sexta-feira, 31 de agosto de 2018
Profissional de Educação Física - 01 de setembro
Felicitações, Profissional de Educação Física pelo seu dia! - 01 de setembro
Quando eu tinha quinze anos, media um metro e sessenta e três e pesava quarenta e cinco quilos. Naquelas condições, aliado ao costume de subir em árvores e em cercas, nadar em rios, andar a cavalo e em bicicleta, andar até vinte e cinco quilômetros com facilidade e correr pelos campos onde cresci, meu corpo era como uma mola que se retorcia com facilidade. Era capaz de cruzar as mãos nas costas, colocar os dois pés na nuca, plantar bananeira, colocar as mãos empalmadas no chão sem dobrar as pernas, fazer abertura e muito mais. Meus colegas me acordavam às cinco da manhã e dirigíamos para o campo de futebol onde ocorriam as aulas de Educação Física. Como grande parte dos participantes da aula tinha dificuldades para executar os exercícios propostos, por mais que eu tentasse me esconder ouvia: “Rosa venha para frente e mostre como se faz ginástica!”. Ai, na frente do grupo eu me esmerava para dar o exemplo e no fim da aula estava extremamente cansada.
Atualmente, ainda subo escadas, ando a cavalo e em bicicleta e tenho muito orgulho de meu filho ter se formado em Educação Física.
Cada vez mais, com a modernidade que levou grande parte das pessoas para frente de computadores, celulares e similares, é inegável a importância dos exercícios físicos para a saúde física e mental e para prevenir doenças causadas ou majoradas pelo sedentarismo. No entanto, é insubstituível a orientação do profissional especializado que necessita além de ter uma conduta ética, lidar também com emoções das pessoas, ter disciplina, motivar para o comprometimento e orientar que nem sempre as expectativas individuais são possíveis e que há também a genética, a individualidade biológica. Um dos problemas de exercitar-se sem orientação é que podem ocorrer de forma inapropriada ou além dos limites físicos gerando lesões.
O profissional Educador Físico necessita estar atento para o impulso de palpitar em outras áreas, pois muitas vezes se vê, questionado sobre dieta, fisioterapia, uso de anabolizantes e outros assuntos para os quais há outros especialistas.
Atualmente, o personal trainer, parceiro de treinos, faz um trabalho personalizado para quem o contrata, desenvolve uma rotina e sequência de treinos personalizados com inúmeras vantagens entre as quais a de alcançar os objetivos de forma mais rápida e segura.
"Atividade física não é apenas uma das mais importantes chaves para um corpo saudável. Ela é à base da atividade intelectual criativa e dinâmica." John F. Kennedy
terça-feira, 28 de agosto de 2018
VOLUNTARIADO
Voluntariado é o ato de doar tempo, conhecimento, energia ou, mesmo, recursos, espontaneamente, para fomentar ações, sem remuneração, importantes para outrem e para a sociedade. Voluntariado é mais que uma boa ação vai além, principalmente quando trabalhamos com um projeto. Além disso, é necessário que os voluntários desenvolvam competências capazes de solucionar dificuldades que irá defrontar em diferentes realidades e serem hábeis para se relacionar com distintas pessoas. (cada um fazendo a sua parte concretizando o acontecer para alguém). Ser voluntário é mais que realizar um determinado serviço, é aprender, por meio do exercício do amor humano, uma forma mais consciente de viver a própria vida em sociedade.
Quem abraça o trabalho voluntário desenvolve também atributos importantes para sua vida pessoal e profissional: ampliação da visão de mundo, autoconfiança, iniciativa, liderança, responsabilidade, sensibilidade para com os problemas sociais, aceitação da diversidade e persistência. Além disso, o voluntário amplia seus contatos e vinculações sociais, aumentando sua capacidade de realização, pois tem a possibilidade de enriquecer sua visão por meio de novas idéias, conhecimentos e experiências diversas. O grande ganho é a satisfação dos efeitos de suas ações e a convicção de que participa da construção de um mundo melhor. É também uma porta para dar sentido a existência humana, buscada por muitos. ”Quem se propõe promover o voluntário não deve ser um fornecedor de motivos, mas um criador de espaços e oportunidades para que cada pessoa possa descobrir as suas motivações.” O êxito da ação voluntária vai além do tamanho da ação está no comprometimento com a execução. Sua força transformadora concretiza-se pela soma dos êxitos de inúmeras ações voluntárias que visam à melhoria do bem-estar comum. Por esta ótica, compreendemos que toda ação é válida, sem importar o tamanho: tanto faz realizar um trabalho constante em uma organização social durante meses, anos ou usar nosso potencial criativo para mudar nosso entorno, em atividades pontuais.
“O Brasil encontra-se,...dramaticamente dividido entre a vergonha (privação, ignorância, brutalidade e corrupção) e a esperança (responsabilidade social, ética e cidadania). Qual desses dois dinamismos internos prevalecerá na configuração do nosso futuro? O aumento dramático da quantidade e da qualidade de voluntários, vivendo experiências autênticas e não de pseudotranscendências, poderá ser um dos fatores, nunca o único, capazes de formar um povo-nação que penda para o caminho da esperança.”
