sábado, 27 de fevereiro de 2021

VIVER EM ALERTA PARA AUMENTAR O AMOR E A PRATICA DA JUSTIÇA

Em que consiste a vigilância? Significa estar alerta para efetivar o projeto de vida que se abraça jamais se deve correr o risco de se deixar abater pelo estado de fraqueza, de frouxidão, de debilidade, nunca perder o ânimo, o entusiasmo, expulsar a letargia. Na história, das realidades pessoais e comunitárias as pessoas e as comunidades devem-se manter engajadas no testemunho, no exemplo espalhando pela vivência o amor e a prática da justiça. O mundo de hoje tende a afundar na desesperança, causada pela imensidade de empobrecimento, da fome crescente, da supressão sistemática dos que não servem para a máquina do capital, da pandemia em curso. É, nesses cenários, que precisamos exercer o compromisso, sem retardamentos e sem arrefecer. É preciso retroalimentar, considerar e atualizar sempre o comprometer-se. Assim, sempre haverá pretextos para persistir construindo e resistindo, em consonância com os desafios dos tempos atuais. Como os donos de uma casa jamais desejam que seus bens sejam tomados por ladrões, também devemos atentar continuamente para que a vida jamais seja tomada pelos poderosos deste mundo, na ambição do poder e do dinheiro. A grande proposta é assumir o serviço aos mais necessitados como realização pessoal e partilha da vida. É a prática do amor solidário, não apenas em vista de um bem futuro, mas presente, hoje, entre todos. Que jamais sejamos insensatos, mas fiéis e prudentes.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

PERSEVERAR NO AMOR AO PRÓXIMO

Para o ser humano que está sempre ativo, sempre acumulando experiência e atento aos compromissos nenhuma tempestade é motivo de desânimo, busca a luz na escuridão, transforma tudo em chamas de bem que se propagam nenhuma hostilidade o derruba. Quem tem atitude de passividade e desinteresse, quem vive a dormir, quem deixa de lado a missão, o compromisso, quando ocorre qualquer eventualidade seu desânimo aumenta cada vez mais. O mundo com sua resistência tenta eliminar a esperança e submeter às pessoas que se sentem na escuridão. Quem é prudente, encontra luz e calor para dar e ajudar a encontrar reserva para reabastecer os tristes, desanimados, descrentes, doentes e acende o amor perseverante jamais permitindo o esmorecimento. O amor gera prudência para agir com misericórdia, justiça e solidariedade com os sofredores.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

SER MEDIADOR DA COMPAIXÃO

Quem são os mais necessitados de compaixão? Os pobres, os marginalizados, os atribulados, os cativos, os cegos, todos que de alguma forma, necessitam de restauração e liberdade. Ter misericórdia é oferecer conforto, consolo, solução, perdão, é estender a mão a toda à humanidade padecente, é libertação do egoísmo humano com possibilidade de superação e dignidade para todos. Tantos pensam no benefício próprio, dão valor ao poder e dinheiro. Que história é essa de valorizar os mais pobres, os cativos, os cegos e os oprimidos? Ainda bem que existem os que superam o discurso com ações, assumem as consequências ao longo de suas vidas independentes das contrariedades da vida com senso de responsabilidade, no serviço amoroso e gratuito ao próximo, com os dons que recebeu. O que significa aquele que tem muito receberá mais e assim terá mais ainda; mas quem não tem, até o pouco que tem será tirado dele? Quem tem muita coragem, muita alegria, muita solidariedade, quem jamais se omite, terá cada vez mais, aumentará tudo que possui, fará crescer o bem colocando seus dons a serviço do outro. Quem tem sede de lucro, quem é oportunista prejudicando o outro, quem oprime, jamais conseguirá obter a verdadeira alegria, ser feliz. Os que se servem do tempo presente para viver intensamente o amor e a justiça e incansavelmente procuram praticar o bem, descobrem sempre algo de bom a ser realizado. O medroso e ocioso, embora não faça nada de errado, é incapaz de um gesto grandioso de solidariedade, ou de jogar-se de corpo e alma na causa da justiça com misericórdia, amor e a justiça. Vive uma vida mesquinha e sem relevância, se conserva distante dos desafios da humanidade, especialmente dos pobres e dos sofredores. Para ele realização do constante nas normas é suficiente. No entanto, somente assumindo com responsabilidade a tarefa de melhorar o mundo, colocando os dons a serviço dos demais o que se recebe é multiplicado. Que saibamos aproveitar cada momento da vida realizando gestos concretos de amor.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

AUTORIDADE E PRESTÍGIO

A palavra autoridade é a declaração do prestígio, da autenticidade e da coerência no seu compromisso com a veracidade e com a existência humana. Difere de opressão e a humildade é garantia de reconhecimento e cumprimento pelo submisso. Para ter prestígio e colaborar, especialmente com pessoas mais fragilizadas, deve ser exercida sem despotismo para que todos vivam com dignidade, liberdade, alegria e esperança. A relação de poder e autoridade, para ser libertadora e autêntica, deve quebrar as correntes que desumanizam o ser humano e substituir por palavras e ações que trazem dignidade. A coerência entre a palavra e a ação é capaz de quebrar toda cadeia que suprime a dignidade das pessoas.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

