consideradas quando se discute inteligência, se em algumas pessoas a genética contribui, ou seja, já nascem com determinadas inteligências, também as experiências vividas contribuem para o desenvolvimento de determinadas inteligências. Também, outros tipos de inteligências, podem ser desenvolvidas durante a vida, com motivação e estímulos. No século passado, até a década de 80, os pais se orgulhavam de seus filhos que passavam por um teste psicológico e eram tidos como inteligentes por ter um Quociente Intelectual – QI alto, que levava em conta somente a facilidade em Língua Portuguesa (espectro verbal) e Matemática (espectro lógico-matemático). Hoje os pais devem saber que seu filho pode ter dificuldades em Língua Portuguesa, em Matemática, mas pode ser ótimo desenhista, ter excelente percepção para música, para dança serem mais preocupadas com a natureza, com os outros e para muitas outras atividades. Quão diferentes em todos os aspectos são os humanos! Independentemente da discussão acerca do termo inteligência, os sujeitos diferem entre si. Em algumas pessoas a genética contribui, mas experiências vividas contribuem para o desenvolvimento de determinadas inteligências. Com a descoberta das Inteligências Múltiplas por Howard Gardner na última década do século passado, que utilizando avançados programas computadorizados chegou a uma visão pluralista da mente humana com potencial para desenvolver múltiplas inteligências, é necessário descobrir uma melhor forma da escola ajudar o ser humano a tornar-se capaz genial e feliz Depois desses estudos, podemos afirmar que a aprendizagem deve ser significativa e ocorre conectando o que já se sabe com novos conhecimentos já gravados em nosso cérebro, e o prazer de aprender é o melhor caminho para despertar a eterna busca do conhecimento A maior dificuldade na educação é desprogramar as pessoas. Howard Gardner, a partir da década de 1980 identificou e descreveu sete tipos de inteligência nos seres humanos. Para Garner "inteligências múltiplas" são potenciais biopsicológicos para processar informações, solucionar problemas ou criar produtos e são potenciais que poderão ser ativados, dependendo dos valores, das oportunidades e das decisões pessoais tomadas pelas pessoas e/ou suas famílias, seus professores e outros, desenvolvidas, principalmente, por meio de incentivos e técnicas conscientizadoras da força interior de cada ser humano. Conforme a Proposição das Inteligências Múltiplas, os tipos de inteligência são: . Inteligência Lógico-Matemática – capacidade de confrontar e avaliar objetos e abstrações, discernindo as suas relações e princípios; voltada para conclusões fundamentadas na razão e em dados numéricos. As fórmulas e números são facilmente utilizados pelas pessoas com esta inteligência mais desenvolvida para explicar as coisas. Geralmente fazem cálculos mentais com rapidez. Para pessoas com essa inteligência, que também possuem uma alta capacidade de memorização, resolver problemas matemáticos e lógicos é simples. Além de matemáticos e cientistas que a possui, médicos, profissionais da tecnologia de informação, administradores e contadores costumam ter alta inteligência lógico-matemática. . Linguística - domínio e gosto especial pelos idiomas e pelas palavras e por um desejo em explorá-los – elevada habilidade para utilizar o linguajar para comunicação e expressão. Quem possui esta inteligência aumentada são bons comunicadores e oradores - são excelentes comunicadores, possuem talento com as palavras, tanto verbalmente quanto na escrita. Conseguem se expressar de modo conciso e claro e tem facilidade em interpretar também fábulas, parábolas, significados duplos, simbolismos e metáforas. É predominante em escritores, linguistas, poetas, e pedagogos e é considerada a inteligência mais presente nas pessoas. . Musical - habilidade para discernir, compor e executar músicas até mesmo “de ouvido”. Pode associar-se a outras inteligências, como a linguística, espacial ou corporal-cinestésica – inteligência volvida para a interpretação e produção de sons emitidos utilizando-se instrumentos musicais. Está associada as capacidades musicais, distinguir sons, compõem músicas, aprender rápido a tocar, decorar canções e ritmos. Conseguem reproduzir sons que ouvem e descobre o funcionamento de instrumentos musicais. . Espacial - capacidade de compreender o mundo visual com precisão. Feitos que envolvem movimentos e posicionamento de objetos são interpretados habilmente por quem tem esta inteligência mais aguçada. Um jogador de futebol talentoso tem esta inteligência acentuada. Consegue com facilidade e rapidez perceber, avaliar e atuar conforme o movimento da bola. É capaz de modificar percepções e recriar experiências visuais até mesmo sem estímulos físicos - tem facilidade de utilizar o corpo para se expressar em atividades esportivas e artísticas. Os dançarinos famosos e os campeões de ginástica olímpica, certamente, têm esta inteligência bem ampliada. Está coligada à capacidade de visualizar em três dimensões, distingue linhas, figuras, formas, cores, profundidades, espaços. Também tem tendência a memória visual superior e ser observador, especialmente, das minúcias dos ambientes. Resolve facilmente enigmas e quebra-cabeças e joga bem