sexta-feira, 25 de outubro de 2019
Parabéns Samambaia!
As pessoas se apaixonam. Minha última paixão é Samambaia. Nascida em 25 de outubro de 1989 tendo como certidão de nascimento a Lei de criação 049. Ela é uma imensa cidade que me acolheu. Lembro-me claramente quando descobri no cerrado marcações indicando que ali seria erguida mais uma cidade no DF. Ela nasceu e depressa se agigantou. De lá pra cá, muitos se conheceram e, possivelmente, se apaixonaram entre si e por ela. Cidade que tem limite com Ceilândia, Taguatinga, Riacho Fundo, Riacho Fundo II e Recanto das Emas.
Meu endereço é a três quadras do Centro Urbano. Vale mencionar, que é fácil chegar “a pé” ao Fórum, Cartório, Administração Regional como também, a Faculdade de Saúde do DF. Sou a primeira da quadra, mas a poucos metros de Igrejas, mercado e escola. Posso apreciar lindos e poéticos pores de sois e recebo visitas de muitas e diversificadas aves e de figuras humanas tão especiais e encantadoras que são como aqueles familiares que nos damos bem. E as crianças, ah os pequenos que me encantam e surpreendem pela inteligência, carisma e beleza que diariamente querem entrar seja para criar algo ou conversar. Desde que vim conhecer o lote pude sentir bondade no coração dessa gente que me faz voltar no tempo e reviver os anos vividos na pequenina Aparecida de Goiás onde as pessoas tinham tudo em comum como quando uma família abatia um animal para alimento e normalmente o dividia com os demais ou, quando havia uma plantação pronta para a colheita e ocorriam os chamados mutirões que se encerravam com verdadeiras festas. Sinto que ainda tenho muito mais para conhecer dessa gente humana e sofrida. Sempre sou recebida com sorrisos nas visitas que faço. É a esta belezura de cidade que rendo minha homenagem pelo aniversário de 30 anos.
domingo, 13 de outubro de 2019
BRINQUEDOS ENCONTRADOS NO LIXO E REFORMADOS PELA ASSOCIAÇÃO JACOMINESP
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
Brincando, a criança exercita suas potencialidades e se desenvolve. O desafio, contido nas situações lúdicas, provoca o pensamento e leva a criança a alcançar níveis de desempenho que só as ações, por motivação intrínseca, conseguem. As atividades lúdicas e criativas propiciam a formação de um autoconceito positivo, razão pela qual são tão saudáveis. Brincando, a criança está nutrindo sua vida interior e enriquecendo as referências que irão subsidiar a construção de seu conhecimento e ajudá-la a escolher um sentido para sua vida.
PROBLEMAS E SOLUÇÕES NA ÁREA EDUCACIONAL
Estudos de casos apresentado pela Eco pedagoga Natalia de Siqueira Brito conforme solicitado no EDITAL Nº 1/2019 – ASP-DGAP, DE 24 DE JULHO DE 2019
PROPORCIONAR EDUCAÇÃO INFANTIL (ATÉ 5 ANOS DE IDADE) A TODAS AS CRIANÇAS.
As Secretarias de Estado de Educação deverão colocar a Educação Infantil no centro das prioridades bem como, explicitar e adotar Base Nacional Comum Curricular, centrada nas relações, na qualidade das interações e nas ações sociais das crianças com linguagem acessível para que professores e famílias possam conhecer e garantir o aprendizado das crianças na educação infantil objetivando unificar aprendizagens que devem ser atendidas ao montarem os currículos de creches e pré-escolas de todo o país que precisam ser efetivadas pelos educadores, de forma que atenda o desenvolvimento integral da criança “em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade” e garantam os direitos de aprendizagem das crianças pequenas: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Entre os inputs da Educação Infantil, com força na idade adulta, estão nutrição, afeto/cuidado e estímulo cognitivo.
Programar e implementar convênios e parcerias com o terceiro setor que possua estrutura adequada e pessoal preparado.
Necessário se faz sejam feitas alterações significativas nos Componentes Curriculares das faculdades de Pedagogia para aclaramentos e valorização da Educação Infantil. Cada vez mais a ciência comprova que creche é muito mais do que apenas cuidar da criança enquanto os responsáveis trabalham. O futuro depende de investimentos na primeira infância que são determinantes para os passos subseqüentes da escolaridade, determinando produtividade, renda, violência e outros indícios de qualidade de vida e desenvolvimento socioeconômico.
De acordo com a neurociência, até quatro anos, a criança desenvolve mais da metade da potencialidade mental do adulto o que é suficiente para persuadir governos e famílias investir na educação infantil o que gerara economia com segurança, saúde bem como na própria educação reduzindo a repetência, doença, criminalidade e pobreza.
Felizmente o momento atual, com a conscientização crescente sobre o papel da educação de qualidade para o sucesso do cidadão e do ‘país do futuro’, especialmente na fase da vida mais decisiva, a Primeira Infância poderá facilitar o empenho os governantes para empreender políticas públicas relativos a Educação Infantil adequadas o que resultará em ganhos futuros para o país e para a sociedade.
