segunda-feira, 28 de abril de 2025

28/04: Dia da Educação

EDUCAÇÃO, EDUCAR... A educação é fundamental como direito e essencial para o desenvolvimento. Partindo desta constatação tudo advirá: a justiça, a paz, o amor, o crescimento dos seres humanos e nações. Para expandir-se, tal constatação é essencial ter quem a faça, quem viva a educação como missão! Frente aos desafios que enfrentam os educadores são os protagonistas que com seu trabalho cotidiano, buscam constantemente acrescentar melhorias ao que já faz na busca da realização do sonho da escola ideal! Independente de se conviver com dificuldades, de se vivenciar degradação e deficiência de valores e bons princípios, as pessoas demonstram sede de saber. Nota-se, por exemplo, que os adolescentes em conflito com a lei que cumprem medidas socioeducativas na Unidade de Internação de Saída Sistemática – UNISS do Distrito Federal onde as ações possuem caráter predominantemente educativo ao invés de punitivo, a alegria demonstrada pelos que dali se ausenta para estudarem fora da Unidade. É a união de todos, famílias, instituições, governantes e governados na busca da melhoria contínua por todos os meios, utilizando-se do modo mais eficaz possível os instrumentos que a tecnologia oferece para realizar suas atividades, que faz a diferença, educando para a construção do bem comum, pois assim como o corpo é um só e tem muitos membros, e todos os muitos membros do corpo, constituem um só corpo, assim também é a vida em comunidade. Os governantes, as instituições e as pessoas precisam estar conscientizados de que educar é responsabilidade também de todos, pois todas as atividades estão conectadas. Mesmo que alguns digam e sintam fora do processo, nem por isso deixara de ter sua função e ser também responsável, pois independe da vontade pertencer ao todo. É por isso que cada um é único e diferente, cada indivíduo tem sua função. Como pode, por exemplo, uma mão dispensar a ajuda do olho? Fará muita falta... A participação de todos e cada um é necessária por mais frágil que possa parecer, quer estejam às vistas ou escondidos, quer sejam grandes ou pequenos a importância é inegável. Os que parecem ser menos honrosos são necessários e de suma importância, e o sofrimento do menor dos membros afeta o corpo todo. Cada ser humano com a(s) sua(s) inteligência(a) que sobressai(em) quer seja lógico-matemática, interpessoal, naturalista, linguística, musical, espacial, intrapessoal, corporal-cinestésica, existencial são capazes de participar do processo educativo com atos, palavras ou exemplos. Todas as crianças e jovens possuem potenciais que poderão ser ativados ou ignorados, dependendo dos valores de uma cultura específica, das oportunidades disponíveis nessa cultura e das decisões pessoais tomadas por indivíduos e/ou suas famílias, seus professores, os representantes políticos e toda a comunidade. FALANDO DE EDUCAÇÃO Refletindo sobre o que já fiz nesta vida cheguei à conclusão que faltava algo. Palavras de Jesus ficaram ecoando em meu cérebro - Mateus 25:35-36 e 45- 35Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; 36necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram'. 45Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Por acaso o Coordenador da Pastoral Carcerária estava bem próximo. (As pastorais são atividades organizadas pela Igreja para cumprir sua missão de evangelização e cuidado com as pessoas). Resolvi participar. Muito do que eu ouvi de menores apreendidos era estarrecedor e me deixava perplexa. “Na maioria dos casos, foi um rompante que os levou a atravessar o limite da lei para comprometer sua liberdade: 72,3% dos jovens internados ouvidos declararam praticar o ato sem planejar. Destes, 52,4% disseram que agiram por impulso. E em 50,5% dos casos, eles afirmam ter utilizado drogas ou álcool antes de cometer o ato infracional”. https://oglobo.globo.com/rio/noventa-por-cento-dos-jovens-internados-em-unidades-socioeducativas-do-rj-tem-mais-de-uma-passagem-pelo-sistema-24053107 Embora tudo o que a gente falasse com eles, tinham uma defesa ou um questionamento como: - Para que estudar? Quanta gente estuda e não consegue nada. Além disso nunca assume a culpa que é da mãe, da sociedade, do governo. Mesmo assim eu insistia em falar da importância do aprender: chances de trabalho e melhoramento da qualidade de vida, desenvolvimento pessoal e social, maiores chances de conseguir empregos bem remunerados, maior estabilidade financeira e colabora para o desenvolvimento do pensamento crítico e resolução de problemas. Além disso, a educação permite o aumento da autoestima, melhor compreensão e possibilidade de se tornar agentes de mudança na sociedade. É uma Riqueza que ninguém pode nos tirar. Certo dia, quando cheguei para a visita, um deles, saltou da parte de cima do beliche me mostrando o crachá e repetia: - Fui eu você viu? Saí na TV. Você fala tanto em estudar e eu passei no vestibular... Fiquei emocionada e muito feliz. Um adolescente que estava ao lado me disse: - Estudar para que? Por acaso você estuda? Todo dia respondi, e acabei de fazer O "Curso Fé na Prevenção" para obter maior conhecimento sobre uso de drogas e outros comportamentos que possam colocar em risco a saúde e o bem-estar. Ele imediatamente de forma sarcástica me disse: - Para entender de droga ninguém precisa estudar... - Ah É? Respondi. – Você sabe que álcool: provoca cirrose hepática, distúrbios mentais e comportamentais; Maconha: gera problemas respiratórios, agrava quadro em transtornos psicóticos e contém substâncias cancerígena. Crack: impacta negativamente o sistema nervoso central e cardíaco. Cocaína: causa danos ao sistema cardiovascular. Assim, o dependente pode ficar paralítico e até mesmo, (Falei devagar e com muita ênfase) impotente. Ele se assustou, pareceu em estado de choque temporário, abriu a boca tampando-a com a mão, arregalou os olhos e nada respondeu.

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https://youtu.be/fkvoT-YSQTA