sábado, 23 de abril de 2022
Novena a São Vicente de Paulo
Nesta novena, por devoção ao nosso padroeiro, queremos
demonstrar nosso respeito, admiração e nossa intenção de imitá-lo. Ir até:
https://drive.google.com/file/d/1aYLy2VjtUwswmVrlg1Rj_rgKHMsqJlOh/view
Livreto missões São Vicente de Paulo
https://drive.google.com/file/d/1DiGVQMPid933f_fU_MLE9G47_Mcc49h3/view?usp=sharing
sábado, 16 de abril de 2022
quarta-feira, 13 de abril de 2022
INCENTIVO AO AUTODIDATISMO Com reaproveitamento - reutilização
DEFINIÇÃO DE AUTODIDATA
O autodidata é uma pessoa que busca conhecimento sem a apoio de outra, ensina a si mesmo, se instrui por empenho próprio. O autodidata tem capacidade de aprender de forma autônoma, administrando seu procedimento de estudo. Na maioria das vezes, autodidatas são motivados, estimulados.
O autodidata estabelece os recursos de aprendizagem, seu cérebro busca as habilidades e informações que possui para construir conhecimentos e investiga auxílio, sem depender de orientações de uma pessoa especifica para aprender. Podem utilizar os recursos da internet, vídeos, textos, livros, revistas.
O que define o autodidata é aprender sem depender de uma instituição, escola, ou curso formal para instruir-se. A maioria das pessoas são autodidatas ou seja, tem capacidade de aprender sem a “ajuda” de alguém, com dedicação e esforço.
BENEFÍCIOS
O autodidatismo, procedimento de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo e intelectual de forma autônoma, estimula a curiosidade, desenvolve a criatividade, aumenta a eficiência para cumprir metas, é mais versátil e mais competitivo e, ao obter mais conhecimentos, se torna mais motivado, cada vez com mais vontade de buscar mais informações.
Assim, Autodidata é alguém curioso, que aprende por seu próprio esforço, pesquisando, procurando subsídios sobre determinado assunto. É um procedimento de autoeducação. Busca desvendar tudo e esclarecer dúvidas, referentes ao componente de interesse, quer seja na internet, em livros, revistas ou perguntando a pessoas o que amplia o apropriamento de outros conhecimentos.
Um primeiro passo importante para que a pessoa se torne autodidata é valorizado e preservado sua curiosidade infantil. Crianças se aprofundam e querem respostas precisas. Se forem estimulados e incentivados poderá se tornar um autodidata.
No decorrer do tempo o conhecimento adquirido de forma autônoma, vem sendo valorizado como é o caso de pessoas que executam tarefas, exercem uma arte ou outro ofício sem ter feito curso e, ao longo do tempo, passam a ter o reconhecimento legal da profissão, com certificação legal, como um diplomado.
Geralmente quem aprendeu sozinho é porque gosta do que faz. Sua profissão é como um hobby, ele acaba sendo um especialista que amplia seu potencial e até desenvolve teorias. Muitos artistas, mecânicos, carpinteiros, desenhistas, modistas, por exemplo, aprendem e viram mestres em suas profissões por seu próprio esforço.
Alguns autodidatas:
• Abraham Lincoln: como só estudou por apenas 18 meses, teve que ler muitos livros para complementar sua aprendizagem. O 16º presidente americano, que veio de família pobre, conseguiu se tornar advogado aos 25 anos;
• Albert Einstein: um dos autodidatas mais conhecidos do mundo, o pai da teoria da relatividade tirava notas baixas quando era criança em matérias como história e geografia. Já em matemática e física ele era muito bom, habilidades que ele desenvolveu durante toda a vida;
• Santos Dumont: considerado um grande inventor brasileiro, ele adquiriu interesse em mecânica ainda quando era criança, desenvolvendo estudos na área de construção de equipamentos para o voo. Na adolescência observava pássaros para estudar sua constituição física.
