sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023
A MAGIA DA GRATIDÃO
Quanto mais quantidade de gratidão se emite, mais o coração e a mente se abrem, como um sortilégio para que a vida se transforme e atraia melhorias para quem se sente grato e se irradia para todos, como um canal de ilimitadas benesses. Ocorrem como respostas, curas físicas e mentais, afastamentos de medos e outras dificuldades da vida abrindo portas com melhorias em todos os aspectos, com descobertas para a solução de problemas e paz infinita.
Os cientistas Newton e Einstein acreditavam que se todos cientistas seguissem os caminhos que eles trilharam, os problemas seriam superados, o entrosamento, o desenvolvimento, novas e úteis descobertas ocorreriam e a melhoria seria contínua e sem limites. Descobertas úteis na física, mecânica quântica, medicina, psicologia e outras transformariam a vida, a harmonia seria uma constante, guerras seriam banidas reinando a cultura de paz para o mundo. Sonhavam com um futuro em que os líderes das nações seriam as pessoas mais gratas e receberiam gratidão que provocaria riqueza e prosperidade, as doenças diminuiriam, empresas seriam bem-sucedidas com intensificação de produções. Como consequência do poder mágico da gratidão, felicidade, riqueza e paz dominariam a terra. Atualmente, pessoas que descobrem o poder da gratidão acreditam que o agradecimento ocorrerá no mundo e irá saturar o planeta com sua magia e todos os sonhos se tornarão realidade. Assim, quando a vida apresentar desafios, um dos caminhos são palavras mágicas emitidas para a mente, sentidas no coração que trarão a abundância para uma vida de felicidade.
Ideias contida no livro e filme O SEGREDO que vem infundindo um movimento global. “O que está em cima é como o que está embaixo. O que está dentro é como o que está fora”. Tabua de Esmeraldas cerca de 3000 a.C. No início deste século, o livro e palestra foi uma revolução sobre o que realmente determina a nossa capacidade de ser saudável ou doentes. E também como somos cocriadores de nós mesmos! Uma leitura para quem ainda tem alguma dúvida sobre quem realmente somos!
Bruce H. Lipton tinha sete anos quando pela primeira vez pôs os olhos num microscópio. Foi amor à primeira vista. Anos mais tarde, já professor de Medicina na Universidade do Wisconsin, sentiu esmorecer a sua paixão pela vida das células: o pai tinha morrido, ele estava a divorciar-se e não progredia nas investigações... foi o melhor que lhe aconteceu. Farto de tudo, tirou um ano sabático e foi dar aulas numa pequena universidade na ilha de Montserrat, nas Caraíbas. Naquele cenário paradisíaco foi capaz, finalmente, de relaxar e pensar. Teve então uma epifania e fez a descoberta que viria a mudar o mundo da Biologia: nem os genes nem o DNA controlam o nosso corpo; antes pelo contrário, o comportamento das nossas células é controlado por sinais exteriores à própria célula – incluindo as mensagens energéticas que emanam dos nossos pensamentos. A descoberta, fundamental para a Epigenética, ocuparia toda a sua vida a partir daquele momento. As implicações são extraordinárias a todos os níveis. Ou seja, os nossos pensamentos e ações podem mudar a essência do ser humano – temos o poder de alterar o que julgávamos impossível: o nosso próprio DNA. Obra absolutamente pioneira e um best-seller desde a sua publicação: A Biologia da Crença. Visualizo, em todo o universo, uma pré-matéria que quando alcançada pela energia do pensamento, carregada de emoção, de anseios, se transforma em coisas, qualquer coisa.
terça-feira, 14 de fevereiro de 2023
Saúde e Produtividade
Quero saber como melhorar minha saúde e produtividade e começo com um cientista que foi do mecanicismo para uma teoria sobre a onda do pensamento ser o principal fator da saúde: Bruce Lipton e a Biologia da Crença.
Embora a Biologia da Crença seja uma hipótese controversa e ainda não totalmente validada, quero começar sem medo (já que o autor defende que o medo seria o principal que afeta a saúde). Por isso, neste texto segue alguns indicadores que sugerem que essa teoria anti-newtoniana pode ser apoiada por evidências. Aqui estão alguns pontos que podem indicar a potencial verdade da teoria:
1- Pesquisa emergente: Embora a Biologia da Crença seja uma hipótese relativamente nova, há algumas pesquisas emergentes que apoiam a ideia de que nossos pensamentos e emoções podem impactar nossa biologia. Por exemplo, a pesquisa mostrou que o estresse pode afetar nosso sistema imunológico e que práticas como meditação e atenção plena podem ter efeitos positivos em nossa saúde física e mental.
2- Epigenética: A Biologia da Crença é baseada em parte no conceito de epigenética, que é o estudo das mudanças na expressão gênica que não são causadas por mudanças na sequência do DNA. Há evidências que sugerem que nosso ambiente e experiências podem afetar nossos marcadores epigenéticos, que por sua vez podem afetar nossa saúde e bem-estar.
