sábado, 31 de outubro de 2020

QUALIDADE E PARTICIPAÇÃO, NO ÂMBITO EDUCACIONAL

As questões qualidade e participação, no âmbito educacional, merecem muito cuidado, cujas concepções podem diferir ou possuir nuances importantes. A qualidade deve ser crítico transformador, que busque humanizar o educando, que ajude o educando a se conhecer, que este compreenda e se integre na sociedade, que crie utopias no sentido filosófico, do ideal que queremos de seres solidários, com direitos, justiça e liberdade e com questionamentos.

Como tornar a escola significativa? Como selecionar o que vale a pena em cada componente curricular? O que queremos em relação a sociedade?

A avaliação exige, também, posicionamentos. As práticas pedagógicas devem ser coerentes em relação ao que queremos. Na concepção tradicional o estudante é objeto, na atual é o sujeito participativo.

A avaliação é um centro de forças cujo processo, possui interfaces significativas tais como:

§  Relação entre família/escola. Os pais/responsáveis devem ter na escola um centro irradiador e criador de cultura. A importância de sua participação é inquestionável. Que as decisões sejam conjuntas, que o currículo seja participativo.

§  Necessidade de contrato pedagógico com o aluno. Os educandos são sujeitos do processo ensino/aprendizagem, consequentemente, o são da avaliação.

§  Importância de todo o conjunto da escola e da política da instituição. Como é a escola organizada, no todo? Qual o nível de participação? Há diálogo? A construção só se faz bem, se for feita coletivamente, com diferentes agentes. Como é o planejamento, organização das aulas, programação. Ë significativo? É flexível? Qual a validade para a vida?

A avaliação é compreendida como um conjunto de atuações que busca orientar a ação pedagógica. Ocorre, continuamente, interpretando a qualidade e quantidade do conhecimento construído pelo estudante.

A avaliação para o professor possibilita uma reflexão sobre sua prática educacional oferecendo-lhe subsídios para rever e, se for o caso, criar novos instrumentos. Para o estudante, é conscientizadora de suas conquistas e dificuldades. Para a escola possibilita definir prioridades e apoio onde houver maior necessidade.

Assim, a avaliação, permitindo ajustes constantes no processo de ensino e aprendizagem, contribui para o sucesso da tarefa educativa e deve ser necessariamente, incluída em todo o decorrer do processo, desde a avaliação inicial, investigativa, ou sempre que se propuser novos conteúdos, para efetivação do planejamento, avaliação contínua ao longo do processo e ao final de uma etapa de trabalho.

O caráter de terminalidade e de medição, do que foi aprendido pelo aluno, dará lugar à avaliação que servirá de indicação para reorientação da prática educacional.

Para tanto, deverá ser utilizado instrumento que permita a observação sistemática, a análise das variadas produções dos alunos além das atividades específicas para avaliação.

Acompanhar e avaliar passo a passo, a aprendizagem detectando na origem, os problemas, usar técnicas didáticas variadas, adequadas e inovadoras, empregar procedimentos educacionais de efetividade comprovada, como por exemplo, alunos monitores, mestres presentes, ambiente adequado.

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