quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

O AMOR É COMO FOGO QUE SE ALASTRA

 

A emoção ou sentimento que leva um ser humano a almejar o bem ao outro ou a uma coisa é denominado Amor. Embora existam outros significados como na filosofia e nas ciências o amor purifica, consome as impurezas, corroendo o inaproveitável como o egoísmo, libertando, iluminando e inspirando os corações.  Amar é algo que inunda de paz o mundo e faz ver que a ganância por bens e poder difere da verdadeira Paz. O amor clarifica as consciências, possibilita sabedoria para distinguir entre o falso e o verdadeiramente autêntico e faz nascer um ser novo, sem maldade, imprescindível para quem pretende viver a vida nova com a eliminação da ilusória convivência do bem com mal, da justiça com a injustiça. Transformar a falsa conciliação em tensão purificadora é tarefa que faz reconduzir a humanidade à convivência plena e ajuda-nos e sermos resolutos, embora em meio a conflitos e tensões, torna-nos capazes de decidir pelo amor em qualquer ocasião ou ocorrência.

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

BOM SENSO - SENSATEZ PARA VIVER

 

Por que julgais por vós mesmos o que é justo?

Por que procurar entrar em acordo?

Na vida, muito vale ter ponderação ao tratar de assunto delicado ou difícil, o bom senso: é preferível reconciliar-se antes de chamar a polícia, de comparecer diante do juiz, para evitar ser submetido a julgamento e suas consequências. Resolver os problemas, sem a necessidade de processo judicial, é o caminho para se evitar sofrimentos que, geralmente, quase sempre, se expandem a outras pessoas caso ocorra à prisão ou outro tipo de condenação. Assim também é para os que necessitam de mudança de caráter, adiar tal decisão pode resultar em consequências trágicas. Melhor é reconciliar-se, imediatamente, com o próximo. Muitos são capazes de discernimento em relação às ocorrências diárias, mas, incapazes de discernir as atitudes em se tratando de ler os sinais catastróficos de clima e outros na natureza e as previsões da meteorologia de novas ocorrências, que provocam sofrimentos extensivos a humanidade, ocasionados pelos próprios seres humanos. Muitas pessoas usam a inteligência em assuntos que tem a ver com a vida humana, mas estão longe de serem fundamentais para a construção de uma sociedade e de um mundo mais justo, alternativo e solidário empenhando-se na transformação do mundo. Milharas pertencem às comunidades dos seguidores de piadistas (que é muito válido), dos que se alegram com o sofrimento alheio, como os desastres e os “micos” e desvalorizam e até debocham dos que se preocupam com a destruição da natureza e consequentemente da vida, dos que se jogam em missões libertadoras e vivificante tendo o grande sinal que é o amor e a reconciliação, construindo a paz.

domingo, 27 de dezembro de 2020

SOLICITUDE COM O SEMELHANTE

Nada é melhor que fazer o bem, ser útil ao outro. A única condição é que alguém esteja necessitado, humilhado, sofrendo, para lhe estender a mão, lhe confortar. Ninguém deve se sentir inferior por necessitar de ajuda. Todos que estiverem sofrendo qualquer tipo de opressão merecem receber apoio. Precisar uns dos outros é realidade humana. Seja qual for à opressão todos merecem a libertação: cativos, doentes, diferentes, marginalizados, injustiçados, famintos, isolados, desvalidos, sem-abrigo, solitários, esquecidos, ou qualquer outra barreira, a misericórdia é capaz de superar as barreiras do sofrimento humano. Aos abastados que se predispõem a prática de servir, a atos de solidariedade e de justiça para que o povo sofredor se volte com alegria para o caminho da paz. Dar amor ao próximo, viver em comunhão com todos é primazia, que liberta e ajuda a descobrir o verdadeiro sentido da vida. Transformação de mentalidade só deve ocorrer se levar o ser humano a modificar as bases de suas relações pessoais, interpessoais e comunitárias, fazendo delas relações carregadas de esperança, sem violências, produzindo abundantes frutos de solidariedade e fraternidade, justas e geradoras de vida íntegra.

sábado, 26 de dezembro de 2020

SEMENTE QUE SE TRANSFORMA

 

Todas as pessoas podem ser transformadas, um dos causadores dessa transformação é o exemplo que age como fermento que multiplica o que a pessoa já possui. Da comparação com fatos cotidianos, se extraí ensinamentos e motivação à ação que são como minúsculas sementes que podem se transformar em árvores enormes que acolhe pássaros, fornecem sombras, flores, frutos... A humildade ao invés de ser um reino de poder é um reino de acolhida que se espalha mesmo que o exemplo seja de alguém frágil, humilde e sem poder humano. O engajamento tem a força de transformar a sociedade apesar das oposições.  O que mais interessa é a convicção sobre o caminho que vai percorrer para a implantação do bem, muitas vezes imperceptível junto aos descartados, aos excluídos da humanidade, aos mais débeis e empobrecidos, na humildade, superando o desânimo e a pequenez com confiança, fermentando toda a história humana.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

O SIGNIFICADO DE MISERICÓRDIA

 

O mais importante é a forma de vida sincera e agradável ao outro. Fazer o bem independente da procedência racial ou formação cultural. A prática da justiça deve estar impregnada de amor ao semelhante. Assim, os pobres, os marginalizados, os oprimidos, os desclassificados, os que se encontram em condição deplorável, com dificuldade devem ser os acolhidos. Pertencer a comunidade sem a vivência do amor, dar de beber e comer somente terá valor com o compartilhar sua vida, cujo símbolo é a vivência com os humildes e simples, com os excluídos, aflitos e marginalizados. Em suma, buscar a dignidade humana onde todos vivam com os mesmos direitos e deveres. O mundo carece de justiça e prática do bem com serviço misericordioso e gratuito a quem carece de amor.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

JAMAIS PERDER A ESPERANÇA

 

Todos nós, certamente, já sentimos medo. Porém ter coragem de rompimento com o sistema de ideais que aprisionam as pessoas o que, muitas vezes impede o ser humano de ser criativo e inventivo, para realizar o bem, saber fazer suas opções, e até mesmo se esgueirar-se do legalismo. O Pe. Vicente de Paulo disse: “O amor é inventivo até o infinito.” Nascer de novo é buscar a liberdade do vento, difícil de ser impedido que entre em todo lugar, livre, sutilmente, é entrar pela psique, sem ser percebido, como as cores, independente do trabalho que pratique. O mais importante e que todos devem ser valorizados. Qualquer lugar pode ser local de expulsão do mal, de missão, de cura, para os excluídos, os marginalizados, e vivenciar esta prática, dar testemunho desta possibilidade é a esperança ampla para melhoria do mundo. A sociedade competidora busca o individualismo dos primeiros lugares e de privilégios, junto aos poderosos, procurando seu consentimento e parceria. Poucos estão dispostos ao serviço ao outro e à vida, abolindo a busca de vantagem e a injusta cumulação de dinheiro e poder na busca de uma nova sociedade onde são valorizados e dignificados os que servem, promovendo a vida, com liberdade e amor. O espírito de humildade e de simplicidade, tira do nosso coração o desejo de ser exaltado e é caminho para melhoria da vida em nossa casa comum, a mãe terra.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

PONDERAÇÃO E BOM-SENSO, QUANTO A RENOVAR

 

Nascer da água, renascer, mudar, renovar, é algo que se alastra livremente em todas as direções e em todos os lugares. Além disso, imitar os famosos é algo que se torna moda, independente do que seja sem análise, involuntariamente. Por outro lado, muitos outros, estão por demais apegados às tradições que consideram toda mudança prejudicial. É necessário abrir-se ao conhecimento para que as mudanças sejam criteriosamente analisadas quanto às vantagens de se adequar as novidades e incluí-las na norma e conduta de vida. Assim também, muitos valorizam mais o ritualismo e se esquecem do outro. As pessoas abrem sempre um guarda-chuva para se protegerem, especialmente, do diferente. Um exemplo são os que se protegem da novidade indo de encontro à liberdade. Um exemplo é a fé, sedentária por séculos, que muitas vezes paralisa e impede o descobrimento, a criatividade para responder aos desafios da história, da natureza em perigo, do clamor de muitos ameaçados em sua subsistência.

