sábado, 2 de novembro de 2019
Terapia
Terapia é o nome dado a um conjunto de práticas relacionado com o que ocorre no âmbito mental e comportamental de uma pessoa, que objetivam a harmonia, a saúde. Visam à erradicação ou diminuição do sofrimento e da má interpretação do que ocorrem na vida: pessoal, emocional, profissional e nos relacionamentos. A terapia proporciona o autoconhecimento, através do mergulho em si mesmo, conhecer-se profundamente proporciona uma melhor auto-aceitação resultando em mais felicidade e serenidade para superar os desafios que a vida nos apresenta. A terapia também proporciona condições de focar questões como: "quem eu sou realmente?", "o que espero da vida?", "por que ajo de tal forma?", "qual é o futuro que meus atos e decisões estão construindo?", "sou realmente feliz e satisfeito?", "estou evoluindo como pessoa dia a dia?", "minha presença enriquece a experiência de vida das pessoas próximas a mim?".
TRABALHO
O trabalho é oportunidade e meio para desenvolver as próprias capacidades e crescer nas virtudes. Cabem aos pais, responsáveis, educadores, ajudar seus filhos a descobrirem a própria vocação "de vida", em paralelo com a descoberta da vocação para viverem uma vida plena e libertadora. Em casa se aprende a levar adiante as tarefas, fazendo-as bem, com responsabilidade, colaborando para o bom ambiente comum de vida onde é essencial haver colaboraçãom, uma forma de pensar ver e realizar que se transfere na concepção da profissão importante na construção de uma identidade adulta.
UNIÃO
Para viver precisamos de alimentos água e oxigênio, mas também precisamos uns dos outros, precisamos continuar humanos até mesmo quando parece que estamos fechados quando bloqueamos as nossas próprias sensações. Quantas vezes nos encontramos no meio de uma tempestade, olhamos para todos os lados sentimos sozinhos, a coisa está tão feia que parece que não vamos agüentar, parece que vamos sucumbir. Procuramos ajuda dentro de nós mesmos, mas nesses momentos precisamos dos outros para alavancar a auto-estima, nos orientar, nos proporcionar nos ajudar a descobrir força para sermos capazes de superar seja lá o que for. Quando estamos traumatizados algumas pessoas dizem que é coisa da nossa cabeça o que nada ajuda, fujamos delas. Existem pessoas capazes de nos cuidar e proteger.
VIDA
Mamãe, ser forte, era isso que você me dizia, para o que me esperava depois de sua partida e eu como primogênita teria que fazer o possível para amenizar um pouco sua falta para os seus filhos. Na realidade todos nós, mais cedo ou mais tarde, somos avocados a arrostar e, às vezes, a pelejar contra as fragilidades e as doenças, nossas e alheias. Mesmo com a capacidade adquirida como são diferentes assim como os rostos as necessidades humanas! Mas sempre nos coloca, de forma petulante, como se fosse possível resolver tudo aturando ou contando apenas com as próprias forças; outras vezes, pelo contrário, coloca-se toda a confiança nos descobrimentos da ciência, pensando que certamente deverá haver, nalgum lugar da terra, um curédio capaz de sanar o achaque e todas as dificuldades. O maior subsídio que conheço é acreditar na força interior para a solução dos problemas humanos.
sexta-feira, 25 de outubro de 2019
Parabéns Samambaia!
As pessoas se apaixonam. Minha última paixão é Samambaia. Nascida em 25 de outubro de 1989 tendo como certidão de nascimento a Lei de criação 049. Ela é uma imensa cidade que me acolheu. Lembro-me claramente quando descobri no cerrado marcações indicando que ali seria erguida mais uma cidade no DF. Ela nasceu e depressa se agigantou. De lá pra cá, muitos se conheceram e, possivelmente, se apaixonaram entre si e por ela. Cidade que tem limite com Ceilândia, Taguatinga, Riacho Fundo, Riacho Fundo II e Recanto das Emas.