Outros:
Alexander Graham Bell (cineasta e inventor)
Bill Gates (fundador da Microsoft),
Charles Dickens (romancista),
Henry Ford (fundador da Ford),
Jimi Hendrix (guitarrista, cantor, compositor e produtor),
José Saramago (escritor),
Machado de Assis (escritor),
Stanley Kubrick (cineasta),
Walt Disney (cineasta, produtor e animador),
Woody Allen (cineasta, musico, roteirista, escritor),
Atuais:
Zezé de Camargo e Luciano (autores e cantores)
Nós:
Geraldo Soares Siqueira (Foi para escola um mês e era um homem de + de 7 instrumentos, difícil é descobrir algo que ele não fazia)
https://rosacriarecriar.blogspot.com/2018/08/papai-minha-gratidao.html
https://rosacriarecriar.blogspot.com/2021/06/papai-meu-querubim-de-botina.html
https://rosacriarecriar.blogspot.com/2021/08/homenagem-aos-pais.html
Maria Rosa de Siqueira (Modelista, costureira, educadora e domina informática) https://youtu.be/ORPbNla-WTk Como a educação mudou a vida de uma pessoa, a minha vida.
https://youtu.be/G0P_6SqisMI Sobre o autodidatismo da presidente da JACOMINESP
https://youtu.be/J_Rb_PBOsjY Ebook iniciação a modelagem costura e artesanato com retalhos
https://youtu.be/NTn9k7gb0lw Introdução a qualidade total e os 5s japoneses
https://youtu.be/2wVp7bGpDg8 Importância do estudo
https://rosacriarecriar.blogspot.com/2021/05/como-estimular-criatividade.html
Entre outros.
Nota-se que a prática autodidata é para qualquer tipo de estudo.
PARA SER UM AUTODIDATA
Faça cursos online
Defina o que você quer
Leia muito, também online
O YouTube é uma excelente ferramenta, acumula uma gama de assuntos que podem ser aprendidos
Organize o tempo, os estudos, todas as atividades
Pratique o seu conhecimento
Seja organizado – Faça do sistema, 5s japoneses uma rotina
Tenha foco nos objetivos
Tenha iniciativa
Tenha responsabilidade.
Existem profissões que podem ser exercidas por pessoas sem formação se tiver habilidade e vontade. Ser autodidata é para todos. Só requer organização e esforço.
DEFINIÇÃO DE REAPROVEITAMENTO
Reaproveitar é utilizar outra vez algo, aproveitar; torná-lo útil; usufruir ou desfrutar novamente; reutilizar algo que seria descartado. Ao encontrar outras utilidades para coisas que seriam “jogadas fora” é uma forma de evitar o desperdício e prevenir a poluição. Converter os materiais que as pessoas não querem ou não precisam mais, ou as sobras da fabricação e consumo de produtos em coisas novas, usando-as em artesanato, customizando (personalizando ou adaptando-as) pode se tornar um trabalho prazeroso e lucrativo, pois geram produtos com valor monetário.
JUSTIFICATIVA
Tendo em vista a importância do autodidatismo a associação JACOMINESP realizará eventos e atividades para incentivar os participantes a exercê-la. Provavelmente, neste período que estamos em pandemia, as pessoas devem ter tido muita dificuldade para fazer e para aprender, em períodos de afastamento social, principalmente os estudantes e os trabalhadores pela falta de prática do autodidatismo. Houve um grande número de reprovações escolares nestes 2 últimos anos.
OBJETIVO
Estimular a motivação para o desenvolvimento do autodidatismo com atividades de criação/artes com reaproveitáveis, concursos de leitura, escrita e outras.
FAIXA ETÁRIA: de 9 a 17 anos
AÇÕES CONCRETAS
Promover concursos de objetos confeccionados com sucatas, principalmente ligando às datas comemorativas como por exemplo: confeccionar uma lembrança para o dia das mães com reaproveitáveis.
