quarta-feira, 31 de março de 2021

RESPONDER A TUDO COM GESTOS DE AMOR

“Se alguém lhe pedir alguma coisa, dê; e, se alguém lhe pedir emprestado, empreste.” Como enfrentar a maldade? Violência gera violência, pois vai criando uma espiral, um circulo vicioso, vai ocorrendo de ambos os lados e pode se propagar enormemente. Barrar, resistir ao círculo vicioso, apagar a chama da violência, sem retribuir mal com mal. Quantas vezes a reação de maldade de alguém, a quem se faz o bem, pega o ser humano de surpresa. Perseverar na prática do bem é oferecer a outra face, é agir semeando a esperança de paz. Justiça significa corrigir, educar e perdoar significa barrar com meios e atitudes a maldade substituindo-a pela lei do amor que liberta o ser humano do sentimento de vingança criando um indivíduo novo. Quem se sente amado reconhece a força poderosa do amor de Deus sendo capaz de mudar. Esta força que o amor abriga jamais pode ser comprada ou vendida, só pode ser presenteada e recebida. Substitui o direito a retaliação pela misericórdia, movido por um amor incondicional ao próximo. A mansidão torna-nos capazes de não nos deixar levar pelo desejo de vingança, diante da violência, e sim, de agirmos com amor. A dificuldade de compreender é natural frente a uma ocorrência que excede as expectativas e a compreensão humana.

AMAR SEM DISTINÇÃO

Será possível amar inimigos, fazer bem aos que nos odeiam? Amar os bons aos que nos amam, é o que normalmente ocorre. Uma das orientações revolucionárias, muito conhecida, de amar também os inimigos ocorreu a mais de dois milênios aliada a de jamais se alegrar com a queda do opositor. No entanto, amar os inimigos era mais um passo em relação à tradição da época, e persiste ainda, que considerava o "próximo" em sentido restrito aos irmãos de raça e crença. Esta forma de pensar e agir extrapola o sentimento ou amizade, consiste em instituir sintonia de sentimentos com o outro, rogar por ele independente de quem seja e do que sentimos por ele, mesmo que nos persiga e/ou nos calunie. Além disso, desejar-lhe, paz integral, bem-estar, prosperidade. "Bendizei aqueles que vos maldizem". Amar é jamais manter aspiração de retaliação contra o inimigo, mas o empenho permanente para fazer-lhe o bem independente de ser pessoa má ou boa, justa ou injusta. É jamais punir é ter amor completo que coloca-nos no caminho da perfeição.

terça-feira, 30 de março de 2021

COMPARTILHAR

Quem ostenta belas vestimentas, lindas casas e modernos carros, tem boa saúde e aparência apropriada, é considerado mais digno de respeito. No entanto, de nada vale a aparência exterior, nem tampouco importa ser pobre ou ostentar um cargo de poder, a vida plena é a vida partilhada com os outros. Os apropriados valores estão desassociados de riqueza ou poder. Quando a vida termina todos são iguais conforme as leis naturais da vida. Pequenas atitudes se tornam grandes quando unidas a outras. No intimo do ser humano existe uma fonte de amor que ao ser partilhado estendendo as mãos ao próximo, traz alegrias e felicidade. Afetividade e respeito geram harmonia e constrói a paz. Doar é amar, compartilhar experiências e conquistas é viver plenamente e, quando se compartilha o que é bom, multiplica-se o bem e colabora para mudar o mundo. AQUI

TRANSFORMAR O DESEJO EM VIVÊNCIA

O que se quer quase sempre difere da aparência de gestos e palavras. Quando é verdadeiro significa a confiança, a certeza e a disposição para a prática dos sinais concretos de união com a sua vontade com o coração sincero materializando a partilha e concretizando as relações fraternas de perdão e reconciliação, como a única possibilidade de paz, verdade, justiça e solidariedade. Libertar do mal é instituir mecanismos de amparo para que o mal jamais tome conta do coração e se consegue, acreditando e criando raízes profundas por atos concretos. A vontade é a sintonia, é o pão que alimenta o coração, que estimula e fortalece o ser humano e combate o egoísmo. Que descubramos o sentido da vida, vivenciando o bem além de pronunciarmos. A melhoria ocorrerá com atitudes coerentes, criando uma terra onde se vivencia a alegria, o perdão e a fraternidade domine, fugindo do consumo irresponsável, da acumulação exagerada e exploração do outro, deixando em segundo plano o culto as riquezas e a vaidade.

VALE MAIS SER OU TER?

Quais os malefícios da ganância? Pode dominar o ser humano e seu coração que ao se fixar, exageradamente, nas coisas materiais, extinguíveis, prejudicando incontáveis pessoas, pois a cobiça exclui e faz sofrer atingindo também os mais carentes. A ganância converge no egoísmo e a mesquinhez de querer tudo somente para si. É a busca de ter mais do que necessita, principalmente dinheiro e outras formas de posses. A ganância é também conhecida como avareza. Quando o coração se abre em comunhão com os demais, os comportamentos e atitudes que resultam em boas obras geram recompensa, alegria e satisfação. Assim, além de buscar viver digna e comodamente, se sensibilizando com os que nada possuem e estar sempre atento para as penúrias do outro, praticando o altruísmo. Como tudo na vida, a humanitarismo pode ser aprimorado pela educação positivista. Ser generoso ajuda a transformar o mundo em um lugar melhor para viver e fará bem tanto para quem recebe como para quem pratica. O efeito de bem-estar é enorme refletindo em todos os aspetos da vida.

segunda-feira, 29 de março de 2021

MISERICÓRDIA PARA COM OS DESPROVIDOS

O que presenciamos é sempre crítica: o governo critica o anterior, as autoridades religiosas criticam os leigos, as religiões criticam umas as outras, nas famílias as criticas são recíprocas... É sempre fácil emitir julgamentos contra os outros. As pessoas se esquecem de olharem para si mesmas, de fazer uma revisão comportamental de serem mais empáticas, pois quando se coloca no lugar do outro se pode aproximar dos seus motivos, dos seus sentimentos, de suas dificuldades para entendê-lo melhor. A hipocrisia reina com vigor. Certamente a reflexão crítica da realidade é necessária. No entanto deve ocorrer sem discriminação ou condenação. Assim como o amor de si próprio se realiza no amor ao próximo, também a condenação. “O outro é o espelho de cada um. Na compreensão, aceitação, perdão e acolhida ao outro cada um está encontrando a paz e a harmonia com o seu próprio eu. A percepção de falhas e erros deve mover cada um a contribuir para a superação dos mesmos, sem condenações. O amor impele a acolher e integrar a todos na harmonia e na paz da vida comunitária, a qual se torna irradiante para o mundo.” José Raimundo Oliveira. Centrar na ação e no empenho para que cada pessoa tenha uma vida íntegra, tenha a dignidade de um trabalho, uma educação de qualidade, saúde e acesso a tratamentos adequados. Quando muitos se preocupam com o bem comum, os direitos de igualdade na sociedade em que vive todas as demais benesses será consequência. Que saibamos viver em comunidade completando-nos.

domingo, 28 de março de 2021

A BOA MENSAGEM SÓ GERMINA NOS CORAÇÕES ACESSÍVEIS

A existência oferece ao ser humano formas opostas de agir: o bem ou o mal, o certo ou errado, o conveniente ou o inconveniente, o mais fácil ou o mais difícil, o desafio ou o medo... No entanto, a forma considerada mais difícil traz sempre um resultado mais gratificante. Os critérios inconvenientes são mais cômodos e menos exigentes, porém mais arriscados. Depende de cada um a disponibilidade para discernir e aceitar o que traz melhoria. Cada ser humano pode oferecer ao outro seus valores, sua fé, suas esperanças. Em que pese o esforço para que o recebedor possa entender a mensagem e seu valor é necessário o querer compreender de quem recebe para que todos melhorem neste mundo. O emissário deve lembrar-se sempre de que todo ser humano anseia ser tratado com amor e justiça. Agir e orientar deve fazer parte de atitudes para que os difíceis caminhos dos excluídos sejam amenizados mesmo que isto signifique dificuldade, estradas e portas estreitas.

