domingo, 28 de setembro de 2014
Diversidade cultural
Cada pessoa tem direito a autonomia, é livre para tomar suas próprias decisões de acordo com as regras ou imperativos que impõe a si mesma, mas existe a independência moral. Assim, o ambiente da vida, necessita a integração humana e depende de atitudes pessoais que possuem regras e normas e se integram. Muitas atividades podem facilitar a integração entre as quais música que alegra, encanta e permite a percepção rítmica e o contato físico; as artes visuais que também facilitam a Integração, a percepção da intenção de se expressar e possibilitam sensações e sentimentos; a comunicação oral e escrita que amplia e transforma o conhecimento diversificado sobre o meio social e natural.
A música Festa no Gueto onde consta: “Misturando o mundo inteiro, Vamos ver no que é que dá, ...Tem gente de toda cor, Tem raça de toda fé...” comenta como a sociedade é pluriétnica e pluricultural onde todos são cidadãos. Daí a necessidade de reconhecer a diversidade cultural, direito dos povos e dos indivíduos reconhecendo sua contribuição no processo de constituição da identidade de cada nação; com qualidades da própria cultura, valorando-as criticamente, enriquecendo a vivência de cidadania; com atitude de empatia e solidariedade para os que sofrem discriminação, repudiando-a e valorizando o convívio pacífico e criativo buscando abolir a desigualdade, problema de todos e realidade passível de mudanças.
sábado, 27 de setembro de 2014
PROPOSTAS DA CANDIDATA MARINA SILVA
As mudanças climáticas incidem com mais intensidade na vida dos mais carentes, em suas atividades diárias na batalha pela sobrevivência. Inegavelmente, as transformações causadas pela destruição da natureza, é um dos entraves para erradicar a pobreza no planeta. No entanto, os mais pobres, mais atingidos, são os que menos geram modificação climática.
A galopante evolução tecnológica, que ajudou na melhoria de vida de muitos, acelerou as comunicações, descobriu como evitar e curar doenças aumentou também a desigualdade social e milhões de pessoas passam fome.
Um dos grandes problemas que muito vem prejudicando a natureza, mudando-a completamente é o uso de combustíveis fósseis. A ciência comprova o impacto causado: terras improdutivas, novos e destrutíveis acontecimentos climáticos, falta de água, mudanças que degeneram todo o planeta afetando mais duramente os menos abastados.
É assustador a indiferença de muitos que sabem quais os danos causados ao mundo e seus habitantes e continuam praticando atividades que os aumentam, destruindo inexoravelmente a natureza, desperdiçando o que ela produz, prejudicando a todos e a si mesmo.
O maior valor para muitos é o desenvolvimento econômico irresponsável sem pensar na biodiversidade, na água, no ar e outros recursos naturais indispensáveis a qualidade da vida e até mesmo de sua continuidade.
Nossos representantes precisam, urgentemente, tomar decisões políticas que garantam o futuro, da vida. As alterações climáticas previstas já na próxima geração trarão incalculáveis sofrimentos que incidirão mais aos que já sofrem com carências diversas.
Cuidar e proteger a mãe terra faz parte da ética, da responsabilidade e deve ser preocupação política como o é da Candidata a Presidência da República MARINA – 40.
Que os brasileiros aproveitem a oportunidade e vejam que suas propostas são de enfrentar o desafio ecológico moldadas pelo respeito à vida, pela dignidade da pessoa humana, na construção de um planeta mais favorável a vida, o mais sustentável possível para que seja mais seguro, mais justo e mais saudável.
ROSA
DITADOS POLÍTICOS...
Quem tem boca... vota nos ligados a Roma. PADRE KATÊ - 15333
É votando... que se participa da mudança.
Quem votar errado... sofrerá as consequencias.
Sol ou chuva... todos são obrigados a votar.
Em casa de candidato... todos votam nele.
Promessas de candidatos... dúvidas de eleitores.
Eleitor escaldado... aprende a escolher.
Quem faz campanha... sempre cansa.
Quando o eleitor não quer... o candidato insiste.
