A orientação ao educador, é de que este deve estar aberto a uma reflexão crítica sobre ele mesmo e a uma análise sincera da coerência entre os princípios educacionais adotados e suas atitudes e atividades. É muito importante avaliar a organização do trabalho pedagógico. Muitas vezes, o fato de uma criança não estar se desenvolvendo bem, indica que a metodologia, as atividades e o relacionamento afetivo com o grupo não são os mais adequados.
Na
análise de suas falhas, o Educador deve buscar novas alternativas para um
melhor atendimento às necessidades do grupo e de cada estudante. Muitas vezes,
se os resultados não corresponderem às expectativas, a atividade deve ser
replanejada. Outras vezes são os procedimentos que devem ser alterados.
O
planejamento deve conter espaço para observações quanto ao interesse e
participação do grupo, como também, o motivo de não realização, interrupções ou
modificações ocorridas.
O
educador deve ter conhecimento antecipado de suas atribuições, de suas
atividades e tarefas e da quantidade e qualidade com que se espera que sejam
executadas. Cada um será conscientizado da importância do seu trabalho
levando-se em conta as situações limitadoras do desempenho individual tais
como; capacitação, sobrecarga, instalações e equipamentos, material, etc., que
detectadas, buscar-se-á soluções adequadas.
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