domingo, 7 de novembro de 2021

JOGOS E BRINQUEDOS COM REAPROVEITÁVEIS

Toda criança espera ganhar um brinquedo no aniversário de Jesus. Que tal confeccionar os brinquedos da criançada com materiais reaproveitáveis ou mesmo fazer com eles? A seguir dicas de brinquedos simples de fazer com materiais fáceis de conseguir. Para quem mora próximo da Associação JACOMINESP, Samambaia-DF, se estiver com dificuldade de conseguir os reaproveitáveis é provável que temos para fornecer. É só relacionar o que necessita, solicitar com antecedência que, se tivermos marcaremos quando poderá vir buscar.
Desde o Princípio 7º da Declaração Universal dos Direitos da Criança, (1959 s/p.) que reconheceu a importância do brincar: “A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito”, o brincar é uma ferramenta essencial para a criança. Desenvolve a atenção, a memória, a imaginação. Também, no ambiente escolar é espaço mediador de aprendizagens. As crianças pensam e exploram a realidade e a cultura local, aprende a questionar regras e papéis sociais. Segundo Vygostsky brincadeira reproduz o discurso externo e o internaliza, construindo o pensamento. Jogos e brincadeiras são situações de aprendizagem. Regras e imaginação favorecem novos comportamentos e contribui para o desenvolvimento. (VYGOSTSKY, 2002, p.6). Donald Winnicott enfatiza a importância do brincar na construção da identidade pessoal. A escola tem obrigação de ajudar a criança para a transição mais agradável possível, com direito de devanear, imaginar e brincar manifestando a criatividade (WINNICOTT, 1975, p. 80). O brincar necessita tempo e espaço próprios; é universal e próprio da saúde, facilita o crescimento, administra relacionamentos grupais. (MARTINS, QUEIROS, 2002, p. 13). “O saber se constrói fazendo próprio o conhecimento do outro, e a operação de fazer próprio o conhecimento do outro só se pode fazer jogando” (FERNANDEZ, 1990, p. 165). Confeccionar sua própria bola, seu carrinho, bonecos, modelar com argila ou massinha (que podem ser feitas em casa) aprimoram o tato e as funções motoras, além de utilizarem a capacidade criadora para modelarem personagens e outros itens sendo atividades construtivas. Brincar ao mesmo tempo se aprende pois inúmeras habilidades estão se desenvolvendo, entre as quais: autoestima, convívio, coordenação motora, coragem, inventividade, imaginação, memória, motivação, raciocínio, respeito aos limites e normas, socialização...

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