terça-feira, 21 de julho de 2015

OBTENÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS PARA ONG - desabafo

Se alguma pessoa descobrir o mistério, por favor, revelem. 1. Já elaborei dezenas de projetos encaminhados a vários órgãos, muitos, nem sequer, recebi respostas. Uma técnica de um órgão orientador examinou alguns projetos e disse: “Os projetos estão ótimos, falta o padrinho.”. 2. Já ocorreu de projetos encaminhados que recebi ligações pedindo propina. Desisti. 3. Como conheço ONGS que funcionam em parques públicos encaminhei solicitação ao atual governo do DF que respondeu ser proibida doação. Foi uma forma de negar, pois a solicitação foi de cessão para uso.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

CONSIDERAÇÕES SOBRE O TDAH

TDAH - Transtornos dissociativos que atingem de alguma forma, praticamente toda a população mundial. Por muitas vezes manifestarem-se de forma efêmera, são esquecidos ou desconsiderados. No entanto, quando os sintomas agravam-se, há a recorrência à ajuda psicológica ou psiquiátrica. O transtorno causa a perda de habilidades táteis, psíquicas e neurais, como a memória, capacidades motoras e até personalidade. ttp://pt.wikipedia.org/wiki/Transtorno_dissociativo TDAH está relacionada a fatores genéticos. O transtorno é causado por uma disfunção no córtex pré-frontal do cérebro, região próxima à testa. Essa área é responsável pelo controle da atenção, do planejamento, das tomadas de decisões, da memória, do controle motor e dos impulsos. Cerca de quatro milhões de adultos no Brasil são vítimas do TDAH, mais conhecido como Transtorno do Déficit de Atenção, Hiperatividade. Esse distúrbio, que associa a desatenção e a impulsividade com a hiperatividade, é capaz de afetar a qualidade de vida, trazer problemas de relacionamento na vida pessoal e profissional tanto em adultos quanto em crianças. O portador de TDAH nasce vulnerável a desenvolver os sintomas e, de acordo com o ambiente em que cresce e o desenvolvimento de sua vida, pode desencadear a manifestação do transtorno. Os fatores externos que contribuem para acelerar o processo são: ambientes desestruturados, falta de limites e regras, multitarefa, sobrecarga de informação e pressões excessivas. http://www.dda-deficitdeatencao.com.br/midia/revistaresidenciais.html

segunda-feira, 1 de junho de 2015

TECNOLOGIA – A COISA MAIS IMPORTANTE DE HOJE

É evidente que eu também me encanto com essa tal tecnologia e tudo que eu disser sobre ela parece ser pouco: é admirável, extraordinária, formidável e reconheço que sei que ela permite coisas, nem sequer imaginadas como ficção, no meio em que nasci e vivi até o século passado. A última que estou curtindo é o computador escrever o que falo e até traduzir simultaneamente. O computador, certamente, ajuda o ser humano a ser mais feliz. Por outro lado muitos tornam seus infelizes subordinados e adoentados pelo exagero e são por ele controlados. Pode até ter “um milhão de amigos”, mas eles são despersonalizados virtuais. E a sozinhez machuca e faz experimentar um vazio que queima internamente. "adaptar-se a este mundo significa ser capaz de adaptar o mundo aos nossos projetos" (Joseph Nuttin). O contrário é o cúmulo do vazio e da frustração: ser obrigados a mudar continuamente sem nunca conseguir realizar-nos. As denominadas acessibilidade e conectividade – nomes para definir: estar 24 horas com o telefone ligado e responder a uma infinidade de mensagens, são atitudes as quais as pessoas se curvam e obedecem sem questionamento mesmo que estejam prejudicando a visão e se tornando um sedentário obeso. O tempo em nossa vida, recurso tão precioso, é todo dedicado a esta tão dominadora tecnologia, a maquinadora e, deixado de lado às relações humanas, a dimensão humanizadora da vida tão valiosa e necessária. Muitos, que estão menos antenados, educadores, pais, responsáveis, avós, são considerados em segundo plano, há muito perderam espaço para a tal tecnologia que já criou robôs incríveis, vírus de computador implacáveis e preocupam até cientistas da computação a possibilidade da “perda do controle humano sobre inteligências com base em computadores” e de que avanços maiores possam criar perturbações sociais intensas, com implicações danosas como aniquilamento de uma vasta variedade de profissões substituídas pela inteligência artificial e robótica, como carros que dirigem sozinhos e a apropriação por criminosos e uso para o mal. Mesmo com as preocupações, o que se imagina é que as pesquisas sobre inteligência artificial venham a beneficiar, cada vez mais os seres humanos, e até compensar suas falhas, pois é a maior ocorrência na história humana. O perigo é que pode se tornar a derradeira, sendo necessário que a humanidade aprenda a evitar os riscos para que as consequências sejam positivas. No entanto, mesmo com máquinas extraordinárias sem a preservação e recuperação da natureza, a mãe terra ficará vazia de humanos.

