sexta-feira, 11 de junho de 2021

PAPAI, MEU QUERUBIM DE BOTINA

Imitando uma homenagem ao Geraldo, “tio Geraldinho”, casado com uma minha tia, reverencio, papai, que era o “tio Geraldão” que hoje completaria 100 anos. Um ser incrível que construía também pontes, escolas e igrejas, tanto na configuração estrutural, quanto no aspecto interno das pessoas, no íntimo, espiritual. Papai era um mensageiro da justiça humana como também da justiça divina. Querubim é visto como um anjo que possui corpo de criança e quando eu via papai participar das comemorações da escola, se fantasiar, dançar, sorrir, era meu Querubim de Botina. Quando o Papa Francisco visitou Marrocos, lembro-me de ouvi-lo dizer: “Os construtores de pontes vão avante" Construir tais pontes vai além do humano, exige coragem e esforço. No romance de Ivo Andrich, "A Ponte sobre a Drina": ele diz que a ponte é feita por Deus com as asas dos anjos para que os homens se comuniquem... para que os homens possam se comunicar. Lembro-me de ouvir de pessoas envolvidas em algum conflito nos intervalos das audiências com papai (o que, provavelmente, corresponde hoje com os voluntários Mediadores) que nunca tinha visto alguém tão honesto e que colocava a “mão no fogo” por ele. Ele jamais 'lavava as mãos' como Pilatos, se esquivando da responsabilidade. Nestas reuniões podia ouvir papai falar sobre o que tocava o coração como: a paz, a unidade, a fraternidade que eram acolhidas com um respeito muito grande. Via-se que “de mãos dadas com as pessoas” semeava a esperança. O diálogo deve ser humano, e se é humano é com a mente, o coração e as mãos, sempre com a presunção de inocência. “Para entender uma situação é preciso dar todas as explicações e depois procurar os significados. Assim era papai, prova de que educar “É um exercício de eternidade” e, como disse São Vicente de Paulo: “O amor é criativo até o infinito.” O que papai falou e fez persiste. Como pode ser o que era, fazer o que fez, se só frequentou a escola por um mês? PAPAI MINHA ADMIRAÇÃO E GRATIDÃO ETERNAS

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...