quarta-feira, 19 de setembro de 2018

DIA DA ÁRVORE - 21 DE SETEMBRO

Na minha infância e adolescência eu gostava muito de ler livros de ficção científica e algo que muito me preocupou foi um dia em que li: ”Em poucas dezenas de anos, as crianças perguntarão a seus pais: - O que é uma árvore?” Fiquei imaginando que o mundo iria ficar muito triste e feio sem o verde das Árvores e, principalmente, o que será o alimento dos animais abrangendo as pessoas sem as plantas? Será que os animais, incluindo os humanos passarão a produzir o seu próprio alimento por meio de Fotossíntese como as plantas, algas e algumas bactérias com o auxílio da luz do Sol? O sangue então será a Clorofila e todos ficarão verdes. Como absorverão sais minerais? Gás carbônico haverá muito. Como sempre fui doceira imaginava ser bom ser clorofilada produzindo glicose. Mas foram as plantas que tornaram o nosso planeta habitável absorvendo o Dióxido de Carbono enchendo a atmosfera de Oxigênio (O2) para respirarmos. Atualmente, estamos aquecendo a Terra produzindo CO2, excessivamente, principalmente com a queima dos combustíveis fósseis que está se tornando o cobertor que aquece o planeta causando o efeito estufa. Por este motivo é que devemos comemorar o dia da árvore aumentando o número delas, plantando e cuidando de tais preciosidades sob pena de sermos nós também, extintos. Considerando que "Falar é mais fácil que fazer" resolvi plantar árvores no espaço público em frente a minha casa regando com água reaproveitada. Do outro lado do asfalto começou a surgir montes de terra evidenciando formigueiros. Nunca imaginei que tais trabalhadoras pudessem atravessar a pista e chegar até meu canteiro. Estava planejando fotografar uma linda arvorezinha para publicar a foto no dia da árvore. Na manhã do dia 21 de agosto aquela colônia me surpreendeu com o inesperado, cortaram todas as folhas de minha árvore deixando-a como um esqueleto e em todo o canteiro quase todas as folhas desapareceram. Estão tentando se recuperarem.

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...