Que saibamos nos desprender de ideias, vontades e pensamentos que nos movem, de nosso aconchego e nos deixar envolver por este vento renovador que nos leva além de nossos planos, nossas vantagens, nossa ganância e nossa busca de poder, mantidos por séculos.

domingo, 20 de dezembro de 2020

ACOLHER COM AMOR

Amar é acreditar que a vida pode se feita de amor e afeto, que é necessário libertar e resguardar a existência. Amar é ter esperança na vida é acolher e aceitar a todos, é aderir a doação aos necessitados é ser luz: brilho de transparência, compreensão, veracidade e afetuosamente e tudo fazer para proteger a vida. No reverso estão as trevas: trevas das imprecisões, da enganação, da falsidade e de todo o mal que debela a vida. Aos que renunciam a luz e prefere as trevas estão atingindo a si mesmos, sufocando sua própria vida. Felizmente, a claridade pode invadir as escuridões e, com amor, atrair e envolver os corações, sem julgar, sem condenar, recebendo a todos que decidem e necessitam apoio para abrir os olhos. Muitos invadidos pela cegueira defendem seus próprios privilégios e se agarram a sede de poder, fecham os olhos às injustiças. Também estes precisam abrir os olhos, ver a luz para que a esperança renasça para todos.

A PRINCIPAL MISSÃO HUMANA

 

A vida humana sempre se depara com os opostos, os extremos, os medíocres estão fora da realidade: bem ou mal, luz ou trevas, verdade ou mentira, coisas da terra e coisas do além... Vence o que for alimentado. Assim também como todas as coisas, espiritual e material, do corpo ou espírito. Nós temos que optar por realidades. Quem alimentar a força interior, quem acreditar que pode mudará de vida, terá somente vida, quem se nega a crer no amor e generosidade fica mal na vida. Os que batalham e buscam a luz renascem para a lucidez. Esta é a didática, a inspiradora e simbólica mensagem afirmando a originalidade e a autenticidade da força interior. Quem optar pelo amor fraterno vivido em comunidade, na missão de resgatar a vida e a dignidade humana no mundo se sentirá feliz. Se observarmos todo o contesto da palavra servir, compreende que, todos estão servindo assim e sendo servidos. Viver é uma permuta. Servir é um processo de intercâmbio, e quanto melhor exercermos esta função, melhores seremos como pessoas pois assim faremos a diferença.

Que saibamos alimentar o bem buscando sempre a melhoria contínua.

sábado, 19 de dezembro de 2020

COMPARTILHAMENTO

 

O mundo está carente de compartilhamento e amor. Os acontecimentos no planeta azul nos emocionam, nos enchem de compaixão e nos mostra como este princípio tem suscitado tantos atos heroicos ou simples para ajudar o próximo. Mesmo os que nada têm oferecem seu trabalho, sua presença, seu ombro amigo, seu ouvido... multiplicam o pouco que possuem. Assim, a partilha acontece também a partir dos mais humildes. É a partilha concreta da vida. É necessário compreender que, ainda que o problema maior seja o econômico, não se resolve somente com dinheiro. O mundo precisa desvendar como olhar a realidade e descobrir os recursos existentes na comunidade e colocá-los a disposição dos que precisam. Os bens deviam deixar de ser propriedade de alguns poucos e passarem a ser compartilhados por todos.

Bem sabemos que o desperdício, de muitos, também nosso, seria suficiente para saciar a fome da humanidade. Que descubramos que a justiça brota muito mais da partilha que do poder.


sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

DAR O MELHOR QUE POSSUIR AO PRÓXIMO

 

Faço parte de pessoas generosas? Seres humanos se expressam de forma completamente diferentes, contrastante. Somente quem olha os demais para além das aparências é capaz de demonstrar verdadeiro amor pelo outro. O avarento interpreta diferentemente a ajuda aos mais necessitados e profere desculpas como: ele merece sofrer, ele procurou os problemas que possui, já pago meus impostos, ele é incapaz de agradecer...

Muitos, no entanto, lutam pela igualdade como princípio de vida, o acolhimento de todos em equidade como unidade. Nas águas torrenciais dos problemas e tragédias atuais, se dispor a ajuda aos necessitados pode descortinar a esperança, um novo horizonte de segurança e de tranquilidade em meio a tantas adversidades. Importa não se deixar abater, executando seu trabalho, ajudando e salvando vidas, junto aos que sofrem, enxergando o mundo pela lente do amor. A melhor forma de auxiliar outras pessoas durante a epidemia de COVID-19 é adotar medidas para proteger a retardar o alastramento da doença. Ficar na residência o máximo possível, quando precisar sair, manter-se, pelo menos, 1 metro e meio de distância dos outros e expandir medidas de higiene é colaborar para salvar vidas.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

PARA QUE ESTOU AQUI

 

Para ser feliz, para libertar, para servir. Por que então, tantas atitudes de domínio e tirania? Porque temos livre arbítrio. Porque há o desconhecimento que sendo instrumento de opressão, de perseguição por ganância em poder traz sofrimento que atinge toda a humanidade. Muitos justificam suas atitudes dizendo que é o que todo mundo faz. Felizmente, muitos então, estão excluídos entre “todo mundo” porque tem conhecimento da paz que é fazer o bem sabendo que estamos todos conectados muito além das redes sociais porque temos a mesma origem e o que ocorrer, seja qual for a opção bom ou ruim, bem ou mal,  atinge a todos. Quantas vezes os seres humanos agem por egoísmo, por medo de perder algo? As atitudes de traição, de julgamento, de condenação, de “lavar as mãos” atribuindo, deixando ao outro a responsabilidade, de negação, de falso testemunho, de preconceito, continuam sendo praticadas pela humanidade. No entanto há um sem número que possui empatia, são leais, positivos, otimistas e, certamente são felizes. 

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

QUE ESTEJAMOS ATENTOS PARA AS NECESSIDADES DO OUTRO

 

O que significa ceia? Cear é simplesmente fazer a última refeição do dia. Porém, numa celebração religiosa, é a reciprocidade de sentimentos, de pensamento, é identificação de opiniões. Neste atípico ano de 2020, certamente a ceia de Natal com a família, está afetada pelo momento de pandemia. Além dos contatos virtuais o que pode ser feito? O isolamento é perturbador pra todo mundo, mas são devastadores para as populações mais vulneráveis, aquelas que quase nada têm. Para muitos falta saneamento básico, alimentação ou até itens de higiene básica, ou mesmo tudo, como as pessoas em situação de rua. Além de doações a instituições e campanhas, ajudar quem precisa no dia a dia também é importante. Fazer compras para quem precisa, adquirir mercadorias dos pequenos comerciantes locais, são medidas que contribuem para que todos enfrentem a pandemia.

