segunda-feira, 18 de março de 2013
PARTICIPANDO DE UMA EXCURSÃO ANÓDINA
PARTICIPANDO DE UMA EXCURSÃO ANÓDINA
Em nossa cultura onde existem jovens que são capazes de comentar que um local está “infestado de velhas”, somente quem está na condição de “idosa”, “terceira idade”, “melhor idade”, “mais vivida”, “anciã”, “senil”, “caduca”... ou seja lá como for que seja chamada é capaz de saber como é a sensação de envelhecer em nossa sociedade.
Hoje senti na pele o descaso com que somos tratadas, citando algumas ocorrências: minha tia me convidou para participarmos de uma excursão a Trindade em Goiás. Liguei para o telefone que consta da fixa de divulgação na Frente da Paróquia São Pedro e falei algumas vezes com alguém. Uma das coisas que pedi a ele, mais de uma vez, é que fossemos sentadas, uma, ao lado da outra. Achei justa a reinvindicação e entendi que a solicitação seria atendida.
Qual foi minha surpresa quando ao embarcar no local por ele indicado esclareci meu pedido e obtive de um senhor, rusticamente a resposta de que “isso não”... Ao esclarecer que era o combinado obtive do sujeito, que nem se apresentou, a resposta com ironia “tem muito lugar ai dentro.” Ao entrarmos somente havia dois lugares bem próximos ao sanitário que exalava um odor horrível que provocou em mim até dor de cabeça e enjoo. Para melhorar, foi levantada a abertura do teto do ônibus e um friozinho do amanhecer penetrou em meus ossos... Um pouco mais suportável que fedor... Dali também, mesmo fechado, ocorreu de gotejar água da chuva em meu rosto na volta...
Ao chegarmos ao destino o indivíduo que nos recebera como se estivéssemos atrapalhando, começou a avisar algo da entrada do ônibus e lhe fiz sinal de que estava sem ouvir. Ele se aproximou e avisou do horário em que deveríamos estar de volta ao veículo. Sem conhecer a cidade, perguntei como seria o almoço e o referido que eu gostaria de poder chamar de “camarada”, com sarcasmo, repetiu o horário em que deveríamos estar de volta. Começamos a andar meio “aturdidas” perguntando aos que imaginávamos pudessem informar com mais educação onde ficavam os locais que necessitávamos como WC, restaurantes... Subimos escadas com a respiração entrecortada e difícil, por efeito do cansaço e das dores (além de seis fraturas, quatro na coluna, tenho mais nove diagnósticos de problemas ósseos) “o esqueleto em que habito cobra-me todo o tempo” e, somente depois que descemos com dificuldade novamente escadas, descobrimos que havia rampas... Seria bem melhor que o tal senhor do Bus pudesse nos ter fornecido as informações... Se desejasse, claro, que nós como clientes além de voltar divulgassemos que a empresa presta serviços de qualidade...
Bem, tenho ideia diferente de que é uma excursão ou do fornecimento de qualquer produto ou serviço. Vou publicar após estes escritos parte um texto que escrevi para um concurso de uma revista denominada “escol@.com” que também ganhei, foi publicado, sem eu nunca ter recebido, e que uso em eventos de desenvolvimento e aperfeiçoamento que promovo quando acrescento exemplos como este de hoje.
Pensas que acabou?... O pior foi que na chegada (também sou quase cega de um olho e uso doze e meio graus no outro) quando percebi que havia passado do local onde embarcamos fui questionar e o referido sujeito dizia insistentemente que havia avisado quando passamos do outro lado de duas pistas muito movimentadas do local onde embarcamos. O que deveria fazer o papel de guia pode ter falado várias vezes, mas lá das imediações da “latrina” ficamos sem ouvir.
O motorista que também deixou de se apresentar sugeriu que permanecêssemos no coletivo até que chegasse ao terminal quando ele poderia voltar, calculando que seria após uma hora. Eu já havia ligado em minha residência e era esperada onde embarcamos sem condições de comunicação com quem aguardava. Tanto tempo deixaria meu carona atribulado e poderia até se dirigir a estrada de onde vimos. Assim fomos deixadas em local pouco conhecido, e, já se passava das vinte horas, alguns quilômetros depois...
