terça-feira, 6 de novembro de 2018
IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO RECEBIDA NA ESCOLA
Uma mãe, trabalhando fora e se envolvendo com o trabalho o dia todo e até mesmo nos finais de semana, sem muita opção, optou por deixar seus dois filhos, com diferença de idade de apenas 1 ano, em uma Creche. Questionou, pesquisou, perguntou, visitou, chorou... e decidiu por aquela em que mais lhe agradou, que lhe inspirou confiança...
Trabalhava mais tranqüila pois percebeu que aquela instituição tinha também o compromisso com a felicidade pessoal, que se preocupava com a transcendentalidade, com a construção de valores éticos, morais e cívicos.
O tempo que passava com os filhos era pouco mas sabia que o que contava mais era a qualidade da atenção oferecida. Certo dia, em um alegre Domingo, brincava com sua filhinha de dois anos procurando trabalhar com ela o próprio ser, os movimentos, a importância, a denominação e os sons do corpo... encostou a cabeça em seu torax e perguntou:
-Estou ouvindo um coraçãozinho pulsar, oh!... Ele está dizendo eu te amo! Eu te amo!... Quem está neste coração?!...
Surpreendentemente, ouviu a resposta que nunca poderia imaginar...:
- Papai do céu... tia da “queche” falou!...
Aquela mãe ficou muito feliz e emocionada, abraçando e beijando carinhosamente sua filhinha...
Aquela creche sem falar de nenhuma religião em particular, orientava que somos parte do todo, seja Deus, Papai do Céu, Energia Criadora... o que falamos e fazemos atinge a todos como por exemplo: se descuido do lixo e o descarto de forma inadequada o resultado da poluição que ele causa prejudicará a casa de todos nós A Terra; se dou exemplos praticando e oriento crianças com valores e princípios para o bom, o bem, elas irão também orientar e dar exemplos que formarão uma corrente infindável.
Nosso sistema educacional precisa despertar para a necessidade de orientar o ser humano para a introspecção, para o conhecer-se, para a interiorização. As pessoas precisam também saber falar de si mesmas de seus sonhos de suas dificuldades e o educador deve ser capaz de ouvir compreender o choro e as crises dos educandos que necessitam entender que o ser humano pode admitir sua fragilidade, sente também medos, fobias, ansiedade insegurança. Tais posturas ajudam na superação dos problemas e no entendimento de que é desnecessária o perdão de si mesmo e dos outros, pois o sentimento de culpa pode ser somatizado e gerar doenças físicas como também psicológicas. Ajudando as pessoas a debater suas idéias estaremos ajudando-as a construírem suas vidas, suas histórias e esvaziando consultórios psicológicos e psiquiátricos. Para que o educador tenha tais atitudes com os educandos é necessário que o educador goste do que faz e de si mesmo pois, só se dá o que se tem. Assim, somente com amor o educador poderá ser bem sucedido uma vez que quem ama se entrega, supera barreiras e se sente sempre animado e esperançoso.
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