sexta-feira, 20 de novembro de 2020

ATITUDES PERANTE AS OCORRÊNCIAS INACREDITÁVEIS

Atualmente, em meio a tantos contratempos, muitos, perante a brutalidade vista, presenciada, vivida, demonstrada pela mídia baseada nas manifestações pessoais e grupais, demonstram que a solução mais desejada é a prisão, é a punição conhecida como justiça. Muitos se dizem convictos que a solução é a eliminação (pena de morte) para os apenados.

Quem frequenta o sistema penitenciário, com o intuito de ajudar, defronta-se com presos revoltados e ávidos de vingança. Parece que este caminho aumentando à revolta, leva a desordem. As pessoas arrazoam quanto ao funcionamento do sistema carcerário no Brasil, insuficiente, exigente (tudo precisa ser testemunhado, provado e comprovado, mesmo com imagens e sons a dúvida persiste). Todos vivem com desconfiança e temores de todos. Os familiares bradam pela melhoria das deficiências do sistema, por exemplo, a superlotação das celas, insalubridade, fatores que facilitam contágio de doenças, proliferação de epidemias.

Então, qual o caminho? Sonhamos para nossos herdeiros uma vida onde seja normal confiar, acreditar no outro, que nos pequenos ou grandes acontecimentos, reine o espírito de confiança, que aconteçam sem ocorrências policiais.  Os descrentes desacreditam, desconfiam e se desesperam antes mesmo de ocorrerem às dificuldades, sofrem antecipadamente por medo. Os esperançosos como eu, mesmo sem entender, aceitam e se comprometem a colaborar para evitar que cresçam e se expandam e tentam entender as causas, confiantes, acreditam que a solução virá pela educação imbuída de empatia, ampla, integral, de qualidade, onde todos e cada um estejam comprometidos com a melhoria do outro, de todos.

Nenhum comentário:

09 DE JANEIRO: DIA DO FICO

“O Dia do Fico foi um evento histórico que ocorreu em 9 de janeiro de 1822, quando o Príncipe Dom Pedro I decidiu permanecer no Brasil, con...