domingo, 8 de setembro de 2024

DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO - 8 DE SETEMBRO

A alfabetização exerce um papel fundamental no desenvolvimento de cidadãos conscientes. Quem lê melhor compreende, analisa, questiona e tem mais condições de melhorar o mundo. 1. O que é Construtivismo? Como o Construtivismo acontece na prática? Construtivismo é uma teoria de Piaget de que as crianças têm características próprias que devem ser respeitadas pelos educadores. Na alfabetização em especial, os desenhos, as pinturas, a criação plástica, a linguagem e as atividades lúdicas, desempenham papel particularmente importante. Os objetivos, conteúdos e atividades hauridos da teoria psicogenética deve orientar seus esforços para a criatividade e para a formação dos sentimentos, onde o professor é o mediador da aprendizagem que deve estimular a inteligência emocional com a valorização da capacidade individual para um perfeito equilíbrio e integração social. 2. Quais as dificuldades quanto ao construtivismo? Fui nomeada professora em 1966, aos treze anos. Quando cursei Pedagogia me identifiquei com os resultados das pesquisas de Piaget que demonstrou a existência de fases diferenciadas no desenvolvimento cognitivo, desde o nascimento até a adolescência. Suas reflexões fornecem aos educadores algo como óculos de longo alcance que permite observar melhor o que está em curso no processo ensino/aprendizagem. As maiores dificuldades são com relação a aceitação por muitos pais/responsáveis que possuem uma cultura arraigada de que o mais importante é a disciplina, bem como a construção do conhecimento deve ser algo imposto e como consequência, é difícil, ruim...para eles o que vale é a nota. A escola, como quase tudo na vida, é vista como um mal necessário que deve ser frequentada com sacrifício. O educando precisa se convencer que é necessário estudar para ter sucesso financeiro, ter estabilidade e ser feliz no futuro. E o futuro quando será? E o agora como fica? No entanto, como o construtivismo trabalha com a realidade do educando, os conteúdos devem ser adequados a cada grupo, a cada criança. O aprender deve ser algo significativo para ser prazeroso e efetivo. 3. A inserção do construtivismo no currículo das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental é um grande desafio? Porque? Ainda é... a obra de Piaget revolucionou o pensamento moderno, se espalhou e criou raízes que vem produzindo frutos no panorama educacional em todo o mundo. No entanto, as coisas mais difíceis de mudar no ser humano são seus paradigmas. A escola parou no tempo e no espaço embora, após a última década do século passado, as coisas vêm mudando gradualmente. Para tanto é necessário investir na capacitação, desenvolvimento, onde o estudo e a reflexão da equipe de trabalho, a redução de improvisações, a participação da família e da comunidade, ajudarão no sucesso e coerência da experiência escolar e, como consequência, o educando construirá efetivamente seu conhecimento. 4. Fale-se muito da psicogênese da alfabetização. Como você explica a psicogênese? As crianças constroem diferentes hipóteses acerca da escrita antes de chegarem a compreender as bases do sistema alfabético. Para tanto a influência genética (inteligências múltiplas) e psicológica (fruto do meio) é muito importante. Trabalhar Percepções, Esquema Corporal, Estruturação Tempo-espacial, Desenvolvimento do Pensamento e Habilidades Motoras. Conhecer as dificuldades psicológicas e genéticas da criança desde a pré-alfabetização são fundamentais na formação e construção do conhecimento. Nas experiências que tive como mãe e educadora pude perceber que as crianças demonstram seus sentimentos, suas emoções, seus problemas e dificuldades utilizando-se das artes plásticas, do desenho e pintura, das atividades lúdicas e na forma de ser e agir. Questionando com as crianças quanto aos trabalhos e desenhos, pode-se descobrir problemas que estão vivenciando, expondo os trabalhos executados a escola oportuniza que a comunidade escolar, fazendo apreciações com comentários, investigando os procedimentos utilizados pelas crianças, realize troca de informações, troca de experiências, de valores estéticos e preferências que enriquecem a sensibilidade e a inteligência, propiciando a interação, também, com a família ao acompanhar o desenvolvimento do educando. 5. Tenho ouvido falar que o construtivismo não é muito trabalhado com o quadro-de-giz. Como trabalhar e como isso acontece no início do ano? Sugiro utilizar-se de algo precioso na educação para despertar a curiosidade e estimular a criatividade: SUCATAS e o que oriento aos educadores em nossos encontros para aperfeiçoamento e até mesmo no acordo (adaptado do texto de Carlos Drumond de Andrade) a seguir: COMPROMISSO Após, ouvir, discutir, participar, construir conhecimentos, neste encontro que hoje se encerra, EU PROMETO: • Tudo fazer para que meus alunos cultivem a curiosidade e a alegria de aprender, tão naturais no ser humano. • Encontrar e utilizar meios para que os educandos se acostumem a pensar, a raciocinar... a encontrar soluções. • Trabalhar com os estudantes a educação do corpo e dos movimentos para conservarem a saúde. • Discutir com os educandos assuntos sobre a natureza, o ar, a matéria, as plantas, os animais, seu próprio corpo, DEUS... • Trabalhar para que não somente conheçam, mas se preocupem e preservem a natureza. • Construir o conhecimento pela observação, pela descoberta, pela experimentação... transformando e criando... • Buscar