SERVIR OS MAIS NECESSITADOS COM ALEGRIA

O que abrange exclusão de gênero? Um exemplo são as mulheres. Imagine as que são sogras. Duas denominações, que são motivos de preconceito. Ser vítima de discriminação é doído para quem a sofre. Já imaginou causar desânimo, desesperança e tristeza a uma criatura, mulher que amamos? Alguém que desejamos que tenha vontade de viver, de fazer, de ajudar. Libertar do preconceito é restituir a esperança. Os excluídos, sem condições saudáveis de vida, são tomados pelas doenças, inclusive pelas doenças mentais, e ainda são possuídos e dominados pelo sistema de ideias dos poderosos. Para viver é preciso saúde e saúde significa vida de qualidade, bem estar físico, mental, psicológico e social. Visar o bem de todos, de multidões vítimas preconceito, de inveja, de falso testemunho e perseguição como ainda o são muitos que hoje buscam valorizar, aperfeiçoar e curar. Todos são responsáveis, uns pelos outros, quer seja agindo com ações, e/ou expandindo boas ideias. Que a presença de necessitados em nossa vida seja sempre motivo de libertação.

sábado, 20 de fevereiro de 2021

ONDE ENCONTRAR OS QUE MAIS PRECISAM DO MEU AMOR

È possível semear esperança? Os excluídos, pobres, abandonados, os moradores de rua, os sem teto, os sem terra, os doentes dependentes, ainda hoje são sempre julgados pela grande maioria e considerados “errantes”. Quantos fogem deles, os expulsam, os temem, evitam até mesmo olhar para eles... Da mesma forma, quantos trabalhadores braçais, como por exemplo, os limpadores, varredores dos espaços públicos... Será que “alguém” os vê?... Passam por eles como se fossem máquinas... Poucos os valorizam removendo sua humilhação: "não tenhas medo", e vai muito mais além, coloca-se em condições de ajudar, de participar da melhoria dos sofredores levando a esperança, a alegria, a - auto (por) “si próprio” e alto “sobe a grande distância da superfície terrestre” - autoestima a todos. Este convite extensivo a todos ecoa ainda nos corações e mentes dos que decidem deixar suas pegadas de amor, e como consequência a valorização da vida, de todos e de tudo. Assim quem se torna semeador de esperança, resgatador e transformadores de seres humanos.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

ABRIR O CORAÇÃO AO PRÓXIMO SEM SE CONTAMINAR PELO EGOÍSMO

Sair do esquema, seguir um projeto diferente: viver a alegria de sentar-se à mesa com companhias desaconselháveis, habituar-se ao contentamento comunitário, convidar e receber a todos, sem segregar ninguém sem discriminação ou preconceito, mudar radicalmente a vida abandonar os planos mesquinhos. Parece loucura, mas existem pessoas assim, distinguidas pelo desapego e abnegação, capazes de superar intenções egoísticas da individualidade, voluntariamente, em benfeitoria de uma causa com princípio de desprendimento e atenção. São benevolentes e caritativos. Com certeza estão contribuindo para um mundo melhor. O mundo carece de compaixão, respeito e amor. Diante da imensidão do mundo somos pequenos, mas a grandeza de nossas ações, unidas a outras equivalentes, podem fazer a mágica da melhoria. O mundo precisa de pessoas afetuosas que ajudam as outras sem o intuito de ganharem algo em troca, seres que saibam amar, valorizar, sonhar e que apresentem vontade de crescer como seres humanos, como profissionais e como cidadãos.

É URGENTE PRATICAR O BEM SEM PRECONCEITO

Fazer o bem ou o mal? Salvar uma vida ou destruí-la? Deficientes simbolizam os excluídos. São dificultados em sua capacidade plena de agir. Querer fazer sempre o bem é o primeiro passo para ir ao encontro dos necessitados: libertar os sofredores e agir a serviço da vida na busca de realizar melhorias em favor da humanidade. O egoísmo leva a ambição desenfreada pelo poder e dinheiro faz com que muitos se ponham a serviço das elites e ao invés de agir com liberdade muitos se tornam instrumento de opressão e esquecem a importância das ações libertadora que fazem desabrochar a paz introduzindo uma nova ordem de coisas, pois as necessidades de amor que socorre os pobres e os sofredores em suas necessidades e carências promovem a restauração da vida e torna-nos sensatos na prática para buscar, em primeiro lugar, o que realmente está a serviço da humanidade.

