sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023
A MAGIA DA GRATIDÃO
Quanto mais quantidade de gratidão se emite, mais o coração e a mente se abrem, como um sortilégio para que a vida se transforme e atraia melhorias para quem se sente grato e se irradia para todos, como um canal de ilimitadas benesses. Ocorrem como respostas, curas físicas e mentais, afastamentos de medos e outras dificuldades da vida abrindo portas com melhorias em todos os aspectos, com descobertas para a solução de problemas e paz infinita.
Os cientistas Newton e Einstein acreditavam que se todos cientistas seguissem os caminhos que eles trilharam, os problemas seriam superados, o entrosamento, o desenvolvimento, novas e úteis descobertas ocorreriam e a melhoria seria contínua e sem limites. Descobertas úteis na física, mecânica quântica, medicina, psicologia e outras transformariam a vida, a harmonia seria uma constante, guerras seriam banidas reinando a cultura de paz para o mundo. Sonhavam com um futuro em que os líderes das nações seriam as pessoas mais gratas e receberiam gratidão que provocaria riqueza e prosperidade, as doenças diminuiriam, empresas seriam bem-sucedidas com intensificação de produções. Como consequência do poder mágico da gratidão, felicidade, riqueza e paz dominariam a terra. Atualmente, pessoas que descobrem o poder da gratidão acreditam que o agradecimento ocorrerá no mundo e irá saturar o planeta com sua magia e todos os sonhos se tornarão realidade. Assim, quando a vida apresentar desafios, um dos caminhos são palavras mágicas emitidas para a mente, sentidas no coração que trarão a abundância para uma vida de felicidade.
Ideias contida no livro e filme O SEGREDO que vem infundindo um movimento global. “O que está em cima é como o que está embaixo. O que está dentro é como o que está fora”. Tabua de Esmeraldas cerca de 3000 a.C. No início deste século, o livro e palestra foi uma revolução sobre o que realmente determina a nossa capacidade de ser saudável ou doentes. E também como somos cocriadores de nós mesmos! Uma leitura para quem ainda tem alguma dúvida sobre quem realmente somos!
Bruce H. Lipton tinha sete anos quando pela primeira vez pôs os olhos num microscópio. Foi amor à primeira vista. Anos mais tarde, já professor de Medicina na Universidade do Wisconsin, sentiu esmorecer a sua paixão pela vida das células: o pai tinha morrido, ele estava a divorciar-se e não progredia nas investigações... foi o melhor que lhe aconteceu. Farto de tudo, tirou um ano sabático e foi dar aulas numa pequena universidade na ilha de Montserrat, nas Caraíbas. Naquele cenário paradisíaco foi capaz, finalmente, de relaxar e pensar. Teve então uma epifania e fez a descoberta que viria a mudar o mundo da Biologia: nem os genes nem o DNA controlam o nosso corpo; antes pelo contrário, o comportamento das nossas células é controlado por sinais exteriores à própria célula – incluindo as mensagens energéticas que emanam dos nossos pensamentos. A descoberta, fundamental para a Epigenética, ocuparia toda a sua vida a partir daquele momento. As implicações são extraordinárias a todos os níveis. Ou seja, os nossos pensamentos e ações podem mudar a essência do ser humano – temos o poder de alterar o que julgávamos impossível: o nosso próprio DNA. Obra absolutamente pioneira e um best-seller desde a sua publicação: A Biologia da Crença. Visualizo, em todo o universo, uma pré-matéria que quando alcançada pela energia do pensamento, carregada de emoção, de anseios, se transforma em coisas, qualquer coisa.
terça-feira, 14 de fevereiro de 2023
Saúde e Produtividade
Quero saber como melhorar minha saúde e produtividade e começo com um cientista que foi do mecanicismo para uma teoria sobre a onda do pensamento ser o principal fator da saúde: Bruce Lipton e a Biologia da Crença.