sábado, 6 de dezembro de 2014

FAZER RENASCER O NATAL

O Natal nos traz sensações que faz nosso coração bater mais forte, traz mensagens de alegria, comunhão, harmonia, luz, amor e paz. Que o Natal aumente nossa fé em Jesus Menino que veio morar em nosso meio; multiplique nosso amor a Deus, ao outro e a nos mesmos; desperte em nós o sentimento de partilha, de solidariedade, nas palavras e gestos ao irmão; traga-nos esperança de paz, dignidade e justiça; faça-nos comunidade mais fraterna, que evangelizemos mais, sejamos mais missionários.. No Natal ficamos mais carentes. Ao invés de nos darmos, damos presentes; muitas vezes, sem acolhida, recebemos; quem sabe, negando o perdão, brindamos; longe de ser afeto, abraçamos; damos a objetos valor que nem sempre reconhecemos nas pessoas. Nascemos inclinados à simplicidade da manjedoura. Nosso agir transcorre do fato de sermos educados para buscarmos os salões de Herodes. Mudemos nós o Natal. Ao invés de somente Papai Noel, que rouba a cena, viva o Menino Jesus! Reflitamos comparando a importância da presença aos presentes: para a família, os sofredores, enfermos, soropositivos, presos, desabrigados, às famílias das vítimas de crimes, às crianças de rua, aos (d)eficientes físicos e mentais, aos excluídos... Transformemos a ceia em cesta para quem padece de fome e multipliquemos o abraço de solidariedade a quem clama por justiça. Instalemos o presépio no próprio coração e deixemos germinar aquele que se fez pão e vinho para que todos tenham vida com fartura e alegria. Deixemos em segundo plano a árvore morta coberta de bolas e brilhos e plantemos no fundo, no abismo do egoísmo, na lama do pecado, uma oração, uma ação, que sacie nossa fome de transcendência. Deixemo-nos, como Maria, engravidar pelo Espírito de Deus. Então, algo de misteriosamente novo haverá de nascer em nossas vidas.

domingo, 28 de setembro de 2014

Diversidade cultural

Cada pessoa tem direito a autonomia, é livre para tomar suas próprias decisões de acordo com as regras ou imperativos que impõe a si mesma, mas existe a independência moral. Assim, o ambiente da vida, necessita a integração humana e depende de atitudes pessoais que possuem regras e normas e se integram. Muitas atividades podem facilitar a integração entre as quais música que alegra, encanta e permite a percepção rítmica e o contato físico; as artes visuais que também facilitam a Integração, a percepção da intenção de se expressar e possibilitam sensações e sentimentos; a comunicação oral e escrita que amplia e transforma o conhecimento diversificado sobre o meio social e natural. A música Festa no Gueto onde consta: “Misturando o mundo inteiro, Vamos ver no que é que dá, ...Tem gente de toda cor, Tem raça de toda fé...” comenta como a sociedade é pluriétnica e pluricultural onde todos são cidadãos. Daí a necessidade de reconhecer a diversidade cultural, direito dos povos e dos indivíduos reconhecendo sua contribuição no processo de constituição da identidade de cada nação; com qualidades da própria cultura, valorando-as criticamente, enriquecendo a vivência de cidadania; com atitude de empatia e solidariedade para os que sofrem discriminação, repudiando-a e valorizando o convívio pacífico e criativo buscando abolir a desigualdade, problema de todos e realidade passível de mudanças.