ATOS COERENTES COM PALAVRAS

Como conhecer a árvore boa? Já plantei tantas sementes que, às vezes, preciso esperar flores ou frutos para saber de que se trata. “Pelos seus frutos vós os conhecereis.” Assim, muitas vezes, uma profusão de palavras bonitas e difíceis só tem valor se forem coerentes e acompanhadas de ações. Quantas vezes as pessoas deixam-se levar, são enganadas pela aparência. Devemos estar alerta quanto às exterioridades demonstradas pelas coisas, palavras e pessoas. Palavras bonitas, falsas promessas, lindas vestes podem provocar o encantamento como da luminosidade passageira de fogos de artifício, podem deixar de indicar o que há no íntimo das pessoas. Quantos somente querem tirar proveito demonstrando boas intenções, envolvendo e desviando do caminho. Existe uma direção bem simples: “Serão conhecidos pelos seus frutos”, quem tira boas coisas de seu íntimo, de seu coração produz ações e consequências boas; do lado oposto, o perverso produz negativismo. Quanto a isso toda a atenção é pouca. No entanto, as palavras devem ser aplicadas primeiro aos próprios atos, tirar o cisco do próprio olho, antes de tirar o do olho alheio, para o que se fizer seja fruto do que se leva no íntimo. Os outros aguardam para ver que frutos cada um pode oferecer, pois o testemunho de vida é o melhor atestado da veridicidade para que seja consistente, pois "toda árvore boa só dá bons frutos". Que saibamos ser sinceros e coerentes para que nossa mensagem atinja o objetivo.

sábado, 27 de março de 2021

CORAGEM E PERSEVERANÇA PARA VENCER

Muitos, em sua existência, buscam fortalecer e descobrir um sentido para suas vidas. Somente quem se sente intimamente corajoso, luta pelo que deseja e ainda, quase sempre, se engaja em alguma coisa para o bem comum. Perseverança, uma palavra que representa força, coragem e obstinação. Alguém pertinaz jamais abandona quando encontra qualquer obstáculo e continua para conseguir atingir seus alvos. Enfrenta e supera qualquer desafio e toda dificuldade com que se deparar. Quem é persistente faz o que é necessário, com garra, coragem e entusiasmo, encontra determinação e trabalha intensamente, independente do que aconteça, persisti com firmeza sem desistir. Mesmo que os acontecimentos ocorram diferentes do esperado é a firmeza e vontade de vencer que proporciona o sucesso. “Os homens fracassam muito mais por falta de perseverança do que por falta de talento.” – William Cobbett.

AJUDA AOS OPRIMIDOS

Doentes, condenados, segregados, excluídos, do quais muitos se afastam. Carentes de relações interpessoais estes, os mais necessitados, que vivem sem magia ou cerimônia contra sua vontade em condições sub-humanas dos quais muitos desviam o olhar, nem imaginam o que sentem muito menos deles se aproximam. Quase sempre esperam apoio e confiança para recomeçar. Certamente, se quisermos, podemos torna-los novas pessoas com nossos gestos e práticas. Na compaixão e solidariedade estão as sementes para que possam restaurar-se e reiniciar em uma vida mais digna. Entre as ações que caracterizam uma opressão está a ação de sujeição a submissão pela força ou violência que pode ser simbólica, de raça, classe, gênero, condição socioeconômica, origem, que leva ao racismo, preconceito étnico-racial e desigualdade social.

quinta-feira, 25 de março de 2021

SUCESSO PROFISSIONAL, COMO OBTER?

Somente quem está disposto a abandonar o seu repouso confortante poderá conseguir melhorias. Cada um, conforme seus dons fará a escolha coerente, como opção de vida e com dedicação em qualquer atividade, bem como conhecer-se, tanto na dimensão pessoal como profissional e conscientizar-se de suas qualidades e o que precisa aperfeiçoar além de ter claramente quais os objetivos para então comprometer-se com dedicação. Em qualquer atividade, compartilhar ideias e conhecimentos, saber superar empecilhos sem se desequilibrar emocionalmente ou desanimar, inovar e assumir riscos são atributos importantes. Persistir é diferente de teimosia, às vezes é necessário saber parar ou retificar a rota para alcançar a meta. Criar o hábito de ajudar, pois o caminho de solidariedade e fraternidade, de preocupação com os todos os seres vivos, e com toda a natureza que nos alimenta e nos recria é dever de todos.

CORAGEM PARA SUPERAR AS DIFICULDADES

A coragem transforma interiormente, é necessária para libertação de desvios de conduta, falta de ética, e para modificar o coração e tornar-se uma nova pessoa. A bravura ajuda a libertar-se da égide do medo, do comodismo e do egoísmo para enfrentar dificuldades para o bem do outro. Ver, julgar e agir. Perceber o que é correto, verdadeiramente; avaliar para decidir com retidão e atuar com e por amor, se sentir capaz dispostos a compartilhar. Ao se deparar com problemas, dificuldades e desafios, buscar forças para enfrentar perseguições e aborrecimentos e, sem ceder ao medo, encontrar a garantia de paz independente de provações, riscos e tormentos, pois quem acredita que pode, conseguirá. Toda dificuldade que enfrentamos irá fortalecer a nossa força de vontade, confiança e competência de vencer os obstáculos vindouros. “Superar as adversidades é um dos nossos principais desafios na vida. Quando resolvemos enfrentar e superar, tornamo-nos especialistas em lidar com ela e, consequentemente, promovemos o triunfo sobre as nossas lutas do dia-a-dia.”

TRILHAR O CAMINHO DA SOLIDARIEDADE

A solidariedade está calcada na proposta de abertura, de acolhimento a todos, sem distinção, sem discriminação. Em toda parte existem diferenciados: os que recusam tudo, os que são combativos, os excluídos e até repudiados do convívio, como por exemplo, fazer uma refeição conjunta, mas, todos, certamente, carecem de esperança, pode tê-la perdido ao tentar se aproximar. No entanto, os solidários põe em prática a misericórdia, a promoção da vida, o acolhimento mesmo que exista o oposto: à sociedade financeira de mercado e lucro, de exibição e poder que exige o sacrifício dos excluídos para progredir, para aparecer. O caminho da solidariedade é guiado por atitudes de amor. Sem se prender às palavras, mostrar com atitudes “somos o que fazemos, não o que dizemos.” Ouvir mesmo que ache que o outro está falando besteira. Pequenos gestos podem demonstrar amor e está provando o quão presta atenção, se envolve e está cuidadoso com as penúrias alheias! Todos podem crescer e aprender com o outro. Ao invés de assinalar desacertos e defeitos das outras pessoas, constatar as qualidades.
ESCREVER LETRA CURSIVA Lembro-me do meu primeiro dia de aula, eu já tinha sete anos e meio e pela imensa vontade que eu tinha de aprender a ler e a escrever sentia uma enorme alegria. Erámos 116 estudantes entre 7 e 14 anos em uma pequena capela. Infância Brasileira era a cartilha usada. A primeira lição eram as vogais. Porém a professora a abriu quase no final onde se encontrava o alfabeto e me explicou que eu ia ter que olhar e gravar o nome de cada letra. A primeira coisa que fiz foi decorar, repetindo a sequencia do o alfabeto. Depois tinha que olhar para letra e fixar seu formato para reconhecê-las fora da ordem alfabética e associar o nome da letra à sua representação visual e ao som. No final do horário de aulas do primeiro dia na escola, estas propostas haviam sido atingidas. Uma folha de caderno com um buraquinho era colocada, aleatoriamente, sobre as letras para serem reconhecidas. No segundo dia é que fui para primeira lição, as vogais, os ditongos e as vogais acentuadas e, posteriormente, as famílias de sílabas. A escrita acontecia ao mesmo tempo, decorava-se o alfabeto, reconhecia as letras, passava-se a escrevê-las. Era explicado que a letra de escrever era diferente da letra dos livros. Para que as letras ficassem uniformes era usado caderno de caligrafia. A sequencia da aprendizagem da leitura partia dos fonemas orais: quando a corrente de ar é liberada apenas pela boca para os fonemas nasais: quando a corrente de ar é liberada parcialmente pela boca e pelas narinas e os fonemas surdos: aqueles que não promovem a vibração das pregas vocais e os sonoros: que promovem a vibração das pregas vocais. “Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes.” Rubem Alves
No final do século passado, construí uma escola e até 2003 nunca tinha visto ninguém escrever com letra de forma, somente com letra cursiva. Meu primeiro contato com pessoas que só escrevem letra de forma foi a Secretária da escola que me deixava angustiada escrevendo, letra por letra separadas, em caixa alta. Enquanto ela escrevia uma palavra eu escrevia várias com letra cursiva. Também soube que em um órgão fiscalizador e orientador de profissão era estabelecido que a assinatura fosse com letra cursiva. Soube de doutores que precisou aprender. Intrigada, resolvi pesquisar. Algumas considerações: Falta consenso entre especialistas quanto à orientação da escrita cursiva para crianças, desde o início do processo de alfabetização. Particularmente considero ser muito mais difícil iniciar com letra de forma e mudar posteriormente. É como costurar deixando retalhos espalhados pela mesa e até caindo no chão ao invés de já serem colocados num local específico. É trabalho dobrado. É realizar duas vezes a mesma etapa o que está deixando de acontecer. É importante escrever à mão para desenvolver algumas funções cognitivas como a óculo-manual. A aprendizagem é concebida como uma transmissão cultural que combina ciência e arte, para criar ecossistemas de aprendizagem mais produtivos e onde todas as crianças aprendam, tendo em consideração a sua neurodiversidade. É a neuropsicopedagogia que pode ter um impacto positivo no sucesso intra e interpessoal dos estudantes. (Vitor da Fonseca - Professor Catedrático Agregado, Universidade de Lisboa - Rev. psicopedagogia. vol.31 no. 96 São Paulo 2014) A escrita cursiva necessita e ajuda à coordenação motora. A justificativa utilizada é de que é preciso disciplina do estudante e muita concentração para formar as letras cursivas e demanda habilidade extrema de motricidade fina e percepção visual. (Não dá para desejar que o mundo te seja leve, pois inventaste de ser intelectual. CORAZZA, 2007, p. 108) Pais e professores, tendem desejar que filhos e alunos se esforcem o mínimo possível. No entanto, o esforço é essencial para o domínio, excelência e o consequente sucesso de qualquer atividade. As pessoas mais bem sucedidas são as que batalharam muito ao longo da existência. Também no aprendizado é inegável a importância do esforço. Essa modalidade por exigir maior empenho de integração entre as áreas simbólicas e motoras do cérebro auxiliam na aquisição de maior fluência (rapidez e perfeição natural). No entanto, a aprendizagem da letra cursiva vai muito mais além do aspecto motor e do comprometimento, de agilidade e duração, uma vez que a partir do ensino fundamental o estudante teria que demonstrar tal habilidade o que nem sempre ocorre e acaba sendo comum o seu uso durante a vida adulta. Enquanto observo o desenvolvimento dos acontecimentos e aguardo os resultados ainda considero importante a escrita cursiva. Procedimentos que antecedem a letra cursiva: O caminho é amplo são diferentes fases de aprendizagem. Movimento de pinça que começa antes do primeiro ano. Em média, aos 9 meses e, futuramente será necessário para exercitar a força e a capacidade de segurar objetos. Deixe o bebe se lambuzar tentando comer sozinho.
Desenvolvimento da mão. Nos 3 primeiros anos, explorar as mãos, com massinhas ou outros meios que exercitem essa habilidade. Até dar nós e laços pode ocorrer. Entre os 3 e 4 anos, começar o desenvolvimento de linhas horizontais e verticais. Os pequenos demonstram explorar mais para essas formas com desenhos de contornos mais definidos. Os que possuem a inteligência espacial (visualizar com os olhos da mente) mais aguçada já vão além das garatujas com desenhos completos que surpreendem. Em alguns, já desperta o desejo de ler e escrever e, atender ao pedido deles, sem forçar, pode ser um incentivo. Geralmente querem fazer o desenho e a letra da mamãe.
Executar pontilhados aperfeiçoam os movimentos e, normalmente o momento é por volta d os 5 anos. A partir dos 6 anos apresentar à letra cursiva que exercita movimentos um pouco mais complexos. (desnecessário caligrafia, basta ser possível entender a escrita quer seja menor ou maior que da maioria, reta na vertical ou itálica. Pode estar representando traços da personalidade) “Nota-se que criança alfabetizada com letra cursiva acerta mais questões ortográficas, porque a memória motora é melhor do que quando se escreve com outro tipo de letra.” Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/32286/000786667.pdf?sequence=1. Algo que me intriga e pretendo pesquisar é que muitos ao invés de denominar as letras pelo nome as apelidam pelo som fechado. Ex.: ê de elefante - ô de objeto

quarta-feira, 24 de março de 2021

RESPONDER OS APELOS DOS SEMELHANTES

Fé significa a confiança de que conseguirá e opera maravilhas. É um instrumento, uma atitude que, agindo nos corações leva para a vida e para a luz. É uma disposição para confiar. Quem tem fé se entrega, confia e sabe que inexiste exclusão ou discriminação, na força interior e difere da aceitação cega e desarrazoada, mas é um sentimento é uma confiança que nasce do coração. Quem acredita que pode poderá e manifesta a veracidade do que proclama por palavras em atos para melhoria. Quando no coração brota a fé leva a experiência de amor nas relações fraternas de acolhimento, de doação e serviço, de misericórdia e compaixão. Quem acredita está à frente, por isso pode ser incompreendido, perseguido, ridicularizado, taxados de louco. No entanto, crer é à força do coração e a certeza de estar certo, quem crê é persistente, jamais abandona algo por ser difícil e nunca se tornará um medíocre. Quem crê faz, mesmo que comece pequeno com atitudes simples como uma palavra amiga, ou qualquer ação que possa melhorar a vida das pessoas. Quem crê faz milagres.

terça-feira, 23 de março de 2021

CONCRETIZAR A SOLIDARIEDADE

Como integrar-se na participação efetiva como pessoas preocupadas com o sofrimento? O caminho é buscar com vigor, prudência e paciência os que mais sofrem no caminho da vida para efetivamente apoiá-los na melhoria. A solidariedade é um instrumento para o afastamento de crises e para transformar o mundo. É a concretização do amor incondicional que se renova nos atos concretos. Sua necessidade é premente neste momento histórico para transformar a humanidade tornando-a mais forte e mais amorosa. “Somos todos chamados a realizar a paz e a realizá-la todos os dias e em todos os ambientes da vida, estendendo a mão ao irmão que precisa de uma palavra de conforto, de um gesto de ternura, de uma ajuda solidária. Para nós, esta é uma tarefa dada por Deus. O Senhor nos dá a tarefa de sermos operadores de paz.” Papa Francisco. Assim, um amanhã melhor, com consideração, consonância com os direitos humanos e igualdade depende da solidariedade. Ser solidário é fazer pelo outro com empatia e compaixão o que está ao nosso alcance.

