quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023
Livreto: Era Uma Vez uma Índiazinha
Sonho com uma humanidade
Sem medo do semelhante
Frescor, vento natural, corações, portas e janelas abertas.
Crianças na chuva brincando na enxurrada.
Certeza de poder confiar e abraçar a todos.
Animais, pomar, horta, lindo jardim, dálias e esperanças.
Sonho com a humanidade confiando e acreditando em
seu semelhante
Todos livres como um passarinho
https://drive.google.com/file/d/1WvTDtoO720DTB-achIU5RCyv6jS4I4ie/view?usp=sharing
terça-feira, 31 de janeiro de 2023
Importância do Estudo - Grande Chiquinho
É terrível quando se houve de jovens perguntas como: Estudar para que? Aprender para que? Há, se eles tivessem consciência de que estão jogando fora uma preciosidade, deixando de aproveitar o tempo, as oportunidades, para que se tornem os precursores da melhoria, da paz, de um futuro melhor para a humanidade, pois a educação é a base de tudo e é cada vez maior a necessidade de aprender, de criatividade, de encontrar e criar oportunidades para superar todo e qualquer problema.
No entanto, há uma grande esperança: muitos são os jovens e adolescentes de hoje que estão buscando no caminho pela dedicação ao estudo mudar muitos paradigmas indesejáveis. Um deles é Chiquinho, o grande Francisco que tem um pensamento e atitudes diferentes da maioria. Foi o que pude sentir em uma entrevista com ele.
Francisco convive mais com os avós que com seus pais, aliás mora com eles. Está com 15 anos, idade que em muitas culturas participam, até mesmo, de rituais para entrada na idade adulta, estranhos para muitos. Pode-se até mesmo dizer que as perguntas foram diferentes, foi uma solicitação de concordância. O modo de perguntar foi com intenção de receber dele suas opiniões já que, considerando a fase característica em que vive com alterações em diversos níveis: físico, mental e social que distanciam a maioria, das formas de comportamento e privilégios típicos da infância, e se reveste da aquisição de características e competências para assumir os deveres do adulto. O adolescente é tachado de “ser do contra”, de sempre querer ser diferente...
É fácil perceber como muitos se chateiam de serem chamados por tratamentos que o deixam de identificar. Chiquinho sabe que num primeiro contato ou nos primeiros, principalmente para os que já estão com idade mais avançada, fica mais difícil lembrar o nome. Assim ele nem se importa se o chamarem de jovem, moço, garoto, ou menino... Para uma época onde as pessoas estão com vida cada vez mais longa a compreensão dos mais jovens é algo muito importante.
A adolescência está intimamente ligada à alteração da compreensão do desenvolvimento humano e também à transformação da forma como cada geração se define a si própria. Numa sociedade em que a comunicação é cada vez mais rápida e facilitada, onde os meios cada vez mais influenciam a ganância pelo poder e bens materiais, os mais jovens se consideram diferentes e melhores que os mais vividos, os quais são vítimas, até mesmo, de críticas e deboche. Muitos idosos se sentem deslocados. Nosso protagonista Francisco se diz ser uma pessoa normal como as outras. Gosta de futebol, internet, da família e amigos.
Em outubro se comemora o dia do professor. Desta profissão todos dependem ou, pelo menos deveriam passar pelo seu convívio, pela sua orientação. É muito triste quando se percebe que grande parte destes profissionais estão decepcionados, se sentindo desvalorizados e até mesmo, vítimas de agressões pelos educandos. Pessoalmente, acredito que a culpa é sempre do educador. Falta-lhe atualização, autoestima, sentimento de solidariedade. Usam métodos e técnicas arcaicos, ultrapassados, culpam aos outros que o desvalorizam. Muitos esquecem a importância da afetividade nas inter-relações e na construção do conhecimento que só ocorre se houver o desejo que brota da simpatia, pois o ser humano é movido pelo amor. Como disse o filósofo e economista inglês, John Stuart Mill: "É impossível que ocorram grandes transformações positivas no destino da humanidade se não houver uma mudança de peso na estrutura básica de seu modo de pensar."