xadrez. Demonstra interesse para conceber cenários de peças teatrais, desenvolve trabalhos de diagramas e gráficos, multimídia, fotografa bem diferentes ângulos e é bom em criar artes esculturais. . Naturalista - sensibilidade para compreender e organizar os objetos, fenômenos e padrões da natureza, como reconhecer e classificar plantas, animais, minerais, incluindo rochas e gramíneas e plantas e toda a variedade de fauna, flora, meio-ambiente e seus componentes – para os naturalistas a compreensão e a análise dos fenômenos da natureza são facilitados (físicos, climáticos, astronômicos, químicos, ambientalistas. Está associada à sensibilidade e ao desenvolvimento de soluções para os problemas ambientais. Quem a possui gosta de praticar atividades ao ar livre, conseguem classificar, distinguir e manipular elementos, como espécies de animais e plantas no ambiente. É encontrada em quem se dedicam a preservação do meio ambiente biólogos, cientistas, químicos, veterinários, zoólogos. . Corporal-cinestésica - maior capacidade de controlar e orquestrar movimentos do corpo. Também chamada de inteligência motora, quem a tem é hábil em controlar movimentos corporais e são capazes de mover o corpo com elegância, precisão e executar movimentos complexos. Além disso, possuem uma noção superior de distância, profundidade e espaço. Predomina em atletas esportistas e dançarinos, atores e artistas de circo . Intrapessoal - capacidade de se conhecer - pessoas com esse tipo de inteligência possuem um talento para compreender e gerir a si mesmas. Elas sabem identificar as suas emoções, medos e motivações com facilidade, toma decisões alinhadas com seus desejos. Considerado um tipo raro de inteligência, também está relacionada à liderança. Como entendem a si mesmos conseguem entender o que as pessoas pensam, querem e sentem. São reservados lideram pelo exemplo de ações e comportamentos. Possuem capacidade de se autoconhecerem e facilmente tomam atitudes apropriadas para melhoria de vida fundamentada nestes conhecimentos. Possuem inclinação de estabelecer relacionamentos com outras pessoas. Pessoas com esta inteligência facilmente se identificam com a individualidade das outras pessoas. São líderes carismáticos e eficientes, pessoas independentes, empáticas e proativas, com capacidade de compreender os outros. Mesmo sem serem líderes, possuem capacidade de relacionamentos com pessoas de diversas personalidades e de mediar conflitos. É das mais raras, é a capacidade para compreender e gerir a si mesmas. Se identificam com suas motivações, emoções e medos e entendem a si mesmo. Decidem conforme seus desejos. . Interpessoal - habilidade de entender as intentos, motivações e anseios dos outros; A inteligência interpessoal é uma das mais conhecidas entre as pessoas, principalmente no ambiente corporativo. Trata-se da aptidão à liderança, comunicação e gestão de relacionamentos. São empáticos, independentes e proativos, compreende os desejos, motivações e sentimentos dos demais. São líderes eficientes e carismáticos. Fora da liderança, demonstram capacidade de mediar conflitos e nutrir relacionamentos com pessoas de diferentes personalidades. . Existencial - habilidade de conjecturar e ajuizar sobre questões essenciais da existência. Quem a possui consegue compreender os seres humanos e como interagem, formam comunidades e como se organiza para mantê-las. Possui ligação com assuntos pertinentes a formação dos seres humanos, à cultura e outros acerca da existência humana, a consciência de si no universo, a origem e término da vida. Competência para ver o todo, mais que a soma das partes. Capacidade de estar bem consigo mesmo e com o mundo. Assim sendo, é apropriado pensar antes de julgar que alguém é mais inteligente. E bom sabermos qual a nossa maior inteligência para usá-la adequadamente, para nos conhecermos melhor, desenvolver nosso potencial, tomar a melhor decisão, adotar as melhores estratégias, ser mais produtivo e levar uma vida com mais qualidade. Assim, é importante conhecimento, reflexões introspectivas ou orientação profissional para identificar as áreas que temos mais afinidade, o que achamos mais fácil e os melhores métodos de aprendizagem. Podemos afirmar que a aprendizagem deve ser significativa e ocorre conectando o que já se sabe com novos conhecimentos já gravados em nosso cérebro, e o prazer de aprender é o melhor caminho para despertar a eterna busca do conhecimento A maior dificuldade na educação é desprogramar as pessoas. A conclusão foi de que cada ser humano é único e diferente Cada um gosta porque tem facilidade em determinada(s) área(s) bem como se o educando recebe sentimento positivo este se desenvolve e faz crescer o seu senso de respeito próprio e ao semelhante. A escola atual deve acompanhar a sociedade em que vivemos onde o educador tem seu papel ampliado com mais responsabilidades. Para que isto aconteça, o educador deve acompanhar também as novas formas de conceituar inteligência. Podemos afirmar que a aprendizagem deve ser significativa e ocorre conectando o que já se sabe com novos conhecimentos já gravados em nosso cérebro, e o prazer de aprender é o melhor caminho para despertar a eterna busca do conhecimento.

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