domingo, 1 de novembro de 2020

PROCESSO EVOLUTIVO DO EDUCANDO NA AVALIAÇÃO

 

 A criança, especialmente período da Educação Infantil, encontra-se em uma fase em que ocorrem mudanças contínuas e rápidas quanto ao seu desenvolvimento global. Assim, devem ser oferecidas condições para que o educador conheça as etapas do processo evolutivo do educando nesta fase, pois este será o ponto de partida da avaliação escolar. Conhecendo-se como se processa o desenvolvimento motor, a linguagem, a socialização, e os comportamentos típicos de cada idade, poder-se-á acompanhar os progressos do educando ao longo do tempo.

Na avaliação o estudante é o sujeito, considerando-se que a educação é, também, afetividade, além da instrução, do conhecimento. Uma das maiores preocupações deve ser refletir juntamente com o educador, em que condições se deve avaliar, e porque avaliar. Estrategicamente, todo o processo sistêmico deve ser uma constante, de forma a identificar possíveis falhas no desempenho curricular que venham a afetar, quer seja retardando, ou até mesmo, provocando um adiantamento inadvertido sobre o desenvolvimento intelectual do educando. Assim, não só os Professores, Monitores, Estagiários e todos que mantém contato com o estudante serão chamados a opinar, mas também, integralizados a Direção e demais trabalhadores da Escola, os pais e responsáveis, para que possam emitir as diferenciações observadas nos ambientes escolar, familiar e social para que a avaliação seja sempre integrada ao projeto da escola numa perspectiva crítica e renovadora, que desperte bons sentimentos, que seja uma avaliação democrática, justa e solidária.

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