Numa audiência, em que eu, que era Diretora de uma escola fui assaltada, o Promotor de Justiça me tachou de ser idealista, de fantasiar ao imaginar que a educação é a prevenção para todos os males e também é o antídoto para os comportamentos e atitudes indesejáveis já alojados, quando se instala o vício como uma força ativa em oposição a virtude. O mal que se opõe a inteligência, superando o bem, surge nos seres humanos, quando encontra espaço para isto. Parece que, atualmente, no vazio de pensamento, de raciocínio, de análise para se produzir conhecimentos o mal se torna algo banal.
Felizmente, muitos, pensam diferente: A opinião de Francisco quanto as questões a seguir foram:
o Hoje quem não possui uma formação básica não arruma emprego.
o No mundo de hoje, quem não estuda não possui uma vida boa.
o Muitos professores passam muito conteúdo sem nenhuma qualidade e o estudante acaba não aprendendo nada.
o Sem conhecimento como você vai realizar o sonho ou ajudar outras pessoas a realizarem os seus?
o O supletivo é uma forma de a pessoa recuperar o ano que perdeu sem praticamente estudar, pois, as provas são de múltipla escolha ou certo e errado e pode repetir a prova quantas vezes quiser. Ou seja, você sai do supletivo do mesmo jeito que entrou, sem aprender quase nada.
O ser humano em formação mais que outros, necessita afeto, carinho e atenção que são importantes na formação do sujeito ético, moral e também espiritual. A educação moral e religiosa favorece e ajuda a enriquecer a personalidade e o caráter facilitando o conhecer-se, o vencer-se e o exercitar-se. Assim a educação deve propiciar a unidade com Deus por meio do desenvolvimento espiritual para que o ser humano seja semeador da paz, do amor e da esperança.
A convivência deve oportunizar circunstâncias para que o ser humano crie valores capazes de levá-lo a ação adequada a ter espírito de disciplina, a fazer bem o que se tem que fazer alimentando assim um grande, alto e nobre ideal pois trabalhar a transcendentalidade é uma das receitas que muito ajudam na educação da vontade e na construção da felicidade. Ao ser perguntado sobre religião Chiquinho respondeu: Sou católico. Porque minha família tem uma influência forte do catolicismo e eu me interesso muito pela religião.
Francisco, você que tem o nome de um grande santo que tanto bem fez a humanidade e que tantos seguidores continuam seu ideal, seja sempre abençoado. Seja feliz, honesto e sincero, jamais deixe os estudos em segundo plano. Tenho certeza que sua família irá sempre se orgulhar de você.
sexta-feira, 27 de janeiro de 2023
MAGIA DA GRATIDÃO
Quanto mais quantidade de gratidão se emite, mais o coração e a mente se abrem, como um feitiço para que a vida se transforme e atraia melhorias para quem se sente grato e se irradia para todos, como um canal de ilimitadas benesses. Ocorrem como respostas, curas físicas e mentais, afastamentos de medos e outras dificuldades da vida abrindo portas com melhorias em todos os aspectos, com descobertas para a solução de problemas e paz infinita. Os cientistas Newton e Einstein acreditavam que se todos cientistas seguissem os caminhos que eles trilharam, os problemas seriam superados, o entrosamento, o desenvolvimento, novas e úteis descobertas ocorreriam e a melhoria seria contínua e sem limites com melhoria contínua. Descobertas úteis na física, mecânica quântica, medicina, psicologia e outras transformariam a vida, a harmonia seria uma constante, guerras seriam banidas reinando a cultura de paz para o mundo. Sonhavam com um futuro em que os líderes das nações seriam e pessoas mais gratas e receberiam gratidão que provocaria riqueza e prosperidade, as doenças diminuiriam, empresas seriam bem-sucedidas com intensificação de produções. Como consequência do poder mágico da gratidão, felicidade, riqueza e paz dominariam a terra. Atualmente, pessoas que descobrem o poder da gratidão acreditam que o agradecimento ocorrerá no mundo e irá saturar o planeta com sua magia e todos os sonhos se tornarão realidade. Assim, quando a vida apresentar desafios, um dos caminhos são palavras mágicas emitidas para a mente, sentidas no coração que trarão a abundância para uma vida de felicidade. Ideias contida no livro e filme O SEGREDO que vem infundindo um movimento global. “O que está em cima é como o que está embaixo. O que está dentro é como o que está fora”. Tabua de Esmeraldas cerca de 3000 a.C.
