sábado, 1 de fevereiro de 2025
Fevereiro Roxo (conscientização sobre Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia)
FIBROMIALGIA - “Conhecimento é tratamento”.
Quais são os sintomas? Dores generalizadas, localizadas ou difusas e constantes; excesso de sensibilidade ao toque, sensação de formigamento, dormência e queimação, principalmente nos pés e nas mãos; dor de cabeça; capacidade de concentração, de raciocínio e memorização prejudicadas; sensação de inquietude nas pernas; cansaço frequente e excessivo; dificuldades para dormir; dor abdominal; diarreia.
Quando as dores musculoesqueléticas generalizadas, recorrentes, tem intensidade aumentada, sem detectar inflamações, ou outras causas aparentes, pelo exame clinico e análise dos exames é diagnosticado fibromialgia.
Quais as causas da fibromialgia? Comumente é desconhecida, alguns quadros clínicos podem contribuir para a sua manifestação: entorses repetidas, lesão, qualidade de sono, traumas físicos graves, estresse mental, problemas no trabalho.
Cura e tratamento da fibromialgia – Está no rol das doenças incuráveis e podem se tornar incapacitantes. O tratamento é para diminuir e ajudar no controle dos sintomas e na melhoria da qualidade de vida. É feito por equipe médica multidisciplinar e pode ser medicamentoso (Analgésicos, antidepressivos, ansiolíticos, anticonvulsivantes, Indutores do sono, exercícios físicos (aeróbicos, como andar e nadar, hidroginástica, alongamento, fortalecimento muscular) e reduzir o stress (evitar álcool e fumo, alimentar-se com equilíbrio, dormir bem, hidratar-se).
“O tratamento deve ser avaliado individualmente de acordo com o histórico clínico de cada pessoa. Atualmente, compreende-se que os pacientes acometidos pela patologia têm maior sensibilidade à dor, e isso está diretamente relacionado ao centro de dor do sistema nervoso”, porém, ainda é difícil detectar e definir com precisão os desencadeantes específicos. Pode existir certa predisposição genética. Especula-se que situações traumáticas e estressantes liberem hormônios específicos no organismo, responsáveis por certos desequilíbrios no sistema nervoso que mudam a forma de reação à dor, podem aumentar a sensibilidade aos estímulos.
Obs.: estas considerações são baseadas na minha experiência pessoal, cada caso deve ser avaliado por médicos.
Vale destacar que a fibromialgia está fora das doenças mortais, mas, no DF, pessoas com ela diagnosticadas, passam a ser reconhecidas como pessoas com deficiência (PcD) para todos os efeitos legais, Lei nº 7.336/23.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
21/03: Dia Internacional das Florestas
O que é uma floresta? Conjunto de árvores que cobrem ampla distância de terra; mata. Que são árvores? Seres autossustentáveis que retira e...

-
Por que teatro? Porque é uma das mais extraordinárias formas de construir conhecimentos de fixar saberes. Os missionários católicos já usav...
-
Selecione e ir até: https://drive.google.com/file/d/1dD5khgM7MITK7btisHPu4-UZzqoR5rmC/view?usp=sharing Obs.: alguns capítulos em vídeos -...
-
Todos nós vivemos momentos inesquecíveis. Resolvi escrever parte do que vivi, algumas passagens são hilariantes. Todos nós precisamos apren...
Nenhum comentário:
Postar um comentário