ADERIR AOS ESQUEMAS DO BEM

Quantas vezes, quando temos algo importante no dia seguinte chegamos a passar toda a noite pensando e planejando, pouco dormimos ansiosos, nos preparando para agir com corretos critérios de discernimento e para fazer a escolha acertada. Independentes de sermos pessoas simples, limitadas, sem qualidades especiais somos, também medrosos, muitas vezes podemos ter sentido indisposição, apego a esquemas mentais... No processo de educação dos filhos, a escolha dos esquemas de interpretação é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças. Muito cuidado deve-se ter quanto às práticas educativas diferem entre pai e mãe. O conceito de esquemas de ação, conforme mostrou Jean Piaget são as ações das pessoas sobre o meio e são o movedoras da conquista de conhecimentos como, por exemplo, o adolescente, quando pondera e argumenta contrapondo as alegações dos pais e planeja o próprio futuro. No entanto, o mais importante, estarmos sintonizados com o pensamento de que agiremos com justiça, verdade e amor, buscando libertação e vida.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

JAMAIS DESPERDIÇAR OS DONS QUE POSSUI

Que significa fazer o que é direito? Todos nós possuímos carismas, talentos, inteligências. O talento se caracteriza por ser uma habilidade que pode ser desenvolvida ou aperfeiçoada. Dom é algo particular relacionado a característica com a qual se nasce e somente poderá tornar-se manifesto com a prática, com a lapidação. De que adianta saber qual é a atividade que executa com facilidade e satisfação sem se esforçar para aperfeiçoá-lo com conhecimento. Os anseios, pensamentos e procedimentos necessitam ser bem administrados para utilização fecunda. O autoconhecimento é fundamental para descobrir os dom e talentos, para identificar o caminho que aspira trilhar para se sentir confiante e superar desafios o que trará mais felicidade e toda a sociedade ganhará com os serviços de alguém inspirado e hábil. As características individuais, hereditárias ou aprendidas se juntam e forma a personalidade e ajuda a trilhar os caminhos escolhidos, tanto na condição pessoal ou profissional. Que tal aperfeiçoar e usar dons e talentos para transformar o mundo, praticando na vida comum do dia a dia, trazendo a paz e a vida plena para todos. Fazer o que é direito é aceitar o outro, compreender, acreditar, perdoar... Vivendo assim se constrói um mundo cada vez melhor.

PERDOAR, AMAR É FAZER O BEM A TODOS

O que quer dizer amem? O amor verdadeiro significa: desejar o bem, perdoar a tudo e a todos, atender aos pedidos, jamais julgar ou condenar... O que for feito ao outro se faz a si mesmo. A clemência deve ser infinita. Assim, o preceito fundamental é o amor misericordioso sem limites. Esta prática, mesmo contrária ao que propõe o mundo traz a paz, fundada na reconciliação, no indulto e no amor. O amor aos inimigos é inimaginável, o bendizer quem maldiz é incompreensível, algo extremamente difícil de cumprir. No entanto, quem age dessa forma que parece demência, cria novas relações, substitui o ódio, a violência, transforma o coração e o transforma em unidade de justiça e de paz. Uma loucura que vale mais que ouro e enriquece a quem pratica e aos ingratos, aos malvados e bons, assim como todos recebem os bens, o dom da vida e do perdão. Quando se faz o bem a quem o odeia, bendiz a quem o amaldiçoa, perdoa a quem o calunia, quebra a espiral da violência, mostrando como ela é frontalmente contrária ao modo grandioso de ser e de agir. Somente os fortes possuem forças para amar os inimigos que reforça a disposição de agir e de ser misericordioso com os que deixam do os querer bem participa da transformação benéfica de melhoria do mundo.

PERDOAR, AMAR É FAZER O BEM A TODOS

O que quer dizer amem? O amor verdadeiro significa: desejar o bem, perdoar a tudo e a todos, atender aos pedidos, jamais julgar ou condenar... O que for feito ao outro se faz a si mesmo. A clemência deve ser infinita. Assim, o preceito fundamental é o amor misericordioso sem limites. Esta prática, mesmo contrária ao que propõe o mundo traz a paz, fundada na reconciliação, no indulto e no amor. O amor aos inimigos é inimaginável, o bendizer quem maldiz é incompreensível, algo extremamente difícil de cumprir. No entanto, quem age dessa forma que parece demência, cria novas relações, substitui o ódio, a violência, transforma o coração e o transforma em unidade de justiça e de paz. Uma loucura que vale mais que ouro e enriquece a quem pratica e aos ingratos, aos malvados e bons, assim como todos recebem os bens, o dom da vida e do perdão. Quando se faz o bem a quem o odeia, bendiz a quem o amaldiçoa, perdoa a quem o calunia, quebra a espiral da violência, mostrando como ela é frontalmente contrária ao modo grandioso de ser e de agir. Somente os fortes possuem forças para amar os inimigos que reforça a disposição de agir e de ser misericordioso com os que deixam do os querer bem participa da transformação benéfica de melhoria do mundo.