Somente a humildade e o amor são capazes de gerar entendimento e clemência, somente aquele que é capaz de agir com bom senso, é suficientemente sensato para perceber quanta necessidade existe ao nosso redor.

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

VIVER DE ACORDO COM A NOVA ORDEM

 

Nosso comportamento deve ser orientado de forma clara, arraigado na realidade, sem necessidade de punições, racionalmente ordenadas. Nosso procedimento, fundamentado no esclarecimento, deve mostrar inteligência, empatia e solidariedade. Muitos, com a habilidade discursiva, espalham o desdém, outros o terror. "Falar é fácil", se vangloriar por enganar só traz malefícios. Espalha-se uma "epidemia de informações falsas". Fazer-se educador dos outros, sem a disposição da prática do que, pretensamente, se ensina, será pouco profícuo. O exemplo instrui e convence. O que se pratica, se demonstra, se vive... é capaz de melhor convencer. “Os exemplos arrastam.” As palavras de veracidade, respaldadas no testemunho de vida geram confiança. O gesto de cuidados higiênicos, para alguns tem pouco significado, mas é fundamental. Agir conforme práticas comprovadamente eficazes demostra espírito de coerência, humanitarismo e promovem o bem-estar da comunidade. A esperança é a capacidade da ciência de encontrar uma solução.

O QUE FAZER PARA ACABAR COM A VIOLÊNCIA NO BRASIL?

 

Além do momento de pandemia e seus efeitos há o terrível drama da violência que atinge a humanidade. Muitas vezes a violência é apoiada por poderosos, justificada por processos legais e efetivada por um poder militar. Parece que as fontes de vida, capazes de jorrar para todos, estão se esvaindo. A brutalidade atinge de forma mais cruel, os pobres, excluídos e marginalizados. Precisamos encontrar a fonte de amor que jorra para todos para encarcerar a brutalidade com empatia, afeição, bondade, compreensão, calma e tolerância para que envolva e una a todos, pois é possível fazer com que a vida brote no mesmo solo em que havia sofrimento e morte. Leis são impotentes contra a criminalidade. Presídios, sem estrutura adequada, são ineficazes para ressocialização. Será que a redução da maioridade penal para 16 diminuirá a violência? Muitos crimes são praticados por adolescentes entre 12 e 16 anos. Algo que indiscutivelmente, contribui para o aumento da criminalidade é o uso de drogas. Tem sido ineficaz esperar uma solução somente por parte do Poder Público. Temos também que participar desse processo de mudança. A segurança pública é um dever do Estado, mas também um direito e responsabilidade de cada um. Nós, professores temos papel essencial na ação de transformação, podemos incentivar a inventividade dos alunos com ações e ideias que para a melhoria dos problemas da sociedade. As empresas podem colaborar para o desenvolvimento social, colaborando ou criando núcleos profissionalizantes, de tratamento de dependentes químicos e outros.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

QUE ENCONTREMOS A LUZ E A SIGAMOS

O ser humano é livre para fazer sua opção, seguir a luz ou as trevas. Quem descobre a luz, confia nela e a segue, encontra um caminho de amor. Quem encontra esta porta e entra, só pode continuar nela compreendendo que a solidariedade e a misericórdia levam a luz aos outros, faz renascer a esperança. Muitos estão fechados em seu egoísmo. No entanto, o ser humano é livre em suas opções. O caminho orientado pela luz, do amor sem exceções e sem limites leva a vida. Na contra mão estão às trevas: injustiças e maldade com o próximo que leva ao sofrimento e morte.

As pessoas podem crer na vida, podem encontrar o caminho no meio na escuridão. Dissipam-se as trevas quando expulsa os ódios, prepara a concórdia e rebaixa o orgulho a cada dia, nos momentos de tristeza e alegria, de enfermidade e saúde, em tudo: nos milhares de pessoas da rua, nas crianças tristes e desnutridas, nas mulheres que necessitam de comida para elas e seus filhos, no homem malcheiroso que encontramos, em todos os seres humanos que por diferentes caminhos, deparamos. Nada impede que a vida tenha sabor de natureza, de água fresca; de brotos de plantas; tenha cheiro e cor de flores multiformes. A natureza primaveril nos presenteia com a impressão de um mundo no qual começa a germinar a vida nova. Queremos ver amanhecer um mundo revitalizado, real, onde as dúvidas, o sofrimento e as tristezas vividas em 2020 sejam somente lembranças.

ESTAMOS UNIDOS - PREJUDICOU UM, ATINGIU TODOS.

Neste ano de 2020, mais que nunca em nossa vida, há necessidade de amor a acolhida de todos, sem exceção, com compaixão, buscando sempre a reconciliação. Muitas vezes, ao ver a necessidade ao nosso redor, buscamos os interesses de tantos desprovidos, deixando-nos levar pelo espírito de piedade até mesmo agimos em detrimento das nossas próprias necessidades. Isso é louvável, porém devemos nos lembrar de que, para continuar ajudando aos demais, antes de tudo, precisamos estar bem. Somos um todo e tudo que ocorre com uma das partes atinge a todos. É o clássico jargão: “De nada resolve desvestir um santo para vestir outro.” Cuidar de nós mesmos é de suma importância. De que resolve me afastar do meu bichinho de estimação para fumar com intenção de resguardá-lo se estou prejudicando a mim mesmo, fumando. É como deixar de usar máscara dizendo: “Isso é problema meu.” E se... eu for contaminada, permanecer assintomática e contaminar alguém que amo e a fizer sofrer ou até mesmo levá-la a óbito? E se contaminar desconhecidos que irão sobrecarregar o sistema de saúde, ocasionando mortes e mais gastos que poderiam ser aplicados em outras áreas públicas que beneficiariam a um grande número de pessoas? Quem assim age se inclui entre os que poderão estar sendo prejudicados. É masoquista e/ou sádico?! Ou será sociopata?!

domingo, 13 de dezembro de 2020

LIBERDADE E ESCRAVIDÃO

 

Liberdade àquele que se encontra na condição de livre; que possui competência de atuar por si próprio; autodeterminação; independência; autonomia. Escravidão pode ser pelo tolhimento da vontade decorrente principalmente dos sentimentos culpa, medo, vergonha ou arrependimento que causa baixa autoestima. Tanto escravidão quanto liberdade é resultado da atitude que as pessoas adotam. Por paradoxo que possa parecer a liberdade surge da aceitação, de sintonia de sentimentos, e solidariedade, especialmente, com os mais necessitados, tão necessárias no momento atual. Para amar é necessário se libertar do egoísmo, sair de si mesmo. Ao contrário, quando, dominadas pelo egoísmo, as pessoas se tornam incapazes de superar seus pequenos interesses, de se abrirem para o próximo, se tornam escravas. Outro aspecto que pode escravizar é o orgulho de pertencerem a uma classe social, uma raça ou a uma religião. São pessoas que julgam a si e ao outro pelo status e ambicionam sempre mais para apenas satisfazer o próprio ego. Que saibamos nos tornar, efetivamente, livres.

sábado, 12 de dezembro de 2020

“OS FINS JAMAIS JUSTIFICAM OS MEIOS”