sábado, 27 de setembro de 2014

PROPOSTAS DA CANDIDATA MARINA SILVA

As mudanças climáticas incidem com mais intensidade na vida dos mais carentes, em suas atividades diárias na batalha pela sobrevivência. Inegavelmente, as transformações causadas pela destruição da natureza, é um dos entraves para erradicar a pobreza no planeta. No entanto, os mais pobres, mais atingidos, são os que menos geram modificação climática. A galopante evolução tecnológica, que ajudou na melhoria de vida de muitos, acelerou as comunicações, descobriu como evitar e curar doenças aumentou também a desigualdade social e milhões de pessoas passam fome. Um dos grandes problemas que muito vem prejudicando a natureza, mudando-a completamente é o uso de combustíveis fósseis. A ciência comprova o impacto causado: terras improdutivas, novos e destrutíveis acontecimentos climáticos, falta de água, mudanças que degeneram todo o planeta afetando mais duramente os menos abastados. É assustador a indiferença de muitos que sabem quais os danos causados ao mundo e seus habitantes e continuam praticando atividades que os aumentam, destruindo inexoravelmente a natureza, desperdiçando o que ela produz, prejudicando a todos e a si mesmo. O maior valor para muitos é o desenvolvimento econômico irresponsável sem pensar na biodiversidade, na água, no ar e outros recursos naturais indispensáveis a qualidade da vida e até mesmo de sua continuidade. Nossos representantes precisam, urgentemente, tomar decisões políticas que garantam o futuro, da vida. As alterações climáticas previstas já na próxima geração trarão incalculáveis sofrimentos que incidirão mais aos que já sofrem com carências diversas. Cuidar e proteger a mãe terra faz parte da ética, da responsabilidade e deve ser preocupação política como o é da Candidata a Presidência da República MARINA – 40. Que os brasileiros aproveitem a oportunidade e vejam que suas propostas são de enfrentar o desafio ecológico moldadas pelo respeito à vida, pela dignidade da pessoa humana, na construção de um planeta mais favorável a vida, o mais sustentável possível para que seja mais seguro, mais justo e mais saudável. ROSA

DITADOS POLÍTICOS...

Quem tem boca... vota nos ligados a Roma. PADRE KATÊ - 15333 É votando... que se participa da mudança. Quem votar errado... sofrerá as consequencias. Sol ou chuva... todos são obrigados a votar. Em casa de candidato... todos votam nele. Promessas de candidatos... dúvidas de eleitores. Eleitor escaldado... aprende a escolher. Quem faz campanha... sempre cansa. Quando o eleitor não quer... o candidato insiste. Os últimos nas pesquisas... serão esquecidos. Carro de candidato... você verá muitos. Há candidatos qualificados... que vem para melhorar. Se você foge das passeatas... o candidato vai até você. A esperança nas mudanças... são as primeiras que morrem. Quem rouba, e dá aos pobres... é ladrão e falso. Depois da tempestade das campanhas... vem a eleição silenciosa. Devagar... nunca se elege. Antes tarde... do que mais tarde. Em terra de capital... a concorrência é desleal. Quem cedo madruga... consegue mais eleitores.

domingo, 14 de setembro de 2014

CLIENTE DE ESCOLA, O QUE É QUALIDADE DE ENSINO?

