quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Homenagem a Joaquim Roriz

São Francisco de Assis escreveu assim: “Louvado Sejas Meu Senhor por nossa irmã a morte corporal da qual homem algum pode escapar…” Hoje, como coroamento de sua caminhada, parte Joaquim Roriz. Sua existência pautada pela empatia deixa uma história com síntese positiva. É inegável que deixa saudades em milhares de pessoas: amigos, parentes, família, que hoje lamentam a sua partida choram ao despedir-se de um ser humano que marcou a história de muitos. Hoje em Brasília está faltando ele, um de seus cidadãos honorários e, como na canção do Sérgio bandolim: “...e nos seus olhos era tanto brilho... Eu fiquei sua fã…” Joaquim Roriz também atravessou o calvário da doença. O sofrimento para nós é carregado de mistério, difícil de aceitar, difícil de suportar, especialmente, quando vivido na vida dos que estão próximos, na própria história. Certamente, em especial para a família de Roriz, seus corações foram cortados por terríveis dores ao perceber que ele se deparava com a proximidade certa da morte. Sabem porque fiquei sua fã? Em 1988, eu, como pequena empresária, contrai uma dívida para construção de uma escola. Naquela época eu ficava sem entender as políticas sociais vigentes. Algumas pessoas recusaram emprego na citada escola dizendo que se fossem contratadas perderiam os benefícios governamentais. Sem condições de arcar com o contrato bancário a dívida quase me levou ao desespero. Resolvi solicitar a ajuda do Governador que era muito querido no local. Em frente a escola havia uma invasão e ele esteve lá abraçando as pessoas. Eu e meu sócio resolvemos escrever uma carta solicitando sua intervenção para renegociação da dívida. algum tempo depois comparecemos a uma reunião com ele num setor nobre de Brasília. Foi aí que seu discurso me encantou. Ele disse saber muito bem a necessidade de criar empregos para dar mais dignidade às pessoas mas, enquanto lutava para isso, daria alimento as crianças. Disse que prometeu a Maria, mãe de Jesus, que as crianças teriam alimentação adequada em seu governo. Citou como grande crueldade crianças que careciam de pão pela manhã. Ao descer do palanque resolvi mostrar o símbolo da escola na camiseta que usava e me dirigi a ele dizendo: - Governador a escola! Ele me olhou carinhosamente dizendo: - Eu me lembro, do financiamento! Meu coração disparou. Como um governador com centenas de assuntos a tratar e problemas a resolver pode se lembrar de um assunto individual que soube por uma carta???!!! Fez sinal para me aproximar, abraçou-me com afeto, chamou seu Secretário Particular e disse a ele. Dá seu celular para ela vamos ajudá-la a renegociar a dívida. O que sei é que a dívida foi renegociada baixando 44% do valor, vendemos a escola recebendo o que havíamos investido, o comprador assumiu a dívida e a quitou. Obrigada Joaquim Roriz! Espero que esteja se divertindo junto a Dom Juvenal Roriz um ser humano alegre, inteligente, expansivo, irreverente, brincalhão, que gostava de aprontar molecagens com as quais se divertia, dando boas risadas ao contá-las e que muito me ajudou na adolescência. i

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...