quinta-feira, 5 de junho de 2025
05/06: Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia da Ecologia e Dia Nacional da Reciclagem
O que é ecologia? “É o estudo científico das relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem”. Significando "estudo do lar" ou "estudo da casa", afinal, a Terra é a casa de todos nós.
Quem é reciclagem? “É o processo de conversão de desperdício em materiais ou produtos”.
A base da nossa existência é a natureza. Cuidar do meio ambiente é proteger a vida, desorganizar a natureza é atingir a existência, prejudicá-la é fazer sofrer tudo e todos, se a terra está ameaçada, toda a vida está. Matutar sobre a importância, sobre o valor de toda a natureza, para uma melhoria da qualidade de vida dos seres humanos é ponderar sobre coisas primordiais.
O que vem acontecendo quanto as ocorrências atuais, do desequilíbrio ocasionado pelo mau uso que se faz no meio ambiente: a poluição da atmosfera, das águas e do solo, as moradias em lugares perigosos; são terríveis e assustadoras.
A natureza, é mais que riqueza, destruí-la ou usá-la sem respeito é irresponsabilidade. Cada componente da natureza tem sua intenção, todas são necessárias, elas dependem uma das outras. Quando o ser humano molda o mundo para satisfazer seus interesses, (não só o ser humano), a terra inteira fica prejudicada.
O que cada um de nós pode fazer, por onde começar?
O ser humano, a ecologia humana, deve antes de tudo ser respeitado em sua natureza sentimental, sendo esclarecido, educado, tendo condições de vida honrada de acordo com a dignidade humana, o que, trará melhoramentos a ecologia ambiental.
Há uma necessidade premente de reagir para mudar o ser humano para que se realize como ser livre ativo curioso e social que seja feliz que faça o que goste que não se canse de buscar o conhecimento que crie que invente que seja ético crítico autônomo positivo solidário e responsável capaz de uma melhor integração em todos os domínios melhorando a realidade física e social do planeta para que a sociedade se torne mais justa mais humana democrática e feliz
Mais que nunca é necessário rever mentalidades concepções práticas paradigmas valores e mais que tudo a autoestima a autoimagem das pessoas com muita sensibilidade para uma nova percepção e postura pessoal Mudar cultura mudar costumes para deter a destruição da vida na terra.
Na prática, o se pode fazer?
É urgente e necessário que todos devem se esforçar, entender e compreender os processos de influência mútua homem/meio ambiente e é primordial o conhecimento das influências recíprocas homem/natureza, natural/cultural, pois as mudanças bruscas têm causado sérias alterações no ambiente natural, comprometendo a qualidade de vida. É necessário a participação de todos para reverter o caos previsto.
As pessoas precisam ser conscientizadas das previsões catastróficas, para um futuro bem próximo, com a destruição ambiental desenfreada que vem ocorrendo Com informações adequadas, descobre-se que todos podem fazer alguma coisa para melhorar a qualidade de vida, todos ganham: as pessoas, as empresas, a sociedade e o meio ambiente.
Todos nós podemos fazer algo para ajudar a preservar o meio em que vivemos: uma delas é deixar de jogar tudo no lixo, imaginar de que forma o objeto pode ser reaproveitado em sua própria casa, ou doá-la para quem dela necessite. Há Instituições e grupos que recebem e doam a quem queira ou necessite as coisas que ainda podem ser reutilizadas ou reaproveitadas.
Concretamente o que fazer?
Ações simples, ao alcance de todos irão colaborar para a melhoria do meio ambiente, entre as quais:
• Compartilhar objetos no escritório - Construir uma caixa comum de materiais como canetas, lápis clipes, post-its onde podem estar os materiais que todos usam. Isso evita que cada pessoa compre uma nova caneta a cada vez que não conseguir encontrar a sua.
• Compartilhar a companhia - A queima de combustível fóssil é uma das principais causas do aquecimento global. Descobrir quem vive na mesma região, dar e pegar caronas, evitando andar sozinho de carro, pois o “conforto” causa impacto para o planeta.
• Levar remédios, os que sobraram e os vencidos, a um posto de saúde ou farmácia. Eles saberão dar-lhes destino adequado.
• Deixar terra à vista - Pontos de terra sem pavimento significam que o solo pode respirar. Chão todo pavimentado é como pele humana coberta de substância extremamente gordurosa e com todos os seus poros obstruídos.
• E quanto a água...