AUTOCRÍTICA

“Pode acaso um cego guiar outro cego?” Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão e não reparas na trave que está no teu olho? Muitos se dizem zelosos no cumprimento da Lei às vezes por puro exibicionismo e são severos, censuram, sem ver as próprias faltas. Perceber os defeitos dos outros é fácil, difícil és notar os próprios. Para censurar o próximo, é necessário antes corrigir a si mesmo, superar os próprios limites. Quando se percebe o que se é, quando se descobre as deficiências que se tem, passa-se a ter benevolência, compreensão e solidariedade com a fraqueza humana, viver reconhecendo os valores e as qualidades dos irmãos, no sadio convívio comunitário solidarizar-se com as fraquezas do próximo, sem cair na tentação de tornar seu juiz. Encontrar motivos para elogio que aumenta a motivação, melhora a autoestima e traz benefícios recíprocos.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

ACOLHER AS BOAS MENSAGENS

O que se é capaz quando acredita? Acreditar independe da condição de quem pede. A palavra é eficaz no coração de quem acredita. A força poderosa do acreditar é capaz de extinguir doenças e sofrimentos, independente até da presença física. Pode-se cultivar o coração? A árvore boa dá frutas boas, a árvore ruim produz frutas ruins. Cada árvore é conhecida pelas frutas que produz. Não é possível colher figos de espinheiros, nem colher uvas de pés de urtiga. A pessoa boa tira a palavra do bem que tem no seu coração e a pessoa má tira o mal, demonstra em seu coração em sua vivência o que possui. A boca fala do que o coração está cheio. Os frutos bons agradam o paladar e saciam plenamente. No entanto, é pouco dizer com palavras, temos que demonstrar com feitos concretos. A coerência de vida: a boca fala da abundância do coração. A tônica é a necessidade de falar e pôr em prática. Cultiva-se o coração com bons pensamentos e alegria que gera amor. Seja o nosso agir uma expressão de nossa adesão ao nosso amor.

TEMOS UMA MINHA MISSÃO?

Viemos ao mundo com a missão de trazer misericórdia, beneficiar e promover a humanidade, elevar o humano, comunicar vida ao mundo? É improvável, temos o livre arbítrio de escolher uma forma para viver e, podemos decidir uma maneira plena de amor, escolha que trará benefícios a toda humanidade, pois a prática do altruísmo, que exercita valores, como solidariedade, respeito ao próximo, são essenciais para se viver uns com os outros em harmonia. Quem se torna uma pessoa que pensa no bem-estar dos demais, e se propõe a fazer o bem ao próximo, faz o beneficia ao outro e a si mesmo. O altruísmo pode aparecer espontaneamente, ou pode ser aprendido e desenvolvido. Quando se ajuda alguém, a pessoa é envolvida por boa sensação de bem-estar e felicidade e, certamente contribui para que todos vivam com harmonia e respeito. As boas ações se decompõem em exemplos aos demais, que são incentivados a atuarem da mesma forma, aumentando os benefícios para a toda a sociedade com impacto em um mundo mais harmonioso com reflexo nas gerações futuras. O desapego dos altruístas faz com que viva com mais tranquilidade, se sente mais realizado com impacto positivo para todos. Um estudo com pessoas com mais de 100 anos, mostrou que a causa de viverem tanto tempo é o espírito de cooperação em suas comunidades. O altruísmo foi fator determinante para aumentar a expectativa de vida, a imunidade bem como a saúde mental. A disseminação da coparticipação incentiva as pessoas a cuidarem e se preocuparem também com o meio ambiente melhorando o mundo atual e futuro para uma vida mais digna, mais saudável e feliz.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

AMOR E FIDELIDADE REVIGORADOS COMO DE MÃE

Mãe, mulher forte e valente que está ao lado do(a) Filho(a), sempre fiel e acompanha o rebento, mesmo que seja abandonado ou condenado. Quantas mães continuam ao lado dos filhos censurados pela rejeição, pela discriminação, pela indigência, pela miséria, ou pelas injustiças da coletividade com paciência e força? Quantas mulheres que lutam para construir um mundo melhor, que levam adiante projetos alternativos de vida e são geradores de vida? Mães “chefes” de família, que vivem pelos seus filhos e infundem neles valores para que sejam pessoas de bem? Interessa-se pelo que o filho gosta, tudo reajusta, incluindo as adversidades. Mãe, mulher que gera e conserva a vida, sempre solícita pelos que geraram, tem capacidade de enfrentar as dificuldades da vida com um espírito forte, valente, esperançoso e lutador. Para que o mundo seja melhor, que haja paz, todos devem ter a dignidade de cada mulher mãe.