15-09 DIA DO CLIENTE Qualidade de ensino é a totalidade dos aspectos e das características dos serviços educacionais atuais ou futuros capazes de satisfazer as necessidades implícitas ou explicitas de toda a comunidade escolar. Na prática, é a conquista e a manutenção dos clientes internos e externos por meio da superação de suas expectativas. Uma análise entre o tipo de escola que temos e a escola que queremos questionando a finalidade da escola, ou seja, para quem e porque ela existe, certamente, as conclusões levarão a um arranque em direção a um novo caminhar educacional, com mudanças radicais. Os verdadeiros protagonistas do sistema educacional são os educandos e os educadores. A profissão de educador difere de muitas outras profissões que podem ser substituídas pela robótica, que executa o trabalho físico ou pelo computador que desempenha programas lógicos. Estamos na era do conhecimento e do professor se exige: dinamismo, criatividade e que tenham novas idéias além de ser necessário extrapolar suas atividades e vir a ser um consulente, a ponto de ter empatia com o seu círculo de educandos, pais e equipe. As instituições educacionais podem na busca da qualidade, de propostas concretas para a melhoria em todos os aspectos, trazer para o setor, técnicas bem sucedidas em outras áreas as quais, devem ser discutidas e aceitas pelos envolvidos. Se tal ocorrer, mesmo com a existência de muitos problemas, entre os quais a eterna falta de recursos e conseqüente baixos salários dos profissionais, certamente, acarretará uma mudança de atitudes com a substituição de velhos e arraigados paradigmas que não condizem mais com a realidade atual. Muitas vezes, um belo e adequado prédio com ar condicionado, computadores, móveis apropriados por si só não são suficientes para garantir a qualidade. Ainda, do ponto de vista de qualidade muitos educadores esperam materiais prontos, caros, sofisticados e duráveis para utilização em suas atividades diárias. Desta forma perdem uma excelente oportunidade de tornarem suas aulas atraentes e divertidas, de trabalharem materiais tão bons e mais valiosos para educação, quanto os de ultima geração. Com eles as crianças podem ser desafiadas a fazerem experimentações e a desenvolverem a capacidade de concentração, pois estimulam a criatividade e aguçam a curiosidade. Trata-se das sucatas cuja utilização é uma estratégia válida na medida em que se insere em todo o processo como uma filosofia educacional amplamente discutida e objetivo claramente delineado. Assim, a sucata não deve ser manuseada de maneira aleatória, o professor deve compreender toda a amplitude de seus objetivos, pois o procedimento de se jogar tudo fora (não há uma lixeira fora da terra) é transferido pelo educando para todas as situações da vida As palavras, as pessoas, também podem ser jogadas fora. O mais velho já está ultrapassado, já pode morrer. O idoso deixa de receber respeito e atenção dos mais jovens. Em uma época em que se consideram os eletrônicos responsáveis por trazer sonhos prontos, estereotipar a criatividade, desestimular a imaginação e robotizar comportamentos, a utilização na educação da sucata, com sua riqueza em cores, formas, tamanhos, diversidade de materiais, constitui, certamente, um dos procedimentos mais motivadores e extremamente válidos na construção do conhecimento. No entanto, em matéria de qualidade, não existem receitas a serem copiadas com propostas pedagógicas prontas e acabadas. O primeiro passo é definir as prioridades e metas para que a escola, a comunidade e cada um em particular, interiorizem e pactuem com o compromisso individual de trabalhar com os princípios e as bases da qualidade, pois qualidade deve ser trabalhada diuturnamente, sem tréguas, demandando tempo para que se introduza uma nova mentalidade, especialmente, de administração nas escolas, que se inicia com a conscientização e motivação de todos, certos de que a eficiência poderá se reverter em melhoria contínua, inclusive, em benefícios salariais para os trabalhadores do setor. A seguir registro situações concretas que me ocorreram para reflexão dos leitores quanto a situação atual da qualidade em nossas escolas. Como todo mundo sou uma cliente de escola que no primeiro contato, me desanimam. Tento obter informações por telefone, mas a maioria não informa o que pergunto, principalmente, quanto à proposta pedagógica e ao valor da anuidade. Resolvo visitar aquelas que estão localizadas próximas de minha nova residência. Aproximo do portão de uma delas em busca de informações. O porteiro me atende com uma cara desanimada e aguarda que eu lhe dirija a palavra. - Gostaria de falar com a Diretora. - Tem hora marcada? - Não. Mas gostaria de falar com ela. - É só com ela? Ainda, que a escola pareça ser a que eu procurava para meus filhos, minha vontade é sair dali o mais rápido possível. A forma de atendimento do porteiro e a provável altivez da Diretora desanima qualquer mãe. Mesmo assim insisto em falar com ela que vem me atender do lado de fora do portão: - Pois não. Sentindo-me uma intrusa como se estivesse sendo considerada perigosa viro as costas e saio. Tento uma segunda escola. Dirijo-me a secretaria onde duas pessoas conversam. Nenhuma delas me olha ou vem me atender. Desconfiada, interrompo a conversa e peço informação. Uma delas me atende demonstrando falta de interesse. Se eu queria matricular meus filhos, aquela sensação de descaso me faz desistir. Agradeço e saio. Faço uma nova tentativa em uma terceira escola. Há um mural com informações. Resolvo ver se oferecem o que eu procuro. Uma moça insistente vem falar comigo e procura a todo custo me convencer que esta é a melhor escola da cidade. Não me dá chance de perguntar e eu desisto. Recordei-me de quando meus filhos eram bebês e tive que fazer a mesma “via crucis” para encontrar uma creche com a qual me simpatizasse... Como tinha que decidir, resolvi procurar mais uma escola. Quem sabe tenho sorte... Na Secretaria fui prontamente atendida e obtive as informações desejadas. Até que enfim... Preenchi uma série de papéis, pensando que haviam informações desnecessárias e que tanto documento poderia ser condensado em uns dois apenas..., assinei uma cinco vezes, e fui informada que deveria trazer outras cópias autenticadas. - Que absurdo! O original estava junto. Quando retirei o talão de cheques me pediram para preencher nova ficha... Alguém da Direção veio, olhou, examinou, analisou, conferiu, perguntou e..., finalmente, liberou o cheque. Ao voltar para casa, comecei a recordar das inúmeras dificuldades enfrentadas com relação a atendimento: - Inúmeras idas de meu marido ao Ministério, para tirar guia do convênio médico, cada vez que meu sogro ou minha sogra necessita consulta ou exame e enfrenta dificuldades para autorização de internações. - Filas imensas para comprar, para pagar, para almoçar, para entrar em cinemas, para entrar em ônibus... - Compras de importados de péssima qualidade até mesmo sem condições de uso... - Inúmeros profissionais que não tinham condições de executar o serviço a que se propusera, não chegaram na hora, não terminavam o serviço, não retornaram quando prometeram... Receberam e deram calote... Será que estou exagerando? Penso que não... Cada um de nós poderia descrever muitas outras situações ou coisas piores que acontecem diariamente. O cliente é tratado com descaso, por tantas empresas... Como se eles atrapalhassem os planos... Como se os seus desejos e direitos complicassem tudo! Estudiosos que analisam as causas de sucesso de empresas bem sucedidas encontraram alguns pontos básicos; • Qualquer empresa deve ser obcecada pelo bom atendimento ao cliente, inclusive antecipando as suas necessidades e desejos. O cliente satisfeito é a garantia do futuro da empresa é sua maior propaganda; • O oferecimento do produto ou serviço específico para cada cliente de acordo com seus desejos o satisfaz para que ele volte a procurar a empresa por toda a vida, sendo leal pela confiabilidade. É a chave de sucesso para a expansão. • Empresas dispostas até mesmo, a ações dispendiosas para manter a excelência do atendimento e da qualidade, estão em longo prazo reforçando o êxito e gerando maior lucro. Riscos, para melhor atendimento ao cliente, são partes da estratégia da empresa altamente compensadoras. • Outro ponto observado é a importância de se ouvir o usuário. Só ele pode dizer o que quer o que não funciona e o que deve ser mudado. As opiniões dos clientes e o comprometimento com o que eles querem, com suas reclamações e sugestões é a garantia de grande parte do sucesso e do prestígio. Concluindo, um atendimento perfeito, com ampla assistência, buscando resolver problemas e atendendo sugestões, são formulas e atitudes para o sucesso de qualquer empresa em qualquer ramo de atividade e, mais ainda, no campo educacional. Maria Rosa de Siqueira – Redação ganhadora do Concurso promovido por uma Revista e nela publicado.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Dia do Biólogo - 03 de setembro

