quarta-feira, 18 de março de 2020

NO ISOLAMENTO, BRINCADEIRAS COM BOLA – sugestões – bola com meia

BATATINHA QUENTE Escrever atividades tarefas engraçadas e educativas para serem sorteadas e cumpridas. Exs.: Recitar uma poesia; fazer três alongamentos; ficar como se fosse uma estatua, sendo permitido aos participantes alterar a posição da estátua; imitar três bichos sem rir; dizer de trás para diante os meses do ano; comparar os participantes a um animal, legume ou flor e dizer porquê... Brincadeira tradicional – muito bom para coordenação e despertar a atenção das crianças. Sentadas em círculo, uma com bola na mão, cantam determinando quantas vezes ira repetir a palavra quente: “batatinha quente, quente, quente, quente… queimou!”. No término da música, aquela que estiver ficado com a bola deverá ir para o centro sortear e cumprir uma atividade, conforme pré-estabelecido. PALAVRAS CRUZADAS COM BOLA Escrever separadamente as letras do alfabeto para serem sorteadas. Formando uma roda, os participantes devem sortear uma letra do alfabeto. Após a escolha, elas começaram a arremessar a bola entre si. Para dificultar, a cada arremesso elas devem dizer uma palavra que começa com a letra que escolheram. A cada erro a letra será trocada. Aquelas que forem errando vão saindo da brincadeira, até que reste apenas o ganhador. CACHOLA, CADÊ A BOLA? Sorteie um dos participantes para ser a cachola. Ela estará com a bola, de costas para os demais. Todos contam até três quando ele deverá jogar a bola para trás e para o alto sem se virar ou olhar para onde ela foi. Quem pegar precisa colocá-la atrás do corpo e ficar juntinho dos colegas, na mesma posição para escondê-la. Juntos, eles vão dizer “Cachola, cadê a bola?”. A Cachola vai se virar e tentar descobrir quem está com a bola. Se acertar, quem estiver com a bola será a próxima Cachola. Se errar, a brincadeira se repete com a mesma criança. BASQUETE NO RECIPIENTE – balde, embalagem, caixa, vaso... Uma brincadeira inspirada no basquete. No lugar da tradicional cesta, fixe o recipiente a uma altura, de pelo menos, um metro e meio e defina a distância para o arremessamento e a quantidade de vezes das tentativas de acerto. Em fila, os participantes vão tentando acertar a bola no recipiente. O ganhador será aquele que marcar o maior número de pontos. BOLA AO ALVO Antes de começar a brincadeira, prepare alguns alvos. Pode ser no chão, em paredes ou objetos pendurados, por exemplo, tendo cuidado com a segurança. Em fila diante de cada um dos alvos cada um fará à tentativa. Cada acerto um ponto. Todos tentarão todos os alvos, o que fizer o maior número de pontos vence. QUEIMADA A ‘Queimada’ é uma brincadeira simples e divertida. Divida o grupo em duas equipes e sorteie quem começará o jogo. Um dos participantes tenta acertar a bola em um dos integrantes da outra equipe. Se acertar essa pessoa sai, se a mesma pessoa conseguir segurar a bola sem deixar cair, quem sai é o que jogou. Se a bola cair, antes de acertar a pessoa, ou quicar no chão, a bola passa para a equipe adversária. É preciso demarcar no chão os limites, ninguém pode ultrapassar esses limites fugindo da bola. Essas brincadeiras ajudam a melhorar a coordenação motora e atenção, pode ser feita com pequeno número de criança. O organizador dá os comandos, e as crianças fazem o que ele orienta.

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...