segunda-feira, 22 de março de 2021

AJUDAR AOS DESAFORTUNADOS

Um grande desafio é o apoio, com fortaleza e destemor, aos que percorrem o caminho doloroso das perseguições. Que se dispõe a este enfrentamento se lança ao desafio sabendo das dificuldades, porém dispostos a jamais deixar se fatigarem pelo desânimo. Assim também, sempre se encontram seres humanos de todas as formas, os receptivos, os que vão desprezá-los, os que logo acreditariam e os descrentes, os mansos e os agressivos. Porém, quem se preocupa com a 'justiça social' o mais coerente é orientá-los para serem produtivos, independentes e de se auto ajudar. Neste momento, no planeta terra, enfrentamos o mesmo problema que afeta a vida de todos. Os recursos são escassos, os governos impõem medidas austeras por meio de decretos e coerções governamentais com o intuito de sustentar a vida das pessoas. Somente a economia de mercado pode criar a maior quantidade possível de bens e serviços melhorando o padrão de vida. O sistema econômico socialista, sucessivamente, tem culminado em escassez e racionamento de recursos. Uma forma de ajudar e estimular são os bons exemplos, diferentemente de estados assistencialistas e inchados, de abolição dos direitos individuais em nome do 'bem comum'.

O QUE DEVO COMUNICAR?

A comunicação está sempre perto das pessoas e do que vive no dia a dia e nem sempre é profícua. Quantas fake News são espalhadas, quantas desculpas inventadas, quantas mensagens tem o significado desviado, quantas falas deixam de serem entendidas ou são descridas? Muitos acabam desacreditando de tudo e de todos perdendo a oportunidade de construir conhecimentos. Tudo depende da comunicação, assim mudar de posicionamento e assumir o compromisso de buscar meios de checar a verdade, é estar disposto a uma luta diária, constante e ilimitada pela prática da justiça, pela superação do que domina este mundo: a ambição e acumulação de riqueza, o interesse focado em aparências e excentricidades, no poder e em exclusões por preconceitos. O cidadão é reconhecido pelo seu diferente padrão de procedimento na sociedade: está sempre longe de dívidas não pagas, mentiras, injúrias e difamações, imoralidades ou brigas para ter paz no coração e com os demais e viver na alegria e com amor sendo instrumento para a construção da paz tão desejada.

domingo, 21 de março de 2021

FORÇA PARA PERSEVERAR

Onde encontrar forças para permanecer firme? Ser perseverantes na tristeza e na adversidade, na alegria e na paz mesmo que encontre feras pelo caminho. Neste mundo os poderosos minam os pobres e fracos embebidos em seu egoísmo para crescerem em suas riquezas e poder, armam-se para se defenderem dos desacertos que cometem à custa de inábeis e modestos, elaboram leis em favorecimento próprio, sustentam mecanismos socioeconômicos injustos, usam dos meios de comunicação para iludirem, corromperem e criarem valores que enganam e dividem. Neste ambiente lúgubre, ser fiel ao bem buscar construir um mundo novo pode até ser perseguido, ridicularizado e até agredido. Nos momentos mais difíceis também se deve perseverar e acreditar alimentando o bom com sentimento positivo, com confiança e fé, sem jamais parar, buscando superação, diariamente. Revestir-se com a esperança a fim de que tenhamos força para perseverar sempre.

sábado, 20 de março de 2021

WIN 20200925 15 04 53 Pro

AGIR PELO BEM DO OUTRO

“Quem procura os seus próprios interesses nunca terá a vida verdadeira”... “Qual o valor da doação?” Recompensa é consequência do receber. O que se doar, terá para si. Parece contradição da lógica e do senso comum. Porém somente quem acredita e experimenta poderá comprovar. Quem oprime por egoísmo, em busca do poder e do bem próprio sofrerá as consequências, quem pratica a verdade e a justiça que liberta os oprimidos das ideologias deste mundo com destemor das ameaças daqueles que desejam a opressão dos pobres, explorados e humilhados, atrai para si a paz, a alegria e a felicidade. Realidade somente compreendida pelos que agem com este estilo. Por que deixar de ter medo? Desde sempre multidões são oprimidas, viver é difícil. Os poderosos que governam o mundo colocam seus habitantes a serviço de seus interesses econômicos. Independentemente das ameaças, requer-se uma revolução no pensar e um diferencial no agir, requer acreditar para que se tenha coragem. Que a perseguição dos que pretendem levar-nos a agir como muitos comodistas e egoístas jamais nos façam perder a coragem.

sexta-feira, 19 de março de 2021

CONVIVENCIA EM SOCIEDADE

O ser humano só pode se realizar vivendo em sociedade. A prática da convivência entre as pessoas encontra sua forma de ser realizada na história do progresso. Esta realização só pode ocorrer com a união que oferece os fundamentos, o suporte de uma verdadeira realização humana. Infelizmente existe reação volúvel e desentendida nos relacionamentos com atitude de rejeitar o outro. A convivência supõe entrega, renúncia ao materialismo, ao egoísmo, a sede de poder e a ganância. A vivência em casa reflete no comportamento na sociedade. Somos criaturas sociais e necessitamos uns dos outros para garantir nossa sobrevivência. O ideal seria que as sociedades fossem apropriadas famílias, todos prestativos uns aos outros, atendendo as necessidades de todos, sem competição, o que somente beneficiaria que todos chegassem aos seus objetivos.

JAMAIS CONTAMINAR PELA ARROGÂNCIA DOS DEMAIS

De onde provém a sabedoria? Ainda bem, que de muitos, tem vindo à acolhida aos mais carentes de modo admirável. Os simples e modestos, que buscam o socorro, apreensivos por uma mudança do sistema de exploração são os que mais sofrem. Os vários que se consideram sábios e entendidos se acham autossuficientes, peritos em Lei, usam seus dons para ascenderem ao poder tornando-se opressores e, bem estabelecidos em suas vantagens, jamais pensam em mudanças. Porém, os valores, conflitam com os critérios do mundo de regalias, riqueza e poder. A relação de conhecimento deve ser relação de amor, de justiça, de solidariedade com os indigentes, diminutos e excluídos. Assim, o sensível verdadeiro é o que aceitar, no mais profundo do ser, a renovação que o torna disponível à ação em benefício do todo e viverá esta condição na comunidade dos pobres, mostrando um coração capaz de acolhê-los, ajudá-los e ouvi-los.

quinta-feira, 18 de março de 2021

ENCONTRAR SEMPRE CORAGEM

Onde encontrar forças para tantas dificuldades? Todo mundo está cansado e angustiado, neste momento tão difícil para os terráqueos. As pessoas estão sobrecarregadas com imposições tão difíceis de observar, de cumprir e os mais simples sofrem mais ainda. Está complicado distinguir o que é fundamental. Neste tempo de pandemia acolher angustiados, simples e ignorantes, escravos das determinações é fundamental. Todos estão cansados, afligidos, preocupados. São tantas as preocupações, os problemas pesam imensamente, especialmente, os que enfrentam problemas econômicos e de violência... Somente a solidariedade, a fraternidade, a boa vontade, dos que possuem qualidades como humildade e mansidão, dispostos a acolher os que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, poderá amenizar tanto sofrimento. Nos bondosos e de coração humilde os que mais sofrem, encontrarão descanso. Os deveres são amenizados aos que são simples, compassivos, sensíveis... Suas palavras são afetuosas e fascinantes, são luz e vida. Trazem felicidade e alegria mesmo vivendo com os estresses da pandemia, com a violência e o medo, com carência, fome, doença e miséria. Quem ajuda oferece a sua paz, conforto, e estímulo à luta no caminho da vida.

