quinta-feira, 24 de abril de 2025

24/04: Dia Nacional da Família na Escola

Segundo Antonio Neto (2001 a. p 36) “Quando falamos em mudança, logo pensamos em grandes e concretas transformações. Por esta razão, qualquer tipo de mudança real e verdadeira deve ser iniciada... de dentro para fora, da crença, dos pensamentos, dos valores”. A busca de uma nova escola é um dos maiores desafios do Terceiro Milênio. Falta de tempo é a principal desculpa do afastamento entre família e escola que vem se acentuando. Tal isolamento é difícil de justificar, pois, ambas possuem as mesmas intenções e os mesmos objetivos com relação aos educandos. Há muitos problemas que necessitam serem resolvidos juntos e impraticáveis de serem resolvidos separados. Em primeiro lugar é importante identificar conjuntamente os problemas para a busca das melhores soluções. Muitas vezes tanto escola quanto família esquecem que a vivência prática é a base da construção do conhecimento. O aprendizado formal para ser bem-sucedido precisa de uma boa escola, de bons professores, mas principalmente do apoio da família para o aprender que é um processo que deve durar toda a vida. O conhecimento e o aprendizado não são adquiridos somente na escola, mas é construído em contato com o social, dentro da família, e no mundo e, fazer do aprendizado um prazer é tarefa não só dos professores, mas também de pais. Assim, no mundo problemático em que vivemos criar os filhos, educá-los, prepará-los para agir com responsabilidade e segurança é uma tarefa prazerosa e gratificante, mas exigente e desafiadora. Há pais que impacientes acabam executando as tarefas escolares dos filhos ao invés de orientá-los por desconhecimento ou por falta de tempo. As maiorias dos trabalhos extraclasse são cópias da internet o que faz com que os professores desconfiem até mesmo da capacidade daqueles que não os copiou. É papel da escola conscientizar a família de que há diversas formas de linguagem, que a formação para a cidadania é muito importante, que o aprendizado deve ser permanente, que os comportamentos como, por exemplo, o aluno que fala demais na sala pode estar manifestando sua inteligência linguística, que é importante para os pais dominarem as novas tecnologias para acompanharem seus filhos. O relacionamento entre a família e a escola tem sido, de ambos os lados, uma relação de desconfiança, cobranças e acusações. Muitas vezes as famílias demonstram apatia e até mesmo revolta. As escolas colocam sobre a responsabilidade das famílias todos os problemas apresentados pelos educandos seja de educação, indisciplina, relacionamento ou aprendizagem. As famílias esperam das escolas que preparem seus filhos para o vestibular, para o exercício de uma profissão e até mesmo tarefas que ultrapassam o seu papel principal. Conclui-se que família e escola marcam a existência e são pontos de apoio e sustentação ao ser humano. Quanto melhor for a parceria entre ambas, mais positivos e significativos serão os resultados na formação do ser humano. A participação dos pais na educação formal dos filhos deve ser constante e consciente pois a vida familiar e a escolar acontecem ao mesmo tempo e se complementam. A família deve continuar valorizando e confiando na escola do mesmo modo que a escola deve respeitar as orientações, os valores e o modo de ser e agir da família. O que se propõe e que ambas, lado a lado, busquem o melhor caminho em benefício do educando. “A missão da ESCOLA é oferecer educação integral, de alta qualidade, contribuindo para a formação de pessoas éticas, críticas, autônomas, solidárias e responsáveis, capazes de uma melhor integração em todos os domínios, melhorando a realidade social, para que a sociedade se torne mais justa, democrática e feliz. Utilizar-se-á de técnicas e formas criativas e facilitadoras do processo ensino-aprendizagem, aplicando-se práticas baseadas em pesquisas atuais sobre o aprendizado (o funcionamento do cérebro humano) e, onde todos se empenham, dando prioridade absoluta, no atendimento às necessidades, interesses e expectativa dos educandos, de suas famílias e da comunidade que está inserida”. (Proposta Pedagógica, Escola NOVO CAMINHAR, 2001, p. 4 e 5) A escola que reconhece a importância e necessidade de se trabalhar “de braços dados” com a família e abre suas portas para toda a comunidade, consegue melhorias para o bem comum, em relação às demais. Família e escola são pontos de apoio e sustentação ao ser humano; são marcos de referência existencial. Quanto melhor for a parceria entre ambas, mais positivos e significativos serão os resultados na formação do sujeito. A participação dos pais na educação formal dos filhos deve ser constante e consciente. Vida familiar e vida escolar são simultâneas e complementares. Fonte: Monografia: Parceria Família X Escola Autor: Antonio Arcanjo de Morais Silva Trabalho monográfico apresentado como requisito parcial para obtenção do Grau de Bacharel em Pedagogia, realizado durante o estágio e com embasamento na realidade da Escola NOVO CAMINHAR, Ceilândia-DF, Brasil

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