Meu endereço é a três quadras do Centro Urbano. Vale mencionar, que é fácil chegar “a pé” ao Fórum, Cartório, Administração Regional como também, a Faculdade de Saúde do DF. Sou a primeira da quadra, mas a poucos metros de Igrejas, mercado e escola. Posso apreciar lindos e poéticos pores de sois e recebo visitas de muitas e diversificadas aves e de figuras humanas tão especiais e encantadoras que são como aqueles familiares que nos damos bem. E as crianças, ah os pequenos que me encantam e surpreendem pela inteligência, carisma e beleza que diariamente querem entrar seja para criar algo ou conversar. Desde que vim conhecer o lote pude sentir bondade no coração dessa gente que me faz voltar no tempo e reviver os anos vividos na pequenina Aparecida de Goiás onde as pessoas tinham tudo em comum como quando uma família abatia um animal para alimento e normalmente o dividia com os demais ou, quando havia uma plantação pronta para a colheita e ocorriam os chamados mutirões que se encerravam com verdadeiras festas. Sinto que ainda tenho muito mais para conhecer dessa gente humana e sofrida. Sempre sou recebida com sorrisos nas visitas que faço. É a esta belezura de cidade que rendo minha homenagem pelo aniversário de 30 anos.
domingo, 13 de outubro de 2019
BRINQUEDOS ENCONTRADOS NO LIXO E REFORMADOS PELA ASSOCIAÇÃO JACOMINESP
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
Brincando, a criança exercita suas potencialidades e se desenvolve. O desafio, contido nas situações lúdicas, provoca o pensamento e leva a criança a alcançar níveis de desempenho que só as ações, por motivação intrínseca, conseguem. As atividades lúdicas e criativas propiciam a formação de um autoconceito positivo, razão pela qual são tão saudáveis. Brincando, a criança está nutrindo sua vida interior e enriquecendo as referências que irão subsidiar a construção de seu conhecimento e ajudá-la a escolher um sentido para sua vida.
PROBLEMAS E SOLUÇÕES NA ÁREA EDUCACIONAL
Estudos de casos apresentado pela Eco pedagoga Natalia de Siqueira Brito conforme solicitado no EDITAL Nº 1/2019 – ASP-DGAP, DE 24 DE JULHO DE 2019
PROPORCIONAR EDUCAÇÃO INFANTIL (ATÉ 5 ANOS DE IDADE) A TODAS AS CRIANÇAS.
As Secretarias de Estado de Educação deverão colocar a Educação Infantil no centro das prioridades bem como, explicitar e adotar Base Nacional Comum Curricular, centrada nas relações, na qualidade das interações e nas ações sociais das crianças com linguagem acessível para que professores e famílias possam conhecer e garantir o aprendizado das crianças na educação infantil objetivando unificar aprendizagens que devem ser atendidas ao montarem os currículos de creches e pré-escolas de todo o país que precisam ser efetivadas pelos educadores, de forma que atenda o desenvolvimento integral da criança “em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade” e garantam os direitos de aprendizagem das crianças pequenas: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Entre os inputs da Educação Infantil, com força na idade adulta, estão nutrição, afeto/cuidado e estímulo cognitivo.
Programar e implementar convênios e parcerias com o terceiro setor que possua estrutura adequada e pessoal preparado.
Necessário se faz sejam feitas alterações significativas nos Componentes Curriculares das faculdades de Pedagogia para aclaramentos e valorização da Educação Infantil. Cada vez mais a ciência comprova que creche é muito mais do que apenas cuidar da criança enquanto os responsáveis trabalham. O futuro depende de investimentos na primeira infância que são determinantes para os passos subseqüentes da escolaridade, determinando produtividade, renda, violência e outros indícios de qualidade de vida e desenvolvimento socioeconômico.
