segunda-feira, 8 de novembro de 2021
ARTESANATO COM REAPROVEITÁVEIS
É inegável a importância do artesanato para a satisfação pessoal e consequentemente para a autoestima. O artesanato contribui para o pleno exercício da cidadania, pois é também fonte de renda. Quando o artesanato é feito com sucatas há o acréscimo considerável dada a importância do reaproveitamento para a proteção do meio ambiente pois a decomposição pode demorar muito tempo e a continuidade do aumento do lixo, da poluição, poderá destruir a vida na terra.
Além de tudo as crianças são enormemente influenciadas pelo costume de se jogar tudo fora. Assim, o velho, o diferente, o doente também pode ser descartado e é por isso também, que muitas vezes os deficientes são discriminados e os velhos deixam de ser ouvidos, de serem respeitados...
Onde é o fora, se a terra é nossa casa comum? Quando se faz o descarte incorreto os prejuízos são para toda a humanidade.
Ao orientar uma criança em um trabalho escolar, sobre as consequenciais da poluição ocasionada pelo lixo, foi escolhido o item sacola plástica que mesmo sendo hoje biodegradáveis (se tratadas em usinas de compostagem, elas podem degradar em 180 dias, sem esta condição até dois anos) ainda pode causar estragos. Fonte: Agência Senado
Ao invés de responder suas perguntas fui fazendo outros questionamentos:
- Se você jogar uma sacola plástica em um local público o que acontece com ela?
- A enxurrada pode levar.
- Se a água da chuva levar, o que pode ocorrer?
- Pode entupir bueiros (já vi uma reportagem).
- Se entupir o que pode causar?
- Impede a passagem da água e causa alagamento.
- Se passar pelo bueiro para onde pode ir?
- Para as florestas ou pros rios e mar.
- O que pode acontecer nos mares e oceanos?
- Os animais podem ficar presos e sufocar ou comer e morrer.
Ai, ela concluiu: Se eu jogar uma sacola na rua, posso matar uma baleia?!...
Procuremos contemplar o lixo... a maioria é sucata... tem mil faces secretas... olhe bem e te perguntes: quanto tempo levará para se deteriorar? ... a maioria centenas de anos e até indeterminado... o que fazer com tanta sucata que ultrapassa gerações? A resposta pode ser terrível... a humanidade descarta 5,5 milhões de toneladas de lixo por dia... reduzir as terríveis consequências depende de todos e de cada um de nós... temos a chave... vamos aguçar nossa curiosidade e estimular nossa criatividade... todos somos criativos... criar e recriar, inventar e reinventar... façamos um exame de consciência... quem de nós nunca jogou um papel, um plástico, uma lata na rua? Quem de nós se importa com a poluição das águas. Nenhum ser vivo é capaz de viver sem água que já falta ou é escassa em muitos lugares... Se continuar à poluição dos mananciais que abastecem as populações, se continuar o loteamento e desmatamento nas margens dos córregos, se as retiradas de cascalho e de areia continuarem, cada vez mais e em mais locais faltará água potável.
GARRAFAS PET (poli tereftalato de etila)
Um dos itens mais perigosos ao meio ambiente, garrafas e outras embalagens fabricadas com Material termoplástico "pet", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/pet [consultado em 20-10-2021]. são excelentes e versáteis para utilização em artesanatos.
BOLSA/SACOLA COM GARRAFA PET
Materiais:
• 18 garrafas pet lisas no meio,
• Estilete,
• Ferro para solda ou perfurador,
• Tesoura,
• Agulha comum ou para tricô, média,
• Linha resistente para costura ou para tricô,
• Tecido ou TNT para entremeio, opcional.
Passo a passo:
Retire os rótulos. (os que saírem inteiros podem ser reaproveitados para outros artesanatos. Dobre-os ao meio para guardar sem que colem uns nos outros).
Limpe-as com um pano umedecido em álcool. Obs.: Se alguma tiver alguma mancha ou pequeno amassado serve para ser usada na parte interna.
Retire o fundo e o bico fazendo um pequeno corte com um estilete para iniciar.