Embora a Biologia da Crença seja uma hipótese controversa e ainda não totalmente validada, quero começar sem medo (já que o autor defende que o medo seria o principal que afeta a saúde). Por isso, neste texto segue alguns indicadores que sugerem que essa teoria anti-newtoniana pode ser apoiada por evidências. Aqui estão alguns pontos que podem indicar a potencial verdade da teoria:
1- Pesquisa emergente: Embora a Biologia da Crença seja uma hipótese relativamente nova, há algumas pesquisas emergentes que apoiam a ideia de que nossos pensamentos e emoções podem impactar nossa biologia. Por exemplo, a pesquisa mostrou que o estresse pode afetar nosso sistema imunológico e que práticas como meditação e atenção plena podem ter efeitos positivos em nossa saúde física e mental.
2- Epigenética: A Biologia da Crença é baseada em parte no conceito de epigenética, que é o estudo das mudanças na expressão gênica que não são causadas por mudanças na sequência do DNA. Há evidências que sugerem que nosso ambiente e experiências podem afetar nossos marcadores epigenéticos, que por sua vez podem afetar nossa saúde e bem-estar.
3- Efeito placebo: O efeito placebo é um fenômeno bem documentado no qual a crença de uma pessoa em um tratamento pode levar a uma melhora mensurável em sua saúde. Embora os mecanismos exatos do efeito placebo não sejam totalmente compreendidos, isso sugere que nossas crenças e percepções podem afetar nossa biologia.
4- Intervenções mente-corpo: há algumas evidências que sugerem que intervenções mente-corpo, como terapia cognitivo-comportamental e redução do estresse baseada em mindfulness, podem ter efeitos positivos em nossa saúde e bem-estar. Embora os mecanismos exatos dessas intervenções não sejam totalmente compreendidos, eles sugerem que nossos pensamentos e emoções podem afetar nossa biologia.
Por um lado, o autor nos coloca como vítimas do meio e por outro lado responsáveis por quem somos. Em conjunto ele usa uma analogia que um corpo é uma cidade e que a consciência pode governá-lo bem ou mal. Além disso, a capacidade dessa consciência de governar depende principalmente do meio. Pode parecer um tanto contraditório, mas Lipton nos diz que poderíamos controlar esse meio de formas não muito complexas e sermos melhores e mais saudáveis.
No entanto, necessitaria testar seus métodos com grupos de pessoas para definir consciência e o poder que uma pessoa tem para governar sua cidade. No próximo texto quero explorar indicativos que diminui a probabilidade de uma pessoa governar sua cidade.
Desta maneira eu quero buscar um olhar crítico e avaliar as evidências disponíveis. Embora a Biologia da Crença ainda não seja totalmente validada pela pesquisa científica, ela gerou discussões importantes sobre a conexão mente-corpo e o potencial para uma abordagem mais holística da saúde e do bem-estar. Gabriel de Siqueira Brito – Educador Físico e Neurocientista
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023
Qualidade de Vida, Saúde Mental e Felicidade
Essa é uma série de textos em que quero expor o que encontrei de mais racional para melhora da qualidade de vida, saúde mental e felicidade (eudemonia). Com o objetivo de buscar contradições e erros com o público.
E, não parece muito fácil isso de buscar felicidade, por onde começar? Filosofia? psicólogos? Tem muita proposta na internet, não? Para exagerar eu encontro propostas de felicidade como: “Com o coaching científico zoológico... você vai encontrar o pinhão da frequência da polenta dentro do seu “MINDSET” e hackear seu código genético espiritual…” Que terminam com: “para ficar rico em um mês… pagando 37 euros…”. Ou seja, que eu não entendo uma polenta (nada) de como pode funcionar ou como realmente seria o mais científico que está disponível no entanto que usam palavras supostamente cientificas e de moda como MINDSET em vez de mentalidade ou citam física quântica.
Pela quantidade de informação e falta de método, pode ser difícil e caro buscar felicidade e saúde física e mental. Mesmo porque tudo se diz científico! Mas, quão científico é? Existem níveis de ciência? Então me sobrou a opção mais chata, de buscar métodos para diferenciar o que é mais provável do menos provável funcionar com um pouco de metodologia probabilística.
