sexta-feira, 14 de agosto de 2009

CONHECENDO UM POUCO MAIS DAS CRIANÇAS

A criança, especialmente período da Educação Infantil, encontra-se em uma fase em que ocorrem mudanças contínuas e rápidas quanto ao seu desenvolvimento global. Assim, o educador deve conhecer as etapas do processo evolutivo do educando, como se processa o desenvolvimento motor, a linguagem, a socialização, e os comportamentos típicos de cada idade, para utilizar métodos, técnicas e procedimentos adequados.
Aspecto emocional: por volta dos dois anos e meio a criança vive um “período de oposição” que demonstra necessidade de afirmação e vontade de independência. Demonstrando o desejo de auto-afirmar-se, para tomar consciência de si mesmo, opõe-se aos outros procurando impor a sua vontade.
Por volta dos três anos ela descobre sua auto-identidade e a existência dos dois sexos o que provoca profundas repercussões emocionais.
Na segunda infância, de 3 a 7 anos, os fenômenos afetivos centrais são o complexo de Édipo (paixão pelo pai, mãe) e o complexo de Caim (ciúme entre irmãos)
Aspecto Social: as primeiras amizades aparecem entre 2 a 5 anos mas são casuais, instáveis e passageiras. A criança não apresenta distinção de sexo nas brincadeiras e amizades.
Aspecto intelectual: entre nove e dez anos os interesses são mais duradouros, é capaz de manter a atenção por mais tempo. Gosta de ler, tem preferência pelo próprio sexo. Preocupa-se pelas crenças, idéias e costumes dos outros. Prefere ajustar-se aos padrões dos companheiros que aos dos adultos.
Somente o educador tem a felicidade de exercer uma profissão onde continua na infância, este período maravilhoso e especial, porque para orientar, tem que agir como a criança, falar como a criança e se colocar em seu lugar para entender como criança pensa.

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