Os reaproveitáveis e os materiais complementares poderão ser fornecidos pela Associação JACOMINESP. Caso o participante não tenha acesso à internet poderão ser emprestadas revistas de artesanato.
O pré-requisito para participar será assistir o vídeo https://youtu.be/NTn9k7gb0lw ou ler um texto e responder um questionário sobre Introdução a Qualidade Total e os 5Ss Japoneses (podendo haver atividade prática) e interpretação de textos sobre Reaproveitamento e Autodidatismo no ato de entrega do objeto, adaptado a idade e o nível de desenvolvimento Com solicitação de que comentem bom pelo menos 2 pessoas.
O julgamento será feito por voluntários que vem participando das atividades da associação sem identificação do participante.
Será solicitado aos pais/responsáveis autorização para participação.
As premiações, até o terceiro colocado, serão sempre em objetos ou invés de serem em dinheiro para evitar o uso indevido do valor com algo considerado prejudicial. No ato da inscrição, será informado de até quanto será o valor da premiação e o inscrito solicitará e descreverá o que deseja ganhar e onde comprar, de acordo com o valor, caso esteja entre os premiados informando por escrito no ato da entrega do objeto. Só poderão fazer parte dos pedidos prêmios considerados construtivos, formativos, educativos e que ajudem a formar princípios e valores considerados positivos, de uso pessoal ou usados para lazer. (Brinquedos como qualquer tipo de armas, estão fora de cogitação). Poderão receber certificado.
PREMIAÇÃO
O valor da premiação será definido, em cada evento, de acordo com as doações que a associação obtiver. Para o próximo Dia das Mães de 2022, Lembrança para a mamãe com reaproveitáveis.
A Associação JACOMINESP possui revistas de artesanato para emprestar.
AUTORIZAÇÃO PARA MENOR PARTICIPAR DOS EVENTOS DA JACOMINESP
Eu, ________________________________________________________________, responsável por: ________________________________, nascido em: ___________, portador da Carteira de Identidade no.: _______________ Órgão expedidor: _______, e do CPF_________________, residente à ________________________________ , WhatsApp outra forma de contato:________________________________________, autorizo o menor acima identificado a participar de todas as ações na Associação JACOMINESP, CNPJ 06.334.721/0001-14 situada na QS 305, Conjunto 2, Lote 03, Samambaia-DF, tais como: oficinas, concursos, cursos, voluntariado, e outros.
Estou ciente de que serviços voluntários não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim. Neste caso, eventuais despesas poderão ser ressarcidas pela associação, mediante autorização prévia, por escrito, e poderá solicitar comprovação.
O presente termo vai assinado pelo menor, seu responsável e pelo representante da associação.
Samambaia, _____ de _____________________ de ______.
Assinatura do menor Assinatura do responsável
Pela Associação
REAPROVEITAMENTO
Quando praticamos um novo aproveitamento, quando reusamos ou reutilizamos alguma coisa para a mesma função a que foi criado ou outra, quando recuperamos algo que sofreu algum dano, para novamente ser usado, estamos participando de algo que ajuda nosso o bem-estar e das gerações futuras. Quando jogamos algo fora (Onde é mesmo o fora se a terra é nossa casa?) sem repensar a reutilização ou reciclagem, estamos beneficiando toda a humanidade, toda a Terra. Além disso, recusar ou reduzir embalagens desnecessárias e tudo o que puder ser substituído por algo menos poluente e evitar o desperdício, até mesmo de pequenas ou poucas coisas, bem como separar o lixo para a coleta seletiva (separar os produtos recicláveis, para que sejam levados para as indústrias e transformem-se em novos produtos, dos Biodegradáveis) estamos evitando a destruição do planeta Terra.
Assim também, antes de comprar alguma coisa repensar se realmente é necessário, o ideal é que reaproveitemos o máximo possível, água, alimentos, produtos eletrônicos, roupas, etc. e que transformemos o que for possível.