Cansadas, doloridas e evidentemente chateadas começamos a sinalizar a todos os coletivos que passavam voltando, perguntando se iria para a Rodoviária, local onde embarcamos, até que conseguimos retornar.
Ainda, nenhum recibo ou nota fiscal nos foi fornecido. Será que, se por desventura, ocorresse uma fatalidade, como um desastre, estaríamos seguras de sermos apoiadas e de termos nossos diretos garantidos??? “Falha nossa” que deixamos de exigir...
O QUE É QUALIDADE DE ENSINO
Qualidade de ensino é a totalidade dos aspectos e das características dos serviços educacionais atuais ou futuros capazes de satisfazer as necessidades implícitas ou explicitas de toda a comunidade escolar. Na prática, é a conquista e a manutenção dos clientes internos e externos por meio da superação de suas expectativas.
Uma análise entre o tipo de escola que temos e a escola que queremos questionando a finalidade da escola, ou seja, para quem e porque ela existe, certamente, teremos conclusões que nos levarão a um arranque em direção a um novo caminhar educacional, com mudanças radicais.
Os verdadeiros protagonistas dos sistemas educacionais são os educandos e os educadores. A profissão de educador difere de muitas outras profissões que podem ser substituídas pela robótica, que executa o trabalho físico ou pelo computador que desempenha programas lógicos. Estamos na era do conhecimento e do professor se exige: dinamismo, criatividade e que tenham novas ideias além de ser necessário extrapolar suas atividades e vir a ser um consulente, a ponto de ter empatia com o seu círculo de educandos, pais e equipe.
As instituições educacionais podem na busca da qualidade, ou seja, de propostas concretas para a melhoria em todos os aspectos, trazer para o setor, técnicas bem sucedidas em outras áreas as quais, devem ser discutidas e aceitas pelos envolvidos. Se tal ocorrer, mesmo com a existência de muitos problemas, entre os quais a eterna falta de recursos e consequente baixos salários dos profissionais, certamente, acarretará uma mudança de atitudes com a substituição de velhos e arraigados paradigmas que não condizem mais com a realidade atual.
Muitas vezes, um belo e adequado prédio com ar condicionado, computadores, móveis apropriados por si só não são suficientes para garantir a qualidade. Ainda, do ponto de vista de qualidade muitos educadores esperam materiais prontos, caros, sofisticados e duráveis para utilização em suas atividades diárias. Desta forma perdem uma excelente oportunidade de tornarem suas aulas atraentes e divertidas, de trabalharem materiais tão bons e mais valiosos para educação, quanto os de ultima geração. Com eles as crianças podem ser desafiadas a fazerem experimentações e a desenvolverem a capacidade de concentração, pois estimulam a criatividade e aguçam a curiosidade. Trata-se das sucatas cuja utilização é uma estratégia válida na medida em que se insere em todo o processo como uma filosofia educacional amplamente discutida e objetivo claramente delineado.
Assim, a sucata não deve ser manuseada de maneira aleatória, o professor deve compreender toda a amplitude de seus objetivos, pois o procedimento de se jogar tudo fora (não há uma lixeira fora da terra) é transferido pelo educando para todas as situações da vida As palavras, as pessoas, também podem ser jogadas fora. O mais velho já está ultrapassado, já pode morrer. O idoso deixa de receber respeito e atenção dos mais jovens.
Em uma época em que se consideram os eletrônicos responsáveis por trazer sonhos prontos, estereotipar a criatividade, desestimular a imaginação e robotizar comportamentos, a utilização na educação da sucata, com sua riqueza em cores, formas, tamanhos, diversidade de materiais, constitui, certamente, um dos procedimentos mais motivadores e extremamente válidos na construção do conhecimento.