PROPORCIONAR CAPACITAÇÃO APERFEIÇOAMENTO E DESENVOLVIMENTO DOS EDUCADORES
Os estudantes atuais já nasceram em uma era tecnológica, conseguem lidar com aparelhamentos digitais desde muito cedo. Para eles, é fácil buscar informações e fazem isso facilmente em qualquer local. Eles sabem muito e, por vezes, têm mais conhecimento que o professor. Sancionam ou refutam o que ouvem com um clique. Portanto, deve haver o reconhecimento de que educar é um ato muito além de repassar informações ou o direcionar um caminho.
Assim é evidente a necessidade de melhorar a formação, a ampliação de conhecimentos além da atualização dos educadores, pois para elevar a qualidade da Educação, um grande passo é o recrutamento dos mais adequados professores, que tenham recebido mais do que teoria. É necessária a prática em instituições de ensino, atividades que estimulem à criatividade, à pesquisa e que insira esses novos docentes no contexto de ensino-aprendizado de modo mais prático e com muita orientação pedagógica. Também se faz necessário a capacitação dos atuais,.como também remunerá-los de acordo com o desempenho em suas atividades utilizando ferramentas de avaliação de qualidade. Para tanto, unir esforços no sentido de solicitar a criação de normas que criem programas específicos para os que já estão no exercício da profissão além de avaliar os cursos de formação para adequá-los com as modernas teorias educacionais e que acompanhe as novas tecnologias o que trará resultados profícuos garantindo o sucesso dos estudantes.
Toda a comunidade deverá empenhar-se junto aos gestores para que os Planos Municipais e Estaduais de Educação alinhem suas ações incluindo a capacitação, aperfeiçoamento e desenvolvimento de seus docentes. Além dos cursos formais, promover eventos de atualização e troca de conhecimento como cursos de pouca duração, seminários, oficinas e outros., com o intento de garantir melhoramento da qualidade de ensino.
Tão importante quanto promover eventos para capacitar, aperfeiçoar e desenvolver os educadores como formação continuada é a motivação dos atores participantes como gratificações e outros benefícios como mudança de aulas no modo automático, procedimentos preestabelecidas, ensinos sem vinculação com a prática e impessoalidade colaborando para que a escola consiga desenvolver um novo modelo de ensino aprendizagem e alcançar seu objetivo de educar na sociedade atual.
MELHORAR A INFRA-ESTRUTURA DAS ESCOLAS.
Os meios de comunicação têm divulgado as condições precárias de um razoável percentual das escolas do Brasil. A mídia tem mostrado escolas em que faltam condições básicas de funcionamento tais como acesso à água potável, rede de esgoto, telefones, número suficiente de banheiros, eletricidade, laboratórios de ciências, refeitório, salas de computação, salas de reuniões para os professores, biblioteca e espaço para a prática de esportes principalmente em escolas usadas pelos menos favorecidos economicamente.
Fonte: https://pt.slideshare.net/HermesonAciole/infraestrutura-escolar-93905253
A infra-estrutura básica, física, de apoio e didática, é um ponto importante onde deve ser aplicada parte dos recursos destinados à educação.
No entanto, está comprovado que escolas devem ter espaços essenciais em bom estado para garantir os resultados esperados, pois as condições das instituições afetam diretamente no desempenho dos discentes.
Os governantes devem buscar oferecer oportunidades equânimes quanto às estruturas adequadas a todas as escolas, de todas as localidades, reduzindo as desigualdades.
As administrações das instituições de ensino devem reservar, no planejamento anual, recursos para as melhorias manutenção do ambiente escolar. Como é de suma importância analisar prioridades na infra-estrutura tais alterações ou manutenções devem ser definidas por meio de consulta aos estudantes e seus familiares, comunidade e equipe de trabalho para colher sugestões do que precisa ser melhorado.
Assim, o ambiente escolar é parte essencial tanto de uma boa gestão como do desempenho dos estudantes, pois influenciando diretamente a satisfação a conseqüência será na melhoria.
Assinar:
Postagens (Atom)
09 DE JANEIRO: DIA DO FICO
“O Dia do Fico foi um evento histórico que ocorreu em 9 de janeiro de 1822, quando o Príncipe Dom Pedro I decidiu permanecer no Brasil, con...
-
Por que teatro? Porque é uma das mais extraordinárias formas de construir conhecimentos de fixar saberes. Os missionários católicos já usav...
-
Todos nós vivemos momentos inesquecíveis. Resolvi escrever parte do que vivi, algumas passagens são hilariantes. Todos nós precisamos apren...
-
Selecione e ir até: https://drive.google.com/file/d/1dD5khgM7MITK7btisHPu4-UZzqoR5rmC/view?usp=sharing Obs.: alguns capítulos em vídeos -...