segunda-feira, 26 de novembro de 2018

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NO SÉCULO XX

A escola atual deve acompanhar a sociedade em que vivemos onde o educador tem seu papel ampliado com mais responsabilidades. Para que isto aconteça, o educador deve acompanhar também as novas formas de conceituar inteligência. No século passado, até a década de 80, os pais se orgulhavam de seus filhos que passavam por um teste psicológico e eram tidos como inteligentes por ter um Quociente Intelectual – QI alto, que levava em conta somente a facilidade em Língua Portuguesa (espectro verbal) e Matemática (espectro lógico-matemático). Hoje os pais devem saber que seu filho pode ter dificuldades em Língua Portuguesa, em Matemática, mas pode ser ótimo desenhista, ter excelente percepção para música, para dança e para muitas outras atividades. Com a descoberta das Inteligências Múltiplas por Howard Gardner na última década do século passado, que utilizando avançados programas computadorizados chegou a uma visão pluralista da mente humana com potencial para desenvolver múltiplas inteligências, é necessário descobrir uma melhor forma da escola ajudar o ser humano a tornar-se capaz genial e feliz Depois desses estudos, podemos afirmar que a aprendizagem deve ser significativa e ocorre conectando o que já se sabe com novos conhecimentos já gravados em nosso cérebro, e o prazer de aprender é o melhor caminho para despertar a eterna busca do conhecimento.

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