REFORÇO NAS LIGAÇÕES QUE CONECTAM TODOS OS SERES VIVOS

A Pedagogia característica da família é instituir fundamentos com as ocorrências diárias com os fatos que vão surgindo, com que se depara. Na família deve haver amor, misericórdia, transmissão de vida comunicação condizente que assume um significado e abarcamento de família-comunidade. Um ser humano, mesmo sozinho na vida, deve encontrar na comunidade, afeto, fraternidade, orientação e compreensão. Daí a necessidade da família além da consanguínea. Infelizmente muitas, a sociedade é injusta. O caminho é que cada um se abra para a partilha, a solidariedade e o acolhimento aos excluídos, banindo preconceitos com amor transformador. Educadores são os grandes protagonistas e alguns se esquivam justificando que seu papel é somente instruir. No entanto, como criar ações de aprendizagem eficazes sem entender a necessidade e diversidade do estudante, orientando os caminhos adequados para o alargamento das atitudes apropriadas?

SIMPLICIDADE DE CORAÇÃO

As pessoas correm formando multidões em busca de milagres. Parece que a maioria está obcecada, com os olhos vendados para que possam ver que o maior sinal é o amor difundido nos corações “que se manifesta nos relacionamentos humanos do dia a dia, na humildade de cada lar, na rotina do trabalho, na vida comunitária e nas lutas para a criação de um mundo novo possível.” A infidelidade se apresenta como traição, egoísmo, ganância que gera corrupção originando toda forma de corrupção nos relacionamentos. Sem menosprezar o papel do milagre, jamais se condicione a sinais exteriores porque os sinais vão além do que ocorre constantemente além de crença superficial, de entusiasmo popular, de busca de milagres. É agir, é participar, implica uma mudança de valores, de atitudes e de vida. É levantar quem está caído, dar forças a quem necessita e se encontra em dificuldade é ser incapaz de permanecer indiferente ante as necessidades dos demais, e em especial, quando se encontra com aqueles que sofrem a marginalização. É a conquista pelo testemunho simples nas situações comuns do dia a dia e sabe que é impossível a atração com emprego da força.

quarta-feira, 17 de março de 2021

IGUALDADE

O que deve ser valorizado? Origens genealógicas, laços familiares, consanguíneos, raça, cor, credo, condição social? Nada disso importa, todos devem ter vida plena e em abundância. Quando todos se unem pela defesa dos direitos humanos, da alimentação, do direito à posse da terra e à moradia, pela libertação, serviço, solidariedade, misericórdia, acolhida aos pobres, prática da justiça, do direito de todos a constituir dignamente sua família a melhoria é para todos para a humanidade inteira. Toda a terra é destinada para todos os povos. Seus habitantes devem estar a serviço da vida, e abominar guerras, busca desenfreada de acúmulo de riqueza e de poder, exclusão dos diferentes, pequenos e oprimidos. Equidade é tratar todas as pessoas como iguais, independentes do quão diferentes sejam e é algo básico para uma busca contrabalançada entre os humanos, tanto para o convívio como para a fuga do preconceito, deixando de lado as diferenças e cada vez mais convivendo em um mundo humanizado.

terça-feira, 16 de março de 2021

SER A TERRA BOA

Quais os resultados da semente que cai em boa terra? A semente é a mesma, o que difere são os terrenos onde ela cai. A mensagem muitas vezes, encontra sérias resistências como desconfiança, entusiasmo superficial e influências que são como pedras, espinhos, e quantas vezes morrem sem germinar. Outras tantas encontram terreno fértil e produz muitos frutos por semente. Compete a quem ouve, a quem recebe a mensagem, perpetrar uma revisão do que está fazendo de sua e existência e iniciar-se na prática, como a terra boa ou ignorá-la como terra improdutiva, para fazê-la frutificar ou ignorá-la. Podem se transformar em árvores frondosas e produtivas distribuindo seus frutos para todos que dela se interessam e se aproximam, num círculo repetitivo, de incontáveis benefícios e indefinidas reproduções que irão transformar o mundo.

CIÊNCIA E VACINA - VER PRA CRER

O cientista está sempre buscando, pesquisando para descobrir, para melhorar ou para transportar algo que funciona para outro análogo. As missões que os especialistas se comprometem é intermediar e levar a descoberta ou solução para todos, os que creem sem ter visto e os que desconfiam que seja para o bem. Muitos são portadores da mensagem da boa nova enquanto alguns espalham medo e dúvidas, como acontece com as vacinas. Mesmo sabendo que muitas doenças que trouxeram sofrimentos e mortes no passado, deixaram de ocorrer com a vacinação, ainda duvidam dos benefícios que trazem. Melhor seria se todos pudessem confiar, se nenhum preconceito ocorresse e se houvesse total confiança. Seria o início de uma nova cultura, com dimensão impulsionada a levar a melhoria. Informação apropriada fundamentada em conhecimento científico é a forma de distinguir as notícias falsas. Que saibamos reconhecer o que é verdadeiro para sermos testemunha do bem.

segunda-feira, 15 de março de 2021

SER SEMENTE

Quantos ouvem boa mensagem, mas as preocupações e a ilusão das riquezas a sufocam e elas se tornam improfícuas. Funcionam como sementes semeadas no asfalto que secam e morrem. Ouvir e buscar entender a mensagem sem prática de nada resolve. Cada um recebe a mensagem de uma forma: com superficialidade sem se interessar pelos problemas dos outros, sem questionar injustiças. Para outros somente há interesse em prazeres e festas muitas com atividades destrutivas sem responsabilidade na transformação concreta deste mundo; há também aqueles que a palavra ouvida nada significa diante da conveniência, de ambição e do desejo de ter cada vez mais. Em contraposição há os que ouvem e a conscientização transforma sua vida. Em resposta, integra-se em atividades fraternas e solidárias, se empenha na construção de um mundo renovado, este produz fruto independente de encontrar dificuldades. O bem necessita ser acolhido para produzir o produto necessário. Para que a mensagem seja acolhida por todos, é necessário o preparo, para que seja transformadora, para que a terra que é a vida toda e de todos, esteja convenientemente aprontada para produzir. É a acolhida como forma de vida, com determinação que persiste por toda a vida, é a fidelidade esperada para melhoria da qualidade de vida.

QUE SIGNIFICA BEM-AVENTURADOS?

Do grego makarios: bem-aventurados, significa felizes. Bem-aventurado aquele que der bom exemplo; bem-aventurados os que ouvem boas palavras e as observam. Bem-aventurança é ação recomendada para a confirmação de felicidade vivida quando se prática o bem em benefício comum. Bem-aventurados pelo que tem e é, pelo que acredita, pelo que pode fazer surgir felicidade e paz. Palavras são como fermento que faz crescer uma grande quantidade de massa. Acreditar leva dentro de si uma força transformadora que fará todas as realidades desejadas existirem e ocorrerá como semente que desaparece para manifestar sua grandeza. Sem dúvida o caminho é o da desambição e da humildade que leva ao interesse do outro e beneficia a todos, se entrelaçam como iguais, crescem juntas e produz frutos. Frutificar é produzir o que é bom, é demonstrar supremacia, é fazer a diferença, é tornar possível distinguir o bom do mau e o bem do mal sem, no entanto discriminar até que no final o que for bom será armazenado e o inútil descartado. Crescer é conviver com os problemas e as circunstâncias desagradáveis que todos se deparam na vida. Permanecer fiéis será o sinal precursor do sucesso mesmo encontrando oponente. A grande competência e colaborar para nascer à verdadeira esperança.