AGRADECER SEMPRE

A vida de muitos que prosperaram demonstra que sua capacidade em agradecer por tudo e a todos sempre foi sem limites. Em todas as circunstâncias, o agradecimento é energia positiva que sempre retorna. Agradecer sem julgar, sem preconceitos e sem ver maldade nas ações dos outros. Quantos que se consideram "justos" se julgam autossuficientes, sendo mal-agradecidos, e quantos humildes, que buscam apoio e ajuda, demonstram sentimentos de gratidão? Em muitos, os esquemas mentais deixam de visualizar o amor nos demais, e o reconhecimento e a gratidão se esbarra no receio de que no ato esconde algo egoísta. Agradecimento franco encoraja quem o recebe a continuar praticando o bem. Quem agradece valoriza o outro e aumenta a confiança de quem ajuda. Gratidão nos detalhes como um sorriso pode transmitir sensações de paz. Só as almas nobres dotadas de sensibilidade conseguem ser gratas à vida mesmo que os outros deixem de ver motivos para agradecer. Agradecer colabora para tornar quem agradece uma pessoa mais otimista, sentir-se grato é algo que colabora para enxergar o outro com mais empatia, muda a relação com o mundo e traz mais positividade para a vida.

sábado, 13 de fevereiro de 2021

AMOR E FIDELIDADE NO SERVIÇO AO PRÓXIMO

Em pleno século XXI, muitas restrições são impostas as mulheres. No passado as mulheres eram desvalorizadas, mas ainda hoje se vive em uma sociedade machista. É sabido que, em todos os campos, pouco importa a condição feminina e sim a disposição interior, a dimensão afetiva que se manifesta na fidelidade, no acolhimento e na misericórdia como atitude global da pessoa que deve assumir a realidade, sempre na relação profunda com os demais, na busca do bem-estar de todos. É necessário percorrer um caminho do eu para o nós, do pensar sozinho para o pensar em grupo, do viver sozinho para o viver em comunidade. É necessário descentralizar-nos: falar, decidir, trabalhar com todos com disposição acolhedora. São diversas as formas de servir ao próximo. O educar é uma das formas que conduz ao aperfeiçoamento. Assim como, se disponibilizamos tempo para que o outro aprenda, novas informações podem auxiliar na autossuficiência, abrindo formas de encontrar oportunidades para melhoria de qualidade de vida.

CONTRIBUIR PARA ILUMINAR A HUMANIDADE

Como ser raio de luz para os que estão nas trevas do erro ou da maldade? Ninguém mantém uma lâmpada ligada, instalada debaixo da cama; mas a coloca em local que seus raios luminosos atinjam por completo o ambiente, para iluminar a todos. A visão estreita, intransigente e intolerante inclusive de algumas religiões que se fecham, que consideram suas ideologias, as únicas que estão corretas, está em contradição até mesmo, com as suas ideologias e orientações. Toda a humanidade é destinatária dos benefícios das experiências e descobertas benéficas. Assim toda ação, todo acolhimento, deve ser dirigida, apresentada a todos indistintamente. Como a luz é instalada de modo a espargir seus raios por todo o ambiente, igualmente os que possuem mais conhecimento devem procurar a posição a partir da qual seu testemunho possa atingir o maior número de pessoas. No entanto, para ser luz é necessário receber luz. Uma vez ligada a lâmpada, colocada em local onde todos a vejam, todos dela se beneficiam. Quem recebe a luz do conhecimento e a conserva somente para si, com egoísmo, pode até regredir e seus conhecimentos tornarem obsoletos. Por que ao que tem e doa, mais obterá e ao que possui pouco e guarda para si mais perderá. Quanto mais se leva a informação ao outro, mais a entenderá melhor: “Quem tem será dado e a quem não tem será tirado ainda que pareça ter.” Pelo testemunho de vida, com afeto e perseverança, pode-se mostrar o caminho a muitas pessoas, pois as sementes que levam a mensagem de coração chegam ao coração... Produzem frutos. A palavra e o exemplo tornam-se vida e comunicação de vida. O resultado são ações de clemência, solidariedade, partilha e alegria de viver. O caminho torna-se iluminado, e todos que recebem a palavra vão semeando por onde passam com cada pessoa com quem se compartilha o viver. Os que a recebem verdadeiramente continuam a missão com generosidade e perseverança. Mesmo que encontrem muitas dificuldades, muitos problemas estar sempre persistente na luta contra o esmorecimento. Palavra semeada só frutifica se encontrar corações que a acolham e lhe ofereçam as condições indispensáveis para germinar. Alguns são superficiais na escuta, sentem medo, são facilmente seduzidos pelo que é mais rápido e fácil e nem sempre mais produtivo. O esclarecimento gera perseverança para enfrentar os reveses da vida e a esperança aos corações solícitos.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

TRILHAR O CAMINHO DA SOLIDARIEDADE

Alguns justificam que ajudam os que merecem, porém os problemáticos, marginalizados, abandonados, renegados, marcados pela sociedade são os que mais necessitam de colaboração, de orientação e de apoio. É possível transformar a sociedade com solidariedade praticando empatia, atos de bondade, sem olhar a quem. Pequenas atitudes como um sorriso, um olhar de compaixão, podem realizar milagres no coração de quem está sofrendo. Porém, devemos desenvolver o sentido de participação e de pertencimento como responsáveis pela mudança positiva para o exercício da cidadania. A solidariedade é apropriada para despertar potenciais e realizarmos sonhos. No contexto atual, é premente a necessidade de solidariedade. Muitos estão em situação difícil, econômica ou emocionalmente e várias são as maneiras de contribuir. O ato de compartilhar e levar essas informações corretas a outras pessoas já é uma forma de ser solidário.