No início deste século, o livro e palestra A Biologia da Crença, de Bruce H. Lipton apresenta uma revolução demonstração cientificamente o que produz a capacidade de ter saúde ou doença, bem como, demonstra que somos cocriadores de tudo! Bruce H. Lipton demonstra que nem os genes nem o ADN controlam nosso corpo; o comportamento das nossas células é controlado por sinais exteriores – os efeitos das mensagens energéticas que emanam dos pensamentos podem mudar a essência humana – temos o poder de alterar o que é, para muitos, impossível: o nosso DNA. Ambos, disponível em videobook.
domingo, 15 de janeiro de 2023
CRIATIVIDADE NA ESCOLA
A criatividade é indispensável na prática educacional. É um objetivo que o educador deve ter em mente ao planejar qualquer atividade do currículo. Isso porque a criatividade está presente em toda atividade que a criança realiza e não somente nas atividades que comumente são chamadas de “artes plásticas”. Nesse sentido, a criança poderá demonstrar sua criatividade tanto nas situações que envolvem aquisição do conhecimento físico ou lógico-matemático, quanto nas situações em que faz uma modelagem ou uma pintura.
A atividade criadora implica que o sujeito faça algo novo para ele, relacionando à sua maneira as coisas que antes não estavam relacionadas. Portanto, pode-se afirmar que a aquisição da noção de conservação é também um ato criador. Para que a criança chegue à noção de conservação é preciso que relacione de uma nova maneira os dados que tem ao seu dispor. Ela passa a admitir a conservação observando os mesmos dados que a levaram a negá-la anteriormente. É a maneira nova de relacionar os dados que permite à criança compreender a conservação. Relacionar os dados de uma maneira nova é um ato criador. O produto deste ato, nesse caso, a conservação, é algo inteiramente novo para ela.
A criatividade é estimulada quando:
O ambiente escolar é estimulante e o clima da sala de aula é isento de tensões
A criança é encorajada a ser independente, a ter iniciativa própria e a atender seus interesses
A criança é encorajada a dizer exatamente o que pensa sobre as coisas e a ter ideias novas.
As respostas da criança, mesmo as falsas, são aceitas pelo educador.
A criança é encorajada a inventar novas regra para os seus jogos.
As crianças têm oportunidade de jogar ou trabalhar em grupo.
Criança é encorajada a dar várias respostas a uma mesma situação-problema.
Os conteúdos e as atividades do programa interessam a criança.
São criadas situações propícias para a descoberta ou reinvenção.
A criança tem oportunidade de manifestar o seu pensamento através de gestos, desenhos, modelos, construções etc... MAMÃE BAVA... Os aprontamentos de meu filho Gabriel, sua criatividade, sua iniciativa, estão escritas com o título UM MENINO E TANTO https://rosacriarecriar.blogspot.com/2020/06/um-menino-e-tanto.html. Bem como, com o mesmo título, no livro CRÔNICAS VIVIDAS no blog rosacriarecriar.blogspot.com/.
Etapas da Criatividade:
Preparação – define-se o problema e apresenta o desafio
Incubação – lança-se o problema para que se desenvolva na mente. Quem não consegue resolver pode passar até dias pensando.