O lixo pode prejudicar o ambiente e as pessoas, atrai insetos que causam doenças como dengue, zica, chikungunya, ratos que transmitem leptospirose e peste bubônica e pombos que provocam salmonelas, histoplasmose e criptococose além de causar poluição atmosférica, poluição hídrica, poluição do solo e poluição visual.
AUTODIDATISMO
Você acha que pode aprender alguma coisa sem que ninguém esteja te ensinando? Muitas pessoas aprendem sozinhas “ensinam a si mesmas” lendo, observando, consultando a internet, perguntando e tentando. Isto é chamado de autodidatismo e a maioria das pessoas são autodidatas, ou seja, tem capacidade de aprender sem a “ajuda” de alguém, com dedicação e esforço. Os autodidatas são notados pela sua força de vontade e insistência em aprender algo.
Nosso cérebro tem muito mais capacidade do que a gente pensa. Quando a gente fica curioso e procura criar, a gente se torna cada dia com mais vontade e mais capacidade de fazer muito mais coisas, de cada dia descobrir mais e ter muito mais conhecimento.
Geralmente quem aprendeu sozinho é porque gosta do que faz e acredita que é capaz. Sua profissão é como uma distração. Muitos artistas, mecânicos, carpinteiros, desenhistas, modistas, por exemplo, aprendem e viram mestres em suas profissões por seu próprio esforço.
Na vida a gente vai compreendendo aos poucos, com esforço particular, decida o que vai aprender, busque e pesque o material necessário para a aprendizagem, prepare um local de estudos apropriado, onde se sinta bem, que seja arejado e calmo.
“Uma observação: ter hábito de estudar não significa ler, escrever, enfim, o tempo inteiro. A mente e o corpo também precisam de descanso. ”
domingo, 10 de abril de 2022
PERDÃO
O que quer dizer perdoar? Perdoar e pedir perdão são tarefas difíceis. E quando alguém nos machuca, isto fica de certa forma impregnado em nosso coração, em nosso cérebro que a gente acha que não vai conseguir mudar. Às vezes parece impossível, não é? Perdoar deve fazer parte da nossa vida e é condição para uma vida mais plena e coerente. Assim como o perdão de Deus é sem limites. O esforço em perdoar é gigantesco e nos aprimora em nossas jornadas. Por que devo perdoar? “De fato, se vocês perdoarem aos homens os males que eles fizeram, o Pai de vocês que está no céu também perdoará a vocês” (Mateus 6, 14). “Quando vocês estiverem rezando, perdoem tudo o que tiverem contra alguém, para que o Pai de vocês que está no céu também perdoe os pecados de vocês” (Marcos 11, 25). Quando repito essas passagens, costumo ouvir que isso é porque ninguém nunca me fez mal. Evito falar sobre as coisas negativas ou escrever, mas preciso contar algo: Até mesmo aqueles que se dizem representante de Jesus na Terra, já me magoaram muito. O que eu peço é que eu tenha a possibilidade de pagar com o bem. Hoje ocorreu uma delas, só para vocês verem que eu também passo por essas dificuldades. Quando eu me mudei para Samambaia a CEB recusou o meu pedido de ligação de energia por 3 vezes, diziam que faltava infraestrutura. Foram dois anos sem energia. O primeiro a fazer a caridade, de nos ajudar foi o Posto de gasolina em frente. Era um risco estender o fio passando pelo asfalto. Como a solução se arrastava, tive a péssima ideia de pedir ao padre da igreja vizinha, pois só há entre nós um lote vazio. Foi um custo conseguir falar com ele. Tive que marcar para falar com o santo. Quando pode atender-me expliquei “tim tim, por tim tim” quem eu era e o que pretendia. Lamentavelmente ele se recusou. Não era o vigário. Quando me desculpei, ele com o dedo em riste, em tom tão alterado que assustou-me: “Se a Senhora