PARTILHAR SEMPRE O BOM

Os que estiverem dispostos à solidariedade exercem as atividades sem nenhuma imposição por força ou por poder participando da dignificação do ser humano na luta por um mundo melhor que tenha paz, solidariedade e justiça. “Partilhar” refere-se à ação de distribuir, repartir ou dividir algo em várias partes. Todos de alguma forma têm sempre algo novo para mostrar, a compartilhar quer sejam bens, saberes ou informações, bem como as dificuldades, as dúvidas, como uma forma de obter com novas possibilidades. Repartir saber contribui para o desenvolvimento dos outros e aperfeiçoa o seu próprio conhecimento e é uma forma de fazer com que você tenha novas perspectivas. Dividir práticas positivas com o intento de espalhar o bem, de inspirar pessoas.

VIVER SEM PRECONCEITO

É necessário mudar, na mentalidade popular, o conceito de preconceito cujas consequências trazem consternações aos que o sofrem. Preconceito é julgamento adverso sem bases objetivas, fundamentada em sentimento agressivo originado em hábitos ou generalizações precipitadas. É uma opinião formada com antecipação e sem fundamento sério ou imparcial e pode ocorrer quanto à posição social, cor, raça, roupa e local de moradia. Muitos agem de forma preconceituosa, e nega ser preconceituoso é o preconceito velado, por exemplo, quando pensam estar amenizando ao dizer que a pessoa é gordinha, negrinha, já está velhinha... Nesse caso, temos a dimensão física do preconceito velado. Na prática social, o preconceito dissimulado está presente, nas mais variadas dimensões, quais sejam: física, racial, social, moral, dentre outras. Além disso, o preconceito igualmente pode influenciar a saúde de quem a ele exposto como ansiedade, depressão, e dificuldade de se concentrar. Além disso, discriminação de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional é crime. O mundo necessita de mais empatia, colocar-se no lugar do outro, entender que a convivência harmoniosa é simples e necessária.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

COMO CONVIVER COM VIOLENTOS, AMBICIOSOS, AMANTES DO LUXO E DO PRAZER?

Está escrito que João foi degolado por ter censurado Herodes. Censurar, comentar, brigar, resolve? Para quem vive na ânsia de poder, prazer e bens materiais tem capacidade de tudo para manter-se assim e são capazes de cometer crimes como violação de leis para tirar de seu caminho quem tenta mudá-lo. A mudança só ocorre com quem a deseja. Ao invés de apontarmos falhas, será melhor oferecer opções que permitam aperfeiçoar procedimentos e habilidades sem coerção ou constrangimentos. No lugar de querer mudar o outro, cultivar virtudes que reconheçam e aceitem. Apresentar opiniões respeitando a visão dos outros. A energia de nossas atitudes é a única maneira para que as pessoas desejem, por sua própria pretensão, modificar o comportamento. Assim, poderemos ajustar nosso apoio em benefício do que o outro procura. A proposta é andarmos unidos, em parceria. Se observarmos as pessoas com a atitude de amar, observaremos que todas são merecedoras de admiração em algo que fazem. Expressando admiração conquistaremos as pessoas e tornaremos a influência possível.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

IDEAL DE GRANDEZA OU DE IGUALDADE

Quem será o maior? O ideal é que os esquemas de pessoas que estão acostumadas com a busca de grandeza sejam substituídos pela novidade: poder e importância ficam em segundo plano, as relações interpessoais, tanto na comunidade como em qualquer relacionamento humano, passem a ser regidas pelo serviço e pelo princípio de equidade. O principal em toda convivência é sempre o respeito e a tolerância. O princípio da igualdade parece contraditório: “grandes seriam os menores da comunidade”. Os desprezados tornar-se-iam objeto de atenção. Os marginalizados, sofredores, diferentes, pequeninos, teriam a grandeza diferente daquela praticada por muitos, pois a pedagogia do afeto ao colocar uma criança frágil, delicada, impotente e despretensiosa, as deficientes, como modelo de grandeza, dignidade e honra mostra que assim se constrói um mundo melhor. Quem é capaz de optar por esta causa? Quem o fizer terá um cotidiano diferente, embora com medo, dúvidas e dificuldades, com o verdadeiro sentido da partilha, da solidariedade e luta contínua por uma sociedade justa, buscando libertar-se da ansiedade que cria a sociedade de mercado fomentando a ânsia do consumo e poder, opta por viver próximo dos pobres, pequenos e marginalizados. Significa optar por causas contrárias às daqueles que oprimem e marginalizam. Poucos compreendem a opção, pois a cada dia que passa novas histórias, novos problemas a ser solucionados, mas a cada solução têm-se mais coragem, mais ânimo e mais consciência da necessidade de continuar.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

