sábado, 20 de julho de 2024

DIA DO AMIGO

Amizade no sentido real da palavra é rara. Que é amizade? Sentimento amplo de afabilidade, afinidade, estima especial entre criaturas. Sendo assim, entre pessoas, é uma relação extremosa, a princípio sem particularidades romântico - sexuais. É um relacionamento que abrange conhecimento recíproco, benevolência, lealdade ao ponto da empatia e beneficência. Quais foram minhas amigas e amigos na infância e adolescência? É incrível, mas lembro-me de poucas. No Ensino Fundamental a minha maior simpatia era Aparecida e a professora Léia. Na adolescência era a Valdivina, aliás poucos meses depois que minha mãe morreu, ela me escreveu uma carta dando-me uma excelente notícia: a fundação de uma casa próxima de onde eu morava destinada a vocacionadas religiosamente que eu via como uma maneira de tornar o mundo melhor. Ela escreveu em uma carta (Alguém ainda sabe o que é isso?) em 1967: “Tenha fé e encontrarás tudo o que procurardes”. Sua carta me informou de algo, muito formidável, que me fez tomar umas das decisões mais importantes da minha vida. Mais detalhes? Leia o capítulo: Sonho - O devaneio vem antes de conseguir as coisas, em meu livro: Conversa com Minha Mãe publicado em meu blog: https://rosacriarecriar.blogspot.com. Também as crônicas, do meu livro: Crônicas Vividas, publicadas também no meu blog: Graças a Deus Madre, Dois Anjos Cristóvãos, Como Pé na Sepultura, Ou Costurava ou Ele Morreria, O Milagre do Bispo, As Leprosas, Mostre Como se Faz Ginástica, Atropelamento Virou Deliciosa Vitela e Encontro com Zezinho no Ônibus, ocorreram no período em que fui missionária. Ainda tenho a carta. Afeto é a grande demonstração de uma amizade. Mais sobre afeto, leia em: Livro São Vicente de Paulo, também em meu blog, capítulo: Afeto demonstração de amor e bondade cristã. Atualmente, das estranhas que se tornaram amigas, cito as gêmeas que foram professoras na minha escola e que as mães perguntavam se eu havia clonado professora: Graça e Socorro, tão iguais fisicamente e como a lealdade que a mim devotam, embora diferentes em aspectos da personalidade. A elas meu agradecimento eterno é o que se pode dizer: “Amigas para sempre”.

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...