segunda-feira, 16 de março de 2020

Sugestões de jogos de sucatas que auxiliam e desenvolvem o pensamento:

Quebra cabeças que podem ser confeccionados em papelões ou lâminas plásticas recortadas, pequenas caixas que se unem, podendo ser de fósforos, de gelatina, de creme dental, de uma ou mais faces: Jogo da memória com tampas plásticas e figuras coladas; Jogo de associação com figuras coladas em tampas plásticas; Caixas de classificação com embalagens de yogurte, partes inferiores de garrafas, latas, etc.; Coleção de figuras de revistas coladas em papelão e plastificadas – as possibilidades de exploração são inúmeras; Casinhas e móveis construídos de caixas e sucatas diversas – classificar, agrupar, contar ou inventar estórias; Adivinhe o que é? Figuras de objetos, frutas ou animais escondidas em envelopes; Juntar canudinhos de refrigerantes para formar, reproduzir ou criar formas diversas; Jogo da memória com caixinhas iguais unidas formando gavetinhas; Blocos lógicos de papelão para construir figuras; Colocar um objeto dentro de uma caixa. Fazendo perguntas que só podem ser respondidas com sim ou não, adivinhar o que é; Montando gibi e inventando outra estória. Separar e plastificar folhas dos gibis para serem agrupadas, seqüenciadas, etc; Juntar uma quantidade de tampinhas diversas para contar, seqüenciar, construir, acertar o cesto, brincar de escravos de Jó, etc. Ex: Batatinha Quente – Com as crianças sentadas em círculo, distribuir tampinhas de várias cores para uma parte do grupo. As tampinhas serão passadas para o colega da direita e todos repetirão ao mesmo tempo: “Batatinha quente, quente, quente... (de 1 a 10 vezes) queimou...” Quando disser: queimou as tampinhas ficarão onde estiverem. O coordenador terá preparado antecipadamente questões diversas com as cores das tampinhas: ou sobre assuntos estudados, mesclados com atividades do tipo: imitar animais, cantar, rodopiar, rolar, gritar... dependendo do nível da turma. Habilidades Motoras – O desenvolvimento psicomotor pleno, de uma criança, além do desempenho motor, da lateralidade, da estruturação temporal irão necessariamente influenciar em sua qualidade de vida. Vale mencionar a importância de se trabalhar a lateralidade para que a criança tenha facilidade de seguir o sentido da escrita e discriminar letras com formas que se alteram apenas um detalhe (ex.: p, b, d, q).

Nenhum comentário:

SER AMIGO É ACEITAR E COMPREENDER O OUTRO -

17-09 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL Qual será o segredo para uma convivência, um relacionamento feliz, bem-sucedido e duradouro? Sem dúvida ...