segunda-feira, 21 de junho de 2021

IMPORTÂNCIA DO ESTUDO

Visitando unidades de internação de menores infratores, comecei a questionar com eles sobre a importância do estudo, na nossa vida. Respondiam jamais ter visto algum valor. Minha opção foi começar a argumentar e exemplificar como é bom aprender, saber. Argumentavam que o interesse é só no momento, queria ter prazer sem se importar de que forma conseguiriam. Eu nunca desisti e na última vez que fui visitá-los tive a grata surpresa que me emocionou e ainda emociona. Quase sempre falávamos com eles trancafiados em um pequeno quartinho. Um deles, assim que me viu, pulou do beliche e veio em minha direção dizendo: Fui eu, você viu, você me viu na TV? Eu não sabia do que se tratava e ele orgulhoso disse: Fui um dos dois que passou no vestibular, comecei estudar 6 horas por dia e agora estou em uma universidade. Orgulhoso, sorridente, feliz da vida! Em frente onde ele estava, havia um adolescente de 15 anos, um dos mais revoltados que conheci. Estudar pra que? A senhora por acaso estuda? E eu pretensiosa respondi: Acabei de fazer um curso de especialização principalmente para saber o que fazer aqui e de que forma agir com vocês, foi sobre o uso indevido de drogas, da dependência química, doença incurável. E ele retrucou: Para entender de drogas não é necessário estudar! ... e eu novamente retruquei, segura do que dizia: Você não se importa com os outros, mas você gosta de sofrer? Ninguém gosta... Você é usuário de crack? Sou respondeu. Então vou dizer uma coisa que você pode perguntar a qualquer entendido no assunto que irá confirmar: O crack destrói o sistema nervoso central e o dependente pode ficar impotente, paralítico... Ao ouvir a palavra impotente ele levou um grande susto e pensei que ele ia ter uma síncope. Ele não disse mais nada, nem eu. Tenho certeza que aquilo ficou impregnado no seu baú de memórias no cérebro dele.

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...