quinta-feira, 3 de junho de 2021

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

As escolas precisam conscientizar os estudantes de que desestruturar a natureza é atingir a existência, prejudicá-la é fazer sofrer tudo e todos, destruí-la é destruir a vida. A escola deve orientar quanto a utilização incorreta de bens de consumo ou recursos provocados pela falta de planejamento incentivado pela massificação do consumo de produtos descartáveis e embalagens sem retorno ou pela obsolescência dos bens. Uma das formas é a utilização de oficinas de arte-educação com sucatas com as quais é possível edificar maquetes e miniaturas confeccionar brinquedos bijuterias enfeites utilitários trabalhar projetos de empreendedorismo como cooperativas pequenas fábricas como oportunidades de preparação para o trabalho construir e formar uma bandinha construir fantasias especialmente representando o folclore que funcionarão como fixação e análise da diversidade cultural: étnica linguística religiosa cultural dos usos e costumes típicos e tradicionais de locais ou comunidades diversas Trabalhar com sucatas é fácil e sem custo Nenhum outro material oferece condições tão óbvias de se trabalhar a interdisciplinaridade. Quando a escola informa e orienta, os estudantes divulgam o que aprenderam aos pais, irmãos, amigos, vizinhos, e até mesmo as autoridades. A criança acostumada a utilizar-se de sucatas nas atividades educativas e brincadeiras, certamente, acostuma-se a buscar a criatividade e a pluralidade de atitudes, para enfrentar as dificuldades e os desafios que se deparar em sua vida. Conhecer os processos que ocorrem na natureza e suas consequências e que prejudicam ou garantem o bem-estar e a qualidade de vida das populações é papel da Educação Ambiental destacando a importância de rever as relações ecológicas entre o homem e o meio ambiente e dos homens entre si pois compete a todos zelar qualidade do meio ambiente. Se todos fizerem a sua parte, com certeza teremos uma vida bem melhor. É necessário investir num conhecimento mais profundo se quisermos preservar o meio ambiente e como consequência à vida Há uma necessidade premente de reagir para mudar o ser humano para que se realize como ser livre ativo curioso e social que seja feliz que faça o que goste que não se canse de buscar o conhecimento que crie que invente que seja uma pessoa ética crítica autônoma positiva solidária e responsável capaz de uma melhor integração em todos os domínios melhorando a realidade física do planeta e a social para que a sociedade se torne mais justa mais humana democrática e feliz Mais que nunca é necessário rever mentalidades concepções práticas paradigmas valores e mais que tudo a autoestima a autoimagem das pessoas com muita sensibilidade para uma nova percepção e postura pessoal Mudar cultura mudar costumes para deter a destruição da vida na terra.

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...