Cultivar plantas que necessitam de pouca água (bromélias, cactos, pinheiros, violetas);
Aproveitar sempre que possível a água da chuva que pode ser armazenada em recipientes colocados na saída das calhas e depois usada para regar as plantas, lavar o carro ou espaços esternos. Esses recipientes devem sempre estar muito bem tampados para que não se tornem focos de mosquitos;
Para lavar o carro usar balde em vez de mangueira;
Regar as plantas moderadamente nas horas mais frias do dia e em momentos com pouco vento. Muita água será evaporada ou levada antes de atingir as raízes;
Molhar a base das plantas, não as folhas;
Utilize cobertura morta (folhas, palha) sobre a terra de canteiros e jardins. Ela diminui a perda de água;
Ao limpar a calçada, usar a vassoura, jamais água, para varrer a sujeira. É sempre bom, jogar um pouco de água no chão, somente para “baixar a poeira”. Para isso, você pode usar aquela água de enxágue da máquina de lavar!
Outras dicas que foram encontradas para ajudar a proteger o meio ambiente:
Economiza-se energia apagando luzes desnecessárias, desligando aparelhos domésticos quando não estiverem em uso e comprando eletrodomésticos classificados como nível A em eficiência energética. (A energia economizada com a reciclagem de uma única lata de alumínio é o suficiente para manter ligado um aparelho de TV durante três horas.
Economia com a geladeira: A geladeira é um dos grandes consumidores de energia elétrica em uma casa, pois fica ligada o tempo todo. Pode-se gastar menos instalando a geladeira e o freezer em local ventilado e longe do fogão. Verificar sempre se a vedação das portas está funcionando bem. Nunca forrar as prateleiras da geladeira com plásticos ou vidro, pois dificultam a passagem do ar gastando mais energia.
Dicas para com o computador: Programar o monitor para que desligue após alguns minutos e que o computador "hiberne" após algumas horas sem atividade, por exemplo e investigar as funções de conservação de energia e de "sleep" do computador.
Verificar os pneus e mantê-los calibrados pode diminuir o consumo de gasolina em mais de 3%. Cada litro de gasolina economizado evita que quase 3Kg de dióxido de carbono vão para a atmosfera!
Economizar a energia para aquecer a água instalando um chuveiro de fluxo reduzido (160 Kg de CO2 evitados em um ano) e lavando as roupas com água fria (225 Kg por ano).
No verão, trabalhar de roupas leves e defender isso na empresa em que trabalha. Assim, o ar-condicionado poderá funcionar em menor potência, economizando energia e esquentando menos o mundo lá fora.
O jargão continua valendo: plante árvores. . Somar a ele a oposição à derrubada das que existem ao redor, seja no quintal ou na calçada do prédio.
Evitar produtos muito embalados e embalagens descartáveis. Reduzindo o lixo em 10% evita-se 550 Kg de dióxido de carbono.
Toda folha de papel tem dois lados, mas muitas vezes isto é esquecido. Reutilizar folhas de papel fazendo blocos de nota com papéis usados ou mandar folhas de volta para a impressora para imprimir no verso.
Dicas do Protocolo de Kyoto: Medidas simples incluem mais cortinas e persianas para evitar a entrada de luz solar em climas quentes, o uso de lâmpadas mais eficientes e melhor ventilação. "Evite erguer uma casa maior do que o que você precisa".
Pode-se ser seletivo no material. Já existem muitas opções de material de escritório que são produzidas pensando na redução do impacto ambiental: papel reciclado, lápis de madeira certificada, canetas com componentes não-poluentes.
No entanto, é preciso convencer as pessoas da necessidade real e premente de que todos são responsáveis ou as consequências serão desastrosas mais rápido do que se possa imaginar.
Será que mesmo já presenciando os cenários apavorantes, as declarações dramáticas de comunidades inteiras atingidas pelos desastres naturais, agravada neste século, as pessoas e as instituições, principalmente, escolas e igrejas continuarão fazendo tão pouco? É necessário investir num conhecimento mais profundo se quisermos preservar o meio ambiente e como consequência à vida
Assinar:
Postar comentários (Atom)
https://youtu.be/fkvoT-YSQTA
-
Por que teatro? Porque é uma das mais extraordinárias formas de construir conhecimentos de fixar saberes. Os missionários católicos já usav...
-
Selecione e ir até: https://drive.google.com/file/d/1dD5khgM7MITK7btisHPu4-UZzqoR5rmC/view?usp=sharing Obs.: alguns capítulos em vídeos -...
-
Todos nós vivemos momentos inesquecíveis. Resolvi escrever parte do que vivi, algumas passagens são hilariantes. Todos nós precisamos apren...
Nenhum comentário:
Postar um comentário