quinta-feira, 9 de maio de 2019

Homenagem a minha mãe

MÃE - CUBOS COLORIDOS Existem sonhos e sonhos. Nunca me esqueci de um sonho quando era adolescente. Sonhei com mamãe encostada em uma parede e de repente se desfez em uma infinidade de lindos cubos coloridos. Porque cubos? E as cores? O que significam? As arestas, ou seja, os encontros, as esquinas, as faces do cubo são todas congruentes, concordantes, harmônicas e coerentes. Ela desejava que fôssemos assim. Hoje fico imaginando que os cubos são os herdeiros que vem se multiplicando com o passar do tempo. Dos seis filhos dela já são treze netos e alguns bisnetos e ainda, que as cores possui significados próprios, como por exemplo: “Vermelho é a cor do amor; laranja, da energia; amarelo, da alegria; verde, da esperança; azul, da tranquilidade; branco da paz...” Na vida de cada um de nós era o que ela desejava. Mamãe foi como uma lâmpada brilhou e, de repente, desligou. Sua vida foi marcada por perdoar, ajudar, socorrer, proteger, assistir, colaborar, apoiar, cooperar, contribuir, participar, interessar-se e acolher o outro. Estava a exercer várias funções até o momento do término da sua vida que foi distinguida por: criar, produzir, realizar e executar. Ela dizia: “Tudo que outra pessoa faz eu também posso fazer.” Era autodidata e dizia: “Quem quer, sopesa o feito e faz igual e até melhor.” Naquele dia, para mim fatídico, funesto e profético, foi o mais trágico que vivi. Presenciar sua morte provocou sentimentos terríveis e inexplicáveis, uma enorme aflição, uma grande amargura que acendeu uma tristeza gigantesca e foi antevidente, pois ouvi dela, inúmeras vezes que iria morrer aos trinta e nove anos. Gerou o maior desafio de minha vida, deveria fazer “das tripas coração” para cumprir o que me solicitou: estudar, auxiliar e orientar meus irmãos para que também estudassem. Sinto que deveria ter feito mais. Ela que era analfabeta, porém culta e sábia, iluminada, informada, entendedora, experiente, conhecedora e cheia de sabedoria foi à melhor pessoa que conheci.

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...