quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025
26/02 – Dia de Contar um Conto de Fadas.
Cresci ouvindo Contos de Fadas narrados por minha mãe e minha tia.
Sem negar que exercem a função de distrair e instruir, contar histórias para uma criança é uma demonstração de afeto. Pode estimular o desenvolvimento cultural, emocional, psicológico, cognitivo, desenvolver a autonomia, criatividade, gosto pela leitura, imaginação, oralidade e pensamento. É importante para a formação do ser humano. Ouvir histórias, pode ajudar a compreender o mundo real por meio do mundo fantasioso.
Porém, algumas coisas me assustavam no mundo dos livros infantis: é cheio de violência, crueldade e pobreza. Cinderela teve uma vida cruel. Branca de Neve também. Assim como João e Maria.
E o lobo mal engolindo a vovozinha? E a paulada no gato?
Leia mais em: https://super.abril.com.br/especiais/o-lado-sombrio-dos-contos-de-fadas
Os contos de fadas podem possibilitar perceber que a luta contra os problemas faz parte da existência humana e ajudar as crianças a lidar com problemas existenciais na infância, transmitir conhecimento, valores culturais de geração para geração, além divertir, emocionar, criar suspense, mexendo com os sentimentos humanos. O herói ou heroína tem de enfrentar grandes obstáculos antes de triunfar contra o mal.
Educam as crianças para enfrentarem sentimento de perda e angústia. “Através deles as crianças percebem que tudo de ruim que pode acontecer na vida de uma pessoa pode passar, pois sempre há uma fada para ajudar a resolver os problemas, como as mães, avós, tias ou mesmo as professoras”.
terça-feira, 25 de fevereiro de 2025
24/02 – Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil
Votar é um ato democrático importante para o destino do país. O voto jamais deve ser comercializado, nem trocado. Deve ser executado com lucidez por cada eleitor.
“As mulheres são atualmente 52% do eleitorado brasileiro, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apesar de serem maioria, há menos de um século elas nem sequer podiam votar. O direito de votarem e ser votadas só foi garantido em 1932, com o Código Eleitoral assinado em 24 de fevereiro pelo então presidente Getúlio Vargas. Por isso, a data de 24 de fevereiro foi instituída (pela Lei 13.086, de 2015) como o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil.” https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2024/02/26/direito-ao-voto-feminino-no-brasil-completa-92-anos
Quando nasci, esta conquista já havia completado 20 anos. Aos 18 anos obtive o meu título eleitoral, mas só com 32 anos, pude votar. “Após 29 anos com eleições presidenciais indiretas, somente em 1989 o brasileiro voltou a escolher pelo voto direto o presidente da República”. Fonte: Agência Câmara de Notícias.
O voto feminino no Brasil foi uma conquista para a participação política das mulheres na sociedade brasileira, para a igualdade de gênero e para o fortalecimento da democracia no país.
Mulheres na política é importante para melhoria da sociedade somando maior diversidade de ideias e probabilidades na tomada de decisão para políticas mais contrabalançadas. Mulheres tendem a priorizar demandas como educação, saúde e bem-estar social para a formação de sociedades igualitárias e, ao mesmo tempo mais justas.
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025
20/02 – Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo
O que a droga causa nas pessoas dependentes, viciadas (doentes)? É algo que causa muito mal no mundo!... Causa brigas, muitos roubos e furtos, intensas tristezas, várias doenças e mortes...
A composição química de certos tipos de drogas causa dependência aos que as usam. Dependência significa que é uma condição em que a pessoa se torna fisicamente e mentalmente condicionada ao uso de substâncias e diz que está sem conseguir mais viver sem ela. Afeta a saúde e danifica a vida social e emocional do usuário, da sua família, colegas e amigos.