No entanto, em matéria de qualidade, não existem receitas a serem copiadas com propostas pedagógicas prontas e acabadas. O primeiro passo é definir as prioridades e metas para que a escola, a comunidade e cada um em particular, interiorizem e pactuem com o compromisso individual de trabalhar com os princípios e as bases da qualidade, pois, qualidade deve ser trabalhada diuturnamente, sem tréguas, demandando tempo para que se introduza uma nova mentalidade, especialmente, de administração nas escolas, que se inicia com a conscientização e motivação de todos, certos de que a eficiência poderá se reverter em melhoria contínua, inclusive, em benefícios salariais para os trabalhadores do setor.
A seguir registro situações concretas que me ocorreram para reflexão dos leitores quanto à situação atual da qualidade em nossas escolas.
Como todo mundo sou uma cliente de escola que no primeiro contato, me desanimam.
Tento obter informações por telefone, mas a maioria não informa o que pergunto, principalmente, quanto à proposta pedagógica e ao valor da anuidade.
Resolvo visitar aquelas que estão localizadas próximas de minha nova residência.
Aproximo do portão de uma delas em busca de informações. O porteiro me atende com uma cara desanimada e aguarda que eu lhe dirija a palavra.
- Gostaria de falar com a Diretora.
- Tem hora marcada?
- Não. Mas gostaria de falar com ela.
- É só com ela?
Ainda, que a escola pareça ser a que eu procurava para meus filhos, minha vontade é sair dali o mais rápido possível. A forma de atendimento do porteiro e a provável altivez da Diretora desanima qualquer mãe de aluno. Mesmo assim insisto em falar com ela que vem me atender do lado de fora do portão:.
- Pois não.
Sentindo-me uma intrusa como se estivesse sendo considerada perigosa viro as costas e saio.
Tento uma segunda escola. Dirijo-me a secretaria onde duas pessoas conversam. Nenhuma delas me olha ou vem me atender. Desconfiada, interrompo a conversa e peço informação. Uma delas me atende demonstrando falta de interesse. Se eu queria matricular meus filhos, aquela sensação de descaso me faz desistir. Agradeço e saio.
Faço uma nova tentativa em uma terceira escola. Há um mural com informações. Resolvo ver se oferecem o que eu procuro. Uma moça insistente vem falar comigo e procura a todo custo me convencer que esta é a melhor escola da cidade. Não me dá chance de perguntar e eu desisto.
Recordei-me de quando meus filhos eram bebês e tive que fazer a mesma “via crucis” para encontrar uma creche com a qual me simpatizasse...
Como tinha que decidir, resolvi procurar mais uma escola. Quem sabe tenho sorte...
Na Secretaria fui prontamente atendida e obtive as informações desejadas... Até que enfim... Preenchi uma série de papéis, pensando que havia informações desnecessárias e que tanto documento poderia ser condensado em uns dois apenas..., assinei umas cinco vezes, e fui informada que deveria trazer outras cópias autenticadas. - Que absurdo! O original estava junto. Quando retirei o talão de cheques me pediram para preencher nova ficha... Alguém da Direção veio, olhou, examinou, analisou, conferiu, perguntou e..., finalmente, liberou o cheque.
Ao voltar para casa, comecei a recordar das inúmeras dificuldades enfrentadas com relação a atendimento:
- Inúmeras idas de meu marido ao Ministério, para obter guia do convênio médico, cada vez que meu sogro ou minha sogra necessita consulta ou exame e enfrenta dificuldades para autorização de internações.
- Filas imensas para comprar, para pagar, para almoçar, para entrar em cinemas, para entrar em ônibus...
- Compras de importados de péssima qualidade até mesmo sem condições de uso...
- Inúmeros profissionais que não tinham condições de executar o serviço a que se propusera, não chegaram na hora, não terminavam o serviço, não retornaram quando prometeram... receberam e deram calote...
Será que estou exagerando? Penso que não... Cada um de nós poderia descrever muitas outras situações ou coisas piores que acontecem diariamente.
O cliente é tratado com descaso, por tantas empresas... Como se eles atrapalhassem os planos... Como se os seus desejos e direitos complicassem tudo!
