quarta-feira, 4 de novembro de 2020

AVALIAR ORIENTANDO

 

A orientação ao educador, é de que este deve estar aberto a uma reflexão crítica sobre ele mesmo e a uma análise sincera da coerência entre os princípios educacionais adotados e suas atitudes e atividades. É muito importante avaliar a organização do trabalho pedagógico. Muitas vezes, o fato de uma criança não estar se desenvolvendo bem, indica que a metodologia, as atividades e o relacionamento afetivo com o grupo não são os mais adequados.

Na análise de suas falhas, o Educador deve buscar novas alternativas para um melhor atendimento às necessidades do grupo e de cada estudante. Muitas vezes, se os resultados não corresponderem às expectativas, a atividade deve ser replanejada. Outras vezes são os procedimentos que devem ser alterados.

O planejamento deve conter espaço para observações quanto ao interesse e participação do grupo, como também, o motivo de não realização, interrupções ou modificações ocorridas.

O educador deve ter conhecimento antecipado de suas atribuições, de suas atividades e tarefas e da quantidade e qualidade com que se espera que sejam executadas. Cada um será conscientizado da importância do seu trabalho levando-se em conta as situações limitadoras do desempenho individual tais como; capacitação, sobrecarga, instalações e equipamentos, material, etc., que detectadas, buscar-se-á soluções adequadas.

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