domingo, 7 de novembro de 2021
VAI E VEM
Brincar com vai-e-vem é um passatempo que socializa, estimula o cálculo de força, direção, impulso, atenção e desenvolvimento muscular.
Materiais:
• 3 garrafas Pet
• Corda varal (3m)
• Fita adesiva incolor e colorida e fita crepe (para argola para puxar, se for ocaso)
• Tesoura e estilete.
Confecção:
Recorte os bicos das garrafas,
Junte-as, formando um tubo e passe fita adesiva incolor,
Com a parte lisa das garrafas, recorte 4 alças (utilize fita crepe para reforça-las), ou use tubetes ou embalagem pequena de iogurte,
Passe a corda de varal entre elas e o tubo.
BILBOQUÊ
Brincar com bilboquê estimula a coordenação motora, noção espacial, além de desenvolver a capacidade de percepção e reflexo.
Materiais:
• 1 Garrafa,
• 1 barbante 60cm,
• Fita adesiva colorida – opcional,
• 1 tesoura,
• 1 estilete,
• 3 tampas de refrigerante.
Passo a passo:
Recorte o bico da garrafa 2cm abaixo, na parte lisa. Ou recorte formando um peixe.
Faça um furo no centro de duas tampas.
Corte 30 cm de barbante e passe dentro das tampas furadas.
Junte a tampa com furo à outra sem furo e passe durex incolor.
Depois enrosque a tampa no bico da garrafa.
PACIÊNCIA OU PASSA-BOLINHA
O Passa-bolinha é um recurso construtivo que aprimora a atenção, concentração, disciplina, paciência, além de colaborar no desenvolvimento visual e tátil.
Materiais:
• No mínimo 03 Garrafas
• Mais de 03 bolas de gude médias
• Fita adesiva incolor e coloridas
• Tesoura/ Estilete
Confecção:
Retire de duas garrafas a parte de cima, o bico deixando o centro o maior possível. Serão os terminais.
Corte os fundos das demais garrafas, coloque as bolinhas em uma delas e vá encaixando os bicos passando fita adesiva incolor.
Junte o outro fundo, passe a fita adesiva.
Reforce enfeitando com fita adesiva colorida.
Estimula/facilita:
Motricidade
Concentração da atenção
Coordenação motora
Possibilidade de exploração:
Sacudir a garrafa de modo que as bolinhas passem pelo gargalo até o fundo da última garrafa. Contar o tempo.
Usar no estudo de Matemática: contar garrafas, bolinhas, brinquedos confeccionados. Brincar por um determinado tempo, contar quantas bolinhas passaram e subtrair do total. Multiplicar o número de brinquedos pelo número de bolinhas colocadas em cada um. Dividir o número de bolinhas pela quantidade de brinquedos. Descobrir números fracionários tais como: metade, um quarto, ou outros da quantidade de bolinhas, dos brinquedos e diversos outros problemas.
PIERRÔ
Materiais:
• Tampinhas de garrafas de refrigerantes. Coordene as cores: aproximadamente, 18 para os braços e 20 para as pernas e 3 maiores para chapéu e pés.
• cabeça preparada com bola de isopor, meia ou adquirida pronta.
• 60cm de elástico redondo.
• Embalagem de iogurte para o corpo.
Confecção:
Fure as tampinhas no centro com o ferro para solda.
Enrole em três dedos as tiras de duas sacolas por vez formando 6 pompons para os pés as mãos e os lados da cabeça, amarre-os e reserve.
Enrole na mão as tiras das três sacolas restante formando o pompom maior para o pescoço. Neste pompom serão amarrados os elásticos 2 para os braços e 2 para o corpo de um lado e 2 para a cabeça do outro. Os da cabeça sairão um em cada orelha para amarrar os pompons.
Enfie 5 tampinhas para cada braço e amarre no final os pompons.
Adapte em dois elásticos 5 tampinhas para o corpo juntando-as e amarrando.
Enfie nos dois elásticos do corpo 5 tampinhas para as pernas e arremate com os pompons.