Iluminação – as ideias começam a surgir borbulhando
Verificação – constatação se a ideia resolverá o problema
Aplicação – executam-se os processos que conduzem a solução
No caso da escola podemos resumir:
Familiarização com o problema – questionamentos – compreensão do problema
A Incubação também chamada de ruminação – surgimento das ideias
Se “transpira” – pensa-se estar perdendo tempo na análise das ideias para concluir qual será aproveitada. Analisa-se os “pontos fracos” as alternativas
Relaxamento – físico e mental – a solução aparecerá em momentos de calma e até mesmo de sono
Iluminação que os adolescentes chamam de “sacação” ou “bolação” “tá ligado” – aciona-se o pensamento usando-se o potencial para gerar ideias. Às vezes se pensa estar “andando em círculos”
Desenvolvimento e concretização
Todos os descobridores como Tomaz Edison quando inventou a lâmpada elétrica e Alexander Fleming que percebeu ser o fungo o assassino das bactérias empreenderam grandes esforços criativos.
Ao se lançar um problema, deve-se orientar os educandos de que a pesquisa deverá ser feita de forma meticulosa; pesquisas em livros, artigos em revistas ou jornais, entrevistas etc.
O educando deve acreditar e confiar de que é capaz de encontrar a melhor solução.
Para que a incubação conduza a solução de forma eficiente, lança-se o problema e o lado esquerdo do cérebro com a devida permissão, relaxa-se e lança-se na fase do “não fazer nada” em atividades relaxantes, até a iluminação. As ideias que surgem devem ser registradas a medida que forem ocorrendo.
Quando temos um problema a resolver devemos abandonar os pensamentos negativos buscando algo positivo, mudando-se o enfoque, pensando mais na solução do que no problema, como por exemplo, planejar um ambiente com aulas mais excitantes e com maior poder de retenção:
O que está no meu controle?
O que posso fazer para aumentar a eficiência e a eficácia?
A procura de soluções criativas é espontânea?
Imagine qual a imagem que quer que os educandos levem de você como professor, o que pode fazer para merecer ser escolhido para paraninfo, patrono ou receber homenagens de seus alunos. Quando você muda a forma de pensar muda a forma de agir. Se você passa a maior parte do seu tempo dentro de uma sala de aula esquecendo-se do mundo lá fora, o mundo real que tipo de professor é você?
V - Relação criatividade-ensino – sugestões - praticar – ARCO IRIS DO SABER
1. Brincar com pensamentos e com ideias:
Peçam aos educandos que formem imagens mentais e as desenhe.
2. Use analogias e metáforas (semelhanças e comparações)
Escolha duas pessoas para descrever as semelhanças e diferenças.
3. Exercite a imaginação e a fantasia na resolução de qualquer problema:
Escreva uma receita de bolo com as qualidades de seus colegas.
4. Como seria a escola se todos fôssemos surdos?
5. Como seria um jardim se as plantas falassem?
6. O que você mudaria na sua escola se tivesse uma varinha mágica?
7. Explore a Língua Portuguesa brincando com as palavras, explore os erros sem crítica, se o educando escreve lobo mal, com “l” ou ora sem o “h” qual será sua atitude/
8. Explore os contos de fadas: misture-os, troque o final, imagine um dos personagens contando a
Estória e “puxando a brasa para a sua sardinha”. Escolha um personagem “vilão” conhecido e conte o que realmente sucedeu na estória.
9. Peça aos educandos para contarem a História do Brasil ou Geral como se eles fossem os personagens. Peça-os, para escreverem colocando-se no lugar de Pero Vaz de Caminha.
10. Transforme as Regiões Administrativas (Cidades Satélites), o lago Paranoá, os monumentos do DF, em personagens e invente uma estória. Além de trabalhar Redação e gramática estarão trabalhando a interdisciplinaridade.
Diga-lhe que o lobo mau está realmente doente e mal da saúde psicológica quando maquina suas maldades. Se aparece “ora” de relógio sem o “h” diga-lhes que o seu relógio ora está adiantado, ora está atrasado, na marcação das horas. Como pode tal acontecer se relógio que atrasa não adianta?
