quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Dia Mundial do Diabetes – 14 de novembro

Diabetes é uma doença em que a glicose (açúcar) no sangue está alta (hiperglicemia) que é controlada pela insulina produzida no pâncreas cuja falta pode prejudicar vários órgãos como os rins, os olhos, os nervos, o ouvido e o coração. As vezes me embarafusto por assuntos fora de minha formação mas que faz parte de minha experiência. Vale mencionar o dia em que participava de um evento e, em horário e local imprevisto, uma senhora ao meu lado perguntou se poderia comer batatinha. Fiz um sinal e após o evento fui conversar com ela: “Um dia ouvi você dizer que pode aumentar o açúcar no sangue.“ Uma outra se admirou quando eu disse que pão francês também aumenta o nível de glicose (açúcar) no sangue. Mostrei a relação que consta, além dos doces: açúcar, mel, açúcar mascavo, melado, caldo de cana, outros alimentos como frituras: rissole, coxinha, pastel, bife à milanesa, ovo frito, batata frita; comida chinesa, frituras, pizzas, toucinho, linguiça, salame, mortadela, presunto, bolo, pão branco, biscoito doce, biscoito recheado, creme de leite, manteiga, queijos amarelado, bebidas alcoólicas, bebidas energéticas, sucos industrializados, refrigerantes, frutas secas. Duas dicas para manter os níveis de glicose equilibrados no nosso sangue: Atividade física leve e contínua e alimentar-se com legumes.

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...