sábado, 7 de novembro de 2020

A PERSISTÊNCIA E O INTERESSE DOS ALUNOS - AVALIAÇÃO

A persistência e o interesse, na realização das atividades, são aspectos nos quais os estudantes, desde pequenas, podem refletir. Após cada atividade os estudantes serão incentivados a refletirem como foi o aproveitamento do tempo na realização da tarefa, como foi o comportamento e as atitudes, o que poderia ter feito melhor (que possibilidades perderam), etc.

Além da auto avaliação oral, realizada a cada etapa do trabalho, os estudantes devem ser orientados no sentido de analisarem suas atividades e atitudes procurando desenvolver a autocrítica e colaborar para seu ajustamento  pessoal e social.

Habilidades geniais dos educandos que, muitas vezes, apresentam outras dificuldades:

§  Excelente memória a longo prazo para experiências, lugares e rostos

§  Expressão do pensamento com imagens e sentimentos

§  Facilidade de executar tarefas com ambas as mãos

§  Talento para artes, música, desenho, teatro, esportes.

§  Intuição aguçada, curiosidade e perspicácia.

§  Dificuldades que podem estar impedindo seu desenvolvimento harmoniosos

Na fala:

§  Início tardio da fala

§  Frases gramaticalmente incorretas

§  Dificuldades de colocar o pensamento em palavras

§  Inversão de palavras. Ao invés de dizer: “A grama verde” dizer: “Verde a grama”

§  Inabilidade para se concentrar e compreender o que se ouve

§  Usa frases entrecortadas, balbucia quando está estressado, não pronuncia direito, palavras longas.

Dificuldades na escrita:

§  Dificuldade em formular uma sentença: frases incompletas e incorreções gramaticais

§  Dificuldade de orientação espacial

§  Dificuldade de leitura:

§  Fraca memorização e compreensão precária

§  Problema na identificação dos pontos importantes de uma estória

§  Confusão de palavras e dificuldades de assimilar vocabulário novo

§  Dificuldade Lógico-Matemática:

§  Dificuldade em contagem

§  Imaturidade para abstrair

§  Dificuldade de fixar conceitos

§  Lentidão de raciocínio

Outras características do estudante que podem ser observadas

Desenha bem

É polido

Gosta de ler

É autoritário

É prestativo

Mostra entusiasmo

É autossuficiente

É sincero

Possui estética (admira o belo)

É bem aceito por todos

É tímido

Revela autoestima

É criativo

É vaidoso

Sabe poupar seu material

É crítico

Enturma-se facilmente

Tem empatia

É independente

Fala bem

Zela pelo seu material

É ordeiro

Gosta da natureza

 

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

AUTO AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES

 


É indispensável a auto avaliação dos estudantes, quando se pretende desenvolver a autonomia e o pensamento crítico. Esse procedimento é importante para a formação de pessoas criadoras, críticas e cooperativas. Para que os estudantes sintam-se comprometidos com a realização das atividades, estas serão previamente discutidas com eles, buscando-se a adesão e o comprometimento de cada um.

Assim, definir padrões de qualidade, prazos, quantidade, juntamente com os estudantes, conscientizando-os da importância da tarefa será o primeiro passo para uma plena adesão objetivando alcançar o êxito pretendido.

Durante o planejamento das atividades o professor analisará as seguintes situações limitadoras do desempenho de cada estudante; capacidade individual, quantidade adequada de atividades, qualidade das instalações e equipamentos, material adequado, método e técnica utilizados, e outras, que podem intervir na qualidade da participação de cada estudante, para que o acordo mútuo, entre educador e educando, seja firmado conforme o que cada um pode dar de melhor.

ASPECTOS PARA AUTO AVALIAÇÃO DO EDUCADOR

 


Estas exterioridades e valores foram sugeridos por educadores que participavam em eventos.