Coloque os educandos em posição confortável e peça-os que imaginem por exemplo uma viagem a uma fazenda, a Beto Carrero Word... o que veem, o que sentem...
Concluindo, construir o conhecimento criativamente é muito simples e divertido. A exigência é de que o professor seja também criativo. Ser criativo é transformar a arte de educar em algo prazeroso, capaz de modificar desde os seres humanos até o próprio mundo.
sexta-feira, 6 de janeiro de 2023
LIVRO MISSOES
SÃO VICENTE DE PAULO PEREGRINO E MISSIONÁRIO, para visita aos Paroquianos nos 40 anos da Paróquia – 2010 a ênfase foi o que consta numa lista dos chamados pecados sociais que foi divulgada, em 2009, no jornal da Santa Sé, L’Osservatore Romano: • Poluição ambiental; • Manipulação genética; • Acumulação de riqueza excessiva; • Geração de pobreza; • Consumo e tráfico de drogas; • Experimentos moralmente discutíveis • Violação de direitos fundamentais da natureza humana. Ir até: https://drive.google.com/file/d/1DiGVQMPid933f_fU_MLE9G47_Mcc49h3/view?usp=share_link
sábado, 31 de dezembro de 2022
Feliz Ano-Novo!
Ano-Novo nos instiga a renovação. A pandemia nos forçou a comemorar a data de forma bem diferente. Será que a pandemia nos mudou? O que aprendemos vivenciando algo tão inesperado? O que é realmente mais importante, a saúde e tranquilidade ou a confraternização? Será que o isolamento nos fez refletir sobre o que realmente importa?
Esta data de confraternização universal certamente será diferente do que vivenciamos nos últimos 3 anos. Mais aglomerações, mais viagens, mais encontros e abraços físicos de "Feliz Ano-Novo". Os desafios do “novo normal” com enormes lições, como valorizar os que gostamos e se alegrar com maior presença de nossos entes queridos. A pandemia nos lembrou que necessitamos uns dos outros, nos mostrou como a fragilidade coletiva atinge a todos e nos possibilitou inovar nas formas de estar presente na vida das pessoas.
Mesmo que continuemos longe é momento de celebrar e agradecer pela vida. Que a esperança aumente em nosso interior e nos faça acreditar em um novo tempo de saúde, paz e amor. Que tantos sentimentos e atos bons, como a solidariedade, a união, a colaboração, o voluntariado, a beneficência, as orações, tão presentes nesta época do ano continuem pelo resto de nossas vidas!
A Associação JACOMINESP deseja a todos um afortunado Ano Novo de muita paz e realizações.
terça-feira, 6 de dezembro de 2022
Natal 2022
Ser criança é ter direito a brincar, pular, correr e cantar. Ser criança é ter proteção, carinho, amor e atenção. Ser criança é buscar o saber, ter orientação no aprender. Ser criança é participar, ser ouvido e opinar. Ser criança é aprender brincando, criar, imaginar e entender, representando. Ser criança é ter uma escola, onde se possa imaginar, criar, ler, cantar e jogar bola. Ser criança é ter um local onde todos têm direito a participar.
No Dia da Criança deste ano, ao invés de somente receber os presentes as crianças puderam voltar a fazer seus próprios brinquedos. Puderam brincar na piscina de bolinha improvisada com bolinhas de fundo de garrafa pet, fizeram bonecos, bolsinhas, colar, chaveiro, boneco com tampinhas, bola com meia, bilboquê sapinho, desenhos representando direitos da criança e pintaram desenhos educativos. Puderam escolher e brincar com os brinquedos confeccionados com reaproveitáveis disponibilizados no Baú de divertimentos.