COMPREENSÃO E PACIÊNCIA

A intransigência jamais deve existir nem condenar. As divergências devem ser substituídas pela reconciliação. Mansidão, coerência são testemunhos de amor, pois agir com compreensão, brandura e passividade, combina com acolhimento e ajuda a jamais nutrir desejos de ódio e de vingança. Generosidade, compreensão e paciência são elementos que constroem a felicidade. Todos têm dificuldades e contrariedades e, nesses momentos agir com calma e tranquilidade é a melhor forma e as seguintes atitudes ajudam: refletir antes da decisão, pensar positivo, agradecer pelo que possui, pesar as palavras, ignorar comentários negativos, focar no presente, ser agradável e cultivar a alegria.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

QUE SAIBAMOS RECEBER MENSAGENS

Quem são os anjos? Querubins são emissários ou representantes, espíritos puros, atendem, são belos, puros, bondosos, além de enviados são executores, guardiões, defensores e leais escudeiros. Representam justiça e fortaleza. São anunciadores, aqueles que transmitem notícias, administradores da ordem e das virtudes. Tudo que a humanidade necessita tanto. Que tal, nós os humanos, nos espelharmos neles? É demais? Então, que pelo menos, saibamos ouvir e escutar e nos esforcemos para entender e compreender. Escutar facilita a compreensão. Muitos ouvem e não escutam, igualmente entende e não compreende. “O êxito de um dito depende mais do ouvido do que da boca que o diz.” – William Shakespeare. Ouvir é apenas captar o som, quando a atenção e a interpretação estão ausentes é porque falta interesse. Quando se escuta e ouve com prudência e disposição, há entendimento e compreensão, pois significa mais que entender, se envolve, conhecendo o verdadeiro significado, o que aumenta a possibilidade de intervenção para a melhoria. Assim, ouvindo se entende e escutando se compreende e são habilidades essenciais que trazem benefícios, tais como: mais harmonia com os colegas, familiares e amigos, bem como, torna a comunicação mais eficaz e eficiente o que facilita a solução de problemas, entendendo melhor o que as pessoas querem e necessitam.

sábado, 6 de fevereiro de 2021

BANIR O MEDO DE ARRISCAR

As pessoas que se arriscam, podem estar sujeitas a ironia, gozações e humilhações. Poucos estão dispostos a ousar. Basta seguir em frente quando faltar hospitalidade, quando encontrar incompreensão. As pessoas solidárias que são capazes de levar mensagens em que acredita, tem probabilidade de desagradar algumas pessoas e certamente irá incomodar a muitos, porque mexe com estruturas injustas que oprimem o ser humano. O mundo necessita de seres humanos de paz e bem, que transmitam essa paz e essa bondade tão almejada. Já reparou no comportamento das pessoas e no quanto têm medo de arriscar e se restringe de novas emoções com receio do desconhecido? A sociedade com imediatismo e conservadorismo nos faz seguir sem questionamento. Arriscar deve fazer parte da vida. Ações como atrever-se a puxar conversa com vizinhos, buscar uma vaga de emprego onde sonha trabalhar, viajar para um lugar muito imaginado, mudar de profissão, requer ousadia. É claro que para testar os limites deve ser com planejamento e cautela, mas é fundamental sair da zona de conforto para crescimento e melhoria. Que a perspectiva de dificuldades a serem encontradas jamais nos faça recuar de buscar nossos sonhos.

POR QUE ESTUDAR?

https://youtu.be/2wVp7bGpDg8

COMO A EDUCAÇÃO PODE TRANSFORMAR A VIDA DE UMA PESSOA

https://youtu.be/ORPbNla-WTk

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

FALAR COM EXEMPLOS

Por que o exemplo é tão importante?

O ouvinte está em coligação com quem o ouve, especialmente, os que são formadores de opinião pública por isso, têm um grande poder e uma enorme responsabilidade. O seguidor deve sempre ter esperança, o influenciador deve confiar de que ao lançar a semente uma ou muitas vezes, se regá-la o quanto precisar, ela vai germinar... É responsável quem usar de influência quer sejam positivas ou negativas para tornar as pessoas melhores: mais acolhedoras, mais educadas, mais hospitaleiras... mais humanas!... As oportunidades devem ser aproveitadas: além de falar, ir mais além: dar testemunho com a própria vida, com atitudes e ações concretas. Assim, naturalmente as pessoas irão perceber o que o impulsiona e inevitavelmente, o imitará, pois as palavras podem mover enquanto os exemplos são capazes de arrastar.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

COMPAIXÃO

 