Busco conceitos que poderiam ser mais práticos. Estudos podemos escrever um código e simular em um computador ou escaneiam o processamento no cérebro. Por isso esses textos vão estar principalmente relacionados com a neurociência e a inteligência artificial.
Então nessa serie de textos quero trazer o que encontro de mais novo de forma simples e visual para melhora de saúde física e mental. E, com isso, podemos repassar com os leitores se é o que realmente mais faz sentido.
Gabriel de Siqueira Brito, Educador Físico e Neurocientista com experiência em eventos de aperfeiçoamento e desenvolvimento de pessoas.
Livreto: Era Uma Vez uma Índiazinha
Sonho com uma humanidade
Sem medo do semelhante
Frescor, vento natural, corações, portas e janelas abertas.
Crianças na chuva brincando na enxurrada.
Certeza de poder confiar e abraçar a todos.
Animais, pomar, horta, lindo jardim, dálias e esperanças.
Sonho com a humanidade confiando e acreditando em
seu semelhante
Todos livres como um passarinho
https://drive.google.com/file/d/1WvTDtoO720DTB-achIU5RCyv6jS4I4ie/view?usp=sharing
terça-feira, 31 de janeiro de 2023
Importância do Estudo - Grande Chiquinho
É terrível quando se houve de jovens perguntas como: Estudar para que? Aprender para que? Há, se eles tivessem consciência de que estão jogando fora uma preciosidade, deixando de aproveitar o tempo, as oportunidades, para que se tornem os precursores da melhoria, da paz, de um futuro melhor para a humanidade, pois a educação é a base de tudo e é cada vez maior a necessidade de aprender, de criatividade, de encontrar e criar oportunidades para superar todo e qualquer problema.
No entanto, há uma grande esperança: muitos são os jovens e adolescentes de hoje que estão buscando no caminho pela dedicação ao estudo mudar muitos paradigmas indesejáveis. Um deles é Chiquinho, o grande Francisco que tem um pensamento e atitudes diferentes da maioria. Foi o que pude sentir em uma entrevista com ele.
Francisco convive mais com os avós que com seus pais, aliás mora com eles. Está com 15 anos, idade que em muitas culturas participam, até mesmo, de rituais para entrada na idade adulta, estranhos para muitos. Pode-se até mesmo dizer que as perguntas foram diferentes, foi uma solicitação de concordância. O modo de perguntar foi com intenção de receber dele suas opiniões já que, considerando a fase característica em que vive com alterações em diversos níveis: físico, mental e social que distanciam a maioria, das formas de comportamento e privilégios típicos da infância, e se reveste da aquisição de características e competências para assumir os deveres do adulto. O adolescente é tachado de “ser do contra”, de sempre querer ser diferente...
É fácil perceber como muitos se chateiam de serem chamados por tratamentos que o deixam de identificar. Chiquinho sabe que num primeiro contato ou nos primeiros, principalmente para os que já estão com idade mais avançada, fica mais difícil lembrar o nome. Assim ele nem se importa se o chamarem de jovem, moço, garoto, ou menino... Para uma época onde as pessoas estão com vida cada vez mais longa a compreensão dos mais jovens é algo muito importante.
A adolescência está intimamente ligada à alteração da compreensão do desenvolvimento humano e também à transformação da forma como cada geração se define a si própria. Numa sociedade em que a comunicação é cada vez mais rápida e facilitada, onde os meios cada vez mais influenciam a ganância pelo poder e bens materiais, os mais jovens se consideram diferentes e melhores que os mais vividos, os quais são vítimas, até mesmo, de críticas e deboche. Muitos idosos se sentem deslocados. Nosso protagonista Francisco se diz ser uma pessoa normal como as outras. Gosta de futebol, internet, da família e amigos.