Exploração:
Quantidades de tampinhas, adição das tampinhas, divisão das tampinhas.
Identificação de cores.
Brincar de palhacinhos.
Socialização imaginação.
Inventar história.
BONECO ESPERANÇA
Materiais:
• 1 pote embalagem para cabeça
• 18 tampas de amaciante formato de copinho
• 12 tampinhas chatas – de amaciante desinfetante iogurte – que encaixem no fundo das tampas tipo copinho
• 1 garrafa de água sanitária ou iogurte, preferencialmente, que tenha formato de corpo – cintura
• 1 tampa plástica para a aba do chapéu
• Olhinhos, ou canetas coloridas, ou marcador para retroprojetor, ou tinta para pintá-los
• Uma conta, ou semente, ou pequeno círculo em EVA ou plástico para o nariz
• Boca pronta, ou recortada, ou marcador para retroprojetor, ou tinta para pintá-la
• Embalagens chatas um pouco maiores que as tampas para os pés
• 60cm de elástico redondo.
Passo a passo:
Fure a garrafa com o ferro de solda nos locais para ou braços e no fundo para as pernas.
Recorte a tampa para a aba do chapéu no centro do tamanho da tampa do pote encaixe-a e enrosque a tampa
Monte a rosto
Passe um elástico e monte as pernas puxando com firmeza para que seja possível manter-se em pé e outro para os braços um pouco mais solto
Marque o centro do fundo do pote com a boca da garrafa recorte em uma cruz e encaixe na boca da garrafa
Enfeite com botões, laços, gravatas.
Possibilidade de exploração:
Corrida de bonecos empurrando uma perna depois a outra, trabalha a socialização, contagem do tempo controle motor.
Cores, quantidade de cada formatos, quantidade total.
Inventar histórias.
Quanto a este item vale mencionar uma experiência que vale a pena ser reproduzida.
Uma das grandes surpresas ocorreu em uma oficina onde foram confeccionados Bonecos Esperanças, em uma escola pública, solicitada pelo Ministério do Meio Ambiente que foi fotografada para uma exposição.
Visitando a escola combinamos que a oficina seria feita em uma turma de crianças de 10 anos e foi escolhida a menor turma da escola, havia 37 crianças.
Os materiais foram selecionados, higienizados e preparados para confecção dos bonecos. A reserva técnica foi de apenas um boneco a mais.
No entanto, no dia da oficina, haviam três crianças a mais. Conversando com a turma e combinamos que duas delas teriam que se juntar a outras para confeccionar o boneco. Porém, me comprometi que dois dias depois eu levaria os bonecos prontos para os que haviam chegado posteriormente.
Ao chegar na sala, para entrega dos bonecos, tive uma surpresa das mais agradáveis. As crianças estavam na aula de Língua Portuguesa trabalhando com seus bonecos. Estavam confeccionando os documentos dele, desde a certidão de nascimento até o passaporte. Notei que a turma estava bastante concentrada, todos motivados, realizando a tarefa. Ao fazer algumas perguntas, eles foram me passando os dados que eles haviam criado com cada boneco. O nome, a certidão de nascimento, o CPF, a identidade, o título de eleitor, a carteira de motorista, o registro profissional e o passaporte. Eles estavam efetuando a pesquisa para descobrirem como obter cada documento: local, exigências, custos e para que servem, além da importância na vida de cada cidadão.
Tenho certeza que o conhecimento foi efetivamente construído e quando fossem, eles próprios, obter seus documentos, se lembrariam daquele dia como uma experiência agradável.
Aquela professora soube usar a criatividade ao aproveitar as ocorrências para trabalhar com a turma a interdisciplinaridade.
Também, uma história que descreve a origem do boneco, que pode ser contada em forma de teatro ou usando os materiais, foi publicada neste blog https://rosacriarecriar.blogspot.com/: https://rosacriarecriar.blogspot.com/2008/09/o-boneco-esperana.html
BONECA NA CADEIRINHA
Um dos mecanismos para desenvolver, ludicamente, as capacidades de âmbito cognitivo, motor, emocional e social é brincar com boneca. Ao criar situações, a criança aprimora a compaixão, empatia, Imaginação, linguagem, responsabilidade...