 

Algumas pessoas estão tão cansadas com tanta corrupção e tanto descaso com os serviços públicos que chegam à conclusão que talvez um líder dominador; possa solucionar tantos problemas. Afinal os que passam a imagem de bonzinhos, que dão migalhas aos mais necessitados, têm decepcionado. Muitos desprovidos do básico para viver dignamente, que aceitaram a proposta de enganadores ainda são capazes de defender trapaceadores dizendo que “pelo menos” o pouco que chegou ao destino foi válido. Assim, somente educação, informações e esclarecimentos corretos poderá “abrir os olhos” dos que se recusam a entender que “Os fins jamais justificam os meios ilícitos”. Nunca, para manter ou aumentar seu poder, os governantes devem estar acima da ética. Valores, que são regras de conduta, tais como: mentir, dissimular, iludir, são atitudes condenáveis e danosas. Escolher o exato, adotar princípios morais é o que ocasiona efeitos duradouros. Na realidade, são os meios que causam os fins. São as maneiras que elegemos ter que definem os frutos que iremos colher. Assim, o melhor é ser constante aos valores, buscar objetivos sem prejudicar ou ferir ninguém, o que renderá consciência sossegada e contentamento de conseguir as metas por merecimentos e com ética. Pense que o seu comportamento inspira os demais, boas atitudes são sementes que contribuem para um mundo melhor. Afinal, a jornada vale quanto a chegada para uma trajetória de desenvolvimento e evolução.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

“A INVEJA JAMAIS ADMITE O MÉRITO”

Algumas pessoas sempre buscam formas de rebaixar os demais. Quando ouvem um elogio, imediatamente, nomeiam um desacerto, uma desmoralização, um deslize, algo desfavorável ao elogio. Também os adversários de Jesus ficavam horrorizados quando Ele afirmava ser o Filho de Deus. Sempre há pessoas incomodadas somente pelo que os outros pensam, dizem ou fazem. Mesmo que o outro demonstre humildade, que jamais obsecre tratamento diferenciado, na verdade pode ser que se oponha ao poder, que condenar o orgulho e a soberba e se recuse a aderir à ideologia de certos grupos. No fundo temem o sucesso do outro. A inveja endurece o coração que impede de reconhecer as benesses e o sucesso dos demais, ao invés de admirar e se esforçar pelo que desejam tenta derrubar quem é promovido, elogiado, reconhecido. O anverso da medalha é emanar energias positivas e ser empático que é o sentimento de compreender o outro que nos auxilia de generalizarmos nossas verdades pessoais diante da realidade que vemos no outro. Sempre que for criticar alguém, analise: o que em mim reflete os defeitos que vejo no outro?

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

MULTIPLICAR O CONHECIMENTO GERA MILAGRES

 

Quem tem consciência dos efeitos nefastos de algo, é capaz de agir prevenindo o perigo antes que ocorra. Os que se descobrem parte do todo, jamais terá uma desculpa para os erros que comete como usar a sede de poder e ganância para manter o domínio sobre o povo, lutará para acabar com o sistema tributário que espolia aos mais pobres, privando-os do direito a igualdade, iludindo-os com promessas falsas e propaganda enganosa, conseguindo votos pelo medo de perder as benesses a custa de opressão, controle e exploração. Assim, só a educação de qualidade, trará a confirmação da verdade: quando a construção do conhecimento estiver brotando em todas as paragens os benefícios ocorrerão para toda a humanidade, em benefício de todos. Quando a educação for prioridade absoluta, as necessidades de investimentos em segurança e saúde irão reduzir e esvanecerá o agir para prejudicar alguém buscando obter benefícios ilícitos e todos se tornarem realmente livres e a paz imperará.

ÁGUA O MAIS PRECIOSO DOS RECURSOS NATURAIS

A questão da exploração dos recursos naturais, a responsabilidade perante as gerações vindouras, a similaridade entre ecologia e importância da vida, são alguns dos assuntos em voga dos profissionais de áreas afins, e tem mais do que razão, pois se a humanidade continuar no ritmo atual, certamente, irá causar muito sofrimento em futuro próximo, caminhando rapidamente para destruir a vida na terra.

E, dentre todos, sem dúvida é a água a mais importante, água é vida, a vida depende da água. Morre-se mais rapidamente sem água que sem comida. O homem pode ficar até vinte e oito dias sem comer, mas, sem água apenas três. Existe uma curiosa coincidência entre a quantidade de água que existe no planeta e no corpo humano: 70%. A vida do planeta e a nossa dependem da água. A humanidade é dependente da água.

Porém a água da força energética do ser humano, da sua capacidade para solucionar os problemas e sanar as males, assim como a conexão entre água e vida, resolve qualquer situação.  Aquele que beber desta água, ela fará nele uma fonte de água que jorra alegria e paz perene.

No entanto, é preciso ter sede para buscar o manancial. Se alguém tem sede, procura a fonte para beber. Esta água é o conhecimento, sua ação age e gera no coração humano uma união ao saber a conexão com o todo e o faz membro da família feliz, das pessoas que vivem sabendo da vinculação de tudo.

A água na natureza gera vida nova e produz frutos, a água do saber gera a vida e os frutos são: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e autodomínio. Livra-nos do egoísmo.

 

PORQUE ECONOMIZAR ÁGUA

 

Água, um assunto de evidente importância para todos. “Água, fonte de vida”. Nem todos se dão conta de que água é sinônimo de existência e tem tudo a ver com “Economia e Vida”, com cidadania, ação social e com fé.  Ainda bem que muitos estão se engajando nesta luta.

Desde algum tempo o alerta foi lançado: o ciclo de renovação da água está deixando de ser estável. A regeneração natural do precioso líquido está se tornando cada vez mais difícil pelo aumento do consumo e pela altíssima poluição. Se o ser humano nada fizer as consequências serão drásticas. É necessária e urgente a conscientização da responsabilidade individual e grupal na preservação de tão preciosa dádiva. As fontes de água estão sendo poluídas desde as nascentes como consequência da falta de conscientização e muitas vezes da exploração gananciosa.

No entanto, conscientização é mais do que saber o que se passa ao seu redor, é ser capaz de participar, de integrar-se na luta por algo ao invés de somente conhecer uma realidade.

A questão da preservação da água é urgentíssima, está estreitamente ligada a vida e milhões já sofrem pela escassez ou falta dela. Muitos grupos que estão lucrando com a água possuem uma máxima diabólica “haja lucro, e pereça o mundo”. No entanto, a responsabilidade individual também é vital. É necessário convocar a todos, para se engajar na defesa da água. Assim fazendo, nos colocamos “de verdade”, em defesa da vida.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

QUE QUER DIZER TER FÉ?

 

Ter fé é ter confiança e firme convicção de que algo é verdade, sem prova, antes de ver. É sustentar um sentimento de amor, pelo que acredita e confia. É o remédio dentro de nós. O ser humano tem capacidade natural para restabelecimento da saúde, nosso coração tem habilidade natural para amar a si mesmo. Ser amado e amar são ingredientes secretos, a energia do amor e da gratidão restauram tudo. Quem ama e agradece entra na frequência universal de cura. Liberar o trauma, a raiva, o ressentimento, a angústia, as emoções reprimidas. Se conectar com a respiração, acalmá-la, abranda o coração, reduz sua frequência é possível chegar à paz profunda, submergir em um oceano de tranquilidade. É um procedimento interior que se une e ilumina e guia como um farol. O ser humano com fé tem mais poder do que imagina, encontra motivos para viver, sente que a vida tem uma finalidade. Fé é uma energia poderosa que abarca até a energia dos que deixam de acreditar. O corpo confia no que concebe a mente e a obedece. Determinação é algo mental, emocional, que tem efeito benéfico. A empatia é uma das coisas mais importantes para o crescimento pessoal. Sorrir libera bons hormônios. O cérebro é incapaz de distinguir se a gente está pensando que está fazendo ou está verdadeiramente fazendo. Se o foco for à saúde é o bem estar que ocorre.