Em outubro se comemora o dia do professor. Desta profissão todos dependem ou, pelo menos deveriam passar pelo seu convívio, pela sua orientação. É muito triste quando se percebe que grande parte destes profissionais estão decepcionados, se sentindo desvalorizados e até mesmo, vítimas de agressões pelos educandos. Pessoalmente, acredito que a culpa é sempre do educador. Falta-lhe atualização, autoestima, sentimento de solidariedade. Usam métodos e técnicas arcaicos, ultrapassados, culpam aos outros que o desvalorizam. Muitos esquecem a importância da afetividade nas inter-relações e na construção do conhecimento que só ocorre se houver o desejo que brota da simpatia, pois o ser humano é movido pelo amor. Como disse o filósofo e economista inglês, John Stuart Mill: "É impossível que ocorram grandes transformações positivas no destino da humanidade se não houver uma mudança de peso na estrutura básica de seu modo de pensar."
Numa audiência, em que eu, que era Diretora de uma escola fui assaltada, o Promotor de Justiça me tachou de ser idealista, de fantasiar ao imaginar que a educação é a prevenção para todos os males e também é o antídoto para os comportamentos e atitudes indesejáveis já alojados, quando se instala o vício como uma força ativa em oposição a virtude. O mal que se opõe a inteligência, superando o bem, surge nos seres humanos, quando encontra espaço para isto. Parece que, atualmente, no vazio de pensamento, de raciocínio, de análise para se produzir conhecimentos o mal se torna algo banal.
Felizmente, muitos, pensam diferente: A opinião de Francisco quanto as questões a seguir foram:
o Hoje quem não possui uma formação básica não arruma emprego.
o No mundo de hoje, quem não estuda não possui uma vida boa.
o Muitos professores passam muito conteúdo sem nenhuma qualidade e o estudante acaba não aprendendo nada.
o Sem conhecimento como você vai realizar o sonho ou ajudar outras pessoas a realizarem os seus?
o O supletivo é uma forma de a pessoa recuperar o ano que perdeu sem praticamente estudar, pois, as provas são de múltipla escolha ou certo e errado e pode repetir a prova quantas vezes quiser. Ou seja, você sai do supletivo do mesmo jeito que entrou, sem aprender quase nada.
O ser humano em formação mais que outros, necessita afeto, carinho e atenção que são importantes na formação do sujeito ético, moral e também espiritual. A educação moral e religiosa favorece e ajuda a enriquecer a personalidade e o caráter facilitando o conhecer-se, o vencer-se e o exercitar-se. Assim a educação deve propiciar a unidade com Deus por meio do desenvolvimento espiritual para que o ser humano seja semeador da paz, do amor e da esperança.
A convivência deve oportunizar circunstâncias para que o ser humano crie valores capazes de levá-lo a ação adequada a ter espírito de disciplina, a fazer bem o que se tem que fazer alimentando assim um grande, alto e nobre ideal pois trabalhar a transcendentalidade é uma das receitas que muito ajudam na educação da vontade e na construção da felicidade. Ao ser perguntado sobre religião Chiquinho respondeu: Sou católico. Porque minha família tem uma influência forte do catolicismo e eu me interesso muito pela religião.
Francisco, você que tem o nome de um grande santo que tanto bem fez a humanidade e que tantos seguidores continuam seu ideal, seja sempre abençoado. Seja feliz, honesto e sincero, jamais deixe os estudos em segundo plano. Tenho certeza que sua família irá sempre se orgulhar de você.