O democratismo, a justiça e a sustentabilidade se tornarão realidade quando ocorrer mudança social que repercuta a volição (atuação da pessoa automotivada e comprometida com os processos de mudança social a partir da base da sociedade) de cada ser humano na edificação da cidadania com responsabilidade socioambiental sem, no entanto, descartar a importância dos atores coletivos. A verdadeira “revolição da esperança” é possibilitar a um número cada vez maior de pessoas descobrir-se na alegria de servir.
terça-feira, 21 de agosto de 2018
Caliandra
Hoje quando os últimos Raios de Sol pintavam o poente com cores maravilhosas que iam do amarelo ao laranja e vermelho com lindas sombras lilases e arroxeadas, três queridas crianças: o pequeno Gabriel seu irmão Lucas e o Cauã apareceram no meu portão trazendo-me um presente de aniversário inusitado, a belíssima flor que surge como pompons para adornar os campos secos e únicos do cerrado. A magnífica Caliandra! Por tratar-se de uma flor muito delicada suas folhas e a própria flor já estavam a fechar-se como ocorre à noite. Sempre admirei essa espetacular flor, que costuma florescer imediatamente após uma queimada, e um dos mistérios que sempre admirei é que o gado ao pastar, aproveitando-se dos brotos, parece proteger-la. Nunca vi uma delas esmagada pelas suas patas. Se as flores são protegidas pelos animais significa que devemos proteger e cuidar de toda a natureza.
segunda-feira, 20 de agosto de 2018
ALIMENTOS SAUDÁVEIS E INUSITADOS - Dia da nutricionista 31 de agosto
Cresci comendo sempre com o que mamãe chamava de mistura. Baseado somente em minha experiência, vou comentar sobre os agentes nutritivos de alguns produtos denominados matos comestíveis ou inusitados que conheci por intermédio de minha mãe:
1. Ora-pro-nobis - contém muitos nutrientes, como fibras, aminoácidos cálcio, ferro, potássio, vitamina A e vitamina C.
2. Beldroega - possui quantidade significativa de vitamina C e vitamina A, as quais funcionam como antioxidantes para prevenir certos tipos de câncer, especialmente cânceres do pulmão e orais.
3. Cara do ar - rico em amido, fonte de betacaroteno, vitamina C, E e do complexo B, cálcio fósforo e ferro.
4. Serralha - conhecida por desintoxicar o fígado e combater dores no estômago possui vitaminas e minerais, além de propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e anticancerígenas e pode ajudar a tratar vitiligo devido à presença do aminoácido fenilalanina que atua sobre a pigmentação
5. Umbigo de bananeira - alimento difícil de encontrar na cidade e com vários benefícios para a saúde, é a flor da bananeira denominada umbigo de bananeira que possui substâncias que ajudam a prevenir e a curar infecções. Pode reduzir o nível de açúcar no sangue e combater anemia, pois é rica em fibras e ferro e até auxilia na perda de peso por ser rica em vitaminas C, A, E, fibra, potássio e magnésio, melhoram o humor e diminui a ansiedade.
Algumas ocorrências em minha vida comprovam a eficácia de tais alimentos para a melhoria da saúde:
Alguns anos após meu êxodo rural, quando vim para o Distrito Federal para estudar, passei a residir em apartamentos. O primeiro era de tamanho tão reduzido para minha família que quatro pessoas continuaram no armazém que morávamos. Assim, o costume de cultivar uma horta, teve que ser adiado. Nesta época, comecei a ter anemia. Vale mencionar que nas gravidezes era necessário, além do reforço alimentar aumentando a ingestão de couve, espinafre, beterraba, fígado e outros como o açaí e dos medicamentos orais, era necessário medicação venosa. Em uma das gravidezes tomei quarenta injeções de para tratar a anemia.
Ao voltar a morar em uma casa com quintal, onde o projeto da horta fora reativado, comecei a cultivar ora-pro-nobis, beldroega, cara-do-ar e serralha e consumi-los habitualmente. Daí a algum tempo, a anemia desapareceu.
Vale mencionar que sou apenas uma leiga em tais assuntos. Estou tão somente descrevendo minhas experiências, que funcionaram não como alternativa, mas como complementação de tratamentos médicos e, jamais recomendando que deixe de consultar um especialista.
quarta-feira, 8 de agosto de 2018
PAPAI, MINHA GRATIDÃO
Assinar:
Postagens (Atom)
09 DE JANEIRO: DIA DO FICO
“O Dia do Fico foi um evento histórico que ocorreu em 9 de janeiro de 1822, quando o Príncipe Dom Pedro I decidiu permanecer no Brasil, con...
-
Por que teatro? Porque é uma das mais extraordinárias formas de construir conhecimentos de fixar saberes. Os missionários católicos já usav...
-
Todos nós vivemos momentos inesquecíveis. Resolvi escrever parte do que vivi, algumas passagens são hilariantes. Todos nós precisamos apren...
-
Selecione e ir até: https://drive.google.com/file/d/1dD5khgM7MITK7btisHPu4-UZzqoR5rmC/view?usp=sharing Obs.: alguns capítulos em vídeos -...