domingo, 15 de janeiro de 2023
CRIATIVIDADE NA ESCOLA
A criatividade é indispensável na prática educacional. É um objetivo que o educador deve ter em mente ao planejar qualquer atividade do currículo. Isso porque a criatividade está presente em toda atividade que a criança realiza e não somente nas atividades que comumente são chamadas de “artes plásticas”. Nesse sentido, a criança poderá demonstrar sua criatividade tanto nas situações que envolvem aquisição do conhecimento físico ou lógico-matemático, quanto nas situações em que faz uma modelagem ou uma pintura.
A atividade criadora implica que o sujeito faça algo novo para ele, relacionando à sua maneira as coisas que antes não estavam relacionadas. Portanto, pode-se afirmar que a aquisição da noção de conservação é também um ato criador. Para que a criança chegue à noção de conservação é preciso que relacione de uma nova maneira os dados que tem ao seu dispor. Ela passa a admitir a conservação observando os mesmos dados que a levaram a negá-la anteriormente. É a maneira nova de relacionar os dados que permite à criança compreender a conservação. Relacionar os dados de uma maneira nova é um ato criador. O produto deste ato, nesse caso, a conservação, é algo inteiramente novo para ela.
A criatividade é estimulada quando:
O ambiente escolar é estimulante e o clima da sala de aula é isento de tensões
A criança é encorajada a ser independente, a ter iniciativa própria e a atender seus interesses
A criança é encorajada a dizer exatamente o que pensa sobre as coisas e a ter ideias novas.
As respostas da criança, mesmo as falsas, são aceitas pelo educador.
A criança é encorajada a inventar novas regra para os seus jogos.
As crianças têm oportunidade de jogar ou trabalhar em grupo.
Criança é encorajada a dar várias respostas a uma mesma situação-problema.
Os conteúdos e as atividades do programa interessam a criança.
São criadas situações propícias para a descoberta ou reinvenção.
A criança tem oportunidade de manifestar o seu pensamento através de gestos, desenhos, modelos, construções etc... MAMÃE BAVA... Os aprontamentos de meu filho Gabriel, sua criatividade, sua iniciativa, estão escritas com o título UM MENINO E TANTO https://rosacriarecriar.blogspot.com/2020/06/um-menino-e-tanto.html. Bem como, com o mesmo título, no livro CRÔNICAS VIVIDAS no blog rosacriarecriar.blogspot.com/.
Etapas da Criatividade:
Preparação – define-se o problema e apresenta o desafio
Incubação – lança-se o problema para que se desenvolva na mente. Quem não consegue resolver pode passar até dias pensando.
Iluminação – as ideias começam a surgir borbulhando
Verificação – constatação se a ideia resolverá o problema
Aplicação – executam-se os processos que conduzem a solução
No caso da escola podemos resumir:
Familiarização com o problema – questionamentos – compreensão do problema
A Incubação também chamada de ruminação – surgimento das ideias
Se “transpira” – pensa-se estar perdendo tempo na análise das ideias para concluir qual será aproveitada. Analisa-se os “pontos fracos” as alternativas
Relaxamento – físico e mental – a solução aparecerá em momentos de calma e até mesmo de sono
Iluminação que os adolescentes chamam de “sacação” ou “bolação” “tá ligado” – aciona-se o pensamento usando-se o potencial para gerar ideias. Às vezes se pensa estar “andando em círculos”
Desenvolvimento e concretização
Todos os descobridores como Tomaz Edison quando inventou a lâmpada elétrica e Alexander Fleming que percebeu ser o fungo o assassino das bactérias empreenderam grandes esforços criativos.
Ao se lançar um problema, deve-se orientar os educandos de que a pesquisa deverá ser feita de forma meticulosa; pesquisas em livros, artigos em revistas ou jornais, entrevistas etc.
O educando deve acreditar e confiar de que é capaz de encontrar a melhor solução.
Para que a incubação conduza a solução de forma eficiente, lança-se o problema e o lado esquerdo do cérebro com a devida permissão, relaxa-se e lança-se na fase do “não fazer nada” em atividades relaxantes, até a iluminação. As ideias que surgem devem ser registradas a medida que forem ocorrendo.
Quando temos um problema a resolver devemos abandonar os pensamentos negativos buscando algo positivo, mudando-se o enfoque, pensando mais na solução do que no problema, como por exemplo, planejar um ambiente com aulas mais excitantes e com maior poder de retenção:
O que está no meu controle?
O que posso fazer para aumentar a eficiência e a eficácia?
A procura de soluções criativas é espontânea?
Imagine qual a imagem que quer que os educandos levem de você como professor, o que pode fazer para merecer ser escolhido para paraninfo, patrono ou receber homenagens de seus alunos. Quando você muda a forma de pensar muda a forma de agir. Se você passa a maior parte do seu tempo dentro de uma sala de aula esquecendo-se do mundo lá fora, o mundo real que tipo de professor é você?
V - Relação criatividade-ensino – sugestões - praticar – ARCO IRIS DO SABER
1. Brincar com pensamentos e com ideias:
Peçam aos educandos que formem imagens mentais e as desenhe.
2. Use analogias e metáforas (semelhanças e comparações)
Escolha duas pessoas para descrever as semelhanças e diferenças.
3. Exercite a imaginação e a fantasia na resolução de qualquer problema:
Escreva uma receita de bolo com as qualidades de seus colegas.
4. Como seria a escola se todos fôssemos surdos?
5. Como seria um jardim se as plantas falassem?
6. O que você mudaria na sua escola se tivesse uma varinha mágica?
7. Explore a Língua Portuguesa brincando com as palavras, explore os erros sem crítica, se o educando escreve lobo mal, com “l” ou ora sem o “h” qual será sua atitude/
8. Explore os contos de fadas: misture-os, troque o final, imagine um dos personagens contando a
Estória e “puxando a brasa para a sua sardinha”. Escolha um personagem “vilão” conhecido e conte o que realmente sucedeu na estória.
9. Peça aos educandos para contarem a História do Brasil ou Geral como se eles fossem os personagens. Peça-os, para escreverem colocando-se no lugar de Pero Vaz de Caminha.
10. Transforme as Regiões Administrativas (Cidades Satélites), o lago Paranoá, os monumentos do DF, em personagens e invente uma estória. Além de trabalhar Redação e gramática estarão trabalhando a interdisciplinaridade.
Diga-lhe que o lobo mau está realmente doente e mal da saúde psicológica quando maquina suas maldades. Se aparece “ora” de relógio sem o “h” diga-lhes que o seu relógio ora está adiantado, ora está atrasado, na marcação das horas. Como pode tal acontecer se relógio que atrasa não adianta?
Coloque os educandos em posição confortável e peça-os que imaginem por exemplo uma viagem a uma fazenda, a Beto Carrero Word... o que veem, o que sentem...
Concluindo, construir o conhecimento criativamente é muito simples e divertido. A exigência é de que o professor seja também criativo. Ser criativo é transformar a arte de educar em algo prazeroso, capaz de modificar desde os seres humanos até o próprio mundo.
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