TODA DOENÇA TEM CURA

Inúmeras pessoas esperam que um dia aconteça algo que os tire de seus problemas: espirituais, físicos, financeiros e psicológicos. Por outro lado há os que acreditam que o bom e o bem estão ao alcance dos que acreditam e vão a luta na busca de saídas, com dinamismo e alegria, superando as dificuldades. Acreditar na possibilidade de cura libertadora, que tudo é possível é o grande passo solucionador para que a esperança de cura se concretize. Ouvir as intuições a voz interior às vezes é muito forte e muitos s ignora. Reconectar com os motivos para viver são essenciais abandonar a ideia de que as ocorrências são determinadas, é preciso sentir isso. Ao planejar o que se quer deixar neste planeta invoca-se uma força vital a força de descobrir o motivo para permanecer nesta terra. Isto ajuda a encontrar ou a se restaurar o poder pessoal e força para assumir o controle da Saúde. Rir ajuda a se sentir em paz. Decidir o que quer, onde deseja estar, pensar nisso, o que se pensa e o que você fala é o que se cria. Assim, focar, decidir agora que possui saúde, curado está. É espantoso, mas possível. Ainda que seja incompreensível. Basta consentir que a energia curadora haja e a doença desaparece. Essa energia necessita permanecer, estar presente o tempo todo. 

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

LIBERAR AS EMOÇÕES SUPRIMIDAS - DESAPEGAR

Sentir-se em paz, sorrir, o que se pensa e o que se fala é o que se cria para si mesmo. Quando se decide que está curado, saudável, está. O corpo cria 500 milhões de células novas todos os dias e elas perguntam ao cérebro e coração: o que você quer que eu faça hoje? O corpo é substituído todo ano. É necessário contar a ele o que se quer. É espantoso, mas é o possível mesmo que seja simplesmente inexplicável. Basta permitir sentir a força curadora, a doença desaparece. Essa energia precisa estar presente todo tempo. A energia humana é capaz de se relacionar com outra energia, com a energia do outro. Essa energia é tão poderosa que atravessa até a energia dos que desacreditam. O corpo se regenera todos os dias, receber bem os 500 milhões de novas células, agradecê-las. Quando as pessoas cuidam de si mesmo vivem mais felizes, menos doente. Tem gente que deixa de fumar perto dos animais de estimação para não prejudica-los, mas está prejudicando a si mesmo. As pessoas têm potenciais seja lá para o que for que acreditam e o potencial que possuem é maior do que imaginam. O corpo acredita no que concebe a mente. As pessoas mais saudáveis e felizes são menos suscetíveis que os deprimidos. Resolução é algo mental, emocional que tem efeito benéfico. A empatia é uma das coisas mais importantes. Consulta positiva tem efeito positivo, linguagem positiva tem efeito curativo. Doentes precisam de esperança de que existe uma forma curativa. Estar em um ambiente amoroso com alguém que mostra humanidade é essencial para a cura, quando todos entenderem que é melhor formar uma organização semiótica global do que competir, haverá mais paz no planeta.

O QUE MUDA NOSSO CORPO

 

Respirando devagar e profundamente enviarmos o sinal para o corpo estamos indo do coração para o cérebro o que toca o interior e muda a química de nosso organismo. Quando estamos de mãos postas conectamos o centro da consciência, para o coração. Experimentando sentimentos de gratidão, valorização cuidado, configuramos com coerência que harmoniza o coração e o cérebro. Estamos criando um sistema poderoso unindo redes neurais separadas e começamos a sentir que o que queremos já foi alcançado. Agradecemos pela saúde começamos a ter intuições e percepções incríveis. As neurites sensoriais do coração se comunicam com o cérebro. Nossas crenças e experiências são espelhadas em nosso corpo quer sejam boas ou ruins. Estamos abrigando consciente ou inconscientemente o que reflete energeticamente em nosso corpo.

Temos uma farmácia dentro de nós - Nosso corpo tem capacidade natural para curar, nosso coração tem habilidade natural para amar a si mesmo, ser amado e amar. É o ingrediente secreto a poderosa energia do afeto. A gratidão cura tudo é a frequência universal de cura. 

Fatores emocionais mentais e espirituais ajudam em uma cura assim, aumentar as emoções positivas e rir  colaboram para a cura. Pessoas que fazem quimioterapia assistindo filmes de comédia aumentam o humor e tem melhores resultados. A alegria ajuda o corpo rebotar a doença. Ao se distrair espaireceram também o medo. Descansar auxilia a reparação permitindo o funcionamento do sistema imunológico e a liberar o trauma, a raiva, o ressentimento e a angústia. Liberando as emoções reprimidas, ouvir as intuições - a voz interior é muito forte. Há uma explicação científica de que uma parte do cérebro que se liga quando estamos em perigo, a parte que nos torna humanos. Encontra-se na nuca é o cérebro reptiliano. Quando estamos em perigo essa parte se liga. Encontrar uma forma de ligá-la pela meditação, desliga a parte pensante do cérebro. Essa parte de trás do cérebro também está ligada aos intestinos. Os milhões de células cerebrais da barriga que os cientistas chamam de segundo cérebro agem independentes do cérebro. Se conectar com a respiração, acalmá-la, reduzir sua frequência, apazigua o coração, chega em lugar de paz profunda. Se sentir amado chega-se a um mar de paz. Quando se está meditando a glândula pituitária liberta oxitocinas, dopamina, irisina, serotonina e endorfina. Tudo de melhor que o corpo pode fabricar. São sumos da vida que flui num processo interno que se liga como uma luz e chega-se em uma gaveta consistente.  É correto que o amor, o apoio social que nos faz acreditar que somos amados, a liberação de oxitocinas aumenta os glóbulos brancos e dispara para a resposta imune. Temos mais poder, mais saúde e vida do que imaginávamos. Encontrar razões para viver, sentir que a vida é sua e tem um propósito, reconectar com os motivos para viver são essenciais. A fábula da vida não precisa ser determinada é preciso sentir isso O que quero deixar neste planeta? Isso invoca uma força vital. Encontrar o motivo para permanecer nesta terra Isto faz com que se recupere o poder pessoal. Trata-se de assumir o controle da Saúde 

MUDAR PARA OBTER CURA

Uma das características de quem bebe é criticar e depreciar as pessoas. Muitos que convivem com alcoólatras são tremendamente influenciados o que pode danificar a autoestima, Influenciar sobre escolhas de parceiro, emprego, carreira, vivendo numa realidade refletida necessitando de cura. Porém, também nestes casos a auto cura é possível, pois mudar a crença vai além da mudança na fisiologia. O poder da crença, da esperança, o poder da linguagem transforma e o tem efeito que for realmente desejado. Uma das coisas mais importantes é a empatia é o calor humano emocional, o carinho a generosidade de espírito. A fé no médico é parte da recuperação do paciente, pode condicionar. Se alguém mostra caridade, compaixão isto produz o hormônio da ocitocina que é também o hormônio cardiovascular. Lançamos oxigênio em nosso corpo com sentimentos centrado no coração capaz de mudar o formato dos vasos sanguíneos e é capaz de limpar os resíduos das artérias, os radicais livres. Os efeitos do amor, compaixão e bondade resultam em saúde. Somos nós que nos reciclamos e provocamos a longevidade.  