domingo, 14 de março de 2021

ACEITAR A TODOS

As pessoas boas jamais se contrapõem ou se afastam dos que pensam ou agem diferente de seus princípios ou valores, nunca se recusam a se aconchegar a alguém. Acolhe a todos indistintamente. Até os que contestam o que elas fazem e pensam. Sabem conviver com uma realidade adversa e se manter fiel, recusando-se a renegar mesmo os que são chamados de egoístas e fazem o que mais lhes convém. São justos, buscam o caminho correto, orientam suas vidas pelo amor, acreditam na força do bem e da verdade. Jamais compactuam com a injustiça, nem empregam a violência para fazer valer suas ideias e seus direitos. Está sempre em busca de descobrir o que e como fazer o melhor deseja seguir o rumo certo. Talvez, mais difícil que aceitar os demais seja aceitar a si mesmo. A aceitação é possuidora do poder transformador é paz sem significar desistir ou resignar-se. A tendência é resistir, batalhar o que nos desgosta e o que traz sofrimento. A falta de aceitação pode trazer amargura, revolta e frustração. Aceitação ajuda a encontrar respostas e ideias para persistir na direção almejada.

sábado, 13 de março de 2021

SER RADICAL NA OPÇÃO PELOS VALORES POSITIVOS

Os valores são tesouros escondidos. São os princípios éticos que norteiam as habilidades morais de ser e agir e regem os procedimentos para estabelecer boas relações. São tesouros impossíveis de serem escondidos. Quem convive com quem os possui sempre os percebe. Para alguns quem encontra tal sabedoria é tido como insano. No entanto, o que possui bons valores está a investir no maior e mais certo dos ganhos encontrou um caminho que é a descoberta que o leva a redimensionar toda a sua vida, pois descobre um sentido novo e por isso se predispõe ao que muitos denominam sacrifício. No entanto, tudo lhe parece leve quando se trata de colocar seus valores no centro de sua existência. A revolução se instala no optante, mesmo que encontre medo e incerteza. Se estiver convicto, sentirá segurança e agirá radicalmente. A sua opção somente deixará de ser incisiva se a determinação for superficial, pois quem encontrou o benefício de boas praticas se arrisca às mudanças e à novidade, troca a alegria passageira e o êxito fortuito por outra maneira de viver a partir do bem e é por isso que valores como acumular riquezas, agir como um individualista, insensibilidade ao sofrimento do próximo e da natureza, são substituídos pela dignidade, justiça, verdade, amor e fraternidade que são o resgate dos valores mais importantes para o bem das pessoas e da natureza. Que saibamos viver tendo como centro da vida os bons valores.

DOSAR O FAZER

Quantos são modelos da vida ativa, parecem incansáveis. Será mesmo? Ou será que estão beirando a exaustão e jamais desistem? Querem a qualquer custo transformar o mundo. Às vezes prejudicam a si mesmo trabalhando com dores, esgotados de cansaço. Se fossem mais ponderados, certamente “devagar e sempre” faria muito mais. O muito feito sem precaução pode se tornar escasso comparando com muito mais que pode ser feito com prudência. Afobação pode se tornar oposta ao fazer com perfeição o que, seguramente afetara o resultado. Dai a importância de se empenhar em fazer o melhor além de fazer o possível. “Faça o melhor que puder. Seja o melhor que puder...” Mahatma Gandhi. É desnecessário sonhar demasiado para conseguir o objetivo e nada resolve querer “dar um passo maior que a perna”.

sexta-feira, 12 de março de 2021

ENQUADRAR-SE NOS PLANOS DOS OUTROS

Quer apoio e colaboração? Valorize as ideias e a forma de agir de seus consortes, acredite neles. O agir ao invés de ser pautado por amplo poder dominante, deve ter a sublimidade do amor. A atuação é consequência de sua "energia", o significado de uma palavra grega que foi, tradicionalmente, traduzida por "milagre". A sociedade atual modelada pela ideologia da subordinação ao poder, está se tornando insensível ao afeto, desconhecendo cada vez mais o que significa amizade. Quando a comunidade vivencia o amor com laços de fraternidade irá restaurar a dignidade e vida plena de seus componentes. O falar com contos e brincadeiras auxilia o entendimento de todos que recebem, aceitam e seguem, pois estão libertos de medo e prevenção, estão em condições de reconhecer a origem do poder e da sabedoria. Que saibamos reconhecer e respeitar o modo de agir do outro.

ABRIR O CORAÇÃO PARA A SOLIDARIEDADE

Como posso ajudar a tantos necessitados? O problema dos necessitados, dos milhões que passam fome resolve-se com a partilha, com a fraternidade que supera todo tipo de desigualdade. O reverso é o apego ao que se possui, enquanto tantas pessoas estão à espera da generosidade para sobreviver. Ajudar exige audácia mesmo que se confronte com hostilidades. Jamais se intimidar, defrontar com prepotentes sem medo, denunciar abertamente a injustiça, a ambição e os desmandos dos opressores que atentam contra os valores da partilha da fraternidade e da vida. A solidariedade sensível extrapola empecilhos dos que optam viver com compromisso. Solidarizar-se é abrir o íntimo para a fraternidade ao próximo. Assumir responsabilidade social é fazer a diferença nesta terra.

quinta-feira, 11 de março de 2021

TER CORAGEM

Quer seja na escuridão da noite, vento forte, tempestade ou em alto mar com ondas agitadas que põem em risco a vida, certamente, sentimos medo. Quando passa e tudo se acalma é um alívio. Mesmo com medo muitos confiam, e acreditam que tudo passará. Alguns se desesperam perante as manifestações da natureza e outras atribulações, perseguições e sofrem imensamente. É neste momento que a coragem deve ser reavivada. Todos podem enfrentar momentos de dúvida, até mesmo os chefes, os poderosos, os consagrados, as lideranças, correm o risco de desconfiar, de perder a coragem e desistir. O ser humano é muito mais que imagina, pode fazer coisas inacreditáveis. Pode também influenciar as pessoas, o ambiente, o futuro. Se acreditar faz milagres, muda a perspectiva, transforma. Se confiar, se aceitar que pode, poderá. Todos podem conseguir se acreditar irá superar e sem fraquejar.

ACOLHER OS QUE SE ENCONTRAM A MARGEM DA SOCIEDADE

Que significa a margem da sociedade? A vida digna, com um mínimo de dignidade e com possibilidade de atendimento de suas necessidades básicas para viver com alegria e paz é destinada a todas as classes sociais, crentes ou ateus, com diferenças etárias, culturas, diferentes gêneros, etnias, orientações sexuais, entre outros, sem nenhuma distinção. Basta aumentar o número dos que acreditam e agem para isso para que o milagre ocorra. Quem acredita e tem coragem, insiste e persiste, jamais se intimida. Nada os faz desistir, persiste no seu objetivo sabendo que fazer de um pode ser pouco, mas realmente “A união faz a força”. È evidente que a união e uma marcante confiança faz com que o desejo se realize. Muitos estão à margem e os que possuem, até mais que o necessário, nem sempre são benevolentes, pacientes e misericordiosos com eles, fecham-lhes as portas. A sociedade ainda é excludente, em muitos falta empatia, acreditam na impossibilidade de recuperação e melhoria, entende que os dependentes químicos, os sem teto, os que praticam atos detestáveis já estão perdidos. Muitas vezes é muito simples acolhê-los, olhar, sorrir, ouvir e escutar, uma palavra de ânimo e confiança, assume uma importância imensa e é capaz de tirar-lhes do torpor, da tristeza, do desânimo. Pode até mesmo livrar alguém do suicídio cujas taxas são assustadoras e nem sempre são divulgadas na tentativa de evitar o incentivo. Que sejamos capazes de superar a rigidez e o fechamento em relação a quem está à margem da sociedade, reconhecendo que, também neles é possível reativar a esperança, estimular a criatividade, renascer a motivação para surgir a melhoria.

