quinta-feira, 2 de abril de 2020

AUTISMO - DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO - 2 DE ABRIL DE 2020

Partindo do pressuposto que todo ser humano, incluindo autistas, apresenta talentos e competências a serem desenvolvidas e estimuladas no contexto educacional e, toda mente humana possui um potencial criativo, que necessita ser despertado por influências externas e condições propícias que o motive, entusiasme e faça com que tenha autoconfiança para construir sua imagem como alguém. Assim, é urgente e necessária a modificação da sociedade e, sobretudo das instituições educacionais, como pré-requisito para a "pessoa com deficiência" desenvolver-se e exercer plenamente sua cidadania. Nesses mais de 50 anos, desde que fui nomeada professora em Julho de 1966, venho observando, pesquisando e experimentando teorias, quanto a questão dos seres humanos, com deficiência.. Impressionou-me, sobremaneira, a possibilidade de que pessoas com deficiência auditiva são capazes de se comunicarem pela fala. Tive oportunidade de fazer parte deste processo que considerava insonhável. No entanto, entre tantas denominações de doenças (estado de ausência de saúde), síndromes (conjunto de sinais e sintomas que acontecem ao mesmo tempo, podem ter causas diversas ou alterações com causas indefinidas), transtornos (distúrbios relacionados a uma resposta de medo ou ansiedade desnecessária e longa, podem comprometer a personalidade e causar sofrimento ou incapacitação. Dificuldade de aprendizagem é um termo geral que se refere a um grupo heterogêneo de transtornos), e espectros (autismo é também chamado de Desordens do Espectro Autista porque envolve situações e apresentações diferentes umas das outras, numa gradação que vai da mais leves à mais grave). Por este motivo, e pela dificuldade de perceber se a comunicação com o autista está ocorrendo, é um dos meus grandes interesses. O que tenho percebido é que coisas incomuns, inusitadas, podem provocar uma resposta no autista. Vale mencionar aqui uma ocorrência que me deixou extremamente esperançosa. Por encomenda de uma avó de uma criança autista confeccionei alguns brinquedos com sucatas tais como: uma família de bonecos com tampinhas, um carrinho de garrafa e um passa bolinha ou paciência. Quando fui entregar os brinquedos, qual foi a minha surpresa quando o garoto, autista de uns 7 anos, olhou para a família de bonecos e exclamou: Gigante! Gigante! referindo-se ao boneco que representava o pai. Ao ver a atitude do filho, a mãe, que também é pedagoga, exclamou com muita alegria: Ele falou! Ele falou1. Educar, é educar a todos indistintamente...gente é gente, independente de suas condições ou capacidades. Só assim mudaremos o mundo para melhor.

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...