Nosso corpo é Projetado para a cura, O que fazemos, o que acreditamos, o que pensamos, o que sentimos transforma as células que em 72 horas cria uma sinapse de comunicação, Podemos responder a dor com o  poder de transformar, com novas formas de ser e de agir, de pensar. Temos potencial para mudar a química do nosso corpo. Aceitar os fracassos como algo que tentamos e não funcionou direito e agora vamos tentar de novo. Estamos constantemente curando quando ratificamos com humildade pela cura acontecendo em nosso corpo como um processo natural. O que acontece dentro do nosso corpo influencia o que está fora. Podemos influenciar o mundo. É necessário solicitar o que queremos é sentir a sensação de que conseguimos e agradecer com sinceridade.

Meu pai, sem este conhecimento, sabia e entendia a nossa relação com o mundo. Era capaz até mesmo aplacar tempestades algo incrível, mas inacreditável. A sincera gratidão Influencia o ambiente físico. A única energia que conecta todas as coisas. A física quântica vem comprovando que minha oração, minha meditação, meus pensamentos cheios de amor de gratidão e apreço.  A Cura alcança outra pessoa quer esteja próxima ou distante porque todos, estamos entrelaçados, conectados. Meu pai desconhecia a ciência, mas conhecia a técnica. Sabia mesmo não entendendo muito de nossa relação com o mundo. Isso é fascinante. É usar a nossa conexão com tudo e com todos para melhorar nossas vidas, o mundo. A experiência aplicada. O exemplo da oração de meu pai foi tão poderosa em mim, porém inacreditável para os demais e hoje encontro a explicação científica. A ciência começando a explicar. Vivemos num mundo de campos elétricos e magnéticos e estes campos são muito grandes em nossos corações mais que no restante do corpo, até mesmo que no cérebro. Somos projetados para nos comunicar com este mundo elétrico e magnético. Essa comunicação vai além da comunicação verbal por que é energética tanto dentro nosso corpo como fora dele. Quando fechamos os olhos em oração saímos do cérebro e vamos ao coração

A CURA QUE PRECISAMOS

Quando perguntamos com o coração, quando aprendemos a ouvir a linguagem do íntimo, nosso corpo nos dirá o que precisa e como podemos facilitar a cura. Assim, as novas descobertas da ciência comprovam, confirmam nossa capacidade de influenciar na cura, nosso corpo é um espelho do que acreditamos que é a verdade sobre nós e sobre nosso relacionamento com o mundo. Estamos profundamente conectados. No entanto, algumas de nossas crenças mais profundas estão enraizadas em nós, pois até cerca de sete anos de idade com nosso cérebro ainda em estado hipnagógico como uma esponja aberta para o mundo que absorve os padrões de todas as pessoas as quais estamos expostas ou que nos rodeiam e muitas vezes refletimos crenças subconscientes que nos inculcaram. Nosso corpo reflete energeticamente a qualidade da crença que temos.

A regra fundamental da natureza se baseia na cooperação, na ajuda mutua. É a conexão e cooperação entre os seres que se reflete em nossos corpos, é o princípio da cura as doenças, até mesmo as consideradas normais, certas e comuns na idade. Em algumas culturas o câncer simplesmente está ausente, muitas pessoas já passaram dos 100 anos e possui boa memória. A diferença está na forma que as pessoas escolhem pensar. O cérebro recebe muitas instruções que lhe diz o que fazer, quando liberar substâncias químicas, os hormônios. As instruções partem do coração que desempenha um papel poderoso. É o primeiro órgão que se forma, o batimento cardíaco é a centelha que ativa a vida. Somos criaturas diferenciadas de todas as demais e temos poder de curar, sem dúvida que todo órgão  do corpo humano é programado para curar e se regenerar. Depende das condições e do ambiente certo. Água, ar puro, qualidade da comida são condições ambientais, químicos, ervas cura o corpo, mas é muito importante que tudo isso, que o ambiente inteiro esteja empenhado no bem estar, na cura. 

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

CURA E MENTE

Nosso corpo é profundamente conectado com nossas crenças, sentimentos, anseios e pensamentos que originam no cérebro e no coração e acionam a química corporal podendo reverter às enfermidades, curar. A água potável, o ar puro, o sol fazem parte do restabelecimento. Porém, o ambiente interno pode ser curativo ou nocivo. O final é determinado pelas características dos sentimentos que criamos em nosso coração que possui as neurites sensoriais, células especializadas, análogas as do cérebro, que pensam e permitem a sintonia, em nível profundo entre eles, experiências enormes em níveis profundos de intuição e precognição, com amplo poder, ocorrem ao compartilhar a rede neural. O coração comunica com o cérebro que responde regulando a característica da comunicação. Música pode ajudar para que o cérebro libere os químicos. (5% das pessoas abnegam música, possuem anedonia musical causada por um distúrbio no núcleo accumbens, parte do cérebro que controla a dopamina. Leia mais em: https://super.abril.com.br/comportamento/por-que-algumas-pessoas-simplesmente-nao-gostam-de-musica/) O estresse prejudica o sistema imunológico. As consequências na saúde, o bem-estar são representações do que instituímos internamente. Podemos ativar uma intensa resposta imune, acionando a capacidade de regular a conexão entre cérebro e coração o que ativa os hormônios antienvelhecimento. Os químicos do nosso corpo tem a capacidade de mudar os agentes de cura e pensamentos e emoções são poderosos. Quando temos uma emoção no coração um sinal é enviado ao cérebro que responde e libera os elementos que sustentam a vida, uma resposta imune. Somos aparelhados e capazes de regenerar e curar em 72h período que uma neurite se estabelece. O detonador para que cresçam células nervosas para fazer conexões que ativam a química do cérebro é o sentimento e agradecimento antecipado da cura, sentir como saudável, reflete  a cura que se torna real. A natureza nos fez capaz e nos dá, literalmente, dons de cura autorregulada e as adequamos com as decisões que tomamos, que escolhemos a cada momento. Nicholas Gisin em Genebra Suíça anos 90 fez uma experiência com uma partícula de matéria, um fóton (uma partícula de energia na forma de radiação eletromagnética) dividiu esse fóton em 2 fótons iguais usando cabos de fibra ótica, liberou esses fotos em direção oposta ficando separados 22km e demonstrou: o que acontecia com um deles era manifestado no outro, como se tivessem tendo a mesma experiência, mesmo sem estarem fisicamente conectados comprovando o entrelaçamento. Se algo está unido, se é um só, mesmo que estejam separados fisicamente, continuam energicamente conectados. Assim, voltando ao momento que tudo, a terra e nós estávamos conectadas, como parte um do outro, continuamos energicamente o mesmo. Este é o empoderamento para participar da cura do  nosso corpo e de quem mais desejarmos.