Habilidades que devem ser ponderadas:  

Acompanhamento, controle

Cooperação

Organização

Adaptabilidade

Criatividade

Persistência

Administração de conflitos

Cumprimento de normas

Planejamento

Aparência pessoal

Dinamismo

Pontualidade

Assiduidade

Disciplina

Qualidade dos serviços

Atenção

Espírito de equipe

Relacionamento

Autodesenvolvimento

Habilidade de ouvir

Relacionamento interpessoal

Capacidade de decisão

Iniciativa

Responsabilidade

Comunicação

Interesse

Senso de custo

Conhecimento técnico

Liderança

Solução de problemas

Virtudes, qualidades importantes na tarefa de educar:

AMOR

Diplomacia;

Motivação

Alegria;

Disciplina;

Observação;

Ambição;

Discrição;

Paciência;

Arte de saber esperar;

Domínio do conteúdo;

Otimismo;

Assiduidade;

Empatia;

Perseverança;

Autenticidade;

Entusiasmo;

Planejamento;

Autoconfiança;

Equilíbrio emocional;

Pontualidade;

Autocrítica;

Estabilidade;

Preocupação com o futuro;

Boa vontade;

Espírito de continuidade;

Proficiência;

Bom Humor;

Exatidão;

Respeito à individualidade;

Calma;

Flexibilidade;

Saber ouvir;

Capacidade de consultar;

Fluência verbal;

Sensibilidade;

Capacidade de observação;

Guerra ao verbalismo;

Serenidade;

Capacidade de dinamismo;

Honestidade;

Simpatia;

Clareza;

Humildade;

Simplicidade;

Cooperação;

Imparcialidade;

Sinceridade;

Criatividade;

Inflexão da voz;

Sociabilidade;

Dedicação;

Iniciativa;

Tolerância;

Delicadeza nas censuras;

Lealdade;

Tato;

Dinamismo;

Maturidade;

Tranquilidade.

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

INICIATIVAS DA ESCOLA QUE AJUDAM NO DESEMPENHO DO PROFESSOR



As seguintes iniciativas, quando disponibilizadas para o educador, certamente, ajudarão no desempenho ideal:

§  Disponibilizar para leitura os documentos básicos da escola (Regimento Escolar, Planejamento Didático Pedagógico, Regulamento do Pessoal, Manual de Funcionamento, Plano de atendimento etc.

§  Oportunidade de atualização constante por meio de materiais adequados;

§  Participação em eventos tais como: cursos, palestras e outros;

§  Tratamento dos eventuais problemas de saúde física ou mental;

§  Reuniões onde se discute temas de interesse geral e

§  Trabalhar a Alfabetização Emocional.

Ao professor deve ser oportunizadas discussões para reflexão e técnicas demonstrativas quanto aos fatores de importância para o seu desempenho ideal, para que tais aspectos possam ser, posteriormente, objetos de auto avaliação, de avaliação de pares e dirigentes.

Reflexões para o educador:

1.    O que eu faço contribui para quê?

2.    As minhas ações estão sintonizadas com o meu discurso?

3.    As minhas atitudes podem servir de modelo?

4.    O que eu faço em relação ao meu grupo de convívio é como eu gostaria que todos os membros do grupo agissem para comigo?

5.    Tenho preservado a dignidade diante dos fatores: econômico, segurança, qualidade, produtividade e integridade física, mental e espiritual?

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

AVALIAR ORIENTANDO

 

A orientação ao educador, é de que este deve estar aberto a uma reflexão crítica sobre ele mesmo e a uma análise sincera da coerência entre os princípios educacionais adotados e suas atitudes e atividades. É muito importante avaliar a organização do trabalho pedagógico. Muitas vezes, o fato de uma criança não estar se desenvolvendo bem, indica que a metodologia, as atividades e o relacionamento afetivo com o grupo não são os mais adequados.

Na análise de suas falhas, o Educador deve buscar novas alternativas para um melhor atendimento às necessidades do grupo e de cada estudante. Muitas vezes, se os resultados não corresponderem às expectativas, a atividade deve ser replanejada. Outras vezes são os procedimentos que devem ser alterados.