sexta-feira, 27 de janeiro de 2023
MAGIA DA GRATIDÃO
Quanto mais quantidade de gratidão se emite, mais o coração e a mente se abrem, como um feitiço para que a vida se transforme e atraia melhorias para quem se sente grato e se irradia para todos, como um canal de ilimitadas benesses. Ocorrem como respostas, curas físicas e mentais, afastamentos de medos e outras dificuldades da vida abrindo portas com melhorias em todos os aspectos, com descobertas para a solução de problemas e paz infinita. Os cientistas Newton e Einstein acreditavam que se todos cientistas seguissem os caminhos que eles trilharam, os problemas seriam superados, o entrosamento, o desenvolvimento, novas e úteis descobertas ocorreriam e a melhoria seria contínua e sem limites com melhoria contínua. Descobertas úteis na física, mecânica quântica, medicina, psicologia e outras transformariam a vida, a harmonia seria uma constante, guerras seriam banidas reinando a cultura de paz para o mundo. Sonhavam com um futuro em que os líderes das nações seriam e pessoas mais gratas e receberiam gratidão que provocaria riqueza e prosperidade, as doenças diminuiriam, empresas seriam bem-sucedidas com intensificação de produções. Como consequência do poder mágico da gratidão, felicidade, riqueza e paz dominariam a terra. Atualmente, pessoas que descobrem o poder da gratidão acreditam que o agradecimento ocorrerá no mundo e irá saturar o planeta com sua magia e todos os sonhos se tornarão realidade. Assim, quando a vida apresentar desafios, um dos caminhos são palavras mágicas emitidas para a mente, sentidas no coração que trarão a abundância para uma vida de felicidade. Ideias contida no livro e filme O SEGREDO que vem infundindo um movimento global. “O que está em cima é como o que está embaixo. O que está dentro é como o que está fora”. Tabua de Esmeraldas cerca de 3000 a.C.
No início deste século, o livro e palestra A Biologia da Crença, de Bruce H. Lipton apresenta uma revolução demonstração cientificamente o que produz a capacidade de ter saúde ou doença, bem como, demonstra que somos cocriadores de tudo! Bruce H. Lipton demonstra que nem os genes nem o ADN controlam nosso corpo; o comportamento das nossas células é controlado por sinais exteriores – os efeitos das mensagens energéticas que emanam dos pensamentos podem mudar a essência humana – temos o poder de alterar o que é, para muitos, impossível: o nosso DNA. Ambos, disponível em videobook.
domingo, 15 de janeiro de 2023
CRIATIVIDADE NA ESCOLA
A criatividade é indispensável na prática educacional. É um objetivo que o educador deve ter em mente ao planejar qualquer atividade do currículo. Isso porque a criatividade está presente em toda atividade que a criança realiza e não somente nas atividades que comumente são chamadas de “artes plásticas”. Nesse sentido, a criança poderá demonstrar sua criatividade tanto nas situações que envolvem aquisição do conhecimento físico ou lógico-matemático, quanto nas situações em que faz uma modelagem ou uma pintura.
A atividade criadora implica que o sujeito faça algo novo para ele, relacionando à sua maneira as coisas que antes não estavam relacionadas. Portanto, pode-se afirmar que a aquisição da noção de conservação é também um ato criador. Para que a criança chegue à noção de conservação é preciso que relacione de uma nova maneira os dados que tem ao seu dispor. Ela passa a admitir a conservação observando os mesmos dados que a levaram a negá-la anteriormente. É a maneira nova de relacionar os dados que permite à criança compreender a conservação. Relacionar os dados de uma maneira nova é um ato criador. O produto deste ato, nesse caso, a conservação, é algo inteiramente novo para ela.
A criatividade é estimulada quando:
O ambiente escolar é estimulante e o clima da sala de aula é isento de tensões
A criança é encorajada a ser independente, a ter iniciativa própria e a atender seus interesses
A criança é encorajada a dizer exatamente o que pensa sobre as coisas e a ter ideias novas.
As respostas da criança, mesmo as falsas, são aceitas pelo educador.
A criança é encorajada a inventar novas regra para os seus jogos.
As crianças têm oportunidade de jogar ou trabalhar em grupo.
Criança é encorajada a dar várias respostas a uma mesma situação-problema.
Os conteúdos e as atividades do programa interessam a criança.
São criadas situações propícias para a descoberta ou reinvenção.
A criança tem oportunidade de manifestar o seu pensamento através de gestos, desenhos, modelos, construções etc... MAMÃE BAVA... Os aprontamentos de meu filho Gabriel, sua criatividade, sua iniciativa, estão escritas com o título UM MENINO E TANTO https://rosacriarecriar.blogspot.com/2020/06/um-menino-e-tanto.html. Bem como, com o mesmo título, no livro CRÔNICAS VIVIDAS no blog rosacriarecriar.blogspot.com/.
Etapas da Criatividade:
Preparação – define-se o problema e apresenta o desafio
Incubação – lança-se o problema para que se desenvolva na mente. Quem não consegue resolver pode passar até dias pensando.
Iluminação – as ideias começam a surgir borbulhando
Verificação – constatação se a ideia resolverá o problema
Aplicação – executam-se os processos que conduzem a solução
No caso da escola podemos resumir:
Familiarização com o problema – questionamentos – compreensão do problema
A Incubação também chamada de ruminação – surgimento das ideias
Se “transpira” – pensa-se estar perdendo tempo na análise das ideias para concluir qual será aproveitada. Analisa-se os “pontos fracos” as alternativas
Relaxamento – físico e mental – a solução aparecerá em momentos de calma e até mesmo de sono
Iluminação que os adolescentes chamam de “sacação” ou “bolação” “tá ligado” – aciona-se o pensamento usando-se o potencial para gerar ideias. Às vezes se pensa estar “andando em círculos”
Desenvolvimento e concretização
Todos os descobridores como Tomaz Edison quando inventou a lâmpada elétrica e Alexander Fleming que percebeu ser o fungo o assassino das bactérias empreenderam grandes esforços criativos.
Ao se lançar um problema, deve-se orientar os educandos de que a pesquisa deverá ser feita de forma meticulosa; pesquisas em livros, artigos em revistas ou jornais, entrevistas etc.
O educando deve acreditar e confiar de que é capaz de encontrar a melhor solução.
Para que a incubação conduza a solução de forma eficiente, lança-se o problema e o lado esquerdo do cérebro com a devida permissão, relaxa-se e lança-se na fase do “não fazer nada” em atividades relaxantes, até a iluminação. As ideias que surgem devem ser registradas a medida que forem ocorrendo.
Quando temos um problema a resolver devemos abandonar os pensamentos negativos buscando algo positivo, mudando-se o enfoque, pensando mais na solução do que no problema, como por exemplo, planejar um ambiente com aulas mais excitantes e com maior poder de retenção:
O que está no meu controle?
O que posso fazer para aumentar a eficiência e a eficácia?
A procura de soluções criativas é espontânea?
Imagine qual a imagem que quer que os educandos levem de você como professor, o que pode fazer para merecer ser escolhido para paraninfo, patrono ou receber homenagens de seus alunos. Quando você muda a forma de pensar muda a forma de agir. Se você passa a maior parte do seu tempo dentro de uma sala de aula esquecendo-se do mundo lá fora, o mundo real que tipo de professor é você?
V - Relação criatividade-ensino – sugestões - praticar – ARCO IRIS DO SABER
1. Brincar com pensamentos e com ideias:
Peçam aos educandos que formem imagens mentais e as desenhe.
2. Use analogias e metáforas (semelhanças e comparações)
Escolha duas pessoas para descrever as semelhanças e diferenças.
3. Exercite a imaginação e a fantasia na resolução de qualquer problema:
Escreva uma receita de bolo com as qualidades de seus colegas.
4. Como seria a escola se todos fôssemos surdos?
5. Como seria um jardim se as plantas falassem?
6. O que você mudaria na sua escola se tivesse uma varinha mágica?
7. Explore a Língua Portuguesa brincando com as palavras, explore os erros sem crítica, se o educando escreve lobo mal, com “l” ou ora sem o “h” qual será sua atitude/
8. Explore os contos de fadas: misture-os, troque o final, imagine um dos personagens contando a
Estória e “puxando a brasa para a sua sardinha”. Escolha um personagem “vilão” conhecido e conte o que realmente sucedeu na estória.