O Instituto HeartMath na Califórnia ratificou isso: quando fechamos os olhos volvemos nossa atenção para dentro e nos concentramos no cerne do coração, saímos do cérebro e vamos ao coração. Isso muda nosso corpo muda a química, retira a tensão do mundo que nos circunda e ficamos focados no interior. Quando respiramos pausadamente e corretamente um segundo sinal é enviado ao nosso corpo com foco interno. Quando colocamos as mãos postas, como muitos fazem, quando em oração, conectamos o centro de potência, o centro de energia da ponta dos dedos, unindo a palma da mão que toca o centro do coração centros de potência do corpo. O contato desses circuitos corporais atrai automaticamente nossa consciência para o lugar onde sentimos a sensação deslocando as consciências do cérebro para o coração. Este ato é poderoso e energético. No coração os sentimentos de gratidão, valorização, cuidados e compaixão gera coerência, harmoniza coração e cérebro juntando duas redes neurais separadas em um único sistema poderoso abrindo a porta para uma infinidade de usos. Este espaço é muito poderoso, podemos criar estados profundos de intuição que tem papel poderoso na cura. Podemos conversar com o nosso corpo, pedir para compartilhar conosco o que ele precisa. 

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Hábitos alimentares saudáveis - relato de experiências

Hábitos Alimentares Saudáveis na Escola é um Relato de Experiência apresentado por Natalia de Siqueira Brito no VIII Congresso Latino-Americano de Agroecologia que se iniciou hoje 25/11/20 em Montevidéu, Uruguai.

https://docs.google.com/document/d/16i0J64xQdfBy8hRUVVJp0clo8vcWWflH/edit?usp=sharing&ouid=115495788723975879062&rtpof=true&sd=true

Os pôsteres colocados na galeria do site do congresso foram apresentados oralmente de forma síncrona face a face e podem ser visualizados em: 

https://www.agroecologia2020.com/project/habitos-alimentares-saudaveis-na-escola/ 


sexta-feira, 20 de novembro de 2020

 

DOCE DE CASCA DE LARANJA

Doce de casca de laranja é muito apreciado. Além disso, os benefícios da casca de laranja: trata insônia, limpa a pele, trata a caspa, auxílio na melhoria da asma, alivia dores de cabeça, combate o mau hálito, ajuda a diminuir o colesterol. Há alguns anos venho fazendo este delicioso doce  tanto em calda como cristalizado de laranjas produzidas no quintal de minha irmã. As laranjas são maiores que a média, possui uma entrecasca bem grossa e seu sabor é levemente amargo, tanto que é possível usá-la para suco. Este ano, pela demora na colheita, elas já estavam meio secas. Resolvi fazer também doce com os alvéolos.

Modo de fazer:

Lave as laranjas com uma esponja nova e sabão.

Descasque tirando a casca o mais fino possível.

Faça um corte em cruz na entrecasca e retire a polpa.

Coloque-as em um recipiente e ponha água até cobri-las.

Deixe-as de molho por sete dias trocando a água diariamente.

Retire as cascas da água e leve ao fogo com bastante água, pedaços de canela e um quilo de açúcar para cada 15 laranjas.

Cozinhe-as na calda, mexendo de vez em quando, até ficarem bem macias transparentes. Se necessários coloque mais água. A calda deve ficar em ponto de Fio Forte, mais grosso. Pingue um pouco num recipiente com água fria, vai demoram um pouco para se desmanchar e em quantidade suficiente para cobrir as cascas.

Higienize bem os potes com água e sabão e ferva-os por dez minutos. Coloque-os de boca para baixo sobre um pano limpo.

Encha os potes, enrosque bem as tampas e novamente coloque-os de boca para baixo até esfriarem.

Ferva os potes por dez minutos.

Identifique os potes coma data de produção.

Enquanto lacrados podem durar até nove meses.

Obs.: As cascas são excelentes repelentes para insetos. Coloque-as no álcool, deixe curtir em local escuro por dois dias, deposite aos poucos em recipiente aberto.

Usei a água do primeiro dia em que as cascas ficaram de molho no detergente-sabão líquido caseiro. Além de melhorar o poder de limpeza, impede o sabão de coagular e acentua a cor.




MINHOCÁRIO



 

RELATO DE EXPERIÊNCIA

PROPOSTA - FAZER UMA COMPOSTEIRA DOMÉSTICA COM MINHOCAS

I - PESQUISA SOBRE O TEMA

1.           O QUE É UM MINHOCÁRIO DOMÉSTICO?

É a reciclagem do lixo caseiro orgânico, com minhocas que transforma restos de alimentos em adubo. É como elos de uma corrente, onde sobras de gêneros alimentícios orgânicos são comidos por esta espécie de anelídeos transformando em adubo que vão melhorar a produção de novos provimentos.

2.           COMO FAZER UM MINHOCÁRIO?

Dentro de caixas plásticas com terra são colocadas minhocas, operárias que se alimentam com sobras de alimentos gerando húmus superfértil no lugar.

3.           JUSTIFICATIVA

É uma necessidade que os resíduos orgânicos sejam destinarmos de forma mais sustentável evitando que acabem parando em aterros, contaminando solos e lençóis freáticos, produzindo o gás metano.

Fazer uma composteira evita esses problemas e ainda produz um produto muito útil: o húmus!

4.           FUNÇÕES DO HÚMUS NO SOLO

A vermicompostagem é um tipo de compostagem que faz uso de vermes, as minhocas, e pode ser realizada em qualquer tipo de residência com composteira doméstica, técnica para formar o húmus por meio da ação das minhocas em resíduos orgânicos que é um ótimo adubo orgânico, rico em micro-organismos benéficos para o solo. É a reciclagem da matéria orgânica.

5.           COMO FAZER

Existem recipientes próprios no mercado, mas também é possível improvisar. Eles servirão para deter os restos orgânicos, regular a umidade e bloquear a luz (é prejudicial para as minhocas).

Os recipientes podem ser caixas de plástico empilháveis, ou baldes opacos para bloquear a luz. A(s) de cima é digestora e a de baixo a coletora do biofertilizante. A de cima precisa ter tampa.

Fazer vários furos de aproximadamente cinco milímetros de diâmetro no fundo das caixas digestoras. Na tampa, fazer três furos e 1 milímetro (mm) na parte superior das caixas fora do encaixe da tampa. Na lateral fazer furos no contorno com as mesmas medidas para a evasão dos vapores sem que as minhocas fujam.

Na caixa coletora é bom conter uma torneira para saída do líquido. O biofertilizante pode ser diluído na proporção de 1/5 até 1/10, e borrifado nas folhas das plantas.

É útil colocar um pedaço de tijolo que sirva de escada caso as minhocas desçam até essa caixa de baixo, para que não se afoguem no chorume. É importante saber que as minhocas nunca descem da caixa, sempre sobem - se isso aconteceu é porque o ambiente de uma das caixas digestoras não está saudável, então é necessário verificar qual foi o erro.

Colocar a composteira em um local fresco e ventilado para que ele não superaqueça.

Adicionar uma camada de dez centímetros de húmus de minhoca no fundo da caixa ou balde. Acrescentar as minhocas na composteira. Cerca de 450 gramas de minhocas é o ideal para começar. Geralmente elas mesmas fazem o controle da população. Algumas pessoas podem ficar com nojo ou ter receio em ter tantas minhocas em casa, mas elas não exalam cheiro e muito menos transmitem doenças.