Estudiosos que analisam as causas de sucesso de empresas bem sucedidas encontraram alguns pontos básicos;
• Qualquer empresa deve ser obcecada pelo bom atendimento ao cliente, inclusive antecipando as suas necessidades e desejos. O cliente satisfeito é a garantia do futuro da empresa é sua maior propaganda;
• O oferecimento do produto ou serviço específico para cada cliente de acordo com seus desejos o satisfaz para que ele volte a procurar a empresa por toda a vida, sendo leal pela confiabilidade. É a chave de sucesso para a expansão.
• Empresas dispostas até mesmo, a ações dispendiosas para manter a excelência do atendimento e da qualidade, estão “a longo prazo” reforçando o êxito e gerando maior lucro. Riscos, para melhor atendimento ao cliente, são partes da estratégia da empresa, altamente compensadores.
• Outro ponto observado é a importância de se ouvir o usuário. Só ele pode dizer o que quer o que não funciona e o que deve ser mudado. As opiniões dos clientes e o comprometimento com o que eles querem, com suas reclamações e sugestões é a garantia de grande parte do sucesso e do prestígio.
Concluindo, um atendimento perfeito, com ampla assistência, buscando resolver problemas e atendendo sugestões, são formulas e atitudes para o sucesso de qualquer empresa em qualquer ramo de atividade e, mais ainda, no campo educacional.
Maria Rosa de Siqueira – Idealizadora e fundadora, como sócia majoritária, da Escola NOVO CAMINHAR e do Instituto Paz e Vida – EQNP 22/26, Área especial “G” - P Sul – Ceilândia-DF.
sábado, 22 de dezembro de 2012
BRINQUEDOS COM REAPROVEITÁVEIS - CRIATIVIDADE E RESPEITO À NATUREZA
E comum ouvir dos ambientalistas que as modificações realizadas pelo homem•no ambiente natural vêm ocasionando alterações danosas comprometendo a qualidade de vida e ameaçando seu prosseguimento na Terra
É imprescindível e necessário que todos envidemos esforços que objetivem entender e compreender os processos de influência mútua homem/meio ambiente e alargar o conhecimento dos padrões de intercâmbio homem/natureza natural/cultural
As abordagens do caráter social do meio ambiente uma visão globalizante multi trans e interdisciplinar a dependência intrínseca do homem com o meio ambiente a relação integrada componente curricular/escola/meio/comunidade necessitam agrupar a entendimento metodológico de trabalho escolar notadamente prevenir o desperdício decorrido da utilização incorreta ou incompleta de bens ou recursos naturais gerados pela falta de planejamento e estimulado pela massificação do consumo que produz bens descartáveis e embalagens sem retorno. Há ainda a obsolescência programada dos bens que busca reduzir deliberadamente sua vida útil para aumentar o consumo ou mesmo, o envelhecimento planejado deliberadamente por setores da indústria que visam unicamente o lucro imediato esquecendo-se que tais atitudes podem causar prejuízos para toda a humanidade.
O trabalho da escola deve levar a busca de atividades inventivas que incentivem a criatividade do ser humano seja fator de economia valorize e como conseqüência preserve o meio ambiente
A Ecologia o Meio Ambiente e a Educação Ambiental pode ser o eixo norteador dos Temas Transversais ser prática em todas as disciplinas regulares estendendo-se a todas as atividades extraclasse extracurriculares e as demais atividades especialmente à capacitação qualificação atualização aperfeiçoamento desenvolvimento e reciclagem profissional dos educadores
Além disso há algo simples de fácil obtenção e de um valor inestimável no processo educativo Trata-se do aproveitamento de materiais que além de todas as vantagens age na forma de pensar e agir de que tudo pode ser reaproveitado tem utilidade assim como o ciclo natural da vida como o que acontece na cadeia alimentar
Fazer seu próprio brinquedo, brincar com algo feito de materiais reaproveitáveis gera um misterioso encantamento nas crianças. A experiência tem mostrado até mesmo a preferência por tais instrumentos lúdicos artesanais, ao invés dos produzidos em fábricas.