quarta-feira, 10 de março de 2021

JULGAMENTOS

Sem se importar quem seja, haverá sempre alguns que dirão: é um sábio, um ser perfeito, um evoluído; outros dirão o contrário. Assim, quanto a mim e você, também poderão ocorrer divergências de julgamentos quanto ao que falarmos ou fizermos. Cabe a nós julgar o que e como estamos nos comportando no falar ou fazer sabendo que alguns poderão criticar. Muitos poderão aceitar elogiar, admirar, mas poderá ocorrer rejeição... Até mesmo muitos que se dizem seguidores encontrarão motivos para serem contrários a decisões, posições, determinações. Quase sempre isto ocorre porque a moral entra em conflito com desejos, ganância, busca desenfreada por poder e prazer ou até por inveja quase sempre inconsciente. O que importa é nossa certeza de estarmos primando pela vida, sua melhoria e preservação. Assim, devemos menosprezar os desejos individuais, o egoísmo que grita alto e se posicionam contrários.

terça-feira, 9 de março de 2021

O QUE FEZ AO LONGO DO TEMPO QUE JÁ VIVEU?

Foi de doação de vida e amor? Suas atitudes resplandeceram como o Sol? Suas palavras tornaram-se brancas e reluzentes se espalhando como a luz? Já ouviu uma mãe dizer ao filho com respeito a você: “- Neste se pode confiar, ouvi-o.” Tem sido manso e humilde, zeloso e incansável, sensato e discreto? Se muitos se decidirem na escolha pelo bem, se convencessem de que é preciso bombardear o mal fazendo o sensato, que é possível escolher o adequado diante de todas as circunstâncias, ocasiões, acontecimentos e conhecimentos, acreditando que o ser humana possui uma competência natural de atravancar suas dificuldades, de fazer boas escolhas e de responder pelo seu desenvolvimento haveria uma revolução positiva contagiosa em prol do bem e do bom e as apropriadas ações germinariam e cresceriam contaminando muitos outros que melhoraria a qualidade de vida no planeta terra.

segunda-feira, 8 de março de 2021

COMO AGIR PARA A MUDANÇA POSITIVA

Porque as pessoas se recusam a iniciar a mudança desejada? Assim como sempre há os defensores de que se devem observar os costumes e tradições bem como, os que querem ser livres sem se importar com a cultura do passado. No entanto, recomenda-se ponderação e prudência, pois muitos possuem dificuldades para mudar seus paradigmas e podem se escandalizar causando desordem aos despreparados que de nada resolverá. Quem deseja ruptura necessita de adeptos e mudar esquemas é algo bem complicado. Os que acham que estão certos se fecham, se recusam a ouvir. Assim, há situação, que é mais importante não indispor com os tradicionalistas que se recusam a aceitar o que até mesmo está comprovado pela prática e ciência. Muitos conservadoristas ficam como cegos, fechados a análise, e até se recusam a arriscar interrogar sobre a verdade: O que foi, precisamente, que a ciência comprovou? Que melhoria trouxe para as pessoas? A história é cheia de deslealdades, de servilismo, de injustiça. Quantos, mesmo sob o jugo do poder, exercem sua liberdade em espaços conquistados fora do alcance deste poder. Muito cuidado se deve ter, quando abrir mão de certos costumes, verificar se estão conforme os interesses e necessidades das pessoas, pois podem transformar mentes modificando o mundo. As falas e atos podem robustecer e fortificar os frágeis dá-lhes força. Assim, ponderar se a mudança irá quebrar o negativo, sobrepondo o positivo. O que acontece dentro cria o que ocorre fora. Quando se acredita, quando muda conscientemente, muda a perspectiva, transforma o mal em bem, libera a criatividade. A lei do “querer é poder” se encontra no íntimo do ser humano. Basta acreditar, mas, de verdade, chegando ao ponto de sentir a sensação proporcionada por ter conseguido, agradecer pela alegria que sente por ter alcançado o que deseja, passando a viver a nova realidade. De alguma forma, os pensamentos se concretizam quer sejam considerados positivos ou negativos, bons ou maus, alegres ou tristes. Acreditar no fazer positivo a alguém ou a alguma coisa (natureza) é defender a vida.

VIVER PLENAMENTE

A vida inicia-se como a semente, como um pequeno grão, que cai na terra, transforma-se e produz muito fruto. Vida plena é a que passa a ser vivida pelo outro, é estar sempre disponível para a ajuda ao próximo, é libertando-se do egoísmo. Está é a verdadeira liberdade, a prática do amor irrestrito que exige esforço, aprendizagem constante, desapego e desprendimento. Atualmente, estamos contaminados por superdose de informações, tão atarefados que nos deixa sem tempo para viver em plenitude. Concentrar-se, ter foco e ir ao encalço de metas, apreciar colegas e família, concentrar-se nos atos que pratica, executar as ações calmamente focando no mais importante, respirar profundamente, escutar e ouvir as pessoas, são algumas atitudes que ajudam na melhoria da qualidade de vida.

sábado, 6 de março de 2021

PERDOAR SEMPRE

Quem compadecer do outro, encontrará também condescendência e compadecimento. As pessoas que se acham possuidoras de poder, os líderes, são quase sempre muito severas e intransigentes, possuem dificuldades de perdoar um companheiro, um subordinado. Fecham os olhos para seus defeitos e esquecem quantas vezes errou e foi desculpado. Pautar a vida pela misericórdia, pela clemência é oportunizar recomeço e melhoria. Quem demonstra para com os demais, paciência, e opta pelo revide e vingança, gera desânimo e tristeza, enquanto perdoando gera uma ação libertadora que demonstra inteligência e demonstra maturidade. Perdoar faz bem a mente e traz paz e alívio à pessoa furiosa, ressentida ou magoada. É diferente de aceitar a conduta danosa, nem tampouco renunciar a valores comprometidos. Perdoar é jamais impor condições de humilhações, restauração nem compensação. O perdão verdadeiro é percebido por atos além das palavras, deixa para trás o passado e vive o agora.

sexta-feira, 5 de março de 2021

SER SOLIDÁRIO COMO AS CRIANÇAS

Certamente, ao ver pessoas doando sem se importar quem é o necessitado é muito difícil de entender. Ser ganancioso e egoísta é a tônica de muitos. Mesmo muitos que falam da necessidade de ajudar se esquivam na hora da prática. Estão de acordo com o imperativo assistencial somente externamente. Outros abrem o coração para a solidariedade, para os interesses dos demais. Esta é a verdadeira liberdade, o libertar-se dos próprios bens, dos próprios interesses, é ter a capacidade de ser empático, que vai além do simpático, é o justo relacionamento com o próximo, o amor gratuito, misericordioso, libertador e sem restrições. É sentir a dor do outro, entender suas necessidades e socorrê-lo. “...aquele que serve à riqueza está consolidando o sistema injusto que oprime e explora os pobres para o aumento dos bens dos ricos.” (José Raimundo Oliva) A simplicidade e a pureza de coração das crianças é um exemplo para inspiração. Assemelhar-se a elas que são alegres, íntegras, francas, depositam toda confiança aos que lhes orientam, são modelos de atitudes existencial. Nascem puras e são despojadas, corrompidas pela deseducação. São relegadas a marginalização, como se fossem diferentes dos seres humanos mais vividos. Deixam de participar, de decidir... Pais as enganam, dão mau exemplo mentindo, sendo desonestos, as agridem, professores fingem que orientam, crescem subjugadas. São especiais, primam pela humildade, nem sabem o que quer dizer soberba. Que sejamos como as criancinhas, desprovidas de soberba e de orgulho que induzem a marginalizar o próximo