Os últimos nas pesquisas... serão esquecidos.
Carro de candidato... você verá muitos.
Há candidatos qualificados... que vem para melhorar.
Se você foge das passeatas... o candidato vai até você.
A esperança nas mudanças... são as primeiras que morrem.
Quem rouba, e dá aos pobres... é ladrão e falso.
Depois da tempestade das campanhas... vem a eleição silenciosa.
Devagar... nunca se elege.
Antes tarde... do que mais tarde.
Em terra de capital... a concorrência é desleal.
Quem cedo madruga... consegue mais eleitores.
domingo, 14 de setembro de 2014
CLIENTE DE ESCOLA, O QUE É QUALIDADE DE ENSINO?
15-09 DIA DO CLIENTE
Qualidade de ensino é a totalidade dos aspectos e das características dos serviços educacionais atuais ou futuros capazes de satisfazer as necessidades implícitas ou explicitas de toda a comunidade escolar.
Na prática, é a conquista e a manutenção dos clientes internos e externos por meio da superação de suas expectativas.
Uma análise entre o tipo de escola que temos e a escola que queremos questionando a finalidade da escola, ou seja, para quem e porque ela existe, certamente, as conclusões levarão a um arranque em direção a um novo caminhar educacional, com mudanças radicais.
Os verdadeiros protagonistas do sistema educacional são os educandos e os educadores. A profissão de educador difere de muitas outras profissões que podem ser substituídas pela robótica, que executa o trabalho físico ou pelo computador que desempenha programas lógicos. Estamos na era do conhecimento e do professor se exige: dinamismo, criatividade e que tenham novas idéias além de ser necessário extrapolar suas atividades e vir a ser um consulente, a ponto de ter empatia com o seu círculo de educandos, pais e equipe.
As instituições educacionais podem na busca da qualidade, de propostas concretas para a melhoria em todos os aspectos, trazer para o setor, técnicas bem sucedidas em outras áreas as quais, devem ser discutidas e aceitas pelos envolvidos. Se tal ocorrer, mesmo com a existência de muitos problemas, entre os quais a eterna falta de recursos e conseqüente baixos salários dos profissionais, certamente, acarretará uma mudança de atitudes com a substituição de velhos e arraigados paradigmas que não condizem mais com a realidade atual.
Muitas vezes, um belo e adequado prédio com ar condicionado, computadores, móveis apropriados por si só não são suficientes para garantir a qualidade. Ainda, do ponto de vista de qualidade muitos educadores esperam materiais prontos, caros, sofisticados e duráveis para utilização em suas atividades diárias. Desta forma perdem uma excelente oportunidade de tornarem suas aulas atraentes e divertidas, de trabalharem materiais tão bons e mais valiosos para educação, quanto os de ultima geração. Com eles as crianças podem ser desafiadas a fazerem experimentações e a desenvolverem a capacidade de concentração, pois estimulam a criatividade e aguçam a curiosidade. Trata-se das sucatas cuja utilização é uma estratégia válida na medida em que se insere em todo o processo como uma filosofia educacional amplamente discutida e objetivo claramente delineado.
Assim, a sucata não deve ser manuseada de maneira aleatória, o professor deve compreender toda a amplitude de seus objetivos, pois o procedimento de se jogar tudo fora (não há uma lixeira fora da terra) é transferido pelo educando para todas as situações da vida As palavras, as pessoas, também podem ser jogadas fora. O mais velho já está ultrapassado, já pode morrer. O idoso deixa de receber respeito e atenção dos mais jovens.
Em uma época em que se consideram os eletrônicos responsáveis por trazer sonhos prontos, estereotipar a criatividade, desestimular a imaginação e robotizar comportamentos, a utilização na educação da sucata, com sua riqueza em cores, formas, tamanhos, diversidade de materiais, constitui, certamente, um dos procedimentos mais motivadores e extremamente válidos na construção do conhecimento.