frequentasse a igreja, saberia muito bem que eu não sou o vigário! ” Foi bem estranho pois eu disse que morava em Taguatinga Sul e estaria me mudando para cá porque a associação sozinha sempre é vítima de ladrões e vândalos. No P Sul foram 7 invasões. Naquele momento tive vontade de dizer a ele que o meu Deus era diferente do dele. Provavelmente só pioraria as coisas. Sai de mansinho com a intenção de jamais voltar ali. Mesmo assim, me esquivando com muito medo do padre, procurei os vicentinos e frequentei algumas reuniões, mas senti-me também excluída, eles prometiam passar na minha casa para ir com eles as visitas e nunca apareceram. Até que não os encontrei mais... O pior de tudo é que isso nunca saiu da minha cabeça pois a igreja é vista por mim, todos os dias, todas as horas. Quando vendi uma escola, os empregados me perguntaram onde me encontrariam, além de minha casa, eu disse a eles que seria na paróquia mais próxima. E foi o que aconteceu, por 10 anos, na paróquia São Vicente de Paulo em Taguatinga Sul, quando o vigário era o Pe. Katê. Isso para dizer a vocês que o perdão se dá, por atos bons e ausência de atos ruins, de vingança, e hoje, tive a oportunidade de ceder à igreja, energia elétrica para a um evento em frente à Associação Jacominesp (criada pelo Pe. Katê), que mantenho com minha aposentadoria e é minha casa.Também, um certo dia, uma Senhora chega à minha porta e pergunta o que é a cabeça pendurada lá em cima. Inocentemente eu expliquei que era a cabeça de um boneco gigante do padre Katê, que fiz para a sua campanha eleitoral e agora uso como espantalho. Também tinha um círculo parecendo os de poder mágico de enfeitiçar, ela disse. Respondi que é para hipnotizar os pombos, pois a reportagem na qual eu me inspirei no endereço: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-40723787 tem o titulo: "Por que uma igreja no centro de São Paulo resolveu hipnotizar pombos?" Aí ela disse que era da igreja é que eles estavam conversando que parecia coisa de bruxaria. Fiquei boquiaberta! Também um garotinho, o Ruan, enquanto os outros entravam, ele ficava arredio. Quando eu o convidei para entrar ele me disse que a avó disse que eu ia dar veneno para eles. “Perdoar é permitir que a pessoa se aproxime” (Efésios 2, 13). Perdoar, diferente do que parece, é um procedimento dolorido, mas necessário. É como um ferimento. Mexer, limpar e passar o remédio é o que ajuda cicatrizar e parar de doer. Expor uma ferida da alma é desconfortável, mas ajuda na cura. O perdão genuíno nos torna melhores para nós mesmos, e para todos. É por estas e outras como ser chamada de “Maria das dores”, ser motivo de chacota nos transportes coletivos, falso testemunho e outros, que pode desencadear síndrome de pânico e outros problemas. O transtorno do pânico (TP), provoca crises de aflição inesperada e violenta, com intensa sensação de medo e mal-estar, com uma gama de sintomas físicos é tão apavorante que a gente deseja morrer pela sensação que se sente.
Assinar:
Postagens (Atom)
09 DE JANEIRO: DIA DO FICO
“O Dia do Fico foi um evento histórico que ocorreu em 9 de janeiro de 1822, quando o Príncipe Dom Pedro I decidiu permanecer no Brasil, con...
-
Por que teatro? Porque é uma das mais extraordinárias formas de construir conhecimentos de fixar saberes. Os missionários católicos já usav...
-
Todos nós vivemos momentos inesquecíveis. Resolvi escrever parte do que vivi, algumas passagens são hilariantes. Todos nós precisamos apren...
-
Selecione e ir até: https://drive.google.com/file/d/1dD5khgM7MITK7btisHPu4-UZzqoR5rmC/view?usp=sharing Obs.: alguns capítulos em vídeos -...