quarta-feira, 18 de junho de 2025
18/06: Dia da Gastronomia Sustentável
A gastronomia estuda a relação entre comida, cultura e sociedade. É a arte e ciência de preparar e apreciar comidas, abrangendo a culinária e o conhecimento sobre ingredientes, procedimentos e apresentação das comidas.
Sustentável significa amparar, apoiar, cuidar, proteger, defender. O conceito de sustentabilidade passou a existir do entendimento de que determinados recursos naturais são finitos e alguns podem demorar muito tempo para se recuperar.
Uma gastronomia sustentável busca práticas que reduzam o desperdício de alimentos, procura usar ingredientes locais e de época e promove hábitos alimentares saudáveis e conscientes.
Reduzir o desperdício de alimentos inclui a busca de usar todos os componentes das matérias-primas: como cascas, sementes e talos.
Além disso, adotar práticas que visam diminuir o consumo de água e energia na cozinha, como o uso de equipamentos eficientes e a conscientização quanto ao uso responsável desses recursos.
“Reaproveitar materiais e resíduos, como óleo de cozinha usado, e reciclar materiais como embalagens e outros resíduos.
Benefícios da gastronomia sustentável:
Meio ambiente:
Diminuição do impacto ambiental da produção e consumo de alimentos, como a diminuição do desperdício, a redução da emissão de gases de efeito estufa e a proteção da biodiversidade.
Saúde:
Oferecer alimentos mais saudáveis, com menor teor de agrotóxicos e mais nutritivos, contribuindo para a prevenção de doenças.
Economia local:
Fortalecer a economia local, valorizando os produtores e incentivando a agricultura familiar.
Social:
Promover a inclusão social, através do acesso a alimentos saudáveis e da geração de renda para produtores locais. ”
terça-feira, 17 de junho de 2025
17/06: Dia do Gestor Ambiental
“Um gestor é um profissional que planeja, organiza, dirige e controla as atividades de uma equipe ou organização para alcançar seus objetivos. Eles são responsáveis por tomar decisões estratégicas, delegar tarefas, motivar a equipe e garantir o sucesso da empresa”.
O gestor coordena as pessoas e procedimentos, visando a consecução dos objetivos.
Ambiental refere-se ao que envolve o ser humano, os seres vivos e/ou as coisas. Assim, o “Gestor Ambiental é o profissional responsável por administrar os recursos naturais e garantir que as atividades humanas causem o menor impacto possível no meio ambiente. Eles atuam em diversas áreas, desde a gestão de resíduos e licenciamento ambiental até a elaboração de políticas públicas e projetos de educação ambiental. ” “É um profissional essencial para a construção de um futuro mais sustentável, conciliando o desenvolvimento econômico com a proteção do meio ambiente. ”
O primeiro curso de Gestão Ambiental foi criado em 2002 na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba e inclui áreas de conhecimentos como: áreas degradadas, gestão de recursos hídricos e energia, auditoria ambiental, cartografia, qualidade e controle da água, do ar e do solo, avaliação do impacto ambiental e licenciamento, geologia, sensoriamento remoto, climatologia, sociedade e meio ambiente. Há disciplinas como: biologia, ecologia, química, segurança e saúde, educação ambiental, saneamento ambiental, planejamento e gestão, princípios da administração, direito ambiental e estatística.
domingo, 15 de junho de 2025
15/06: Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa
• Todos nós temos duas sinas nesta vida, tornar-se uma pessoa Idosa: 60 a 74 anos; ancião/anciã: 75 a 90 anos; · Velhice extrema: 90 anos, ou morrer antes disso.
• Milhões de pessoas idosas sofrem algum tipo de violência (abandono, financeira, física, psicológica, negligência), cometida por familiares, cuidadores ou outras pessoas o que afeta a saúde física e mental, o bem-estar. Abandonar é quando a pessoa idosa é deixada sem assistência. Violência Financeira é roubar-lhe dinheiro ou bens. Quando é agredido (bater, empurrar e outros) é Violência Física. Se a pessoa idosa for ameaçada, humilhada, isolada ou intimidada é Violência Psicológica.