Geralmente, os sintomas, que mudam conforme a substância usada, podem ser:
Forte vontade em consumir o produto compulsivamente; dificuldade em conter a vontade de usar a substância; aumento da quantidade e da frequência de uso para obter os resultados esperados; desejo de parar ou diminuir o uso, sem conseguir; empenha e pratica ações, mesmo desonestas, para conseguir e utilizar a droga; uso em ambientes de alto risco, como ao dirigir um veículo; isolamento ou abandono da rotina, irresponsabilidades; negligência consigo mesmo: desleixo com a higiene e aparência; problemas de relacionamento; prejuízos financeiros e no trabalho; alterações comportamentais severas, agressividades, irritabilidade, depressão, isolamento social e abandono de atividades cotidianas e crises de abstinência. Pode ocorrer manifestações fisiológicas, como náusea, vômito, insônia, falta de apetite, fadiga e outras.
Maconha, possui mais de 400 substâncias químicas diferentes que entram na corrente sanguínea e se instalam nos neurônios afetando a memória, a coordenação, o equilíbrio, a concentração, a visibilidade, a audição... seu uso constante facilita o aparecimento do câncer e de problemas no sistema respiratório, imunológico e reprodutivo...
Quem usa drogas, no momento, sente prazer, porém as consequências são enormes!... Cada tipo de droga (cocaína, heroína, crack, merla, ecstasy, álcool, tabaco (cigarro), medicamentos (ansiolíticos, antidepressivos, analgésicos), maconha, MD (substância psicotrópica sintetizada em laboratório) LSD (potente droga sintética que causa alucinações), cafeína, inalantes, repositores hormonais (esteroides e anabolizantes), opioides (codeína, tramadol, metadona, fentanil, morfina e oxicodona) pode causar efeito diferenciado.
O narguilé ocasiona graves prejuízos à saúde, pois igualmente tem nicotina, alcatrão e monóxido de carbono, metais pesados e substâncias cancerígenas. Uma sessão equivale a fumar 100 cigarros. (Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Rio de Janeiro). A nicotina é viciante, e estudos mostram que apresenta 2,5 vezes mais nicotina do que o cigarro. A combustão provoca o surgimento de substâncias como alcatrão e monóxido de carbono do tabaco e pode provocar doenças cardíacas, câncer de pulmão, elevação da pressão arterial, infertilidade, taquicardia e aumento do risco de aterosclerose. O bocal do narguilé, compartilhado, entre os usuários, aumenta o risco da transmissão de diversas doenças incluindo herpes, tuberculose, hepatite, gripe, COVID-19, tuberculose, herpes labial, candidíase oral e outras.
Alguns julgam que a fumaça do narguilé por passar pela água é menos prejudicial do que a o cigarro, que atuaria como um filtro, na verdade, a água tem como função resfriar a fumaça para que ocorra uma inalação mais profunda. Com isso, o vapor causa mais danos.
É mito que o carvão ecológico torna o uso mais seguro à saúde. Embora vendido como “100% natural” e “livre de produtos químicos”, possui resíduos de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP), que são cancerígenos como o benzo (a) pireno.
Ainda não está convencido? Saiba que não é apenas para quem fuma que o narguilé faz mal. A fumaça pode ficar no ambiente por muitas horas, por conta do grande volume em que é gerada. Isso prejudica a saúde de bebês, crianças, grávidas, idosos e pessoas com doenças pulmonares e respiratórias.
Já ocorreram casos de pessoas que contraíram fungo causado pelo narguilé, a aspergilose, e precisaram retirar parte do pulmão. Esse fungo coloniza o trato respiratório e em alguns casos pode causar complicações graves, principalmente em pessoas com o sistema imunológico mais comprometido.
É hora de cancelar esse hábito as pessoas precisam se conscientizar que o narguilé faz muito mal, sim.
Famíliares de dependentes se emtristecem. Geralmente, falam que os dependentes foram levados por má companhia e se enveredaram pelo mundo das drogas. Deixaram de cumprir os conselhos dos responsáveis, que tanto os alertaram quanto os perigos do vício.
terça-feira, 11 de fevereiro de 2025
11/02 - Dia Mundial do Enfermo
Uma das alegrias na vida é ter saúde, pois o bem-estar e a felicidade são pertinentes. Saúde é o alicerce da vida e influencia em tudo. As enfermidades podem nos impedir na realização de tarefas e no enfrentamento dos desafios da vida. Para curtir a vida, precisamos estar saudáveis e para sermos saudáveis precisamos nos cuidar praticando uma alimentação saudável, banindo o sedentarismo e o negativismo.