As minhocas precisam de uma dieta rica em restos de alimentos para se manterem saudáveis e produzirem adubo. Guarde os resíduos em um pote fechado até o momento de adicionar ao sistema de compostagem, isso evita que moscas coloquem seus ovos nesses alimentos.

O tamanho ideal dos resíduos alimentares é de um a cinco centímetros, ou uma trituração parcial, pois as partículas muito grandes levam mais tempo para se decomporem.

No início, alimentá-las apenas uma vez por semana com pequenas porções acumuladas em um canto. Sempre após acrescentar o material orgânico cobrir os alimentos com serragem ou folhas secas, em uma proporção de 1/3 respectivamente. Depois disso, pode inserir resíduos em pequenas porções com mais frequência.

composteira caseira pode receber restos de vegetais e de frutas, vários tipos de grãos, folhas de chá, borra de café e cascas de ovos.

Não alimentar as minhocas com alimentos difíceis de digerir, por exemplo:

·                     Alimentos cítricos (não devem compor mais que 1/5 da dieta);

·                     Carne;

·                     Gorduras ou restos de alimentos gordurosos;

·                     Laticínios;

·                     Fezes caninas ou felinas;

·                     Galhos sejam eles grossos ou finos.

Dosar o alimento das minhocas. Se der mais alimento do que elas conseguem digerir o recipiente irá começar a exalar mau cheiro devido à decomposição por meio dos micro-organismos, fazendo o sistema superaquecer, matando-as.

composteira precisa de cuidados para resultar em minhocas saudáveis e um bom funcionamento do sistema. A aeração é um fator importantíssimo na vermicomposteira, deve-se mexer o material orgânico periodicamente.

Sem a presença de oxigênio há um atraso na decomposição dos resíduos e a produção de maus odores como gás sulfídrico e compostos com enxofre que atraem moscas. Caso isso ocorra revolver mais vezes a caixa com o material orgânico e parar de acrescentar resíduos até o sistema voltar ao normal.

Quando a caixa superior ficar cheia, trocar por outra caixa que deve ter tido um cuidado anterior - a colocação de dois dedos de terra misturada com serragem, fazendo a vez de cama para as minhocas.

Nessa segunda caixa, elas devem se sentir mais seguras, já que não há alterações de temperatura e nem de umidade. Deixar essa caixa descansando até que a caixa, que agora ocupou o lugar da superior, encha por completo, isto é, para a caixa do topo encher e para a do meio ficar descansando e produzindo húmus.

A caixa coletora (próxima ao chão) deve ser esvaziada, ou ter seu líquido coletado pela torneirinha, semanalmente. Se este chorume não for drenado ocasionalmente os fluidos se acumulam, tornando o sistema anaeróbio (sem a presença de oxigênio), produzindo odores e toxinas que podem eventualmente exterminar as minhocas.

A umidade também é um fator que deve ser observado constantemente, o material não pode estar nem encharcado nem seco, a umidade deve estar entra 55% e 60% e pode ser controlada com serragem.

A minhocas necessitam de um ambiente de pH compreendido entre 5 e 8 - fora desse intervalo, pode haver diminuição da sua atividade.

O metabolismo das minhocas fica baixo em temperaturas inferiores a 15°C; mais frio do que isso elas morrem; e em temperaturas altas.

A relação carbono nitrogênio deve ser equilibrada, por exemplo, estercos e restos de comida são ricos em nitrogênio e as folhas e serragens são ricas em carbono. Geralmente, ao se colocar uma quantidade de restos de alimentos, é colocada três vezes essa quantidade em serragem ou folhas secas.

Com o passar do tempo, a caixa digestora intermediária irá se encher de húmus, chegando bem próxima à caixa de cima. A partir de então, as minhocas passarão para o outro recipiente e o processo deverá repetir, agora com a caixa superior. Quando isso ocorrer, esperar o processamento completo do húmus e a migração total das minhocas para a caixa superior. Retirar o húmus da caixa intermediária e inverter de posição com a que estava na parte de cima. Utilizar o húmus e repetir o processo.

O tempo necessário para a degradação da matéria orgânica na composteira depende de diversos fatores, que se deve ter uma atenção especial para obter os melhores resultados da compostagem. Geralmente com os fatores ótimos do meio da composteira, a compostagem acontece entre dois a três meses.

Quando pronto, o composto tem coloração escura, de cinza a preta. Teste com as mãos a umidade deste composto, se a mão ficar limpa e o material se desfizer em pedaços, o composto está cru; se parte ficar na mão, deixando mancha como de café, o composto está semicurado; se sua mão ficar bem suja, o composto estará curado.

Abrir a caixa na luz do dia e espere alguns minutos para que as minhocas desçam para outra caixa (elas não gostam de luminosidade). Retirar o húmus superficial e esperar mais alguns minutos para retirar outra camada.

Para repelir pragas, diluir o chorume em água na proporção meio a meio e aplicar nas folhas no início ou fim do dia.

II - FAZENDO O MINHOCÁRIO

A opção foi a de reaproveitar baldes plásticos. Depois de limpos, como escreveu CONTI J. “A estética alimenta a alma, assim como os alimentos nutrem o nosso corpo”, foi feito nos baldes a técnica de Decoupage. Foram escolhidas figuras que lembram o assunto.

Os baldes foram limpos raspando os restos secos de tinta e, posteriormente com detergente e água morna. A cola foi feita com polvilho e água acrescentando um pouco de bicarbonato e vinagre. Além de colar as figuras, a cola também foi usada para impermeabilizar a colagem. Foto 1 e 2.

Decoupage pronta foram feitos os furos na tampa, lateral e fundo do balde digestor e colocada à torneira do balde coletor do biofertilizante. Foto 3. Tendo em vista que o encaixe dos baldes ficou impossibilitado foi cortado o centro da tampa do balde coletor e colocado o tijolo para servir de escada. Foto 4. Para facilitar o manejo foi colocado um puxador na tampa do balde digestor. Foto 5.

 

 

 

 

 

Foto1 – Balde, figuras escolhidas e cola caseira.

  .

Foto 2 – Baldes decoupados

 

Foto 3 – Minhocário com torneira

Foto 4 – Coletor do biofertilizante – chorume

Foto 5 – Tampa do balde coletor

Foto 6 – Cama para as minhocas

Foto 7 - Minhocas

Dificuldades encontradas:

 Limpar a tinta dos baldes sem usar solvente, pois quando se usa solvente é difícil retirar o cheiro que fica impregnado no plástico.

 Fazer os furos de apenas 5 e 1mm foi necessário lixar a ponta do ferro de solda.

 

Referências bibliográficas

Aprenda como fazer uma composteira doméstica com minhocas. Equipe eCycle. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/2933-como-fazer-uma-composteira.html. Acesso em: 29 de setembro de 2020

Entrevista: compostagem caseira é higiênica Disponível em: https://www.ecycle.com.br/component/content/article/35-atitude/547-entrevista-composteira-caseira-e-higienica.html. Acesso em: 29 de setembro de 2020.

Frase sobre Estética. Josie Conti. Disponível em: https://www.pensador.com/autor/josie_conti/ Consulta em 08 de outubro de 2020

09 DE JANEIRO: DIA DO FICO

“O Dia do Fico foi um evento histórico que ocorreu em 9 de janeiro de 1822, quando o Príncipe Dom Pedro I decidiu permanecer no Brasil, con...