• A Falta de cuidados básicos: alimentação, higiene ou cuidados médicos levam a doenças ou sofrimentos como infecções, problemas respiratórios e cardíacos, depressão, ansiedade, medo, isolamento, baixa autoestima e até suicídio.
O Brasil possui um sistema de proteção aos idosos, com normas e instituições que ajudam a combater a violência.
• O Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) protege os direitos dos idosos e estabelece punições para crimes contra eles.
É importante que as pessoas idosas e seus familiares busquem ajuda em caso de violência. Existem muitas formas de denunciar:
• Denúncias anônimas de violações de direitos humanos, incluindo maus-tratos contra idosos. Disque 100.
• Polícia Civil: registrar o caso em Delegacias.
• Sistema Único de Saúde (SUS): em unidade de saúde registra-se e recebe apoio.
• Disque Direitos Humanos: Linha 100 para denúncias de violações de direitos humanos.
• Delegacia Especializada: Denúncias de crimes contra a pessoa idosa.
• A violência contra idosos afeta pessoas de todas as classes sociais.
• Muitos casos de violência ocorrem dentro de casa, o que dificulta a identificação e o combate.
quinta-feira, 5 de junho de 2025
05/06: Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia da Ecologia e Dia Nacional da Reciclagem
O que é ecologia? “É o estudo científico das relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem”. Significando "estudo do lar" ou "estudo da casa", afinal, a Terra é a casa de todos nós.
Quem é reciclagem? “É o processo de conversão de desperdício em materiais ou produtos”.
A base da nossa existência é a natureza. Cuidar do meio ambiente é proteger a vida, desorganizar a natureza é atingir a existência, prejudicá-la é fazer sofrer tudo e todos, se a terra está ameaçada, toda a vida está. Matutar sobre a importância, sobre o valor de toda a natureza, para uma melhoria da qualidade de vida dos seres humanos é ponderar sobre coisas primordiais.
O que vem acontecendo quanto as ocorrências atuais, do desequilíbrio ocasionado pelo mau uso que se faz no meio ambiente: a poluição da atmosfera, das águas e do solo, as moradias em lugares perigosos; são terríveis e assustadoras.
A natureza, é mais que riqueza, destruí-la ou usá-la sem respeito é irresponsabilidade. Cada componente da natureza tem sua intenção, todas são necessárias, elas dependem uma das outras. Quando o ser humano molda o mundo para satisfazer seus interesses, (não só o ser humano), a terra inteira fica prejudicada.
O que cada um de nós pode fazer, por onde começar?
O ser humano, a ecologia humana, deve antes de tudo ser respeitado em sua natureza sentimental, sendo esclarecido, educado, tendo condições de vida honrada de acordo com a dignidade humana, o que, trará melhoramentos a ecologia ambiental.
Há uma necessidade premente de reagir para mudar o ser humano para que se realize como ser livre ativo curioso e social que seja feliz que faça o que goste que não se canse de buscar o conhecimento que crie que invente que seja ético crítico autônomo positivo solidário e responsável capaz de uma melhor integração em todos os domínios melhorando a realidade física e social do planeta para que a sociedade se torne mais justa mais humana democrática e feliz
Mais que nunca é necessário rever mentalidades concepções práticas paradigmas valores e mais que tudo a autoestima a autoimagem das pessoas com muita sensibilidade para uma nova percepção e postura pessoal Mudar cultura mudar costumes para deter a destruição da vida na terra.
Na prática, o se pode fazer?
É urgente e necessário que todos devem se esforçar, entender e compreender os processos de influência mútua homem/meio ambiente e é primordial o conhecimento das influências recíprocas homem/natureza, natural/cultural, pois as mudanças bruscas têm causado sérias alterações no ambiente natural, comprometendo a qualidade de vida. É necessário a participação de todos para reverter o caos previsto.
As pessoas precisam ser conscientizadas das previsões catastróficas, para um futuro bem próximo, com a destruição ambiental desenfreada que vem ocorrendo Com informações adequadas, descobre-se que todos podem fazer alguma coisa para melhorar a qualidade de vida, todos ganham: as pessoas, as empresas, a sociedade e o meio ambiente.
Todos nós podemos fazer algo para ajudar a preservar o meio em que vivemos: uma delas é deixar de jogar tudo no lixo, imaginar de que forma o objeto pode ser reaproveitado em sua própria casa, ou doá-la para quem dela necessite. Há Instituições e grupos que recebem e doam a quem queira ou necessite as coisas que ainda podem ser reutilizadas ou reaproveitadas.
Concretamente o que fazer?
Ações simples, ao alcance de todos irão colaborar para a melhoria do meio ambiente, entre as quais:
• Compartilhar objetos no escritório - Construir uma caixa comum de materiais como canetas, lápis clipes, post-its onde podem estar os materiais que todos usam. Isso evita que cada pessoa compre uma nova caneta a cada vez que não conseguir encontrar a sua.
• Compartilhar a companhia - A queima de combustível fóssil é uma das principais causas do aquecimento global. Descobrir quem vive na mesma região, dar e pegar caronas, evitando andar sozinho de carro, pois o “conforto” causa impacto para o planeta.
• Levar remédios, os que sobraram e os vencidos, a um posto de saúde ou farmácia. Eles saberão dar-lhes destino adequado.
• Deixar terra à vista - Pontos de terra sem pavimento significam que o solo pode respirar. Chão todo pavimentado é como pele humana coberta de substância extremamente gordurosa e com todos os seus poros obstruídos.
• E quanto a água...
Cultivar plantas que necessitam de pouca água (bromélias, cactos, pinheiros, violetas);
Aproveitar sempre que possível a água da chuva que pode ser armazenada em recipientes colocados na saída das calhas e depois usada para regar as plantas, lavar o carro ou espaços esternos. Esses recipientes devem sempre estar muito bem tampados para que não se tornem focos de mosquitos;
Para lavar o carro usar balde em vez de mangueira;
Regar as plantas moderadamente nas horas mais frias do dia e em momentos com pouco vento. Muita água será evaporada ou levada antes de atingir as raízes;
Molhar a base das plantas, não as folhas;
Utilize cobertura morta (folhas, palha) sobre a terra de canteiros e jardins. Ela diminui a perda de água;
Ao limpar a calçada, usar a vassoura, jamais água, para varrer a sujeira. É sempre bom, jogar um pouco de água no chão, somente para “baixar a poeira”. Para isso, você pode usar aquela água de enxágue da máquina de lavar!
Outras dicas que foram encontradas para ajudar a proteger o meio ambiente:
Economiza-se energia apagando luzes desnecessárias, desligando aparelhos domésticos quando não estiverem em uso e comprando eletrodomésticos classificados como nível A em eficiência energética. (A energia economizada com a reciclagem de uma única lata de alumínio é o suficiente para manter ligado um aparelho de TV durante três horas.
Economia com a geladeira: A geladeira é um dos grandes consumidores de energia elétrica em uma casa, pois fica ligada o tempo todo. Pode-se gastar menos instalando a geladeira e o freezer em local ventilado e longe do fogão. Verificar sempre se a vedação das portas está funcionando bem. Nunca forrar as prateleiras da geladeira com plásticos ou vidro, pois dificultam a passagem do ar gastando mais energia.
Dicas para com o computador: Programar o monitor para que desligue após alguns minutos e que o computador "hiberne" após algumas horas sem atividade, por exemplo e investigar as funções de conservação de energia e de "sleep" do computador.
Verificar os pneus e mantê-los calibrados pode diminuir o consumo de gasolina em mais de 3%. Cada litro de gasolina economizado evita que quase 3Kg de dióxido de carbono vão para a atmosfera!
Economizar a energia para aquecer a água instalando um chuveiro de fluxo reduzido (160 Kg de CO2 evitados em um ano) e lavando as roupas com água fria (225 Kg por ano).
No verão, trabalhar de roupas leves e defender isso na empresa em que trabalha. Assim, o ar-condicionado poderá funcionar em menor potência, economizando energia e esquentando menos o mundo lá fora.
O jargão continua valendo: plante árvores. . Somar a ele a oposição à derrubada das que existem ao redor, seja no quintal ou na calçada do prédio.
Evitar produtos muito embalados e embalagens descartáveis. Reduzindo o lixo em 10% evita-se 550 Kg de dióxido de carbono.
Toda folha de papel tem dois lados, mas muitas vezes isto é esquecido. Reutilizar folhas de papel fazendo blocos de nota com papéis usados ou mandar folhas de volta para a impressora para imprimir no verso.
Dicas do Protocolo de Kyoto: Medidas simples incluem mais cortinas e persianas para evitar a entrada de luz solar em climas quentes, o uso de lâmpadas mais eficientes e melhor ventilação. "Evite erguer uma casa maior do que o que você precisa".
Pode-se ser seletivo no material. Já existem muitas opções de material de escritório que são produzidas pensando na redução do impacto ambiental: papel reciclado, lápis de madeira certificada, canetas com componentes não-poluentes.
No entanto, é preciso convencer as pessoas da necessidade real e premente de que todos são responsáveis ou as consequências serão desastrosas mais rápido do que se possa imaginar.
Será que mesmo já presenciando os cenários apavorantes, as declarações dramáticas de comunidades inteiras atingidas pelos desastres naturais, agravada neste século, as pessoas e as instituições, principalmente, escolas e igrejas continuarão fazendo tão pouco? É necessário investir num conhecimento mais profundo se quisermos preservar o meio ambiente e como consequência à vida
terça-feira, 3 de junho de 2025
03/06: Dia Nacional da Educação Ambiental
Ecologia Irrestrita é fundamental para solucionar os problemas sociais e ambientais. As pessoas são os principais protagonistas para tais soluções que englobam. “Soluções integrais que considerem as interações dos sistemas naturais entre si e com os sistemas sociais” (LS 139).
Como os humanos devem se relacionar uns com os outros e com o mundo natural: com embasamento na cultura, família, comunidade e respeito pelo bem comum, atitudes que podem e devem ser aprendidas por meio da Educação Ambiental.
A proposta da educação ambiental deve ser a de beleza, bem-estar e contentamento no ambiente de cada um, que induz a uma consistência mais intensa com as outras pessoas e com a natureza. A consciência ambiental leva a uma forma de viver focalizada menos no consumismo e mais em valores duradouros e atemporais.
A visão deve levar a um enfoque integrado na preocupação com todas as pessoas e com o meio ambiente, uma vez que é altamente proeminente a conexão entre questões sociais e ambientais o que resultará num mundo engajado ativamente na busca da sustentabilidade ambiental.
Há concordância consistente de cientistas de que as alterações climáticas estão acontecendo, bem como, evidência de que as ações humanas são a principal causa do aquecimento global, “atualmente um dos principais desafios para a humanidade” (LS 25).
São várias as maneiras de abordar a situação climática crítica e a crise da biodiversidade. Entre elas a redução nas emissões de carbono e de outros gases de efeito estufa, desenvolvimento de fontes de energia renovável e uma mudança para técnicas de produção e transporte energeticamente eficientes (LS 26). Exemplos: mudança de uso de carvão e petróleo para energia solar e eólica e ampliação da proteção das florestas. Assim, aprender mais sobre a natureza, conscientizar a todos de que as práticas sustentáveis incluem pequenas atitudes de cada dia, de cada pessoa. Economizar água, energia e reduzir o desperdício e consumo de descartáveis, fazem grande diferença nas ameaças que os seres humanos e o meio ambiente enfrentam.
Espera-se que a humanidade do século XXI possa ser lembrada por ter assumido com generosidade as suas responsabilidades (LS 165). O convertimento ecológico além de um processo humano, deve levar a uma mudança na mente e no coração e as pessoas iniciem o caminhar rumo a um mundo melhor e mais solidário.
sábado, 31 de maio de 2025
31/05: Dia Mundial sem Tabaco (cigarro, fumo)
“Uma adolescente de 15 anos morreu nessa quarta-feira (28/5) após complicações pulmonares devido ao uso de cigarro eletrônico, em Brasília”.
Ultimamente virou moda cigarros eletrônicos e narguilé “A maioria das essências de cigarros eletrônicos usam nicotina na composição. No narguilé, se utiliza uma brasa quente para aquecer o fumo, que geralmente é o tabaco”.
Quanto ao narguilé, adolescentes e jovens com quem conversei afirmam ser inofensivo e é difícil convencê-los de que pode causar doenças entre as quais, danos à garganta que pode afetar a fala, a deglutição e as funções motoras da faringe e laringe e pode evoluir para quadros mais graves, como câncer. Também pode provocar danos ao cérebro como a hipóxia cerebral (dificuldade de identificar cores, euforia, fala arrastada, movimentos lentos, perda de autocontrole, redução da visão, tonturas, tremor).
Substâncias tóxicas e cancerígenas são liberadas na fumaça do narguilé e podem ser superiores as da fumaça do cigarro habitual. Assim, fumar, afeta negativamente o corpo e a mente. É um prazer momentâneo que coloca em risco a saúde e a vida dos usuários e de todas as pessoas de seu convívio, com manifestação tardia.
Estudos demonstraram que entre usuários que interromperam o uso do narguilé, ocorreram sintomas de síndrome de abstinência como irritabilidade e outros desconfortos mentais e físicos. Qualquer elemento ingerido ou consumido pelo corpo humano afeta seu equilíbrio, de forma positiva ou negativa. Também é quando analisamos os efeitos do uso de drogas no organismo. Entender os efeitos do uso das drogas e como essas substâncias afeta a saúde é essencial para influenciar escolhas em prol de um estilo de vida saudável.
quarta-feira, 28 de maio de 2025
28/05: Dia Mundial do Brincar
Brincar exercita naturalmente o corpo melhorando a saúde, amplia o raciocínio e a memória, desenvolve a capacidade de resolver problemas, desenvolve conhecimentos para compreender o mundo, estimula a curiosidade, a criatividade e a imaginação, conhece, cria e modifica culturas. “De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as práticas pedagógicas devem apresentar às crianças os conhecimentos historicamente construídos pela humanidade valorizando os diferentes saberes. O que significa que tenham contato com os conhecimentos produzidos pelo seu território e por outras localidades, povos e gerações, compreendendo que, ao experimentar esse leque de saberes, está criando e transformando a cultura”.
Objetivos das brincadeiras:
• Desenvolvimento:
o Físico e motor - Estimulam o desenvolvimento dos músculos e coordenação motora, além da noção de espaço e tempo.
o Cognitivo - ajudam a desenvolver a agilidade, a atenção, a memória, e o raciocínio.
o Social - são uma ótima forma de incitar amizades e senso de coletividade.
o Emocional - podem auxiliar a reequilibrar sentimentos e criar vínculos afetuosos.
o Linguístico - ajudam a estimular o aprendizado de vocábulos e
o Incrementa e contribui para o desenvolvimento da inteligência emocional.
Assim, nas brincadeiras pode haver interação com as artes da poesia, da música e da dança, exercitar naturalmente o corpo, desenvolver o raciocínio e a memória e aprender a lidar com problemas tendo potencial para serem instrumentos pedagógico na educação facilitando o aprendizado de forma lúdica e prazerosa.
Assinar:
Postagens (Atom)
5 de agosto - Dia Nacional da Saúde
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como: “Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausê...

-
Por que teatro? Porque é uma das mais extraordinárias formas de construir conhecimentos de fixar saberes. Os missionários católicos já usav...
-
Selecione e ir até: https://drive.google.com/file/d/1dD5khgM7MITK7btisHPu4-UZzqoR5rmC/view?usp=sharing Obs.: alguns capítulos em vídeos -...
-
Todos nós vivemos momentos inesquecíveis. Resolvi escrever parte do que vivi, algumas passagens são hilariantes. Todos nós precisamos apren...