9. Peça aos educandos para contarem a História do Brasil ou Geral como se eles fossem os personagens. Peça-os, para escreverem colocando-se no lugar de Pero Vaz de Caminha.
10. Transforme as Regiões Administrativas (Cidades Satélites), o lago Paranoá, os monumentos do DF, em personagens e invente uma estória. Além de trabalhar Redação e gramática estarão trabalhando a interdisciplinaridade.
Diga-lhe que o lobo mau está realmente doente e mal da saúde psicológica quando maquina suas maldades. Se aparece “ora” de relógio sem o “h” diga-lhes que o seu relógio ora está adiantado, ora está atrasado, na marcação das horas. Como pode tal acontecer se relógio que atrasa não adianta?
Coloque os educandos em posição confortável e peça-os que imaginem por exemplo uma viagem a uma fazenda, a Beto Carrero Word... o que veem, o que sentem...
Concluindo, construir o conhecimento criativamente é muito simples e divertido. A exigência é de que o professor seja também criativo. Ser criativo é transformar a arte de educar em algo prazeroso, capaz de modificar desde os seres humanos até o próprio mundo.
sexta-feira, 6 de janeiro de 2023
LIVRO MISSOES
SÃO VICENTE DE PAULO PEREGRINO E MISSIONÁRIO, para visita aos Paroquianos nos 40 anos da Paróquia – 2010 a ênfase foi o que consta numa lista dos chamados pecados sociais que foi divulgada, em 2009, no jornal da Santa Sé, L’Osservatore Romano: • Poluição ambiental; • Manipulação genética; • Acumulação de riqueza excessiva; • Geração de pobreza; • Consumo e tráfico de drogas; • Experimentos moralmente discutíveis • Violação de direitos fundamentais da natureza humana. Ir até: https://drive.google.com/file/d/1DiGVQMPid933f_fU_MLE9G47_Mcc49h3/view?usp=share_link
sábado, 31 de dezembro de 2022
Feliz Ano-Novo!
Ano-Novo nos instiga a renovação. A pandemia nos forçou a comemorar a data de forma bem diferente. Será que a pandemia nos mudou? O que aprendemos vivenciando algo tão inesperado? O que é realmente mais importante, a saúde e tranquilidade ou a confraternização? Será que o isolamento nos fez refletir sobre o que realmente importa?
Esta data de confraternização universal certamente será diferente do que vivenciamos nos últimos 3 anos. Mais aglomerações, mais viagens, mais encontros e abraços físicos de "Feliz Ano-Novo". Os desafios do “novo normal” com enormes lições, como valorizar os que gostamos e se alegrar com maior presença de nossos entes queridos. A pandemia nos lembrou que necessitamos uns dos outros, nos mostrou como a fragilidade coletiva atinge a todos e nos possibilitou inovar nas formas de estar presente na vida das pessoas.
Mesmo que continuemos longe é momento de celebrar e agradecer pela vida. Que a esperança aumente em nosso interior e nos faça acreditar em um novo tempo de saúde, paz e amor. Que tantos sentimentos e atos bons, como a solidariedade, a união, a colaboração, o voluntariado, a beneficência, as orações, tão presentes nesta época do ano continuem pelo resto de nossas vidas!
A Associação JACOMINESP deseja a todos um afortunado Ano Novo de muita paz e realizações.
Assinar:
Postagens (Atom)
5 de agosto - Dia Nacional da Saúde
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como: “Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausê...

-
Por que teatro? Porque é uma das mais extraordinárias formas de construir conhecimentos de fixar saberes. Os missionários católicos já usav...
-
Selecione e ir até: https://drive.google.com/file/d/1dD5khgM7MITK7btisHPu4-UZzqoR5rmC/view?usp=sharing Obs.: alguns capítulos em vídeos -...
-
Todos nós vivemos momentos inesquecíveis. Resolvi escrever parte do que vivi, algumas passagens são hilariantes. Todos nós precisamos apren...