O processo global do desenvolvimento da criança depende de todos os
fatores e ocorrências envolvidos. Assim, por influenciar no resultado, a
avaliação da escola deverá abranger, também, a avaliação dos métodos, das
técnicas e procedimentos, dos instrumentos, dos materiais, da sistemática e de
todas as práticas pedagógicas empregadas, e se estas estão coerentes com o
conteúdo trabalhado, a filosofia e a política educacional adotada, para que se
busquem, em conjunto, soluções adequadas para as dificuldades.
Desta
forma, além da avaliação da aprendizagem, outras dimensões devem ser
analisadas, como a dimensão política e a auto avaliação do educando e do
educador, do conhecimento que está sendo construído, e, de todos os aspectos e
dimensões que influenciam na avaliação do que foi realizado, de sua validade
para que se processe ações de melhoria do processo ensino/aprendizagem.
Para
bem cumprir este papel a avaliação deve ser abordada, também, nos níveis da
organização do trabalho escolar e sua função socializadora e cultural, de
formação de valores, etc., atingindo aspectos administrativos e sociais.
A
avaliação permite verificar a evolução da estudante no decorrer do tempo, sua
aplicabilidade, deve ser através da observação criteriosa e orientação
constante das atividades, atitudes e particularidades das crianças, registrando
os fatos relevantes, positivos ou negativos. Quando as tarefas são executadas
dentro dos padrões pré-estabelecidos, a atuação do estudante será estimulada e
elogiada para a manutenção do comportamento ou do desempenho. Por outro lado
quando o desempenho do aluno não corresponder ao desejado, uma conversa franca
transmitirá ao educando orientações para que utilize adequadamente seu
potencial e seja motivado para uma melhoria contínua.
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