Materiais:
• Cabecinha de boneca.
• Garrafa PET
• Restos de lã
• Pedaços de enfeites: sinhaninha, rendinha...
• Estilete
• Tesoura
• Cola quente.
Passo a passo:
Recorte o fundo da garrafa para formar a base da cadeirinha.
Arredonde formando pontas em cada sulco.
Recorte o bico da garrafa com 15cm para formar o encosto.
Retire metade do bico arredondando para formar o encosto.
Vire o bico e cole no centro do fundo.
Enfeite com sinhaninha, rendinha...
Enrole a lã, folgada, nos 4 dedos da mão dando várias voltas.
Retire da mão e amarre a meada e recorte-a formando uma bola.
Enfeite a cabeça com laço, chapéu, colar....
Cole a cabeça na bola de lã.
JOGOS E BRINQUEDOS COM REAPROVEITÁVEIS
Toda criança espera ganhar um brinquedo no aniversário de Jesus. Que tal confeccionar os brinquedos da criançada com materiais reaproveitáveis ou mesmo fazer com eles?
A seguir dicas de brinquedos simples de fazer com materiais fáceis de conseguir.
Para quem mora próximo da Associação JACOMINESP, Samambaia-DF, se estiver com dificuldade de conseguir os reaproveitáveis é provável que temos para fornecer. É só relacionar o que necessita, solicitar com antecedência que, se tivermos marcaremos quando poderá vir buscar.
Desde o Princípio 7º da Declaração Universal dos Direitos da Criança, (1959 s/p.) que reconheceu a importância do brincar: “A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito”, o brincar é uma ferramenta essencial para a criança. Desenvolve a atenção, a memória, a imaginação. Também, no ambiente escolar é espaço mediador de aprendizagens. As crianças pensam e exploram a realidade e a cultura local, aprende a questionar regras e papéis sociais. Segundo Vygostsky brincadeira reproduz o discurso externo e o internaliza, construindo o pensamento. Jogos e brincadeiras são situações de aprendizagem. Regras e imaginação favorecem novos comportamentos e contribui para o desenvolvimento. (VYGOSTSKY, 2002, p.6). Donald Winnicott enfatiza a importância do brincar na construção da identidade pessoal. A escola tem obrigação de ajudar a criança para a transição mais agradável possível, com direito de devanear, imaginar e brincar manifestando a criatividade (WINNICOTT, 1975, p. 80). O brincar necessita tempo e espaço próprios; é universal e próprio da saúde, facilita o crescimento, administra relacionamentos grupais. (MARTINS, QUEIROS, 2002, p. 13). “O saber se constrói fazendo próprio o conhecimento do outro, e a operação de fazer próprio o conhecimento do outro só se pode fazer jogando” (FERNANDEZ, 1990, p. 165).
Confeccionar sua própria bola, seu carrinho, bonecos, modelar com argila ou massinha (que podem ser feitas em casa) aprimoram o tato e as funções motoras, além de utilizarem a capacidade criadora para modelarem personagens e outros itens sendo atividades construtivas. Brincar ao mesmo tempo se aprende pois inúmeras habilidades estão se desenvolvendo, entre as quais: autoestima, convívio, coordenação motora, coragem, inventividade, imaginação, memória, motivação, raciocínio, respeito aos limites e normas, socialização...
quinta-feira, 4 de novembro de 2021
terça-feira, 2 de novembro de 2021
ENTÃO É NATAL
Que tal resgatarmos a magia do Natal fazendo ou reusando enfeites para decoração? Estaremos, muitas vezes, com a reutilização de enfeites despertando boas lembranças, emoções carregadas de histórias. Os ambientes ficam embelezados com arranjos natalinos, árvore, luzes que também trazem nostalgia, e resgatam o espírito de criança. Nestes tempos difíceis de pandemia é bem-vindo a decoração que custa pouco e pode ser reutilizada. A seguir, fotos de enfeites que fiz com reaproveitáveis e usei em Natais passados, como sugestão.
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