Passo a passo:
Bola com meia: escolha a meia, vá colocando, aos poucos, plásticos empurrando até o final, forçando e apertando bem, até formar uma bola dura, a maior possível. Dê uma enroladinha, torcida, e vire para o outro lado, puxando com força, até o término da meia. Vá costurando, na beirada, de um lado a outro puxando bem até fechar. Amarre bem deixando uma ponta para pendurar para secar. Passe cola colorida e pendure para secar.
Boneco: (as peças: pote, tampinhas e a garrafa plástica já foram separados e furadas: furos centrais nas tampinhas para as pernas, braços e dois furos no fundo do pote para a cabeça além da abertura para o chapéu.) Higienize os materiais, monte o boneco na mesa, enfie a ponta do rolo de elástico na agulhona e, sem cortar, enfie o pé de dentro para fora e vá enfiando uma das pernas do boneco, encaixe no fundo do boneco até a parte de cima, coloque nos furos da cabeça, volte no outro buraco da cabeça e embaixo da garrafa, enfie a outra perna, com as tampinhas iguais, em sentido contrário das primeiras. Amarre bem um lacre de latinha na ponta, puxe com força o outro lado até que as pernas e cabeça fiquem bem firmes, amarre o lacre dentro do outro pé. Corte. Enfie dentro da mãozinha, encaixe um bracinho, emboque no corpo, de um lado para outro, encaixe o outro braço, com as tampinhas em sentido contrário, amarre um lacre de latinha na ponta e puxe o elástico até que os braços fiquem maleáveis, ao lado do corpo, amarre um lacre e corte. Cole ou desenhe olhos, boca e nariz.
Sapinho bilboquê: Pegue um Rolo de papel higiênico em um dos lados cole os pés. Amarre um cordão em um dos ferrinhos. Cole o inseto. Do lado dos pés maiores enfie dentro a outra ponta do cordão com o inseto fazendo uma voltinha amasse e coloque grampos. Colhe os olhos.
quarta-feira, 30 de novembro de 2022
sábado, 19 de novembro de 2022
Hábitos alimentares saudáveis
Aos 15 anos descobri que tinha pouca visão em um dos olhos e fui diagnosticada com estrabismo e ambliopia, quando o cérebro ignora a imagem recebida de um dos olhos. O tratamento deveria ter sido feito até os 6 anos de idade. Comecei a usar óculos que corrigiu o estrabismo e o médico me disse que, como é normal na maioria das pessoas, após os 40 anos eu poderia enxergar menos, por visão cansada. Foi o que ocorreu cheguei a usar óculos com grau maiores que hoje:
Redução de 13 para 8,5
Em 2014, uma vizinha com problemas de audição e de visão, pediu-me para acompanha-la na consulta do Projeto itinerante da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a Carreta da Visão. Um caminhão com capacidade para realizar 800 consultas e 250 cirurgias de catarata ao dia. Como eu só poderia entrar com ela que era surda, se eu tivesse também uma consulta marcada, marquei para mim também.
Na carreta, o médico me disse que eu estava com catarata passível de operar, mas me avisou que, como eu tenho, praticamente, visão de um só olho, havia um risco, pois, algumas pessoas idosas ficam cegas após a cirurgia de catarata, mas se eu autorizasse ele me operaria. É Claro que eu decidi ouvir outras opiniões. Marquei uma consulta numa clínica particular e ouvi a mesma comunicação do risco. Como a evolução da Catarata é lenta embora progressiva resolvi adiar a cirurgia. 5 anos depois em 2019 em uma consulta para verificar se era necessário alterar o grau dos óculos ouvi da médica a necessidade da cirurgia de catarata que elucidou que os problemas que ocorriam era falta de repouso e que a catarata se não tratada com cirurgia, pode levar a perdas visuais importantes e até à cegueira. No início de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia e, somente no final de outubro de 2022, retornei à clínica para dar início aos exames para a cirurgia de catarata. Novos exames foram marcados para 3 semanas depois.
