domingo, 7 de novembro de 2021
BOLA COM MEIA
Material:
pé-de-meia,
sacolas/sacos plásticos,
agulha e linha forte para costurar.
Opcional: cola e tinta
Passo a passo:
Selecione uma meia.
Vá colocando aos poucos sacolas plásticas dentro da meia empurrando até o local onde se posicionam os dedos dos pés, forçando bem para ficar bem durinho e formar uma bola. A quantidade vai depender do tamanho da meia.
Dê uma torcida na meia e vire para o outro lado até revestir a bola com a parte superior da meia e novamente torcerá a meia e a revestirá com a parte do cano que ainda estiver sobrando, até que toda meia faça parte da bola, sempre puxando bem forte.
Para fechar a bola serão dados pontos com linha e agulha na beirada unindo sempre os lados opostos até ficar bem fechada. Misture tinta e cola até obter a cor desejada e pinte a bola.
Observação: o ideal é que seja cola e tinta resistentes a água.
Sugestões para brincar:
1. Pegue a bola se for capaz
Jogar a bola em um muro ou parede e pegar. Vá repetindo posições ou atitudes tais como:
“seu lugar” – joga a bola na parede e a pega sem se movimentar;
“sem falar” – mesmo procedimento, mas sem conversar;
“um pé” – levantar um dos pés e, nesta posição, jogar e pegar a bola;
“outro pé” – idem
“uma mão” – jogar a bola e pegá-la somente com uma das mãos;
“outra mão” - idem
“palmas” – jogar a bola e antes de pegá-la é necessário bater palmas;
“pirueta” – jogar a bola e antes de pegá-la é necessário cruzar e descruzar os braços.
“roda-roda” – jogar a bola e dar uma volta no corpo antes de pegá-la.
Se muitas crianças estiverem brincando ao mesmo tempo, quem for errando os comandos vai saindo da brincadeira, até que reste somente o vencedor.
2. Pegue o sorvete
Fazer pequenas bolas com meia para um jogar para cima e o outro e pegar com um cone vazio de linha que, usando a imaginação, será fantasiado de casquinha de sorvete. Pode ser utilizada a metade de uma embalagem tipo desinfetante.
3. O numeral pega a bola
Antes de dar início a brincadeira, enumere os participantes, de um, até quantos tiverem. Diga o número em voz alta para cada um deles para fixar bem. Organizados em uma roda, um deve ir para o meio, jogar a bola para cima e falar, alto e em bom tom, o número de um colega, desocupando imediatamente o espaço. A criança nomeada com aquele número deve movimentar-se para pegar a bola. Se conseguir, irá para o centro. Caso contrário, volta para seu lugar.
4. Batatinha quente
Escrever atividades tarefas engraçadas e educativas para serem sorteadas e cumpridas.
Ex.: recitar uma poesia; fazer três alongamentos; ficar como se fosse uma estátua, sendo permitido aos participantes alterar a posição da estátua; imitar três bichos sem rir; dizer de trás para diante os meses do ano; comparar os participantes a um animal, legume ou flor e dizer porquê...
Brincadeira tradicional – muito bom para coordenação e despertar a atenção das crianças.
Sentadas em círculo, uma com bola na mão, cantam determinando quantas vezes irá repetir a palavra quente: “batatinha quente, quente, quente, quente… queimou!”. No término da música, aquela que estiver ficado com a bola deverá ir para o centro sortear e cumprir uma atividade, conforme pré-estabelecido.
5. Palavras cruzadas com bola
Escrever separadamente as letras do alfabeto para serem sorteadas.
Formando uma roda, os participantes devem sortear uma letra do alfabeto. Após a escolha, elas começaram a arremessar a bola entre si. Para dificultar, a cada arremesso elas devem dizer uma palavra que começa com a letra que escolheram definindo objetos. Ex.: fruta, nome de pessoa. A cada erro ou demora além do definido que pode ser marcado com uma ampulheta, a letra será trocada. Aquelas que forem errando vão saindo da brincadeira, até que reste apenas o ganhador.
6. Cachola, cadê a bola?
Sorteie um dos participantes para ser a cachola. Ela estará com a bola, de costas para os demais. Todos contam até três quando ele deverá jogar a bola para trás e para o alto sem se virar ou olhar para onde ela foi. Quem pegar precisa colocá-la atrás do corpo e ficar juntinho dos colegas, na mesma posição para escondê-la. Juntos, eles vão dizer “cachola, cadê a bola?”. A cachola vai se virar e tentar descobrir quem está com a bola. Pode fazer uma pergunta ou solicitar uma expressão. Ex.: Maria se estiver com a bola sorria. Se acertar, quem estiver com a bola será a próxima cachola. Se errar, a brincadeira se repete com a mesma criança.
7. Basquete no recipiente – balde, embalagem, caixa, vaso...
Uma brincadeira inspirada no basquete. No lugar da tradicional cesta, fixe o recipiente a uma altura, de pelo menos, um metro e meio e defina a distância para o arremessamento e a quantidade de vezes das tentativas de acerto. Em fila, os participantes vão tentando acertar a bola no recipiente. O ganhador será aquele que marcar o maior número de pontos.
8. Bola ao alvo
Antes de começar a brincadeira, prepare alguns alvos. Pode ser no chão, em paredes ou objetos pendurados, por exemplo, tendo cuidado com a segurança. Em fila diante de cada um dos alvos cada um fará à tentativa. Cada acerto um ponto. Todos tentarão todos os alvos, o que fizer o maior número de pontos vence.
OUTRAS DICAS COM SUCATAS
Vista as garrafas mais “gordinhas e faça boliche a serem derrubados com bolas confeccionadas com meias velhas Encha-as com retalhos ou líquido coloridos cole nelas números letras sílabas e invente regras As crianças vão aprender com prazer
Cole números de 1 a 10, em latas e faça uma pirâmide, para serem derrubadas com bola de meia.
Utilize os bocais de garrafas de amaciante, água sanitária, condimentos (de 2 litros ou mais) para confeccionar pega bola. Com uma bola de meia e cada criança com um bocal e em círculo (separadas 50cm uma da outra) a bola vai sendo jogada e deve ser apanhada somente com o bocal. Quem deixar a bola cair, sai do jogo ou terá seu nome anotado e deverá cumprir uma tarefa que será sorteada no final do jogo.
Construa colares com rolinhos de papel de propaganda ou revista ou com papel higiênico pintados e cortados em argolas use também argolas de garrafinhas coloridas Se abrir e fizer um corte transversal em sentido contrário na abertura elas podem ser encaixadas umas nas outras formando uma grande corrente.
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