Todos os seres humanos desejam serem felizes.  Para muitos a existência só tem sentido no amor que deve ser consolidado na solidariedade e auxílio aos mais carentes e necessitados. Quantas vezes as pessoas se focam no exterior e buscam a ostentação, passam pelos miseráveis e nem sequer os veem. Tem medo, repulsa, acham que cabe ao governo resolver o problema de pedintes, doentes, drogados... Se todos tivessem compaixão quanta melhoria ocorreria no mundo... Desde sempre os seres humanos vivem preocupados com a questão de ser o melhor, o maior, o mais importante. A sociedade competitiva incita a busca de ascensão, do poder, da riqueza. Como consequências ocorrem o individualismo, o elitismo, a discriminação e a exclusão. Muitos estão impregnados da ideologia de poder sem tempo para solidariedade com os semelhantes. Outros ao invés de valorizarem o poder, a vaidade, se colocam à disposição, praticam a humildade e simplicidade, a pureza do coração focada na necessidade dos órfãos, excluídos, pobres e marginalizados pela sociedade. Além de acolher vão em busca dos pequeninos e de todos que se encontram perdidos para resgatá-los e resistem ao desejo de querer se fazer grande aos olhos do mundo, pois estão convictos que a verdadeira grandeza consiste em se fazer amigos capazes de agir com empatia.

ECO BECA

 

O que é uma eco beca? É uma beca feita totalmente de materiais reaproveitáveis  e completamente passível de higienizar e desinfetar. Foi confeccionado com materiais que a maioria descarta e podem ser lavados ou limpos, tanto com álcool, como com água sanitária ou sabão. Além disso, em tempos de pandemia com a suspensão de aglomerações, portanto sem evento, nada de cerimônia, suspensas as festas, foi imperativo encontrar uma forma para que as crianças tivessem uma forma de recordar o fim de um ciclo escolar, como sempre foi costume na escola. A solução foi idealizar uma forma que, com horário marcado e individualmente, para os que desejassem, com toda segurança pudessem ser fotografados e tivessem uma recordação para posteridade em um ano em que a Terra quase parou: o comércio fechou, o mundo se isolou, as pessoas se mascararam e a escola acompanhou. Foi necessário buscar criatividade para efetivação da comunicação quase totalmente pelas redes sociais. Certamente, as crianças tiveram dificuldade de entender, muitos demoraram a compreender que havia um inimigo invisível que se espalhou por todo mundo e está vitimando milhões. Você é capaz de imaginar de que foi feito esta beca, este capelo, esta faixa, este porta certificado ou diploma e o jabor? A beca e a faixa foram feitas com tecidos de guarda-chuva e sombrinha cujas hastes quebraram, o capelo foi feito com partes de uma pasta, já rasgada em um dos lados e um pedaço de courino sintético que já esteve em poltronas de um teatro, o cartucho para certificado foi feito com duas tampas de spray, cujo conteúdo era de uso no corpo humano e um rolo de papel toalha coberto com papel camurça e um plástico transparente e o jabor com pedaços de uma toalha plástica para mesa rasgada em um lados. Os participantes, crianças de uma escola pública, alunos de minha filha. Parabéns para essas crianças e que elas nunca mais tenham na vida um ano como foi 2020!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

QUE O AGIR SEJA ATIVISMO SENSÍVEL

Qual é a melhor ação a escolher?

Nas famílias, às vezes, percebe-se reclamação, principalmente entre irmãos e irmãs e quem nasceu primeiro, quase sempre é de que devem assumir maior responsabilidade que os demais. No desenrolar dos atos nem sempre, esse se sente a vontade para queixar-se. Quem mais age preocupa-se em proporcionar o bem-estar aos demais, e podem até descuidar-se da escuta que é também importante. As mulheres preocupam-se com a ordem e beleza do espaço mais que com a participação com o principal que é ouvir e escutar, que traz seu significado para a vida, mais que se angustiar tanto com as aparências. Que toda a nossa ação seja em decorrência da escuta atenta. Precisamos empatia colocando-nos no lugar do outro. Todos nós temos uma tendência de fazer pressuposições, com isso tiramos conclusões precipitadas e ignoramos informações, consequentemente obstruímos a comunicação e a oportunidade de ajuda. 

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

QUE MINHA INTENÇÃO SE EXPRESSE EM GESTOS DE SOLIDARIEDADE E DE RECONCILIAÇÃO

Quando fazer o bem, ajudar, participar? Falar é simples, a maioria fala, mas fazer é um pouco mais complicado. A maioria diz que quando puder e tiver tempo fará. A questão é uma só: quem quer  faz, quem acredita consegue, quem é consciente faz agora. No fazer manifesta-se a certeza de que estamos participando para a melhoria do mundo. Quando a bondade estiver mais presente entre os seres humanos aumentará a dignidade do ser humano. Quantos necessitam de coisas fáceis e simples necessárias para o bem estar de cada dia. Comprometer-se uns com os outros, reconciliar-se sempre é condição “conditio sine qua non” para a justiça e paz. Nesta jornada quantos ao nosso lado necessitam contar com o nosso amparo. Quantos se deixam seduzir pelas ilusões e propostas do mundo, submissos ao poder e à ambição desenfreada pela riqueza? Que sejamos sinais inequívocos de que a solidariedade transforma o mundo para melhor.

09 DE JANEIRO: DIA DO FICO

“O Dia do Fico foi um evento histórico que ocorreu em 9 de janeiro de 1822, quando o Príncipe Dom Pedro I decidiu permanecer no Brasil, con...