3- Efeito placebo: O efeito placebo é um fenômeno bem documentado no qual a crença de uma pessoa em um tratamento pode levar a uma melhora mensurável em sua saúde. Embora os mecanismos exatos do efeito placebo não sejam totalmente compreendidos, isso sugere que nossas crenças e percepções podem afetar nossa biologia.
4- Intervenções mente-corpo: há algumas evidências que sugerem que intervenções mente-corpo, como terapia cognitivo-comportamental e redução do estresse baseada em mindfulness, podem ter efeitos positivos em nossa saúde e bem-estar. Embora os mecanismos exatos dessas intervenções não sejam totalmente compreendidos, eles sugerem que nossos pensamentos e emoções podem afetar nossa biologia.
Por um lado, o autor nos coloca como vítimas do meio e por outro lado responsáveis por quem somos. Em conjunto ele usa uma analogia que um corpo é uma cidade e que a consciência pode governá-lo bem ou mal. Além disso, a capacidade dessa consciência de governar depende principalmente do meio. Pode parecer um tanto contraditório, mas Lipton nos diz que poderíamos controlar esse meio de formas não muito complexas e sermos melhores e mais saudáveis.
No entanto, necessitaria testar seus métodos com grupos de pessoas para definir consciência e o poder que uma pessoa tem para governar sua cidade. No próximo texto quero explorar indicativos que diminui a probabilidade de uma pessoa governar sua cidade.
Desta maneira eu quero buscar um olhar crítico e avaliar as evidências disponíveis. Embora a Biologia da Crença ainda não seja totalmente validada pela pesquisa científica, ela gerou discussões importantes sobre a conexão mente-corpo e o potencial para uma abordagem mais holística da saúde e do bem-estar. Gabriel de Siqueira Brito – Educador Físico e Neurocientista
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023
Qualidade de Vida, Saúde Mental e Felicidade
Essa é uma série de textos em que quero expor o que encontrei de mais racional para melhora da qualidade de vida, saúde mental e felicidade (eudemonia). Com o objetivo de buscar contradições e erros com o público.
E, não parece muito fácil isso de buscar felicidade, por onde começar? Filosofia? psicólogos? Tem muita proposta na internet, não? Para exagerar eu encontro propostas de felicidade como: “Com o coaching científico zoológico... você vai encontrar o pinhão da frequência da polenta dentro do seu “MINDSET” e hackear seu código genético espiritual…” Que terminam com: “para ficar rico em um mês… pagando 37 euros…”. Ou seja, que eu não entendo uma polenta (nada) de como pode funcionar ou como realmente seria o mais científico que está disponível no entanto que usam palavras supostamente cientificas e de moda como MINDSET em vez de mentalidade ou citam física quântica.
Pela quantidade de informação e falta de método, pode ser difícil e caro buscar felicidade e saúde física e mental. Mesmo porque tudo se diz científico! Mas, quão científico é? Existem níveis de ciência? Então me sobrou a opção mais chata, de buscar métodos para diferenciar o que é mais provável do menos provável funcionar com um pouco de metodologia probabilística.
Busco conceitos que poderiam ser mais práticos. Estudos podemos escrever um código e simular em um computador ou escaneiam o processamento no cérebro. Por isso esses textos vão estar principalmente relacionados com a neurociência e a inteligência artificial.
Então nessa serie de textos quero trazer o que encontro de mais novo de forma simples e visual para melhora de saúde física e mental. E, com isso, podemos repassar com os leitores se é o que realmente mais faz sentido.
Gabriel de Siqueira Brito, Educador Físico e Neurocientista com experiência em eventos de aperfeiçoamento e desenvolvimento de pessoas.
Livreto: Era Uma Vez uma Índiazinha
Sonho com uma humanidade
Sem medo do semelhante
Frescor, vento natural, corações, portas e janelas abertas.
Crianças na chuva brincando na enxurrada.
Certeza de poder confiar e abraçar a todos.
Animais, pomar, horta, lindo jardim, dálias e esperanças.
Sonho com a humanidade confiando e acreditando em
seu semelhante
Todos livres como um passarinho
https://drive.google.com/file/d/1WvTDtoO720DTB-achIU5RCyv6jS4I4ie/view?usp=sharing
Assinar:
Postagens (Atom)
09 DE JANEIRO: DIA DO FICO
“O Dia do Fico foi um evento histórico que ocorreu em 9 de janeiro de 1822, quando o Príncipe Dom Pedro I decidiu permanecer no Brasil, con...
-
Por que teatro? Porque é uma das mais extraordinárias formas de construir conhecimentos de fixar saberes. Os missionários católicos já usav...
-
Todos nós vivemos momentos inesquecíveis. Resolvi escrever parte do que vivi, algumas passagens são hilariantes. Todos nós precisamos apren...
-
Selecione e ir até: https://drive.google.com/file/d/1dD5khgM7MITK7btisHPu4-UZzqoR5rmC/view?usp=sharing Obs.: alguns capítulos em vídeos -...