No entanto, em matéria de qualidade, não existem receitas a serem copiadas com propostas pedagógicas prontas e acabadas. O primeiro passo é definir as prioridades e metas para que a escola, a comunidade e cada um em particular, interiorizem e pactuem com o compromisso individual de trabalhar com os princípios e as bases da qualidade, pois qualidade deve ser trabalhada diuturnamente, sem tréguas, demandando tempo para que se introduza uma nova mentalidade, especialmente, de administração nas escolas, que se inicia com a conscientização e motivação de todos, certos de que a eficiência poderá se reverter em melhoria contínua, inclusive, em benefícios salariais para os trabalhadores do setor.
A seguir registro situações concretas que me ocorreram para reflexão dos leitores quanto a situação atual da qualidade em nossas escolas.
Como todo mundo sou uma cliente de escola que no primeiro contato, me desanimam.
Tento obter informações por telefone, mas a maioria não informa o que pergunto, principalmente, quanto à proposta pedagógica e ao valor da anuidade.
Resolvo visitar aquelas que estão localizadas próximas de minha nova residência.
Aproximo do portão de uma delas em busca de informações. O porteiro me atende com uma cara desanimada e aguarda que eu lhe dirija a palavra.
- Gostaria de falar com a Diretora.
- Tem hora marcada?
- Não. Mas gostaria de falar com ela.
- É só com ela?
Ainda, que a escola pareça ser a que eu procurava para meus filhos, minha vontade é sair dali o mais rápido possível. A forma de atendimento do porteiro e a provável altivez da Diretora desanima qualquer mãe. Mesmo assim insisto em falar com ela que vem me atender do lado de fora do portão:
- Pois não.
Sentindo-me uma intrusa como se estivesse sendo considerada perigosa viro as costas e saio.
Tento uma segunda escola. Dirijo-me a secretaria onde duas pessoas conversam. Nenhuma delas me olha ou vem me atender. Desconfiada, interrompo a conversa e peço informação. Uma delas me atende demonstrando falta de interesse. Se eu queria matricular meus filhos, aquela sensação de descaso me faz desistir. Agradeço e saio.
Faço uma nova tentativa em uma terceira escola. Há um mural com informações. Resolvo ver se oferecem o que eu procuro. Uma moça insistente vem falar comigo e procura a todo custo me convencer que esta é a melhor escola da cidade. Não me dá chance de perguntar e eu desisto.
Recordei-me de quando meus filhos eram bebês e tive que fazer a mesma “via crucis” para encontrar uma creche com a qual me simpatizasse...
Como tinha que decidir, resolvi procurar mais uma escola. Quem sabe tenho sorte...
Na Secretaria fui prontamente atendida e obtive as informações desejadas. Até que enfim... Preenchi uma série de papéis, pensando que haviam informações desnecessárias e que tanto documento poderia ser condensado em uns dois apenas..., assinei uma cinco vezes, e fui informada que deveria trazer outras cópias autenticadas. - Que absurdo! O original estava junto. Quando retirei o talão de cheques me pediram para preencher nova ficha... Alguém da Direção veio, olhou, examinou, analisou, conferiu, perguntou e..., finalmente, liberou o cheque.
Ao voltar para casa, comecei a recordar das inúmeras dificuldades enfrentadas com relação a atendimento:
- Inúmeras idas de meu marido ao Ministério, para tirar guia do convênio médico, cada vez que meu sogro ou minha sogra necessita consulta ou exame e enfrenta dificuldades para autorização de internações.
- Filas imensas para comprar, para pagar, para almoçar, para entrar em cinemas, para entrar em ônibus...
- Compras de importados de péssima qualidade até mesmo sem condições de uso...
- Inúmeros profissionais que não tinham condições de executar o serviço a que se propusera, não chegaram na hora, não terminavam o serviço, não retornaram quando prometeram... Receberam e deram calote...
Será que estou exagerando? Penso que não... Cada um de nós poderia descrever muitas outras situações ou coisas piores que acontecem diariamente.
O cliente é tratado com descaso, por tantas empresas... Como se eles atrapalhassem os planos... Como se os seus desejos e direitos complicassem tudo!