Foi com tal intenção que além da oficina de arte-educação com reaproveitáveis, fabricamos vários utilitários e jogos para serem distribuídos como presentes de Natal.
quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
A FLOR
Na minha infância havia na janela da cozinha
Um vaso bucólico com a folha simplesinha
Eu aguardava com ansiedade, todo o tempo, as chuvas torrentes
Que traziam o desabrochar de flores aromáticas e misteriosas, intermitentes
Agora aos sessenta, ganho da vizinha um belíssimo presente
Uma flor vistosa, branca, imaculada, translúcida, que deslumbra a gente
Estava em uma água fria, quase gélida, fabulosa
Olhei para ela, enigmática, um espetáculo, maravilhosa
Quando me viu inebriada com a flor encantadora
Imagem inesquecível, deslumbrante e sedutora
Explicou que aquele espetáculo, a natureza determinava
Um mistério que só em noites solitárias detonava
A eminência do enigma ela veio me lembrar
Com minha câmera em punho, fui até lá registrar
Entre nove horas e dez da noite vi a flor desabrolhar
Pude em fotos registrar a ação natural que me fez maravilhar
Incapaz de desvendar a charada e o poder
Tanta beleza e brilho levam esta flor esconder
Quem pode este segredo elucidar?
Alguém pode o mistério desta flor desvendar?
Por se tratar as vizinhas de uma dupla excelente
Lembrei-me frases sagradas que a Bíblia traz pra gente
Os fatos que olhos não viram, nem ouvidos escutaram
Foi Deus que preparou para os que o amam, pois nem corações penetraram.
segunda-feira, 3 de dezembro de 2012
sexta-feira, 16 de novembro de 2012
Reciclar = voltar a utilizar, recolocar no ciclo.
Como educadora sempre busquei atividades inventivas que incentivam a criatividade do ser humano, seja fator de economia, valorize e como conseqüência, preserve o meio ambiente. A criança incentivada a ser criativa, certamente, será um adulto que saberá buscar soluções para os problemas que a vida se lhe apresentar.
Com materiais que podem ser reaproveitados é possível preparar materiais lúdicos, variados, de múltiplas funções, para trabalhar o processo ensino aprendizagem, que facilitam a percepção de detalhes, de pormenores e prendem a atenção. Com eles as crianças podem ser desafiadas a fazerem experimentações e a desenvolverem a capacidade de concentração.
Os trabalhos comuns nas oficinas de criatividade são oportunidades de tolerância respeito, trabalhando a socialização os direitos e deveres e a vida em comunidade especialmente a igualdade de direitos a participação o sentido da convivência humana e suas relações da vida social com respeito mútuo diálogo e solidariedade
As fotos são de uma exposição de objetos confeccionados com materiais reaproveitados com foco nos enfeites natalinos que estou preparando.
domingo, 4 de novembro de 2012
USO DE SUCATAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Sugestões de jogos de sucatas que desenvolvem as percepções:
• Caixa tátil;
• Bandinha de sucata (pandeiro com lata de doce e tampinhas metálicas de garrafa ou madeira com tampinhas, chocalhos com latas, bate-bate com metades de coco, triângulo com pedaços de ferros, reco-reco etc.)
• Sacola de surpresa;
• Caixas e caixas diversas para encaixes;
• Encaixes em silhuetas;
• Dominós;
• Identificação de sons iguais feito com diversas latinhas do mesmo tamanho e colocando dentro de cada duas, materiais que produzam sons variados, lacradas par se identificar o som igual;
Esquema Corporal – Para o conhecimento do meio em que vive e a consciência das possibilidades e os limites de seu corpo, a criança necessita desenvolver o esquema corporal que é básico para a distinção do que é seu corpo e do que é o outro e os objetos ajudando-o no equilíbrio pessoal gerando respeito e cuidado com o seu corpo e o dos outros.