De acordo com a neurociência, até quatro anos, a criança desenvolve mais da metade da potencialidade mental do adulto o que é suficiente para persuadir governos e famílias investir na educação infantil o que gerara economia com segurança, saúde bem como na própria educação reduzindo a repetência, doença, criminalidade e pobreza.
Felizmente o momento atual, com a conscientização crescente sobre o papel da educação de qualidade para o sucesso do cidadão e do ‘país do futuro’, especialmente na fase da vida mais decisiva, a Primeira Infância poderá facilitar o empenho os governantes para empreender políticas públicas relativos a Educação Infantil adequadas o que resultará em ganhos futuros para o país e para a sociedade.
PROPORCIONAR CAPACITAÇÃO APERFEIÇOAMENTO E DESENVOLVIMENTO DOS EDUCADORES
Os estudantes atuais já nasceram em uma era tecnológica, conseguem lidar com aparelhamentos digitais desde muito cedo. Para eles, é fácil buscar informações e fazem isso facilmente em qualquer local. Eles sabem muito e, por vezes, têm mais conhecimento que o professor. Sancionam ou refutam o que ouvem com um clique. Portanto, deve haver o reconhecimento de que educar é um ato muito além de repassar informações ou o direcionar um caminho.
Assim é evidente a necessidade de melhorar a formação, a ampliação de conhecimentos além da atualização dos educadores, pois para elevar a qualidade da Educação, um grande passo é o recrutamento dos mais adequados professores, que tenham recebido mais do que teoria. É necessária a prática em instituições de ensino, atividades que estimulem à criatividade, à pesquisa e que insira esses novos docentes no contexto de ensino-aprendizado de modo mais prático e com muita orientação pedagógica. Também se faz necessário a capacitação dos atuais,.como também remunerá-los de acordo com o desempenho em suas atividades utilizando ferramentas de avaliação de qualidade. Para tanto, unir esforços no sentido de solicitar a criação de normas que criem programas específicos para os que já estão no exercício da profissão além de avaliar os cursos de formação para adequá-los com as modernas teorias educacionais e que acompanhe as novas tecnologias o que trará resultados profícuos garantindo o sucesso dos estudantes.
Toda a comunidade deverá empenhar-se junto aos gestores para que os Planos Municipais e Estaduais de Educação alinhem suas ações incluindo a capacitação, aperfeiçoamento e desenvolvimento de seus docentes. Além dos cursos formais, promover eventos de atualização e troca de conhecimento como cursos de pouca duração, seminários, oficinas e outros., com o intento de garantir melhoramento da qualidade de ensino.
Tão importante quanto promover eventos para capacitar, aperfeiçoar e desenvolver os educadores como formação continuada é a motivação dos atores participantes como gratificações e outros benefícios como mudança de aulas no modo automático, procedimentos preestabelecidas, ensinos sem vinculação com a prática e impessoalidade colaborando para que a escola consiga desenvolver um novo modelo de ensino aprendizagem e alcançar seu objetivo de educar na sociedade atual.
MELHORAR A INFRA-ESTRUTURA DAS ESCOLAS.
Os meios de comunicação têm divulgado as condições precárias de um razoável percentual das escolas do Brasil. A mídia tem mostrado escolas em que faltam condições básicas de funcionamento tais como acesso à água potável, rede de esgoto, telefones, número suficiente de banheiros, eletricidade, laboratórios de ciências, refeitório, salas de computação, salas de reuniões para os professores, biblioteca e espaço para a prática de esportes principalmente em escolas usadas pelos menos favorecidos economicamente.
Fonte: https://pt.slideshare.net/HermesonAciole/infraestrutura-escolar-93905253
A infra-estrutura básica, física, de apoio e didática, é um ponto importante onde deve ser aplicada parte dos recursos destinados à educação.
No entanto, está comprovado que escolas devem ter espaços essenciais em bom estado para garantir os resultados esperados, pois as condições das instituições afetam diretamente no desempenho dos discentes.