Biólogo é o cientista da área da biologia. Biologia, do grego “bios” (vida) e “logos” (estudo) cuja significação literal é “estudo da vida”. Busca o conhecimento a propósito das pessoas e sobre o planeta do qual os seres humanos fazem parte e no qual age. É ciência natural que pesquisa a procedência e as particularidades dos seres vivos e sua influência mútua com o ambiente. Algumas das subdivisões da Biologia: Anatomia, Biologia Evolutiva, Biologia Celular e Molecular, Botânica, Ecologia, Genética, Histologia, Zoologia. As áreas e subáreas da Biologia foram definidas pela Resolução CFBio Nº 10-2003. A especialista em biologia molecular Profa. Dra. Lílian Piñero Eça afirmou que duas a três horas após a fecundação, o embrião humano já se comunica com sua mãe em um diálogo silencioso. De acordo com a Dra. Lílian, que estuda sinais de células de embriões no útero (por meio de moléculas marcadas), pelo menos 100 neurotransmissores são emitidos pelo embrião para os 75 trilhões de células existentes no corpo da gestante, que começa a sofrer mudanças hormonais. Segundo a pesquisadora, essa é a forma de o embrião "falar" para o corpo da mãe se preparar para a gravidez. "A mãe apresenta uma série de manifestações para ficar em repouso para receber o futuro bebê, como ficar com sono, por exemplo," afirma a pesquisadora. A Dra. Lílian disse também que se o embrião for retirado do corpo da mãe de forma abrupta, ela sofre uma espécie de "blackout" que aumenta a propensão para depressão e suicídio. A Dra. Lilian é biomédica, Doutora em Biologia Molecular pela UNIFESP, e Coordenadora do Curso de Células Tronco Adultas do CEU e do CAS (Centro de Atualização em Saúde). Trabalha na pesquisa sobre o uso de Células Tronco Adultas na busca de melhores condições de vida para pessoas. Ela foi a terceira expositora do grupo a favor da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ajuizada contra a Lei de Biossegurança.

5 de agosto - Dia Nacional da Saúde

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como: “Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausê...