sábado, 5 de junho de 2021
A CULTURA DO DESCARTE
A nossa casa comum se pode comparar ora a uma irmã, com quem partilhamos a existência, ora a uma boa Mãe, que nos acolhe nos seus braços. Esta irmã clama contra o mal que lhe provocamos por causa do uso irresponsável e do abuso dos bens que Deus nela colocou. Esquecemo-nos de que nós mesmos somos terra. Nada deste mundo nos é indiferente
Há necessidade de cada um se arrepender do próprio modo de maltratar o planeta, porque «todos, na medida em que causamos pequenos danos ecológicos», somos chamados a reconhecer «a nossa contribuição – pequena ou grande – para a desfiguração e destruição do ambiente». «Quando os seres humanos destroem a biodiversidade...; quando comprometem a integridade da terra e contribuem para a mudança climática, desnudando a terra das suas florestas naturais ou destruindo as suas zonas úmidas; quando contaminam as águas, o solo, o ar... tudo é «um crime contra a natureza é um crime contra nós mesmos...».
Se nos aproximarmos da natureza e do meio ambiente sem abertura para a admiração e o encanto, se deixarmos de falar a língua da fraternidade e da beleza na nossa relação com o mundo, então as nossas atitudes serão as do dominador, do consumidor ou de um mero explorador dos recursos naturais, incapaz de pôr um limite aos seus interesses imediatos. Pelo contrário, se nos sentirmos intimamente unidos a tudo o que existe, então brotarão de modo espontâneo a sobriedade e a solicitude.
O urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar. A humanidade possui ainda a capacidade de colaborar na construção da nossa casa comum. Desejo agradecer, encorajar e manifestar apreço a quantos, nos mais variados sectores da atividade humana, estão a trabalhar para garantir a proteção da casa que partilhamos. Uma especial gratidão é devida àqueles que lutam, com vigor, por resolver as dramáticas consequências da degradação ambiental na vida dos mais pobres do mundo. Os jovens exigem de nós uma mudança; interrogam-se como se pode pretender construir um futuro melhor, sem pensar na crise do meio ambiente e nos sofrimentos dos excluídos.
Lanço um convite urgente a renovar o diálogo sobre a maneira como estamos a construir o futuro do planeta. O desafio ambiental, que vivemos, e as suas raízes humanas dizem respeito e têm impacto sobre todos nós. «são necessários os talentos e o envolvimento de todos para reparar o dano causado pelos humanos...». Todos podemos colaborar, cada um a partir da sua cultura, experiência, iniciativas e capacidades. Poderemos assim propor uma ecologia que, nas suas várias dimensões, integre o lugar específico que o ser humano ocupa neste mundo e as suas relações com a realidade que o rodeia. Exemplo: a relação íntima entre os pobres e a fragilidade do planeta, a convicção de que tudo está estreitamente interligado no mundo, o convite a procurar outras maneiras de entender a economia e o progresso, o valor próprio de cada criatura, o sentido humano da ecologia, a necessidade de debates sinceros e honestos, a cultura do descarte e a proposta dum novo estilo de vida.
A mudança é algo desejável, mas torna-se preocupante quando se transforma em deterioração do mundo e da qualidade de vida de grande parte da humanidade.
A terra, nossa casa, parece transformar-se cada vez mais num imenso depósito de lixo. Estes problemas estão intimamente ligados à cultura do descarte, que afeta tanto os seres humanos excluídos como as coisas que se convertem rapidamente em lixo a cultura do descarte que acaba por danificar o planeta inteiro.
Fragmentos da CARTA ENCÍCLICA LAUDATO SI’ DO PAPA FRANCISCO SOBRE O CUIDADO DA CASA COMUM
sexta-feira, 4 de junho de 2021
POLUIÇÃO
Para onde levam o lixo?
O que acontece com ele?
Será que a água potável é infinita?
Onde é o fora se a terra é a nossa casa? ...
Basta pensarmos um pouco para perceber que o ser humano é gravemente afetado pelas poluições.
Poluição atmosférica: contaminação por resíduos ou produtos gasosos, sólidos ou líquidos, nocivos à saúde humana, danosos em plantas, reduz a visibilidade e produz odores desagradáveis, destrói a camada de ozônio que tem a função de proteger os seres vivos contra as radiações ultravioletas do Sol que “invadiram” a terra provocando cancros de pele, cegueira, podendo afetar o sistema imunitário com possibilidade de falta de resistência a viroses.
Também podem ocorrer chuvas com ácido sulfúrico que destroem florestas e mata seres vivos poluindo as águas dos rios, lagos e mares.
A acumulação de lixo no solo polui as águas subterrâneas. O lixo nas margens polui as águas. O lixo urbano contribui para este tipo de poluição além de facilitar o aumento de ratos, moscas, micróbios patogênico e seres transmissores de doenças infecciosas.
quinta-feira, 3 de junho de 2021
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
As escolas precisam conscientizar os estudantes de que desestruturar a natureza é atingir a existência, prejudicá-la é fazer sofrer tudo e todos, destruí-la é destruir a vida. A escola deve orientar quanto a utilização incorreta de bens de consumo ou recursos provocados pela falta de planejamento incentivado pela massificação do consumo de produtos descartáveis e embalagens sem retorno ou pela obsolescência dos bens.
Uma das formas é a utilização de oficinas de arte-educação com sucatas com as quais é possível edificar maquetes e miniaturas confeccionar brinquedos bijuterias enfeites utilitários trabalhar projetos de empreendedorismo como cooperativas pequenas fábricas como oportunidades de preparação para o trabalho construir e formar uma bandinha construir fantasias especialmente representando o folclore que funcionarão como fixação e análise da diversidade cultural: étnica linguística religiosa cultural dos usos e costumes típicos e tradicionais de locais ou comunidades diversas
Trabalhar com sucatas é fácil e sem custo Nenhum outro material oferece condições tão óbvias de se trabalhar a interdisciplinaridade. Quando a escola informa e orienta, os estudantes divulgam o que aprenderam aos pais, irmãos, amigos, vizinhos, e até mesmo as autoridades. A criança acostumada a utilizar-se de sucatas nas atividades educativas e brincadeiras, certamente, acostuma-se a buscar a criatividade e a pluralidade de atitudes, para enfrentar as dificuldades e os desafios que se deparar em sua vida. Conhecer os processos que ocorrem na natureza e suas consequências e que prejudicam ou garantem o bem-estar e a qualidade de vida das populações é papel da Educação Ambiental destacando a importância de rever as relações ecológicas entre o homem e o meio ambiente e dos homens entre si pois compete a todos zelar qualidade do meio ambiente. Se todos fizerem a sua parte, com certeza teremos uma vida bem melhor. É necessário investir num conhecimento mais profundo se quisermos preservar o meio ambiente e como consequência à vida Há uma necessidade premente de reagir para mudar o ser humano para que se realize como ser livre ativo curioso e social que seja feliz que faça o que goste que não se canse de buscar o conhecimento que crie que invente que seja uma pessoa ética crítica autônoma positiva solidária e responsável capaz de uma melhor integração em todos os domínios melhorando a realidade física do planeta e a social para que a sociedade se torne mais justa mais humana democrática e feliz Mais que nunca é necessário rever mentalidades concepções práticas paradigmas valores e mais que tudo a autoestima a autoimagem das pessoas com muita sensibilidade para uma nova percepção e postura pessoal Mudar cultura mudar costumes para deter a destruição da vida na terra.
SUCATA SE REAPROVEITA, REUTILIZA, RECUPERA, REINTEGRA, RECICLA
Quando se refere à sucata é diferente de lixo, coisas jogadas fora, são materiais, objetos que já tiveram um determinado uso e passaram a ser matéria prima para ser transformada e recriada com um novo significado, descoberto por cérebros criativos. Sucatas são materiais que já cumpriram uma função e nos desafiam com uma incrível possibilidade de recriação.
Antes de jogar no lixo, imaginar de que forma o objeto pode ser reaproveitado em sua própria casa:
• Compartilhar objetos de trabalho e estudo: Preparar um local comum com materiais como tesoura, fitas adesivas, canetas, lápis, clipes, post-its para os materiais que todos podem precisar.
• Compartilhar a companhia - A queima de combustível é uma das principais causas do aquecimento global. Dar e pegar caronas com vizinhos. A “comodidade” provoca impacto no mundo.
• Cuidar do lixo: separar recicláveis.
• Levar remédios, vencidos os que não usou, a uma farmácia ou posto de saúde próximo. Eles darão destino apropriado.
• Deixar terra à vista: pavimentar todo o solo é ruim. Nos espaços “a céu aberto” optar por materiais que permitem que a água penetre no solo. Piso todo coberto é como pele humana gordurosa com poros obstruídos.
• Quanto a água...
- Usar água com sabão de lavagem de roupas para lavar o quintal;
- Cultivar plantas que necessitam de pouca água (bromélias, cactos, pinheiros, violetas);
- Aproveitar sempre a água da chuva ou de enxagues para regar as plantas, lavar carro ou áreas externas. Os coletores sempre bem tampados para evitar focos de mosquitos;
- Lavar o carro usando balde ao invés de mangueira;
- Regar as plantas moderadamente molhando a base;
- Usar cobertura morta (folhas, palha) sobre a terra plantada que diminui a perda de água;
- Usar vassoura, jamais mangueira com água, para varrer sujeira.
• Economizar energia desligando lâmpadas desnecessárias.
• Instalar geladeira e freezer em local ventilado e longe do fogão. Verificar a vedação das portas
• Verificar os pneus e mantê-los calibrados. Pode diminuir o consumo de gasolina em mais de 3%.
• Economizar a energia para aquecer a água instalando um chuveiro de fluxo reduzido.
• Reduza o uso ou a potência do ar-condicionado para esquentar menos o mundo.
• Plantar árvores.
• Evitar produtos muito embalados.
• Reutilizar papéis usados de um só lado ou imprima no verso. Toda folha de papel tem dois lados.
• Usar papel reciclado, lápis de madeira certificada, canetas com componentes não-poluentes.
Todos somos responsáveis ou as consequências serão desastrosas mais rápido do que se possa imaginar.
VIVER O AGORA
Vivemos boa parte de nosso tempo se retorcendo com o passado, preocupados com o futuro e vivenciando muito pouco o presente. Confessemos: quanto tempo faz que não nos preocupamos quase que exclusivamente com o presente, com o agora, com o já? É no presente que nos acertamos com o passado, que preparamos um futuro melhor. É no presente onde tudo acontece. Somente o presente nos pertence.
MEIO AMBIENTE É A VIDA
A Gaia está em perigo, para viver precisa dos seres vivos que estão todos ameaçados pela destruição causada pelo nobre ser pensante. Escolher a vida está longe de ser opção que pode ser rejeitada. A Gaia está em perigo, para viver precisa dos seres vivos que estão todos ameaçados pela destruição causada pelo nobre ser pensante. Para escolher é necessário ter opções. Porém, muitos são obrigados a viver sem vida, existem, estão na exclusão, na miséria, com fome, sem o direito a uma vida plena. Assim, a primeira necessidade de defesa e a da vida do pobre para que tenha dignidade humana e acesso a uma boa formação da sua consciência e personalidade e para que possa escolher a vida, fazendo opções no dia-a-dia da existência que promovam a preservação da natureza e da vida para si e para o outro. Para a maioria, quando se fala em poluidor, só se pensa nos empresários porém há inúmeras formas, vistas pelas pessoas como insignificantes, que agridem o Meio Ambiente. No simples ato de um papel jogado na via pública, a ponta de cigarro atirada ao matagal a provocar incêndios, às vezes de grandes proporções. Parar de jogar lixo nas ruas e locais inadequados, economizar água e eletricidade, evitar acidentes, evitar o desperdício: reduzir, reaproveitar, reutilizar, também são formas de resguardar o meio ambiente que é a própria vida.
MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA
Meio ambiente e ecologia estão fortemente relacionados, pois ecologia estuda a interação dos seres vivos com o meio em que vivem. Inicialmente a ecologia se limitou sobre o habitat dos seres irracionais sem a interação do ser humano, posteriormente por entender que é necessário estudar o ambiente incluindo-se toda e qualquer relação de interação, por mínima que seja, entre a natureza e o homem, este foi inserido no estudo da ecologia o que significa que nem todos os ecossistemas são naturais havendo, inclusive, referências como “ecossistemas naturais” e “ecossistemas sociais”.
Se temos uma consciência ecológica intensa, e entendemos que somos componente do encadeamento da vida então estaremos predispostos a cuidar do conglomerada da natureza e, de maneira especial, de todos os seres humanos, de todas as classes, sejam quais forem as condições econômicas ou sociais, de todos os locais ou nacionalidades, quaisquer crenças, sem se importar a raça ou orientação sexual.
terça-feira, 1 de junho de 2021
Ecologia
Ecologia, “eco" (oikos), que pode significar casa e "logos" que quer dizer "saber". A Terra é nossa moradia comum e resguardar este lar, que é de todos os filhos de nosso Planeta, para as atuais e futuras gerações é a nossa empreitada mais valiosa. No entanto, sustentabilidade não é uma teoria econômica ou um tratado político. Sustentabilidade é uma filosofia de vida, pela qual, basicamente, devemos cuidar bem de nosso presente para que as gerações futuras tenham também a possibilidade de usufruir dos avanços tecnológicos e das dádivas da natureza. É um modelo de atuação em que todos ganham: as pessoas, as empresas, a sociedade e o meio ambiente
A ecologia intensa requer além de uma transformação de nossas percepções e modos de raciocinar, igualmente necessita uma modificação apropriada em nossos valores e atuações. Nota-se as diferenças de pensamento e tratamento ambiental através dos tempos com a preocupação cada vez maior com o planeta terra que está sendo destruído gradativamente pela humanidade e, conhecê-la e analisar os efeitos do seu uso desordenado é o primeiro passo para que todos e cada um faça sua parte na busca de deter a desestruturação e destruição ambiental gradativa que vem ocorrendo.
Qual a fonte de vida para a humanidade? Todos sabem que é o ecossistema, ou seja, a terra casa onde vivemos. Nem é preciso ser especialista em geografia, história, exegese. Por mais simples que seja o ser humano, por mais dura e pobre que seja sua condição, todos são capazes de perceber, a partir da realidade o estreito relacionamento entre toda a natureza, incluindo o ser humano.
Somos a natureza, dela fazemos parte e nela estamos. Desmantelá-la sem hesitar nem refletir é atingir a existência, feri-la é causar sofrimento a todos e a tudo, devastá-la é extinguir a vida.
Assinar:
Postagens (Atom)
5 de agosto - Dia Nacional da Saúde
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como: “Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausê...

-
Por que teatro? Porque é uma das mais extraordinárias formas de construir conhecimentos de fixar saberes. Os missionários católicos já usav...
-
Selecione e ir até: https://drive.google.com/file/d/1dD5khgM7MITK7btisHPu4-UZzqoR5rmC/view?usp=sharing Obs.: alguns capítulos em vídeos -...
-
Todos nós vivemos momentos inesquecíveis. Resolvi escrever parte do que vivi, algumas passagens são hilariantes. Todos nós precisamos apren...