Chegando em casa comecei a matutar quanto a frase que foi dita por Hipócrates há mais de 2400 anos: “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”, que já me livrou de outros procedimentos médicos, entre os quais o problema de vesícula detectado no último exame preparatório para o parto de minha filha Natália. O médico me disse que havia uma alteração muito significativa na vesícula e que, 40 dias depois do parto, eu devia procurar tratamento. Foi aí que fiz uma pesquisa e busquei na memória o que faria meu avô e minha mãe. Além da alimentação adequada, passei a tomar gemada com chá de alfavaca e gema de ovo todas as manhãs. A alfavaca é rica em antioxidantes, portanto, com ação anti-inflamatória bem como, fortalece o sistema imunológico. Acredito que o uso da alfavaca, que aumenta o fluxo sanguíneo pode ter aumentado a produção do leite o que, de certa forma foi providencial, pois uma criança de um ano, necessitava tomar somente leite materno por causa de uma infecção intestinal e eu doei leite para ela durante 6 meses. Por outro lado, a gema, é fonte de antioxidantes, ferro, colina, ácido fólico, vitaminas B e E, entre outros. Quando fiz os exames solicitados, nada de errado foi verificado com minha vesícula.
Quanto a catarata lembrei-me dos projetos levados a efeito na nossa escola, de que os alimentos verdes e amarelos são os melhores para os olhos. Certamente, são capazes de também restaurar a visão. Entre os verdes eu tentei encontrar ora pro nóbis ou bertalha, que também é chamada de ora pro nóbis em alguns locais. Sem conseguir, entre os alimentos verdes e amarelos optei pelo espinafre, salsa e cenoura crua, que já repeti, para centenas de crianças, de que são excelentes alimentos que previnem problemas de visão, melhora a pele e os cabelos. A pesquisa feita no professor, doutor Google confirmou que era uma boa decisão. Passei a usar estes alimentos em todas as minhas refeições do café da manhã ao jantar, 5 vezes por dia, bem como chá verde, de camomila e capsulas de mirtilos (também denominados arando, ou blueberry) e outros. Eu e minha filha participamos de um Congresso Interamericano com a descrição das experiências que tivemos com alimentação saudável. Ir até: https://rosacriarecriar.blogspot.com/2020/11/habitos-alimentares-saudaveis-na-escola.html
Além disso passei a expor-me ao sol (Deus, para cultura tupi-guarani, meus antepassados) sem os óculos, com os olhos fechados, imaginando que a luz penetrava e clareava o cristalino, bem como comecei a exercitar os olhos em todas as direções, a olhar longe e perto, também sem os óculos e imaginar o que estava vendo. Tinha certeza que daria certo e deu. Hoje, 17-11-2022, retornei ao médico para concluir os exames para a cirurgia. A pupila foi dilatada e foram feitos 6 diferentes exames. O médico disse que estava tudo bem, pouca catarata e nem é necessário mudar de óculos e que eu deveria voltar após 2 anos para exames preventivos, de rotina. Mesmo assim pedi uma receita de óculos para comprovar a melhoria significativa. Vale mencionar que o médico perguntou, mais de uma vez, o que havia dito os últimos médicos que me examinaram. Optei por ficar sem mencionar detalhes pois, já ouvi algumas críticas de médicos dizendo que isso é coisa de velho que é ignorância.Disse apenas que nas 3 últimas consultas os médicos disseram que era necessário cirurgia.
O olho preguiçoso continua preguiçoso mas tenho certeza que está melhor.
Assinar:
Postagens (Atom)
5 de agosto - Dia Nacional da Saúde
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como: “Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausê...

-
Por que teatro? Porque é uma das mais extraordinárias formas de construir conhecimentos de fixar saberes. Os missionários católicos já usav...
-
Selecione e ir até: https://drive.google.com/file/d/1dD5khgM7MITK7btisHPu4-UZzqoR5rmC/view?usp=sharing Obs.: alguns capítulos em vídeos -...
-
Todos nós vivemos momentos inesquecíveis. Resolvi escrever parte do que vivi, algumas passagens são hilariantes. Todos nós precisamos apren...