No entanto, como a letra de uma música: “Alegria da saúde, quantas vezes nos ilude, quem não sabe que seu fim a de chegar”. Para a maioria das pessoas, um dia a enfermidade chega. Na minha família ocorreu muitas “Mortes súbitas” enquanto as pessoas, aparentemente, estavam saudáveis.
Há poucos dias li o LIVRO A MORTE É UM DIA QUE VALE A PENA VIVER
O livro ressalta a importância do autocuidado para que possamos cuidar de outras pessoas. Podemos morrer muito antes de chegar o dia da nossa morte quando deixamos de cuidar de nós, quando só existimos sem pensamos no que faz sentido para a nossa existência e no que realmente gostamos de fazer. Morremos antes da morte quando nos abandonamos. Morremos a cada dia que vivemos privados dessa consciência.
“Talvez o jeito mais fácil de viver bem seria incorporar no nosso dia estas cinco nuances da existência: demonstrar afeto, permitir-se estar com os amigos, fazer-se feliz, fazer as próprias escolhas, trabalhar com algo que faça sentido no seu tempo de vida, e nem só no tempo de trabalhar. Sem arrependimentos”
Passamos muito tempo da vida em grande sofrimento quando perdemos bens, pessoas, realidades, sonhos ou quando enfermidades nos atingem.
Esperança e movimento. Essas talvez sejam as palavras que o livro busca nos trazer.
Afinal, precisamos cultivar a esperança dentro de nós para enfrentar as adversidades e acreditar que a vida vale a pena ser vivida.
Movimentar-se porque precisamos fazer algo com a nossa vida a partir de hoje, a partir de agora.
Se a enfermidade chegar para o outro que possamos ajudar.
Que alguém nos socorra, se a doença nos alcançar.
Quem entendamos se for necessário parar.
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025
10/02 – Dia Internacional da Epilepsia
Epilepsia é uma alteração instável do funcionamento do cérebro e se manifestada por convulsões epilépticas que ocorrem, se repetindo. As causas, são muitas vezes desconhecidas, mas podem estar associadas a malformações congênitas, lesões, tumores, infecções ou traumas cerebrais e outros. Quem tem epilepsia pode ter baixa autoestima, ansiedade, vergonha, isolamento social e outros problemas psicológicos e transtornos mentais. As crises epilépticas podem ser intensificadas ao ingerir bebidas alcoólicas, com jejum prolongado e a privação de sono, porém há medicamentos para preveni-las como também, intervenção cirúrgica. Epilepsia pode impactar a prática de atividades diárias e a qualidade de vida, no entanto, muitas pessoas que sofrem de crises epilépticas, em que pese o preconceito e discriminação (psicofobia), estigmas, negligência, geralmente por medo, são capazes de estudar, trabalhar e levar uma vida normal. A pessoa com epilepsia é considerada com deficiência, para todos os efeitos legais, Lei nº 13.146, 2015. Convivi mais de 30 anos com um epiléptico. Leiam em: https://rosacriarecriar.blogspot.com/2018/09/deficiente-intelectual-pra-voce-ai-no.html
https://testedabochechinha.com.br/wp-content/uploads/2022/03/o-que-fazer-durante-uma-crise-de-epilepsia-teste-da-bochechinha.png
domingo, 9 de fevereiro de 2025
10/02 – Dia Mundial das Leguminosas
O que são leguminosas? Um grupo de alimentos que inclui frutos e sementes da família de plantas, geralmente, com frutos em forma de vagem como feijão, soja, o grão-de-bico, lentilha, ervilha, amendoim. São ricas em antioxidantes, fibras, minerais e proteínas. Consumi-las ajuda a manter contrabalançados os níveis de colesterol, triglicerídeo e açúcar no sangue, precavendo doenças, como câncer, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, como infarto e derrame e ajuda no combate à prisão de ventre e anemia.
Por terem baixo teor de gordura, ajuda no controle da fome. Aumentando a saciedade, contribui para a perda de peso. Ricas em proteínas e ferro, melhora a oxigenação, disposição física e o desenvolvimento de células musculares.