Estudiosos que analisam as causas de sucesso de empresas bem sucedidas encontraram alguns pontos básicos;
• Qualquer empresa deve ser obcecada pelo bom atendimento ao cliente, inclusive antecipando as suas necessidades e desejos. O cliente satisfeito é a garantia do futuro da empresa é sua maior propaganda;
• O oferecimento do produto ou serviço específico para cada cliente de acordo com seus desejos o satisfaz para que ele volte a procurar a empresa por toda a vida, sendo leal pela confiabilidade. É a chave de sucesso para a expansão.
• Empresas dispostas até mesmo, a ações dispendiosas para manter a excelência do atendimento e da qualidade, estão em longo prazo reforçando o êxito e gerando maior lucro. Riscos, para melhor atendimento ao cliente, são partes da estratégia da empresa altamente compensadoras.
• Outro ponto observado é a importância de se ouvir o usuário. Só ele pode dizer o que quer o que não funciona e o que deve ser mudado. As opiniões dos clientes e o comprometimento com o que eles querem, com suas reclamações e sugestões é a garantia de grande parte do sucesso e do prestígio.
Concluindo, um atendimento perfeito, com ampla assistência, buscando resolver problemas e atendendo sugestões, são formulas e atitudes para o sucesso de qualquer empresa em qualquer ramo de atividade e, mais ainda, no campo educacional.
Maria Rosa de Siqueira – Redação ganhadora do Concurso promovido por uma Revista e nela publicado.
terça-feira, 2 de setembro de 2014
Dia do Biólogo - 03 de setembro

quinta-feira, 28 de agosto de 2014
terça-feira, 26 de agosto de 2014
O que é voluntariado? 28 de agosto – dia nacional do voluntário
Ser voluntário é fazer o bem sem coação, espontaneamente, por vontade própria. É um trabalho que depende do nosso livre-arbítrio para decidir fazê-lo. O voluntário executa ações de prestígio contribuindo para a melhoria de vida, para um mundo mais justo, socorrendo a quem necessita.
Quantas comunidades em condições precárias encontram apoio, auxílio e socorro em voluntários que com seriedade levam até eles ações em várias áreas como educação, saúde, lazer etc. Diferentes organizações se valem do trabalho voluntário de milhares de pessoas em todo o mundo. Sem Fronteiras e o Serviço Voluntário Internacional do Brasil, que tem ramificações em vários países.
Segundo definição das Nações Unidas, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos...”.
A Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança em recente estudo, definiu o voluntário como:
• ator social e agente de transformação;
• que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade;
• aquele que doa o seu tempo e conhecimentos. Importante quando dizemos “conhecimento” não estamos limitando à conhecimento técnico/profissional. Estamos falando de conhecimento enquanto vivência, experiência, “expertise”. Neste sentido, todo ser humano pode colaborar e colocar seus conhecimentos a serviço do outro;
• realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político, emocional
domingo, 24 de agosto de 2014
Educação como prioridade x Assistencialismo oficial no Brasil
Vivenciamos a cultura que prioriza a assistência pública, em lugar da cultura da educação integral, da capacitação, do desenvolvimento, do aperfeiçoamento dos seres e do trabalho que traz dignidade humana. Será mesmo que as mais de 50.000.000 (cinquenta milhões) de pessoas que são beneficiadas pelos programas que “dão esmola” estão mesmo morrendo de fome? Ou será que se trata de populismo do Governo com a arte de dar migalhas e espetáculos como nos circos dos estádios é em troca de simpatia e de votos?
O que todos deveriam receber são oportunidades, pois somente benefícios que oferecem vantagem financeira a quem cumpre a lei, como é o caso dos estudos dos filhos, ao invés de estimular a educação é mascarar a situação. Cobram absurdos punindo quem se esforça, estuda e trabalha diuturnamente como é o caso do Imposto de Renda e penaliza a quem está numa fase que mais necessita como a incoerente previdência descontada dos aposentados.