Sugestões de jogos de sucatas que auxiliam no esquema corporal:
• Máscaras com sacos de papel ou pratos de papelão;
• Desenho, recorte e pintura do corpo ou partes do corpo em papelões ou plásticos;
• Boneco múmia feito com arame e recoberto com tiras de tecido ou de jornal;
• Bonecos de roupas velhas cheias com jornal ou de papelão grosso articulado;
• Rostos, meio corpo ou corpos inteiros de figuras humanas coladas em tampas de plástico ou pratos de isopor para jogos que combinem atributos comuns (criança, loira, sorrindo);
• Fantoches – potes, garrafas, latas, caixas longas, finas – para personagem;
• Máscaras com sacos de papel ou pratos de papelão;
• Rostos, meio corpo ou corpos inteiros de figuras humanas coladas em tampas de plástico ou pratos de isopor para jogos que combinem atributos comuns (criança, loira, negra, sorrindo);
• Sobras de TNT, tecidos, papéis, sacos diversos para confecção de fantasias características.
Estruturação Tempo-espacial – interligada ao esquema corporal é básicos no processo de construção da escrita e da leitura e, especialmente, do conhecimento matemático.
Sugestões de jogos de sucatas que auxiliam a estruturação temporal e espacial:
• Relógios feitos com pratos de isopor ou papelão;
• Dominós de horas com papelões;
• Automóveis construídos com caixas, rolos ou canudos e tampinhas (trabalhar as direções e posições);
• Ampulheta construída com partes superiores de garrafas plásticas transparentes unidas pelo gargalho;
• Seqüência de desenhos simples colados em tampas plásticas redondas (antes, depois, ordem crescente e decrescente, etc.);
• Construção de calendários com calendários velhos;
• Batuque de latinhas de vários tamanhos – seqüência de som.
O desenvolvimento do Pensamento – Desafiar a busca de soluções ou de outras alternativas estimulam o pensamento desenvolve a inteligência sendo uma das tarefas mais importantes dos educadores.
Sugestões de jogos de sucatas que auxiliam e desenvolvem o pensamento:
• Quebra cabeças que podem ser confeccionados em papelões ou lâminas plásticas recortadas, pequenas caixas que se unem, podendo ser de fósforos, de gelatina, de creme dental, de uma ou mais faces:
• Jogo da memória com tampas plásticas e figuras coladas;
• Jogo de associação com figuras coladas em tampas plásticas;
• Caixas de classificação com embalagens de yogurte, partes inferiores de garrafas, latas, etc.;
• Coleção de figuras de revistas coladas em papelão e plastificadas – as possibilidades de exploração são inúmeras;
• Casinhas e móveis construídos de caixas e sucatas diversas – classificar, agrupar, contar ou inventar estórias;
• Adivinhe o que é? Figuras de objetos, frutas ou animais escondidas em envelopes;
• Juntar canudinhos de refrigerantes para formar, reproduzir ou criar formas diversas;
• Jogo da memória com caixinhas iguais unidas formando gavetinhas;
• Blocos lógicos de papelão para construir figuras;
• Colocar um objeto dentro de uma caixa. Fazendo perguntas que só podem ser respondidas com sim ou não, adivinhar o que é;
• Montando gibi e inventando outra estória. Separar e plastificar folhas dos gibis para serem agrupadas, seqüenciadas, etc;
• Juntar uma quantidade de tampinhas diversas para contar, seqüenciar, construir, acertar o cesto, brincar de escravos de Jó, etc.
Ex: Batatinha Quente – Com os educandos sentados em círculo, distribuir tampinhas de várias cores para uma parte do grupo. As tampinhas serão passadas para o colega da direita e todos repetirão ao mesmo tempo: “Batatinha quente, quente, quente... (de 1 a 10 vezes) queimou...” Quando disser: queimou as tampinhas ficarão onde estiverem. O professor terá preparado antecipadamente questões diversas com as cores das tampinhas: ou sobre assuntos estudados, mesclados com atividades do tipo: imitar animais, cantar, rodopiar, rolar, gritar... ou somente estas últimas dependendo do nível da turma.