quinta-feira, 4 de março de 2021

BUSCAR SEGURANÇA NOS BENS ACUMULADOS - ILUSÃO

Vivemos numa cultura de ambição sem se surpreender quando a maioria aspira somente às riquezas e o poder. Para usufruir verdadeiramente de bens deve também reparti-los rompendo com o apego exagerado e o domínio das fortunas, abrindo o coração aos semelhantes, percebendo suas necessidades e fazendo algo concreto para ajudá-los. O apegado, o que tem o coração fechado às necessidades alheias, que coloca sua confiança nos bens acumulados, confiando que com eles obterá a felicidade é porque precisa descobrir que estamos todos conectados e a felicidade verdadeira se reflete no todo. O espírito de desprendimento, o desapego aos bens, o amor aos semelhantes segundo Steven Cole, um pesquisador da UCLA (Universidade da Califórnia – Los Angeles) fazendo o bem e sentir-se bem tem efeitos sobre o genoma humano aumentando genes antivirais e anticorpos e entre as vantagens em praticar o bem estão: melhora da autoestima; redução do estresse e do nervosismo; estimulo da liderança e da produtividade; liberação da endorfina e diminuição da sensação de dor e das chances de ficar doente. O bem pode ser com trabalhos voluntários, distribuição de conhecimentos, sorrisos... “Não basta deixar de fazer o mal, é necessário fazer o bem” – Paulo de Tarso “O mundo vai acabar pela omissão dos bons” – Albert Einstein

quarta-feira, 3 de março de 2021

PRIORIZAR AÇÕES AOS MARGINALIZADOS

Sempre houve vítimas da marginalização social. Acolher, indistintamente, a todos independente de serem estes considerados bons ou maus, inocentes ou culpados. Quando o ser humano muda e passa a agir com dignidade e bondade com todos, sem se deter no que quer que seja que tenha praticado anteriormente, é assim que é tratado, igualmente, e passa a ser receptador do mesmo copioso amor. Quem age com compaixão, recebe misericórdia. Quem pratica o bem recebe muito mais do que faz e a certeza da paz. Recebe bens que os olhos deixam de ver. Quem liga no coração a lâmpada da beneficência afasta o espírito de ambição e de rivalidade conecta sua bondade a todo o mundo que dela se beneficia. Estamos todos conectados e tudo que fizermos resultará consequências ao todo.

COMO MELHORAR O MUNDO

Algumas pessoas agem de forma infiel, com egoísmo, mau exemplo, aproveitando-se das situações em benefício próprio, recusando os que pensam diferente dele que acaba sendo expulso, pois ele mesmo estará se excluindo ao colaborar com a exclusão de outros. No entanto, muitos vão por diversos caminhos convidando a todos, bons e maus, para tomar parte da edificação de um planeta melhor para se viver. Pouco interessa quem são ou o que foram. Convida a todos para formarem o verdadeiro grupo do bem que com atitudes simples poderá melhorar a qualidade de vida, tais como: sempre é necessário plantar árvores seja em uma área que precisa ser reconstruída ou em seu quintal. Uma ideia é árvore frutífera. Cuide do seu lixo, o que você produzir, com destino adequado. Separe o lixo e atente para a recolha dos recicláveis, ou leve a uma cooperativa ou centro de coleta. Transforme os orgânicos em adubo. Um grande mal é o desperdício seja de alimento, de dinheiro ou de objetos. Antes de comprar, pense e repense. A cultura desenfreada de comprar ajuda a destruir o meio ambiente. O que compramos causa impacto ambiental de algum tipo. Cuide dos seres, independente de que sejam pessoas, animais ou vegetais. Vote consciente, escolha candidatos com bons princípios e valores, cobre dos eleitos. Evite o desperdício de água e energia. Algumas sugestões: ambiente claro ou vazio sempre desligue as luzes, diminua tempo no banho, evite ventiladores e ar-condicionado, junte roupa para lavar ou passar e, se tem feito coisas assim, passe as ideias adiante. Acima de tudo: dê o exemplo. “Seja a mudança que você quer ver no mundo”, como disse Mahatma Gandhi. Que aumente, cada vez mais, o número dos que estejam sempre pronto para responder ao convite para a construção de um mundo melhor.

terça-feira, 2 de março de 2021

VIDA CENTRADA NO AMOR AO PRÓXIMO

Os preceitos foram se multiplicando e se tornaram um conjunto intrincado e complexo de normas englobando até situações bem simples. Viver passou a estar sempre envolvido em cumprir o legalismo. Nesta situação, certamente, os donos do poder que usam as leis para dominar o povo e obter vantagens pessoais sempre encontram brechas para tudo que fazem. Quem sabe o que é essencial, supera a complexidade da lei e resume todos em um só: Amar a todo ser, toda criação. Todo agir tem sentido se conduzir a prática do amor, tudo é compreendido com e pelo amor. Sem amor fecundo e produtivo, o ser humano vive num vazio numa inutilidade que machuca, incomoda. O amor que é a responsabilidade social, a solidariedade e a equidade é o centro, o mais importante de todos, porque engloba todos os demais. Amar é o centro, amando se cumpre intensamente todos os preceitos. Felizmente, muitos seres são sinônimos de amor, capazes de usar sua voz e sua vontade para sentir com o outro, suas alegrias e suas dores, seus medos e suas esperanças. Isto é amor.

CORAÇÃO DESAPEGADO

As pérolas finas do maior tesouro constituem de alegria, paz e tranquilidade de quem descobre e vive estas riquezas gratuitas, estes bens maiores. Quem os descobre e os valorizam é capaz de deixar os demais bens por eles. Seus valores estão ocultos. Uns não percebem seus valores e ficam indiferentes. Outros percebem sua grandeza e renunciam a tudo para conquistá-los. Quem o encontra, descobre também, o valor do serviço aos empobrecidos e excluídos. Descobrem o "tesouro" na própria realidade do mundo, a partilha, o empenho na implantação da justiça que permita a todos o usufruto dos bens deste mundo. É a grande alegria do convívio fraterno e da comunicação do amor. Daí ficarem em segundo plano, os projetos de sucesso segundo os critérios do mundo dos negócios e do lucro. É o projeto onde vigora a dignidade humana e a vida plena. Incorporar-se do espírito de igualdade, convencer-se, de que a verdadeira grandeza é colocar-se a serviço de todos, na simplicidade. Qual a melhor orientação, falar ou fazer? Muitos possuem uma teoria extraordinária, mas há um grande descompasso entre o que pregam, o que orientam e o que realmente fazem. Sabem propagar normas que os beneficiem. No entanto, sua vida regula-se por preceitos pouco severos e as exigências, para eles próprios, são amenizadas. Assim, dão péssimo testemunho de vida. Falta-lhes coerência, para agir conforme apregoam porque mais importante que falar é agir dando testemunho de vida. Quando existe incoerência, quando os orientados percebem que recomendam severidade que amenizam para si próprios, as palavras pouco geram efeito. O agir deve ser pautado pela modéstia, fazer para demonstrar, para aparecer, para chamar a atenção, buscar deferência, foge completamente do ideal. Na nossa sociedade é fácil ver como as leis são feitas para serem cumpridas pelos outros, jamais para aplicá-las aos que as fazem e as disseminam, mas agem com corrupção. Existem inúmeras leis, regras, decretos e seus pregadores as usam para buscar benefícios e dominar o povo.

09 DE JANEIRO: DIA DO FICO

“O Dia do Fico foi um evento histórico que ocorreu em 9 de janeiro de 1822, quando o Príncipe Dom Pedro I decidiu permanecer no Brasil, con...