Abra a parte lisa pela marca que possui.
Enrole no sentido contrário forçando sem amassar.
A bolsa pode ser feita com quadrados ou retângulos ou alternados.
Corte 14 retângulos 26 X 13cm (ou do maior tamanho que for possível, dependendo do tamanho das garrafas. O ideal é que a largura seja metade do comprimento, ou 28 quadrados 13 X13cm.
Faça o molde das alças, do tamanho do retângulo. Marque e corte 4 peças.
Se desejar recorte metade das peças em tecido ou TNT para a parte interna. Poderá ainda deixar algumas, transparentes e enfeitar outras.
Se preferir, enfeitar internamente com motivos ou flores sintéticas, secas, recortes de garrafas ou outro material que desejar ou dispuser.
Arme-os, dois a dois com a parte boleada uma sobre a outra e as partes internas, se houver, e prenda com prendedores de roupa ou de papel.
Coloque os moldes sobre papelão grosso.
Esquente um ferro de solda de bico fino e faça os furos das duas ou três peças, ao mesmo tempo, com distância de 1cm da beirada bem como entre um e outro.
Arremate com crochê ou caseado em volta de todos.
Uma as peças para terminar a bolsa.
BOLSA RETRÔ COM GARRAFA PET
O que é Retrô? É uma reinterpretação atual de um estilo antigo, são peças novas com aparência antiga, inspirada no passado, ou seja, brega, cafona, que voltam a estar na moda.
Existem pessoas como eu, que gostam de objetos do passado, são lembranças conectadas a experiências positivas que evocam o emocional, é o resgate de coisas boas, é aprender sobre história é analisar o passado para entender o presente o que leva a valorização e respeito as pessoas mais vividas. Embora vivendo bem e valorizando a tecnologia do presente, é importante reconhecer o valor das coisas do passado que foram os antecessores, originaram o que existe atualmente.
Materiais:
• 06 garrafas pet lisas no meio,
• Estilete,
• Ferro para solda ou perfurador,
• Tesoura,
• Agulha comum ou para tricô, média,
• Linha resistente para costura ou para tricô,
• Alças preferencialmente, de madeira ou sementes.
Passo a passo:
Retire os rótulos. (os que saírem inteiros podem ser reaproveitados para outros artesanatos. Dobre-os ao meio para guardar sem que colem uns nos outros).
Limpe-as com um pano umedecido em álcool. Se houver resquícios de cola retire com acetona.
Retire o fundo e o bico fazendo um pequeno corte com um estilete para iniciar.
Abra a parte lisa pela marca que possui.
Enrole no sentido contrário forçando sem amassar.
Corte 17 quadrados de 9 X 9cm.
Obs.: Se desejar fazer uma sacola, corte os quadrados maiores. Irá necessitar de 3 garrafas a mais.
Arremate com crochê ou caseado em volta de todos.
Una-os formando 4 retângulos de 2 quadrados e 2 retângulos de 3 quadrados.
Uma os retângulos de 2 quadrados de cada lado do retângulo de 3 quadrados de forma alternada. Faça duas partes destas. Una-as com mais 3 que será o fundo representado em azul. Dobre-a ao meio e uma as laterais a partir do lado a.
Coloque as alças.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
09 DE JANEIRO: DIA DO FICO
“O Dia do Fico foi um evento histórico que ocorreu em 9 de janeiro de 1822, quando o Príncipe Dom Pedro I decidiu permanecer no Brasil, con...
-
Por que teatro? Porque é uma das mais extraordinárias formas de construir conhecimentos de fixar saberes. Os missionários católicos já usav...
-
Todos nós vivemos momentos inesquecíveis. Resolvi escrever parte do que vivi, algumas passagens são hilariantes. Todos nós precisamos apren...
-
Selecione e ir até: https://drive.google.com/file/d/1dD5khgM7MITK7btisHPu4-UZzqoR5rmC/view?usp=sharing Obs.: alguns capítulos em vídeos -...
Nenhum comentário:
Postar um comentário