Por conterem compostos fitatos e taninos (considerados antinutrientes porque impedem a absorção de nutrientes) é importante deixá-las de molho de um dia para outro (descartando a água) e consumi-las cozidas ou assadas.
Leguminosas consumidas com cereais (sementes comestíveis das plantas gramíneas), mesmo sem proteína animal, pode atender as necessidades de proteína.
quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025
06/02 – Dia do Agente de Defesa Ambiental
O agente de defesa ambiental é o profissional responsável pela fiscalização e proteção do meio ambiente. Sua maior responsabilidade é garantir que as leis ambientais sejam cumpridas para que a população tenha melhor qualidade de vida, até mesmo, que a vida na Terra possa ter continuidade.
Algumas de suas funções são: fiscalizar e monitorar áreas tendentes a danos ambientais, garantir o cumprimento da legislação ambiental, averiguar denúncias de Irregularidades, educar e conscientizar sobre práticas sustentáveis, avaliar o impacto ambiental de propostas de desenvolvimento e desenvolver e implementar políticas ambientais.
Para exercer o cargo de Agente de Defesa Ambiental, é necessária graduação em áreas relacionadas ao meio ambiente, como Biologia, Ciências Ambientais, Ecologia, Gestão Ambiental.
Porém, é tarefa de todos nós a defesa do meio ambiente! O “meio ambiente são os elementos físicos, químicos, biológicos e sociais que interagem entre si e que permitem a vida na Terra. Ele é fundamental para a manutenção da vida no planeta e, por isso, é importante preservá-lo”. Preservar é defender. Entre as ações, sobressai a reciclagem do lixo, economia de água e energia.
É evidente que o planeta Terra está adoentado! Estamos evidenciando as mudanças do clima e sofrendo o impacto negativo que o ser humano está causando ao planeta. Observar as mudanças, de nada resolverá. É necessário buscar soluções.
Muitos questionam: Como eu posso ajudar salvar a terra? É tarefa fácil, pequenos gestos auxiliam a preservar o meio ambiente e fazer do planeta terra um lugar melhor.
Sugestões - dicas:
Conserve as árvores, jamais execute podas ilegais, corte e desmatamento. Nunca queime lixo ou execute limpeza de locais com vegetação com fogo, além de poluir pode se tornar incontrolável, se espalhando.
Cuide dos cursos de água. Nunca coloque ou jogue lixo em ambientes aquáticos ou fora dos locais apropriados. Preserve as matas ciliares que protege contra erosão e assoreamento.
Realizar caça ilegal, pescar em épocas de reprodução e comprar animais silvestres sem registro - tráfico de animais - é crime, pois afeta a biodiversidade de uma região, podendo até mesmo levar espécies à extinção.
Cuide do seu lixo. Jogar lixo no local adequado, separar o lixo reciclável, diminui a quantidade de lixo e reduz a poluição.
Reaproveite, reutilize e recicle tudo que for possível. Caixas e plásticos, podem ser utilizados para acondicionar alguns objetos. Roupas podem ser doadas. Há objetos que podem virar utilitários, brinquedos ou artefatos de decoração. Diminuindo a quantidade de lixo, mais preservamos o meio ambiente.
Reduza o consumo de água, crie formas de reaproveitar água, como a da máquina de lavar, da chuva, deixar de lavar calçadas com água e reduzir o tempo de banho.
Diminua o consumo de energia elétrica. Desligue lâmpadas de ambientes onde são desnecessárias.
Procure reduzir andar apenas de carro que poluem o meio ambiente, opte por transporte público, crie sistemas de caronas, dependendo da distância, ande de bicicleta ou a pé.
Compre somente o necessário. A produção exagerada de produtos acarreta a exploração de recursos de forma descontrolada.
terça-feira, 4 de fevereiro de 2025
04/02 – Dia Internacional da Fraternidade Humana
Nós, pessoas do mundo estamos ligadas. Assim, a forma de nos tratarmos por termos vínculos é com fraternidade humana, ou seja, com convivência cordial fortalecendo os vínculos igualitários da amizade familiar e social, para que a construção da paz se torne realidade entre pessoas e povos.
A empatia nos ajuda a entendermos mutuamente. A afetividade auxilia na construção de conhecimentos e na prevenção de doenças colaborando para a harmonia e união que multiplica nossas forças e capacidades.
Agir com fraternidade, respeito e compaixão pelos outros nos transforma em luz para quem vive na escuridão da falta de saberes, leva alegria para quem se sente triste, afasta a solidão do isolamento, traz livre-arbítrio aos acabrunhados, embarreia a indiferença perante as penúrias dos mais vulneráveis e constrói um convívio harmonioso. O resultado é amor que acende a transformação interna e é fundamental, entre as pessoas, para a melhoria contínua.
As religiões ou filosofias de vida, ao seu modo, elevam a fraternidade como valor, além do amor, compaixão, ética, honestidade, humildade, respeito e sinceridade, entre outros.
sábado, 1 de fevereiro de 2025
Fevereiro Roxo (conscientização sobre Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia)
FIBROMIALGIA - “Conhecimento é tratamento”.
Quais são os sintomas? Dores generalizadas, localizadas ou difusas e constantes; excesso de sensibilidade ao toque, sensação de formigamento, dormência e queimação, principalmente nos pés e nas mãos; dor de cabeça; capacidade de concentração, de raciocínio e memorização prejudicadas; sensação de inquietude nas pernas; cansaço frequente e excessivo; dificuldades para dormir; dor abdominal; diarreia.
Quando as dores musculoesqueléticas generalizadas, recorrentes, tem intensidade aumentada, sem detectar inflamações, ou outras causas aparentes, pelo exame clinico e análise dos exames é diagnosticado fibromialgia.
Quais as causas da fibromialgia? Comumente é desconhecida, alguns quadros clínicos podem contribuir para a sua manifestação: entorses repetidas, lesão, qualidade de sono, traumas físicos graves, estresse mental, problemas no trabalho.
Cura e tratamento da fibromialgia – Está no rol das doenças incuráveis e podem se tornar incapacitantes. O tratamento é para diminuir e ajudar no controle dos sintomas e na melhoria da qualidade de vida. É feito por equipe médica multidisciplinar e pode ser medicamentoso (Analgésicos, antidepressivos, ansiolíticos, anticonvulsivantes, Indutores do sono, exercícios físicos (aeróbicos, como andar e nadar, hidroginástica, alongamento, fortalecimento muscular) e reduzir o stress (evitar álcool e fumo, alimentar-se com equilíbrio, dormir bem, hidratar-se).
“O tratamento deve ser avaliado individualmente de acordo com o histórico clínico de cada pessoa. Atualmente, compreende-se que os pacientes acometidos pela patologia têm maior sensibilidade à dor, e isso está diretamente relacionado ao centro de dor do sistema nervoso”, porém, ainda é difícil detectar e definir com precisão os desencadeantes específicos. Pode existir certa predisposição genética. Especula-se que situações traumáticas e estressantes liberem hormônios específicos no organismo, responsáveis por certos desequilíbrios no sistema nervoso que mudam a forma de reação à dor, podem aumentar a sensibilidade aos estímulos.
Obs.: estas considerações são baseadas na minha experiência pessoal, cada caso deve ser avaliado por médicos.
Vale destacar que a fibromialgia está fora das doenças mortais, mas, no DF, pessoas com ela diagnosticadas, passam a ser reconhecidas como pessoas com deficiência (PcD) para todos os efeitos legais, Lei nº 7.336/23.
Assinar:
Postagens (Atom)
21/03: Dia Internacional das Florestas
O que é uma floresta? Conjunto de árvores que cobrem ampla distância de terra; mata. Que são árvores? Seres autossustentáveis que retira e...

-
Por que teatro? Porque é uma das mais extraordinárias formas de construir conhecimentos de fixar saberes. Os missionários católicos já usav...
-
Selecione e ir até: https://drive.google.com/file/d/1dD5khgM7MITK7btisHPu4-UZzqoR5rmC/view?usp=sharing Obs.: alguns capítulos em vídeos -...
-
Todos nós vivemos momentos inesquecíveis. Resolvi escrever parte do que vivi, algumas passagens são hilariantes. Todos nós precisamos apren...