Quem deixa de ter consciência de do real propósito, fica sem perceber que tais migalhas jamais vão mudar a condição de pobreza. O governo cala o povo com acodes. O desprovido continua carente, o ignorante continua inábil. Funciona como um cancro, pois o pobre continua sobrevivendo muito aquém de suas potencialidades sendo ofuscado. O que muda para quem receba tais acrescentamentos possa verdadeiramente crescer? É uma falsa sensação de alegria que está longe da felicidade. Recusam empregos, rejeitam participar de cursos, com medo de perder os tais benefícios do governo. Além disso, o trabalho exige esforço físico e mental. É mais cômodo ver TV o dia todo, que quase sempre deseduca, viver em rodas pilheriando, bebendo, jogando e recebendo “de graça” do governo. Recebem alguns cruzados para que sejam mantidos ignorantes e para que o populismo continue recebendo votos.
O ser humano necessita melhorias efetivas e duradouras sem imediatismo. Existem mães que acreditam que ter mais filhos é a solução para receber mais sem trabalhar e o círculo da miséria aumenta o curral eleitoral do populismo, cevam aos mais simples aos poucos sem que percebam. Aumenta a ignorância aumentando os votos uma vez que a educação é deixada em segundo plano. O avanço intelectual do brasileiro é ameaça ao populismo e a corrupção. Há professores que recebem líquido menos que um salário mínimo.
A saída está no estímulo, na criação de oportunidade de entrada no mercado de 1educação integral, bem informada, saudável e com possibilidade, de se divertir alegremente, de ser feliz.
1Educação Integral, neste contexto, significa ver o ser humano total, inteiro, global, completo. É educação total que propõe trabalhar com o ser humano de forma mais ampla, vai além dos aspectos da racionalização ou cognição, dá importância também ao olhar, às artes, à estética, à música e significa desenvolver as dimensões afetivas, artísticas, transcendentais, aos valores, a saúde, ao corpo.
Maria Rosa de Siqueira
INCLUSÃO
O último Censo divulgado pelo IBGE marcou que 45,6 milhões de brasileiros admitiram ter deficiência o que corresponde a 23,9% da população total brasileira. O preconceito e a desinformação dificultam o atendimento educacional do deficiente que tem direito a Inserção em todas as instituições educacionais.
Inclusão é um processo educacional que visa aproveitar ao máximo a capacidade do educando portador de dificuldades especiais, pelo atendimento em escolas e classes regulares partindo do pressuposto que todo ser humano apresenta talentos e competências a serem desenvolvidas e estimuladas no contexto educacional e, toda mente humana possui um potencial criativo, que necessita ser despertado por influências externas e condições propícias que o motive, entusiasme e faça com que tenha autoconfiança para construir sua imagem como alguém capaz e, descobrir como é bom e importante o saber, construindo o conhecimento, por toda a vida, com prazer e satisfação.
As políticas governamentais além da preocupação com os educandos considerados “normais” demonstram estar preocupadas com as condições daqueles que são considerados “superdotados”. É indiscutível que o potencial destes, necessita de atenção especial e que sua contribuição para o desenvolvimento da humanidade é inegável. No entanto, os educandos com necessidades especiais, encontram na escola, quando incluídos, em classes “regulares” oportunidade de, com sua convivência, ampliar os horizontes escolares e sociais para todos, descobrirem seus potenciais e se tornarem produtivos.
Ainda, pela Constituição da República Federativa do Brasil, Capítulo II, Seção I, art. 205 “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada coma colaboração da sociedade...” no qual já estariam incluídos os educandos com necessidades especiais. Além disso, o art. 208, inciso III, reassegura o “... atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente, na rede regular de ensino.” com regulamentações posteriores.
Assim, é urgente e necessária a modificação da sociedade e, sobretudo das instituições educacionais, como pré-requisito para o portador de necessidades especiais com limitações quer sejam físicas, sensoriais, neurológicas ou mentais, desenvolver-se e exercer plenamente sua cidadania, ainda, nem todos possuem famílias e irmão admiráveis que lhes recebam e recepcione da forma maravilhosa como ocorreu com Miguel filho do saudoso Eduardo Campos.
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