Os governantes devem buscar oferecer oportunidades equânimes quanto às estruturas adequadas a todas as escolas, de todas as localidades, reduzindo as desigualdades.
As administrações das instituições de ensino devem reservar, no planejamento anual, recursos para as melhorias manutenção do ambiente escolar. Como é de suma importância analisar prioridades na infra-estrutura tais alterações ou manutenções devem ser definidas por meio de consulta aos estudantes e seus familiares, comunidade e equipe de trabalho para colher sugestões do que precisa ser melhorado.
Assim, o ambiente escolar é parte essencial tanto de uma boa gestão como do desempenho dos estudantes, pois influenciando diretamente a satisfação a conseqüência será na melhoria.
sábado, 10 de agosto de 2019
PAI DE TODOS , UM SANTO ALEGRE E BRINCALHÃO
Os pais são os seres muito importantes em uma vida. A marca indelével que são capazes de deixar jamais se apagará. Esta é a mais importante das tarefas humanas: gerar, prover, orientar e amar seus rebentos. Alguns mesmo sem gerarem filhos são pais, são santos pais. Todos, certamente, conheceram ou conhecem criaturas santas pelo caminho da vida. Tive a honra de conhecer e trabalhar com Dom Juvenal Roriz que foi uma dessas pessoas. Era um religioso cheio de sabedoria, ativo, criativo e de provado valor eclesial, bondoso, misericordioso e compassivo. Em Roma, laureou-se em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, primeiro membro da Província a alcançar oficialmente o título de doutor. Pregou missões em vários Estados do Brasil, foi pároco da 1ª Paróquia Redentorista de Brasília\DF. Dom Roriz, além de muito inteligente e vivo, era alegre, expansivo, brincalhão, gostando de aprontar peças com as quais se divertia, dando boas risadas ao contá-las. Ninguém desconfiava das terríveis dores na “cacunda” que sentiu durante quase toda a vida, Dom Roriz teve um infarto ao participar da Assembléia Geral da CNBB em Itaici e mesmo com o coração operado, nunca parou de trabalhar. Tinha também sérios problemas de vista. Nada, nenhum problema de saúde foi capaz de tirar-lhe o bom humor e a alegria de viver e de ser pai espiritual de muitos. Mesmo sem sentir-se bem, em 1994 participou com entusiasmo dos festejos, em Aparecida. Em dezembro do mesmo ano, os médicos acharam que deviam operá-lo novamente do coração, durante a cirurgia ele não resistiu e veio a falecer. Ele fez da Igreja de Rubiataba uma Igreja Missionária e alegrou-se com a transformação da Prelazia em Diocese. Aí teve que construir tudo: patrimônio, formar o clero, conseguir colaboradores religiosos e religiosas, cuidar do Seminário Diocesano, etc. Ele deixou para a Igreja o Instituto Missionário Mãe de Deus, que se tornou Sociedade de Vida Apostólica. Foi sepultado em Rubiataba dia 14 de dezembro. Estava com 74 anos de idade, 54 de Profissão Religiosa, 48 de sacerdócio e 27 de episcopado. Conta-se que para enterrá-lo atrás do altar ocorrera o milagre da multiplicação da terra. De sua sepultura sairam algumas arrobas de terra, que, ao ser retirada, aparecia novamente. Para os que o conheceram foi o milagre da transformação simbolizando todas as boas obras que soube multiplicar por onde andou, sorrindo e brincando com e entre as dores e as dificuldades de várias ordens em seus quase 75 anos de vida. O que mais me impressionava era a forma de enfrentar as dores e como era capaz de se alegrar enquanto seu corpo e até sua alma passava por situações consideradas impossíveis de serem suportadas. De onde vinha tanta força? Da fé que lhe dava a certeza de que: “O difícil se resolve logo, o impossível demora um pouco.”
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