Habilidades Motoras – O desenvolvimento psicomotor pleno, de uma criança, além do desempenho motor, da lateralidade, da estruturação tempo-espacial são importantes para a formação da criança como ser único e individual e irão necessariamente influenciar em sua qualidade de vida. Vale mencionar a importância de se trabalhar a lateralidade para que a criança tenha facilidade de seguir o sentido da escrita e discriminar letras com formas que se alteram apenas um detalhe (ex.: p, b, d, q).
Sugestões de jogos de sucatas que estimulam as coordenações:
• Tecelagem com tiras de papel grosso ou plástico;
• Contas ou placas para enfiar;
• Alinhavo com partes lisas de garrafas plásticas ou lâminas de raio x;
• Contornos de figuras de jornais ou revistas;
• Simulação de calçados com lâminas de raio x ou partes lisas de garrafas plásticas com recorte, furos e cadarço para dar diferentes tipos de laços;
• Boliche ou jogo de argolas feitos de latas, de garrafas plásticas (se forem transparentes podem conter água colorida), de cones de lã ou linha industrial – as argolas podem ser feitas com arame ou com os aros de tampas plásticas – pode-se colar números ou letras;
• Letras e números recortados em papelões ou lâminas plásticas para encaixe;
• Funis feitos com a parte superior de garrafas plásticas para recolher bolas;
• Passa bolinha com partes superiores de garrafas plásticas encaixadas uma sobre as outras;
• Encaixe de garrafinhas plásticas em embalagens de filmes, de yogurte;
• Encaixe de copinhos feitos com a parte inferior de garrafas plásticas de diversos tamanhos;
• Bola de pano, de meia;
• Modelagem de massa.
A massa para modelar pode ser feita com farinha de trigo, água, um pouco de sal e óleo. Pode ser colorida com corante comestível, anilina, sucos em pó. Para cada quilo de farinha coloque uma colher de sal e um de óleo. Vá colocando água aos poucos, amassando até dar ponto de liga e soltar das mãos.
Alfabetização – A utilidade da sucata nos jogos de alfabetização é imensa. A motivação é essencial na construção da leitura e da escrita. Os jogos despertam o interesse e ajudam a discriminar formas e sons.
Sugestões de jogos de sucatas que estimulam a leitura e a escrita:
• Figuras coladas em papelão, impermeabilizadas e cortadas;
• Abecedário em papelão para encaixe seqüencial das letras, de palavras, etc;
• Bingo de letras;
• Baralhos de letras ou sílabas;
• Dominó com figuras e seus nomes, de letras maiúsculas e minúsculas, de letras manuscritas e de imprensa, de sons;
• Figuras com nomes cortadas para serem seqüenciadas;
Matemática – A utilidade da sucata na construção do conhecimento matemático ajuda a torná-la divertida e natural proporcionando experiências ricas, criativas e desafiantes.
Sugestões de jogos de sucatas que estimulam a construção do conhecimento matemático:
• Dominó de números ou de tabuada com papelão;
• Caixa das dezenas com canetas usadas, palitos ou canudinhos;
• Tabuada de dados;
• Ábaco com caixinhas;
• Baralho de operações.
Reflita: Toda a sucata que for jogar no lixo olhe para ela e tente encontrar uma forma de reaproveitá-la assim estará estimulando sua criatividade evitando a degradação ambiental e ajudando a preservar a vida na terra
Faça uma pesquisa quanto ao tempo que cada material leva para se decompor:
Vidro (é puro e infinitamente reciclável)
Pneu
Metal Plástico
Tecido
Papel
Assinar:
Postagens (Atom)
5 de agosto - Dia Nacional da Saúde
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como: “Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausê...

-
Por que teatro? Porque é uma das mais extraordinárias formas de construir conhecimentos de fixar saberes. Os missionários católicos já usav...
-
Selecione e ir até: https://drive.google.com/file/d/1dD5khgM7MITK7btisHPu4-UZzqoR5rmC/view?usp=sharing Obs.: alguns capítulos em vídeos -...
-
Todos nós vivemos momentos inesquecíveis. Resolvi escrever parte do que vivi, algumas passagens são hilariantes. Todos nós precisamos apren...