O planejamento deve conter espaço para observações quanto ao interesse e participação do grupo, como também, o motivo de não realização, interrupções ou modificações ocorridas.

O educador deve ter conhecimento antecipado de suas atribuições, de suas atividades e tarefas e da quantidade e qualidade com que se espera que sejam executadas. Cada um será conscientizado da importância do seu trabalho levando-se em conta as situações limitadoras do desempenho individual tais como; capacitação, sobrecarga, instalações e equipamentos, material, etc., que detectadas, buscar-se-á soluções adequadas.

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

O PROCESSO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

O processo global do desenvolvimento da criança depende de todos os fatores e ocorrências envolvidos. Assim, por influenciar no resultado, a avaliação da escola deverá abranger, também, a avaliação dos métodos, das técnicas e procedimentos, dos instrumentos, dos materiais, da sistemática e de todas as práticas pedagógicas empregadas, e se estas estão coerentes com o conteúdo trabalhado, a filosofia e a política educacional adotada, para que se busquem, em conjunto, soluções adequadas para as dificuldades.

Desta forma, além da avaliação da aprendizagem, outras dimensões devem ser analisadas, como a dimensão política e a auto avaliação do educando e do educador, do conhecimento que está sendo construído, e, de todos os aspectos e dimensões que influenciam na avaliação do que foi realizado, de sua validade para que se processe ações de melhoria do processo ensino/aprendizagem.

Para bem cumprir este papel a avaliação deve ser abordada, também, nos níveis da organização do trabalho escolar e sua função socializadora e cultural, de formação de valores, etc., atingindo aspectos administrativos e sociais.

A avaliação permite verificar a evolução da estudante no decorrer do tempo, sua aplicabilidade, deve ser através da observação criteriosa e orientação constante das atividades, atitudes e particularidades das crianças, registrando os fatos relevantes, positivos ou negativos. Quando as tarefas são executadas dentro dos padrões pré-estabelecidos, a atuação do estudante será estimulada e elogiada para a manutenção do comportamento ou do desempenho. Por outro lado quando o desempenho do aluno não corresponder ao desejado, uma conversa franca transmitirá ao educando orientações para que utilize adequadamente seu potencial e seja motivado para uma melhoria contínua.

domingo, 1 de novembro de 2020

PROCESSO EVOLUTIVO DO EDUCANDO NA AVALIAÇÃO

 

 A criança, especialmente período da Educação Infantil, encontra-se em uma fase em que ocorrem mudanças contínuas e rápidas quanto ao seu desenvolvimento global. Assim, devem ser oferecidas condições para que o educador conheça as etapas do processo evolutivo do educando nesta fase, pois este será o ponto de partida da avaliação escolar. Conhecendo-se como se processa o desenvolvimento motor, a linguagem, a socialização, e os comportamentos típicos de cada idade, poder-se-á acompanhar os progressos do educando ao longo do tempo.

Na avaliação o estudante é o sujeito, considerando-se que a educação é, também, afetividade, além da instrução, do conhecimento. Uma das maiores preocupações deve ser refletir juntamente com o educador, em que condições se deve avaliar, e porque avaliar. Estrategicamente, todo o processo sistêmico deve ser uma constante, de forma a identificar possíveis falhas no desempenho curricular que venham a afetar, quer seja retardando, ou até mesmo, provocando um adiantamento inadvertido sobre o desenvolvimento intelectual do educando. Assim, não só os Professores, Monitores, Estagiários e todos que mantém contato com o estudante serão chamados a opinar, mas também, integralizados a Direção e demais trabalhadores da Escola, os pais e responsáveis, para que possam emitir as diferenciações observadas nos ambientes escolar, familiar e social para que a avaliação seja sempre integrada ao projeto da escola numa perspectiva crítica e renovadora, que desperte bons sentimentos, que seja uma avaliação democrática, justa e solidária.

5 de agosto - Dia Nacional da Saúde

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como: “Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausê...