domingo, 16 de setembro de 2018
O QUE É INTELIGÊNCIA?
Desde que fui nomeada professora, aos treze anos de idade, ao observar como ocorriam os processos individuais de aprendizagem eu já ficava inquieta com a tal inteligência. O conceito era que os bons comunicadores e os que demonstravam ter boa lógica Matemática eram os inteligentes.
Quão diferentes em todos os aspectos são os humanos! Independentemente da discussão acerca do termo inteligência, os sujeitos abrangidos no processo de ensino aprendizagem diferem entre si. É evidente os diferentes dons. Seria inteligência? As heterogeneidades de habilidades e interesses dos educandos é a maior dificuldade na construção do conhecimento.
Hoje, analisando diferentes conceitos sobre o que é inteligência encontrei a resposta que achei adequada na teoria das Inteligências Múltiplas (IM), de Howard Gardner, para ele a definição de inteligência pode ser definida como uma capacidade cognitiva elevada, ou seja, o que cada um tem, particularmente, para decifrar os estímulos do ambiente decidindo o próprio comportamento. São as habilidades mentais e cerebrais imprescindíveis para a aquisição de conhecimento sobre o mundo tais como linguagem, pensamento, memória, raciocínio, capacidade de resolução de problemas e criatividade. Para tanto, se faz necessário o aprendizado constante e crescente. Daí a importância de sempre buscar novos conhecimentos e aceitar desafios para que a mente se mantenha reorganizando as informações inferindo novos conhecimentos. Em síntese é a competência de elaborar produtos e solucionar problemas considerados importantes em uma civilização ou ambiente. Ele concluiu que o cérebro do ser humano possui nove tipos de inteligência. Porém, a maioria das pessoas possui uma ou duas inteligências mais desenvolvidas. Isto explica porque um indivíduo é muito bom com cálculos matemáticos, porém não tem muita habilidade com expressão artística ou em desenvolvimento de um texto.
Pela minha jornada no campo educacional percebi que as inteligências mais desenvolvidas entre os estudantes são musical, intrapessoal, interpessoal e corporal-cinestésica. As inteligências lógico-matemática, verbal-linguística e naturalística são as habilidades menos desenvolvidas. As habilidades mais valorizadas em nossa sociedade são lógico matemática e verbal-linguística. É claro que as diferenças sociais e culturais influenciam e devem ser consideradas quando se discute inteligência, se em algumas pessoas a genética contribui, ou seja, já nascem com determinadas inteligências, também as experiências vividas contribuem para o desenvolvimento de determinadas inteligências.
As inteligências são:
· Lógica – voltada para conclusões fundamentadas na razão e em dados numéricos. As fórmulas e números são facilmente utilizados pelas pessoas com esta inteligência mais desenvolvida para explicar as coisas. Geralmente fazem cálculos mentais com rapidez.
- Linguística – elevada habilidade para utilizar o linguajar para comunicação e expressão. Quem possui esta inteligência aumentada são bons comunicadores e oradores, e possuem ampla competência para aprender idiomas.
- Corporal – facilidade de utilizar o corpo para se expressar em atividades esportivas e artísticas. Os dançarinos famosos e os campeões de ginástica olímpica, certamente, têm esta inteligência bem ampliada.
- Naturalista – para os naturalistas a compreensão e a análise dos fenômenos da natureza são facilitados (físicos, climáticos, astronômicos, químicos, ambientalistas).
- Intrapessoal – pessoas com capacidade de se auto-conhecerem, possuem esta inteligência desenvolvida e facilmente tomam atitudes apropriadas para melhoria de vida fundamentada nestes conhecimentos.
- Interpessoal – inclinação de estabelecer relacionamentos com outras pessoas. Pessoas com esta inteligência facilmente se identificam com a individualidade das outras pessoas. Geralmente são bons líderes e agem espontaneamente em atividades de equipe.
- Espacial – feitos que envolvem movimentos e posicionamento de objetos são as interpretados habilmente por quem tem esta inteligência mais aguçada. Um jogador de futebol talentoso tem esta inteligência acentuada. Consegue com facilidade e rapidez perceber, avaliar e atuar conforme o movimento da bola.
- Musical – inteligência volvida para a interpretação e produção de sons emitidos utilizando-se instrumentos musicais.
- Existencialista – A mais recente das inteligências, alusiva a consciência de si no universo. Competência para ver o todo, mais que a soma das partes. Capacidade de estar bem consigo mesmo e com o mundo.
Assim sendo, pensemos antes de julgar que alguém é inteligente.
E bom sabermos qual a nossa maior inteligência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
09 DE JANEIRO: DIA DO FICO
“O Dia do Fico foi um evento histórico que ocorreu em 9 de janeiro de 1822, quando o Príncipe Dom Pedro I decidiu permanecer no Brasil, con...
-
Por que teatro? Porque é uma das mais extraordinárias formas de construir conhecimentos de fixar saberes. Os missionários católicos já usav...
-
Todos nós vivemos momentos inesquecíveis. Resolvi escrever parte do que vivi, algumas passagens são hilariantes. Todos nós precisamos apren...
-
Selecione e ir até: https://drive.google.com/file/d/1dD5khgM7MITK7btisHPu4-UZzqoR5rmC/view?usp=sharing Obs.: alguns capítulos em vídeos -...
Nenhum comentário:
Postar um comentário