o conhecimento de nossa história, de nossa terra, de uma maneira viva e atuante. • Tudo fazer para que usem bem a nossa língua... e pensem e expressem com clareza e amem a literatura e a poesia. • Usar com os menores materiais concretos para que para que formem corretamente os conceitos matemáticos, os conceitos de números, as operações... usarei palitos, tampinhas, caixinhas, latinhas, porcariinhas... para que aprendam brincando. • Irei banir das atividades: copiar pontos, decorar sem entender (nomes, datas, fatos...) • Jamais aceitarei conhecimentos “prontos”, mediocremente embalados em livros descartáveis. • Nunca deixarei que os estudantes fiquem passivos, ouvindo e repetindo, repetindo, repetindo.... Ouvirei mais e darei atenção a todos... • Buscarei sempre desenvolver a sensibilidade (que todos já possuem), para apreciar o que é terno e bonito. • Lembrarei de atividades para que os educandos descubram a importância da boa convivência, da cooperação, do respeito, do saber viver em união. • Oferecerei múltiplos meios para que cada estudante expresse seus sentimentos, suas emoções... • Buscarei em DEUS força e coragem para ser um educador competente e consciente do amor que tenho para dividir... No ato da matrícula o pai/responsável já deve receber informações de como será o trabalho da escola: o educando participa, sugere, critica... constrói, descobre... brinca, joga, faz apresentações, participa de passeios... o conteúdo planejado pode ser mudado se a escola e a família, julgar conveniente, a participação da comunidade é fundamental. No início do ano as crianças já recebem brinquedos/lembranças, confeccionados com sucatas o que as estimula a aprender a fazer. 6. Como é avaliada uma criança que foi alfabetizada dentro deste processo? Quanto a avaliação o caráter de terminalidade e de medição, do que foi aprendido pelo educando, deve dar lugar a avaliação que servirá de indicação para reorientação da prática educacional. Para tanto, será utilizado instrumento que permita a observação sistemática, a análise das variadas produções dos alunos. Acompanhar e avaliar passo a passo, a aprendizagem detectando na origem, os problemas, usar técnicas didáticas variadas, adequadas e inovadoras, empregar procedimentos educacionais de efetividade comprovada. É indispensável a auto avaliação das crianças, quando se pretende desenvolver a autonomia e o pensamento crítico. Esse procedimento é importante para a formação de pessoas criadoras, críticas e cooperativas. Para que a criança se sinta comprometida com a realização das atividades, estas, serão previamente discutidas com elas, buscando-se a adesão e o comprometimento de cada uma. A persistência e o interesse, na realização das atividades, são aspectos nos quais as crianças, desde pequenas, podem refletir. Após cada atividade as crianças serão incentivadas a refletirem como foi o aproveitamento do tempo na realização da tarefa, como foi o comportamento e as atitudes, o que poderia ter feito (que possibilidades perdeu), etc. Além da auto avaliação oral, realizada a cada etapa do trabalho, as crianças devem ser orientadas no sentido de analisarem suas atividades e atitudes procurando desenvolver a autocrítica e colaborar para seu ajustamento pessoal e social. Assim, a avaliação, permitindo ajustes constantes no processo de ensino e aprendizagem, contribui para o sucesso da tarefa educativa. Recentemente, ao ser solicitada de sugestões para auxiliar no processo de alfabetização (com dificuldade de entender os sons mistura p, c, d recomendei alguns exercícios que podem ajudar: Pegue objetos com sons variados como folha de papel, chocalho, zíper, apito, etc., peça para fechar os olhos e faça algum som. Solicite que adivinhe qual é o objeto, depois vá dificultando, faça sons diferentes em sequência para a criança dizer quais foram e na ordem em que foram reproduzidos. Repita a sequência omitindo um dos sons. Peça para identificar o som que está faltando. Repita até ela perceber. Passeio em pensamento Peça para fechar os olhos, pensar em um lugar para onde quer ir e escolher um objeto para levar. Pergunte o lugar e o objeto escolhido, forme uma frase, repetindo o item e peça para acrescentando um novo. Ex.: vou para o zoológico levar meu cachorrinho de pelúcia e meu casaco. A criança deverá dar continuidade, acrescentando outros itens Ex.: (e minha bolsa, meu lanche) até onde ela conseguir se lembrar. Dê dicas... Palavras malucas invente palavras e/ou frases malucas e peça para a criança repetir. Ela tem que prestar muita atenção na sequência do som da palavra para memorizar e repetir! (Papai fazia isso sem saber da importância que tem. Exemplo que pedia para a gente repetir: Lá em cima daquele morro tem um ninho de magafafo com 5 magagafinhos. Se vaivém fosse e viesse, vaivém ia, mas como vaivém vai e não vem, vaivém não vai.) Audiolivro Ofereça opções de histórias em áudio. A concentração exclusiva na audição (sem vídeo) é um ótimo exercício. https://www.youtube.com/watch?v=lk6sWu7OIq8 Pede para contar o que se lembra da história. Procurar palavras diferentes como o nome dos filhinhos do sapo, como é o olho dele, a voz, e pedir para repetir. Música Tente usar música. Sons que tenham palavras cantadas ajudam na destreza de memória auditiva. Unir ritmo a palavras, ajuda a criança a memorizar e aprender mais fácil. Sugestão para educadores: assistir ao filme: COMO ESTRELAS NA TERRA https://www.youtube.com/watch?v=0L1robcSPwo

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